O que é uma boa poupança?

Grosso modo está em Fundos, e se... a entidade gestora do fundo falir nada está perdido. É apenas necessário nomear outra.

Se fossem DP compreendia, mas ainda assim havia o Fundo dede Garantia.

perdido não está, mas em caso de falência a confusão é tanta que até te transferirem para outra entidade gestora podes ficar meses (anos?) sem poder realizar operações.

ora, há uma grande probabilidade da falência coincidir com uma crise económica global, que afecte os activos dos fundos que tens, e não poder dispor deles com agilidade pode ser um problema.

perdido não está, mas em caso de falência a confusão é tanta que até te transferirem para outra entidade gestora podes ficar meses (anos?) sem poder realizar operações.

ora, há uma grande probabilidade da falência coincidir com uma crise económica global, que afecte os activos dos fundos que tens, e não poder dispor deles com agilidade pode ser um problema.

Em suma, é caso de amanha ir a correr mudar?[:D]
É que não tenciono por lá mais nada, agora é por ovos na CGD.

E para já, dois bancos chegam. Três só quabdo chegar aos 6 digitos.[:D]

não tem mal teres carteira no novo banco, os 52% é que podem ser excessivos.

como tu dizes, podem estar em qualquer entidade gestora - é distribuí-los melhor.

A ideia agora é começar a acumular na CGD.
Se mudar agora, daqui a um tempo estou a acumular na porta ao lado... pelo que é uma questão temporal. (1 ou 2 anos se tanto)

Grosso modo está em Fundos, e se... a entidade gestora do fundo falir nada está perdido. É apenas necessário nomear outra.

Se fossem DP compreendia, mas ainda assim havia o Fundo dede Garantia.
O jimbo já respondeu. É mesmo ter mais de 50% de exposição à mesma entidade gestora.

O jimbo já respondeu. É mesmo ter mais de 50% de exposição à mesma entidade gestora.

Durante 2019 vai reduzir para 30/35%.
Porque vou aumentar noutro lado.

Por sua vez, para usar dois bancos o target tem que estar nos 35+35+30 Acções no global.

Sendo que a acções é indiferente o banco.

Última edição:
Simulação de Seguros, ainda poupava uns €uritos, se o BCP me deixar trocar de seguradora
f478f1a3513e357df3d6f0b85e6273f8.jpg
1ed1ba60f59902597a23ec3ce59cce79.jpg

Estou nos meus 20 e poucos e quero começar a por algum dinheiro de lado para o futuro. Também não me apetecia muito enfiar num banco a render quase 0 e ver o dinheiro que vou juntando desaparecer.

Andei a pesquisar alternativas mas quase tudo na net fala sobre os USA, e se me pudessem dar alguns conselhos agradecia. Por enquanto não tenho muito para investir por isso coisas como taxas de manutenção são relevantes. Falaram-me do Carregosa e do DEGIRO, sendo que o segundo é pior para por dinheiro a longo prazo (como eu queria) porque vou pagar 35% sobre os dividendos em vez de 28%. Sabem de mais alternativas

Para onde me aconselham a virar? Existe alguma coisa que permita poupar nos impostos sem ser PPR's em que o dinheiro é enfiado sabe-se lá onde?

O que acham de ETF's vs ações?

Estou nos meus 20 e poucos e quero começar a por algum dinheiro de lado para o futuro. Também não me apetecia muito enfiar num banco a render quase 0 e ver o dinheiro que vou juntando desaparecer.

Andei a pesquisar alternativas mas quase tudo na net fala sobre os USA, e se me pudessem dar alguns conselhos agradecia. Por enquanto não tenho muito para investir por isso coisas como taxas de manutenção são relevantes. Falaram-me do Carregosa e do DEGIRO, sendo que o segundo é pior para por dinheiro a longo prazo (como eu queria) porque vou pagar 35% sobre os dividendos em vez de 28%. Sabem de mais alternativas

Para onde me aconselham a virar? Existe alguma coisa que permita poupar nos impostos sem ser PPR's em que o dinheiro é enfiado sabe-se lá onde?

Se é dinheiro que podes perder sem problemas, avança com qualquer um, têm risco alto, especialmente as acções.

Se é dinheiro que não podes perder ou queres mais segurança, terás de ir para fundos ou obrigações, e diversificar bastante. Mas tudo depende do montante em causa, pois há investimentos que têm mínimos, como múltiplos de 1k, mínimo de 1k, 3k, 5k ou 10k, etc.

ETF tem vantagem de ser mais diversificado que as acoes de uma empresa em particular, isto serve para o bom e para o mau.
Para gerar dinheiro a longo prazo acho que ETF fazem mais sentido, a curto prazo tem de ser com acoes.

