O que é uma boa poupança?

E eu nem contei com juros/seguros (de vida) pq este apt foi comprado a pronto (um T2 modesto e usado atenção, bem inferior à vivenda deles, que além da dimensão, nº de quartos (4), cave, garagem, quintal etc. foi construída nova de raiz). Daí (da compra a pronto) eu ter referido a questão dos € empatados que podiam ter ficado investidos (sejam DPs, mercado etc.) e usados (os juros) precisamente para fazer férias.

Parece-me estares na posição do meu pai há ~15 anos. Apesar de ele tb gostar mt de praia e da ideia de ter casa na praia, a compra de casa de férias e sobretudo aquele apt especifico (e por aquele valor...) foi mt insistência da minha mãe (ui a vista mar...). As mulheres qdo querem bater o pé é complicado :sh)

Falas de pinturas interiores não ?

Do que leio aqui és um tipo bastante racional (até mais que eu parece-me, embora eu me considere um tipo tb já um pouco talvez racional demais) pelo que já percebeste que financeiramente é algo um bocado desastroso, chato e, quiçá, aborrecido (aquilo de ir smp para o mm local).

Se calhar o teu pai é mais velho que eu ~15 anos. [:D]

Sim, referia-me a pinturas interiores.

Pode-se dizer que sou uma pessoal racional sim...tenho de equilibrar as coisas cá em casa.( 3 mulheres) :)

Eu sou contra a compra pela lógica da mobilidade , como alguêm disse no post da crise , se arranjares um emprego no início de carreira no qual ficas o resto da vida a contar os dias que faltam para a reforma , fixe... compra casa!!!
Hoje em dia numa lógica de mobilidade ainda mais alargada ( união europeia) tem de se ponderar muito bem a compra de habitação própria .

Eu entendo que num país como Portugal, com salários miseráveis , se encare a compra de habitação própria como uma forma de poupar , ou seja , se gasto uma grande parte do meu rendimento em habitação e não tenho como fazer uma poupança após esses gastos, invisto essa parte na compra de habitação própria e desse modo faço uma "poupança" .

O busílis da questão é que antes de nada essa compra implica recurso a crédito e se há momentos em que a taxa de juro é nula outros haverá e ja houveram nos quais as taxas disparam , depois o momento da compra que pode ser favorável ou não...

Se ponderarmos os custos financeiros totais do crédito mais custos de impostos ( imi) , mais custos de manutenção do imóvel ( condomínio em comunidades) ,seguros de crédito ( vida) , seguros de lar . É um esforço tremendo.
O arrendamento é um custo fixo , permite a mobilidade laboral e mobilidade por vizinhança insuportável .

arrendas e sao as pessoas que lá estao que te pagam a casa!
um amigo meu ja tem o pagamento bem adiantado
é a estudantada que a está a pagar
no fim é dele e meteu lá nada.
é assim o capitalismo, uns a xularem os outros

Aproveitando que a discussao está entre arrendar e comprar, o que acham que é preferível:
- arrendar
- comprar sobrevalorizado com possibilidade de desvalorizacao no futuro?

E pergunta ainda mais interessante.

Imaginando que moram em Castelo Branco e o vosso filho vai para a universidade em Lisboa. O que fazem: alugam ou compram?

arrendas e sao as pessoas que lá estao que te pagam a casa!
um amigo meu ja tem o pagamento bem adiantado
é a estudantada que a está a pagar
no fim é dele e meteu lá nada.
é assim o capitalismo, uns a xularem os outros
Entre o que as pessoas te contam e a realidade vai uma grande distância ...

Eu falo por experiência familiar directa , de quem como eu emigrou sendo que tinha um crédito á habitação no valor de 600 eur mês , claro que arrendou , demorou 3 meses mas lá arrendou , foram 1800 paus para uma casa mais 3 meses de condomínio , mais 3 meses de contador de água e luz ...
Depois aquilo lá esteve alugado.2 anos até que deixaram de pagar ( pelo meio atrasos , etc) e finalmente foram embora , para alugar outra vez teve de voltar a pintar os interiores , e mudar tudo o que estragaram mais repor o que levaram quando foram embora ... enfim mais uns milhares de euros , mais umas contas de água e luz por pagar , e pelo meio condomínios , IMI ,etc...
Ainda pensou em contratar um.advogado para recuperar as perdas...lol.
Depois fez contrato com uma agência que trata de tudo e garante que nada corra mal , alugam por 600 euros mas cobram 150 de comissão por mês... 450 paus que sobram , 5400 eur ao ano ... tira 700 eur de IMI , 4700 ,tira 1000 para condomínio , 3700 , declara a renda ás finanças do país onde reside , pimba mais 300 eur de imposto ... sobram 3400 limpos e o crédito ao banco são 7200 eur , tem de meter 3800 eur ano para compensar a diferença ,318 eur mês ...
É um exemplo.

