Phillipric
Well-known member
Agora já não se consegue os valores de spread que se conseguia em 2005.
Uma coisa que nunca tive interesse foi em períodos de carência, com isso só pagas juros e não amorteces nada no montante.
Existia créditos habitação com oferta de período de carência por 5 anos, basicamente o que acontecia é que a pessoa estava esses 5 anos sem amortizar o montante pedido e só estava a pagar juros. Isto é um grande negócio mas para os bancos.
Então imagina de 10 anos. Na altura da compra do apartamento tive de me sujeitar um pouco às possibilidades, pois não tinha valor para dar de entrada, consegui um bom negócio com um bom preço de mercado já na altura. Ainda assim, nestes 10 anos, não paguei nada do empréstimo, mas as casas valorizaram e acredito que se o vendesse conseguia um valor relativamente considerável acima do que me custou. Por outro lado, estou há 10 anos a pagar um valor sempre inferior a qualquer renda/aluguer que fizesse de um T2 na minha zona, tendo um T3. Juntando a isso, passei uma fase muito complicada a nível de finanças e a sorte foi este período de carência que me permitiu segurar "as pontas" com um valor mensal relativamente baixo. Faz este ano 9 anos que estou no apartamento. Claro que é chato pensar que andei 10 anos a pagar juros ao banco. Mas permitiu-me segurar o negócio, aguentar estes anos e encarar os próximos de outra forma. Mas vou tentar verificar quais as diferentes taxas disponíveis. O meu foi comprado em 2008. Se calhar agora conseguir-se-iam taxas mais baixas um pouco. Não sei, fui sempre muito desligado dessas coisas. Mesmo o crédito habitação foi feito um pouco "às cegas" pois foi feito pela imobiliária, através de um amigo meu que trabalhava lá. Eu entendia quase zero.