Quanto dinheiro conseguirias investir por mês? Com 20 e poucos nao me importaria com a quantia inicial, mas sim com a manutencao mensal ao longo dos anos... se conseguires ser constante um ETF pode ser muito atrativo.

ETF tem vantagem de ser mais diversificado que as acoes de uma empresa em particular, isto serve para o bom e para o mau.
Para gerar dinheiro a longo prazo acho que ETF fazem mais sentido, a curto prazo tem de ser com acoes.

Quanto dinheiro conseguirias investir por mês? Com 20 e poucos nao me importaria com a quantia inicial, mas sim com a manutencao mensal ao longo dos anos... se conseguires ser constante um ETF pode ser muito atrativo.

Estou a contar ser capaz de por algo perto dos 500 por mês no próximo 1 ou 2 anos. Depois disso devo ir uma temporada para o estrangeiro e esse valor deve duplicar. Queria ainda estudar as opções nos próximos meses para não me precipitar demasiado.

O que me agrada mais nas ETF's é que consigo apostar em determinados sectores ou economias onde vejo mais futuro.

Já agora, quanto acham razoável considerar de retorno anual para fazer estimativas de quanto posso conseguir acumular?

Estou a contar ser capaz de por algo perto dos 500 por mês no próximo 1 ou 2 anos. Depois disso devo ir uma temporada para o estrangeiro e esse valor deve duplicar. Queria ainda estudar as opções nos próximos meses para não me precipitar demasiado.

O que me agrada mais nas ETF's é que consigo apostar em determinados sectores ou economias onde vejo mais futuro.
Isso já é uma quantia bastante aceitavel.
Podes apostar nos tipicos ou nos que te apetecer. Deve ser é com uma perspectiva de tomates no sitio e de aguentar vários anos. E, como te disse, sao, ainda que dependendo daquilo que escolheres, bastante diversificados.

Já agora, quanto acham razoável considerar de retorno anual para fazer estimativas de quanto posso conseguir acumular?

Vir a um fórum perguntar sobre investimentos pode ser bom para ouvir outras opiniões mas nada prevalece sobre o nosso estudo e leitura do assunto.

Cada caso é caso, eu estou mais ou menos na mesma situação, na casa dos 20 anos e já tenho uma boa carteira de fundos investimento.

Porque falas em etf e não fundos investimento? Os 2 são boas hipóteses dependendo do perfil etc, etf paga menos comissões anuais mas pagas ao banco custódia títulos.
Fundos não paga custódia mas paga comissões mais altas, comissões essas que não as sentes porque quando vês que um fundo ganhou 7% esse valor já é líquido.

Sempre que levantares dinheiro seja para redistribuir carteira etc pagas 28% sobre os lucros que tiveste.

Eu sugeria assim como eu também fiz, uma carteira a volta de 6/7 fundos ações/ obrigações.
Devo ter a volta de 80% do dinheiro em fundos accoes(Europa, usa, peq médias empresas, etc) e 1 ou 2 fundos obrigações menos volátil

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O que é uma boa poupança?

Na revista Sábado desta semana vem um artigo sobre formas de poupar nomeadamente com a casa e ch.

Uma das dicas q deram foi...amortizar o mais possível.

Na revista Sábado desta semana vem um artigo sobre formas de poupar nomeadamente com a casa e ch.

Uma das dicas q deram foi...amortizar o mais possível.
Isso dito assim não faz sentido nenhum. Nem todos os casos fazem sentido em amortizar.

Eu não amortizo nada, por exemplo. E a curto médio prazo vou comprar outra habitação e vou pedir o máximo de crédito e não vou amortizar nada.

Isso dito assim não faz sentido nenhum. Nem todos os casos fazem sentido em amortizar.

Eu não amortizo nada, por exemplo. E a curto médio prazo vou comprar outra habitação e vou pedir o máximo de crédito e não vou amortizar nada.

Mas tu és o guru das finanças que nem sequer sabe q a Daimler já nem tem qq participação na Tesla.

Lê o artigo e depois se quiseres rebates.

E partir de um exemplo pessoal e extrapolar para o universo para todos os outros é um pouco, uhm..,obtuso.

Nunca achei grande piada a ter produtos do estado. Contudo reconheço o seu valor.

27% Fundo NB Rendimento Plus (investimento alternativo)
14% Fundo NB Capital Plus (Obrigações)
11% Fundo NB Mercados Emergentes (Acções de mercados emergentes)
16% Conta Poupança/ Deposito Prazo
3% Fundo CGD Lideres Globais (Acções de grandes empresas)
29% Acções (gestão minha, actualmente base em materia prima e tecnologias de informação)

NMiguel, isso tudo espremido rende quanto?

Voltar
Superior