Se vires bem o meu post inicial ,digo que quem tiver um emprego para a vida... que compre.

não é contar, eu já próprio tratei disso
dá trabalho, mas é o que é
não se arrenda a certas pessoas, evita-se
é preciso olho

pagar 30 anos rendas no fim tens nada
comprar a casa tens sempre uma casa, que vale sempre alguma coisa

E pergunta ainda mais interessante.

Imaginando que moram em Castelo Branco e o vosso filho vai para a universidade em Lisboa. O que fazem: alugam ou compram?
Nesse caso em concreto o melhor é arrendar. Por uma simples razão, os jovens de hoje mudam muito de local de estudo (antigamente também acontecia mas em menor escala), ora se vamos comprar casas em todos os locais por onde eles passam rapidamente ficaremos com casas e imi's em excesso.

No teu exemplo vai para Lisboa, mas quem garante que passado pouco tempo não vai para o Porto ou até mesmo para o estrangeiro? [;)]

Nesse caso em concreto o melhor é arrendar. Por uma simples razão, os jovens de hoje mudam muito de local de estudo (antigamente também acontecia mas em menor escala), ora se vamos comprar casas em todos os locais por onde eles passam rapidamente ficaremos com casas e imi's em excesso.

No teu exemplo vai para Lisboa, mas quem garante que passado pouco tempo não vai para o Porto ou até mesmo para o estrangeiro? [;)]

E o mesmo nao acontece com quem trabalha?

Boas, tenho um ch com 1ano e meio. Spread 1.75 e Euribor 6meses. Onde te deram 1%?
Ch de 78mil a 26anos..
Eu sei que quem pede muito mais, tem spreads mais baixos

Deutsche Bank, com limite de 80% de financiamento em função do valor mais baixo, de compra ou de avaliação, o que significa sempre mais dinheiro à cabeça. Presumo que talvez façam uma análise prévia de risco/condições e como sou cliente, talvez ajude. Eles anunciam 1,75%, mas de certeza que dá para negociar.

Mas outros bancos como o Bankinter, anunciam 1,15%, por exemplo. 1,75% é que me parece muito elevado em qualquer circunstância.

Tenho evitado responder a alguns posts porque nao tenho paciencia para escrever no telemóvel...

Tinha a ideia que eras contra a compra e a favor do arrendamento, mesmo havendo possibilidade de partir para a compra. Aliás uma ideia muito partilhada pêla malta mais nova.
Sou e sempre fui a favor da compra, obviamente que nem sempre é possível e eu próprio vivi muitos anos em casas arrendadas , mas porque não tinha outra alternativa.

Certissimo, ms se quiseres/puderes ler está lá atrás [;)]

Muito partilhada por malta nova é certo, ms nao esquecer que mta dessa malta usufruí do porta 65, o que muda tudo. Aliás tenho para mim que é tb pouco devido a isto que as rendas tipicamente chegam a valores tão altos, caso contrário chapéu. Ate´pq as pessoas mais velhas quase todas ou têm casa própria ou se é arredendada pagam rendas congeladas de dois tostões.

Portanto quem arrenda (rendas sem ser à antiga) são tipicamente jovens, e esses têm smp o porta 65. Agr é certo que nem todos conseguem "vaga" ou têm condições de se candidatar.

Igual a mim, 3 anos e meio sem alternativa e no fim é chato fazer as contas e saber que o guito se esfumou, ms olha, é a vida...

Se calhar o teu pai é mais velho que eu ~15 anos. [:D]

Sim, referia-me a pinturas interiores.

Pode-se dizer que sou uma pessoal racional sim...tenho de equilibrar as coisas cá em casa.( 3 mulheres) :)

A olho diria que sim, aliás tu e outros (vários) membros daqui são da geração precisamente entre a minha e a dos meus pais. Mais 15 menos 15, tipicamente 30 anos é uma idade que mta gente começa a ter filhos (bem agr já vai sendo comum ser mais tarde).

Ui, imagino, por aqui ainda só uma mulher e meia, se contar a cadela como meia pessoa [:D]

não é contar, eu já próprio tratei disso
dá trabalho, mas é o que é
não se arrenda a certas pessoas, evita-se
é preciso olho

pagar 30 anos rendas no fim tens nada
comprar a casa tens sempre uma casa, que vale sempre alguma coisa

Sim é preciso olho claro, ms é smp um risco. Prefiro outros investimentos, ms é uma opinião pessoal. No entanto todos os investimentos têm riscos, no mercado os riscos são outros, ms seja como for dá menos chatices que lidar com pessoas.

Bah, odeio pessoas [:)]

Voltar
Superior