ClioIIIRS
Well-known member
Concordo bastante. A única poupança que tenho conseguido nos últimos 2 anos tem sido o plano de pensões da empresa, e mesmo esse já tive a tentação de parar.
Com 2 filhos pequenos e com a minha esposa a começar com o negócio próprio, há meses bastante difíceis. Recebo prémios trimestrais e é o que vai equilibrando as contas. Quando um trimestre corre mal, tenho de apertar o cinto e aguentar até ao próximo.
É bem como disseste, um passeiozito ao fim de semana e umas pizzas são logo uns 100€, e comes à pressa, interrompido pelas fraldas sujas, birras, asneiras e afins.
Colégio para os 2 são em média 850€ ao mês. Cada festinha, passeio, cinema, teatro, 15~20€ a cada um. Seguro de saúde, 1700€ ao ano. E temos muita sorte de serem saudáveis e não necessitaram de alimentação específica, medicamentos ou tratamentos...
Eu nem passo por isso diretamente e só de imaginar me doi o coração.
As noites mal dormidas, estar smp em cima deles, doenças, chatices, despesas a perder de vista etc... :sh)
Desculpem estar a ser frio e racional mas não há como fugir disto.
Há quem gaste mto guito à parva em "entulho", mas naõ é menos verdd que é super fácil gastar dinheiro mm tendo cabeça e uma pessoa ao fim do mês nem sabe para onde foi tanto €.
Qlq jantar a 2 facilmente se gasta €40, uma escapadinha mm de apenas uma noite (que nem é um fim de semana como deve ser) entre hotel, comer fora, deslocações facilmente vão €150 (€250 com duas noites pq tb se vai comer mais umas vzes fora etc.).
Despesas imprevistas como o cão (para quem tem) lá se vai uma nota no veterinário, o carro pode dar um problema qlq, um problema qlq em casa numa coziha ou wc etc.
Tanta coisa.
Até 2012 os meus pais viveram com menos de 2500 euros e éramos 5 cá em casa. Como disse acima, é certo que há muita agricultura de subsistência que ajuda a diminuir enormente os custos de vegetais e afins. Mesmo coelhos, frangos, alguma carne de porco etc etc.
Nunca se gastaram mais de 300€ em hipermercados, mas também te digo que quem fazia as compras olha a tua e mais alguma coisa e faz Stock quando vê 50%s
O que referes de ir comer fora não é um luxo, mas não considero esses valores para uma família de 4 pessoas. Uma família de 4 pessoas de onde sou gasta 60€ e já come muito bem fora (na minha óptica) e eu janto fora com bastante frequência.
Eu não sigo que de para viver extremamente folgado com 2,5k mês, mas da para viver bem e confortável, aliás, tem que dar, poucas são as famílias onde entra 2,5k mês.
Acho que até da para fazer férias no estrangeiro todos os anos e também ter um bom T3/4 se comprado há 4 anos. Talvez não de para trocar de carro de 4/4 anos, mas eu nos carros tenho uma perspectiva demasiado racional, não consigo gastar muito dinheiro. O valor dos carros dos meus pais representa menos de 0,5% do património deles.
Eu já podia ter comprado carro e colocar-me em empréstimos para isso, mas poupo sempre até poder ter um retorno desses investimentos que me pague o renting do carro, que não precisa de todo de ser um bom carro, um carro de 15k com menos de 10 anos para mim está óptimo. Dou muito mais valor a uma piscina que um carro, ou a umas boas férias e a poder viajar que um carro. São tudo opções. O que eu vejo é que as famílias que se metem a comprar uma série 3 e um polo pra mulher, tendo ainda a prestação da casa para pagar, nunca vão sair de cepa torta a nível financeiro e vão trabalhar até à reforma.
Eu só acho mesmo que os 2,5k podem ficar curtos se os putos tivessem de estudar fora, aí a chapada é valente.
Obviamente falo de valores em compras de quem vive na cidade e não tem horta nem animais [
Mesmo a €60 para 4 pessoas se for uma vez por semana dá €240/mês. Não são €300 mas não anda longe.
Famílias em que entram menos de €2,5k liq por mês é até o mais comum, mas continuo na minha, mm em meios como esses, se tiverem dois filhos, não acho que vivam assim tão confortáveis.
Mas voltamos ao mm, isto é a minha definição de confortável, é algo pessoal. Percebes ?
Muita gente em meios mais pequenos não faz sequer férias para fora (nem dentro do país), têm só um carro por casal (e antigo), comem fora de vez em qdo no restaurante do amigo que cobra dois tostões. Não a vivo em primeira pessoa mas sei como funciona.
E muitos sõa felizes assim, e ainda bem! Quem sou eu para dizer que eles naõ são felizes e/ou não estõa confortáveis ?
Mesmo com carros muito modestos (e assumindo só 2 nesse plural) já aí está um património valente. Com 5 filhos e menos de 2,5k liq por casal é obra.
Qto ao BOLD, isso é super comum, deixa-os, eles fazem falta para depois haver um bom mercado de usados [
Filhos a estudar fora sem qlq ajudas de bolsas nem residências com alto desconto fica smp caro, não há volta a dar.
Quem é de origens mais humildes, habitualmente sabe viver com bem menos.
Poucos são aqueles de origens média /alta que sabem viver com pouco.
Aquilo que hoje para mim é indispensável, foi durante muitos anos dispensável.
Por exemplo os meus pais tinham lareira, e.. Na hora de ir para a cama era uma tonelada de cobertores, botija de água quente etc.
Agora... Considero indispensável o meu filho ter a casa quente para não se constipar.
Este indispensável, diluído por 12 meses dá mais de 200€ mês de poupança direta... Caso fosse dispensável, claro está.
Para quem foi sempre habituado a isto ser indispensável... Acha lo dispensável nem sequer entra na equação.
Isto, somado a outros... Dá uma bela conta. []
O padrão mais comum até pode ser esse, mas ui, tantas exceções que conheço... [
Ficarias surpreendido.
Não raras vezes quem nunca teve nada mal se vê com algum tem uma grande predisposição para comprar o que nunca teve (o que até não é assim tão estranho, é como ter muita sede e aparecer uma fonte à frente) e quem smp teve tudo muitas vezes até nem costuma perder assim tanto a cabeça com bens materiais.
Depois quem nunca teve nada acha normal o padrão chapa ganha chapa gasta pelo que não raras vezes segue esse padrão mesmo tendo conseguido por exemplo duplicado o salário de um progenitor.
Nisto das poupanças, investimento o que se aprende em casa com os pais é fundamental. Eu nunca precisei que me ensinassem pq smp fui mto poupado.
Com nem 10 anos guardava as notinhas do natal sem nunca me terem falado de poupanças, puro instinto. Com 14 anos já tinha conta MB e os meus pais confiavam em mim para a gerir.