O que é uma boa poupança?

Agora já não se consegue os valores de spread que se conseguia em 2005.
Uma coisa que nunca tive interesse foi em períodos de carência, com isso só pagas juros e não amorteces nada no montante.
Existia créditos habitação com oferta de período de carência por 5 anos, basicamente o que acontecia é que a pessoa estava esses 5 anos sem amortizar o montante pedido e só estava a pagar juros. Isto é um grande negócio mas para os bancos.

Então imagina de 10 anos. Na altura da compra do apartamento tive de me sujeitar um pouco às possibilidades, pois não tinha valor para dar de entrada, consegui um bom negócio com um bom preço de mercado já na altura. Ainda assim, nestes 10 anos, não paguei nada do empréstimo, mas as casas valorizaram e acredito que se o vendesse conseguia um valor relativamente considerável acima do que me custou. Por outro lado, estou há 10 anos a pagar um valor sempre inferior a qualquer renda/aluguer que fizesse de um T2 na minha zona, tendo um T3. Juntando a isso, passei uma fase muito complicada a nível de finanças e a sorte foi este período de carência que me permitiu segurar "as pontas" com um valor mensal relativamente baixo. Faz este ano 9 anos que estou no apartamento. Claro que é chato pensar que andei 10 anos a pagar juros ao banco. Mas permitiu-me segurar o negócio, aguentar estes anos e encarar os próximos de outra forma. Mas vou tentar verificar quais as diferentes taxas disponíveis. O meu foi comprado em 2008. Se calhar agora conseguir-se-iam taxas mais baixas um pouco. Não sei, fui sempre muito desligado dessas coisas. Mesmo o crédito habitação foi feito um pouco "às cegas" pois foi feito pela imobiliária, através de um amigo meu que trabalhava lá. Eu entendia quase zero.

Ui... 10 anos de carência, nem é bom pensar nisso.

Se pedires 100 mil euros ao banco com esses 10 anos de carência, vais andar 10 anos a pagar juros ao banco, quando terminar esses 10 anos, continuas com a divida dos 100 mil euros ainda por pagar.

Tem atenção, que quando terminar o período de carência a mensalidade vai disparar e vais começar a pagar bem mais do que pagas actualmente.

Os spreads actualmente penso que andam entre 1,2% e 1,5%, mas vê o que diz no contrato, podes estar preso por algum motivo ao teu banco e não seja fácil transferir o crédito para outro banco.

ena...em 24 horas este tópico que andava parado andou 5 paginas...
tou a ver que este fim de semana/domingo foi todo passado em frente do computador seu malandros...[:D]

trabalhar e ganhar dinheiro ou passear que é bom tá quieto [:)]

Ui... 10 anos de carência, nem é bom pensar nisso.

Se pedires 100 mil euros ao banco com esses 10 anos de carência, vais andar 10 anos a pagar juros ao banco, quando terminar esses 10 anos, continuas com a divida dos 100 mil euros ainda por pagar.

Tem atenção, que quando terminar o período de carência a mensalidade vai disparar e vais começar a pagar bem mais do que pagas actualmente.

Os spreads actualmente penso que andam entre 1,2% e 1,5%, mas vê o que diz no contrato, podes estar preso por algum motivo ao teu banco e não seja fácil transferir o crédito para outro banco.

Eu sei. Por isso é que queria ver como andam as taxas de juro para saber se compensaria a tentativa de mudança de banco. Há uns meses fiz algo para poupar uns simples 10€ por mês, que no final do ano já são 120€... que foi mudar o seguro vida habitação. Acreditem que tem de se andar às voltas com papelada, mas lá consegui algo mais acessível. É uma porcaria, algo obrigatório e que ao longo da vida vai aumentando de preço gradualmente. É isso e o seguro habitação.

Estou a gostar de ler este topico muito interessante!

Gostava de saber aqui quandos seriam capazes de nao esbanjar mas ter aqueles 10-20% de gastos que apesar de superfulos dariam aquela upgrade na qualidade de vida abdicando de umas horas livres do tradicional horario de 40 horas de trabalho e fazer por exemplo um part time em qualquer lado seja em transferes seja em ocupar por exemplo 1 ou 2 fins de semana por mes a dar aulas de tenis ou qualquer coisa?

