O que é uma boa poupança?

Sou mais modesto, tudo o que seja de 4% para cima já me deixa satisfeito.

É precisamente isso que tenho vindo a dizer e que tem a ver com a valorização do imóvel em sí!
Subtrais o valor da compra ao valor de mercado atual, ajustas à inflação e ficas com uma ideia da valorização do imóvel.

Sem esquecer a comissão do sócio (estado) e a comissão da imobiliária... também conheço muitos que se esquecem de fazer contas a isso. Claro que podem ser eles a vender directamente, mas esses não devem ter emprego a tempo inteiro.

Eu não sou contra o imobiliário, pelo contrário, tenho 2 casas minhas e duas metades (dos pais e dos sogros), e estou a pensar comprar uma 3ª em breve, também não meto tudo em ações, é um bocadinho aqui, um bocadinho ali, e se houver catástrofe num sítio, a gente tenta aguentar-se pelo outro.

Sou é contra as contas mal feitas e as pessoas que vêm dizer que se arranjam casas a 100k a sacar 500€ mês e acham que é um excelente negócio, mas depois de fazer as contas todas bem feitinhas, estão a sacar 2.5% ao ano (mais a hipotética valorização do imóvel).

Seria a primeira vez em toda a história do imobiliário mundial que um mercado nunca desse o estouro.
Mas tens razão, andamos já há 2 ou 3 anos a errar na previsão.
Em todo o caso tens em Lisboa, zona de rio de mouro 100k com renda superior a 500. Não é impossível mas dá trabalho e tens de bater terreno e perder horas.

Claro que vai dar o estouro. Pode é dar amanhã, ou daqui a mais 10 anos. Não vou ficar sentado a esperar que chegue, mas cada um sabe de si.

O dinheiro numa conta à ordem valoriza bué... a cada dia que passa é menos um dia para o gastar.
Quando for velhinho, e só tiver um dia para viver, vou dizer que sou tão rico que tenho mais dinheiro que aquele que serei capaz de gastar até morrer.
E será verdade, pela primeira vez na vida.
Eu poupo numa conta a ordem. Nunca mexo, só faço lá depósitos. Já não pago taxas de 6euros mês, já é um começo ( pus nos CTT).

Pois, é uma tristeza... É preciso meter o dinheiro no mercado! Nos bancos dá pouco ou nada.
Eu como referi tenho numa conta simples que nunca mexo ( já mexi mas devolvo logo o dinheiro como se devesse dinheiro a mim próprio). Antes tinha "muito" e não podia "mexer" por causa destas regras e por vezes passava até mal - o que nem sei se faz sentido ou não. Mas até faz porque surgem desgraçadas e ter sempre dinheiro sem ter que ir bater a porta de ninguém é bom.

Sem esquecer a comissão do sócio (estado) e a comissão da imobiliária... também conheço muitos que se esquecem de fazer contas a isso. Claro que podem ser eles a vender directamente, mas esses não devem ter emprego a tempo inteiro.

Eu não sou contra o imobiliário, pelo contrário, tenho 2 casas minhas e duas metades (dos pais e dos sogros), e estou a pensar comprar uma 3ª em breve, também não meto tudo em ações, é um bocadinho aqui, um bocadinho ali, e se houver catástrofe num sítio, a gente tenta aguentar-se pelo outro.

Sou é contra as contas mal feitas e as pessoas que vêm dizer que se arranjam casas a 100k a sacar 500€ mês e acham que é um excelente negócio, mas depois de fazer as contas todas bem feitinhas, estão a sacar 2.5% ao ano (mais a hipotética valorização do imóvel).

Peguei em parte do conjunto de imóveis dos quais eu faço a gestão do arrendamento (apenas alugo, faço os contratos e cobro rendas, e no final dou 90% destas ao senhorio (familiares em grau afastado que não estão em PT))

Fiz as contas de forma pessimista, porque há valores que estão mais altos que aquilo que eu acho que o proprietário paga de seguros e que pagou também nos custos de transação, e não estou a contar para a rentabilidade do o imóvel o aumento do valor de mercado, que sendo central, tende sempre a aumentar no longo prazo)

captur12.png

Eu não acho de todo que estes investimentos em imobiliário foram maus investimentos.

Voltar
Superior