Eu abri empresa há 4 anos, mais concretamente no ramo TVDE. Mudei de cidade, aluguei apartamento com a maria, e em 3 anos, posso dizer que pouco ou nada juntei, também por alguma burrice minha (vício dos carros desportivos fala mais alto, e consequentemente usei algum do dinheiro que tinha de lado para isso). Mas onde vi a maior parte do dinheiro a "ir", foi mesmo na desvalorização dos 2 carros que tinha na empresa a rolar.
Em pouco mais de ano e meio desvalorizaram quase 50% cada um. E depois claro, no ramo TVDE, qualquer viagenzinha vai abonar no IRS ao fim do ano. Foi um bom estouro de IRS nesses 3 anos.
Não abdico de ir de férias quando podemos, ou mesmo jantar fora com a maria. São os únicos "vícios" que tenho.
Entretanto decidi pôr em stand-by esse negócio TVDE e apostei em abrir um Parqueamento de viaturas junto ao Aeroporto há um ano atrás, porque a maria já trabalhou no ramo e é experiente. Além de que era um negócio que já tinha em vista há algum tempo.
Decidimos investir um pouco e arriscar.
Não é novidade nenhuma que ter uma empresa é só dores de cabeça e impostos ou despesas por todo o lado;
Desde renda do armazém, gasóleo da carrinha, seguros, eletricidade, água, alarmes, é IVA's, é IRS's pesados, é contabilidade organizada, é Segurança Social, é renda da casa, é contas da casa, enfim, 1001 coisas. Chego ao fim do mês, e aquilo que se ganha a trabalhar uma média de 14 horas por dia (às vezes mais), vai tudo para estas despesas. E quando não aparecem outras despesas extras.
Nunca trabalhei tanto como nestes últimos 4 anos, e chego à conclusão que simplesmente trabalho para aquecer.
Juntava bem mais dinheiro quando trabalhava para alguém e vivia na casa dos Pais. O que é natural.
O que não acho natural é uma pessoa matar-se a trabalhar e não ver nada ao fim do mês.