Tinham essa opçao como valida ou preferiam ter o tempo livre e fds sempre livre mas mantendo um estilo de vida mais moderado?

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Moderado, tenho todos os meses 1 semana de folga e mais folgas que a maioria, pq tb faço noites e fds, sempre a 12h, mas não troco por € nenhuns [;)]

Depende. Quem guarda os carros por 8/10 anos e estima bem, faz bem em comprar novo.

A maioria das pessoas que compram usados têm ciclos inferiores. Compram barato mas trocam mais vezes. É sistemático, tirando raras excepções. No final, bem feitas as contas entre trocas e reparações, duvido que seja mais económico andar com usados.

Não vale a pena olhar para desvalorização qd se guardam carro por longos anos.
Eu comprei uma Corolla D4D Stationwagon nova em 2004, continua na minha mão, com 110.000km, para mim está nova e vai continuar nas minhas mãos mais uns tempos [;)]

Fica tudo super orgulhoso do spread.

Ao ponto que nem sabem a taxa efectiva líquida se meterem seguros e outros produtos obrigatórios ao barulho [:p]

Os bancos agradecem [:D]

Fica tudo super orgulhoso do spread.

Ao ponto que nem sabem a taxa efectiva líquida se meterem seguros e outros produtos obrigatórios ao barulho [:p]

Os bancos agradecem [:D]

O meu "esforço" anda nos <0,7%, com seguros e despesas incluídas. Ha Ha

[:D]

É por isso que nunca irei amortizar nada.

As minhas desculpas se fui demasiado direto, até acho que acrescentas, por vezes, algo útil... mas dizeres que tens ensino superior + esse modo de vida que descreves, não bate a bota com a perdigota
Sinceramente não percebi.
Tenho o vicio de tabaco e tomo cafés...
Vicio que reduzi para mais de metade. Isso do curso não tem nada a ver com nada. Escrever é da pressa... e não sou nenhum génio. sou básico mesmo, mas serve. Felizmente não dou erros ortográficos [em papel]. Tinha colegas que davam... e bastantes. Nunca lhe disse na cara...

Sinceramente não percebi.
Tenho o vicio de tabaco e tomo cafés...
Vicio que reduzi para mais de metade. Isso do curso não tem nada a ver com nada. Escrever é da pressa... e não sou nenhum génio. sou básico mesmo, mas serve. Felizmente não dou erros ortográficos [em papel]. Tinha colegas que davam... e bastantes. Nunca lhe disse na cara...

eu digo-te atrás do monitor, por vezes escreves mal (pelo menos online)

[:D]

É só malta poupadinha pro aqui!

Quem me dera chegar às Vossas poupanças!

Poupo algum principalmente aquando das entradas do IRS, férias e prémio anual da empresa (este não é certo), de resto no dia-a-dia dou por mim a poupar muito pouco!!

[8b][8b]

Tenho rendimentos um pouco acima de 1000€ liquidos e uma filha!!

Não sei. Já foi suspenso aqui 10 dias por escrever mal. Mas não corrigiram.
É sempre bom espezinhar os outros. Uma pessoa sente-se melhor. É assim a vida.
É verdade... mas não era preciso ter sido pisado assim. É a vida mesmo.

Concordo contigo! Se escreves mal é corrigir e não mandar abaixo. E o que dizes foi muito inteligente, interessa mais mandar o outro abaixo na vida que ajudar! É mais um que esta abaixo de ti!

Última edição:
Não sei. Já foi suspenso aqui 10 dias por escrever mal. Mas não corrigiram.
É sempre bom espezinhar os outros. Uma pessoa sente-se melhor. É assim a vida.
É verdade... mas não era preciso ter sido pisado assim. É a vida mesmo.

Poupar é fácil
Emigrar, usar transportes públicos e viver num estúdio. Vais ver logo que poupas ahah

Voltar
Superior