O que é uma boa poupança?

Atenção que os bancos cobram uma taxa, por norma 0.5%, sobre o capital em dívida que se pretende antecipar.

Sem certezas, acho que a forma de evitar esta taxa, é ir liquidando por tranches, e deixar um pequeno montante para liquidar no finál.

Façam bem as contas, mesmo num empréstimo de 500k, são "apenas" 2500€. Só de seguro de vida pagam mais que isso por ano.

Amortizem essas porras sem medo de taxas!

Façam bem as contas, mesmo num empréstimo de 500k, são "apenas" 2500€. Só de seguro de vida pagam mais que isso por ano.

Sim.

Um Ch é para amortizar, amortizar e amortizar.

Claro que há situações, especialmente quando os valores são menores e há necessidade de cash para algum propósito, que mais valerá manter o CH do que pedir outro empréstimo a taxas maiores.

Exatamente! Compensa e muito fazer amortizações extraordinárias e a poupança no seguro de vida não deve ser descurada.

Tenho amigos meus que quando falamos do assunto, vêm com a conversa que paga-se comissão. Costumo dizer-lhes para arranjarem outras desculpas, porque a comissão não é desculpa para a não amortização. É quanto maior o capital em dívida maior será a poupança.

É isso. No meu contrato posso amortizar até 50% do capital em dívida sem pagar comissão.
Já agora uma questão:
Estou a pensar comprar um casa "velha" para remodelação. Tenho liquidez ou para a compra ou para as obras. Em qual dos créditos, aquisição vs obras, se consegue, geralmente, obter melhores condições?

Sim.

Claro que há situações, especialmente quando os valores são menores e há necessidade de cash para algum propósito, que mais valerá manter o CH do que pedir outro empréstimo a taxas maiores.

Entre 2004 e 2009 amortizei 58K. Não pagava comissões por amortizações extraordinárias e foi sem sombra de dúvidas o melhor que fiz.

É isso. No meu contrato posso amortizar até 50% do capital em dívida sem pagar comissão.
Já agora uma questão:
Estou a pensar comprar um casa "velha" para remodelação. Tenho liquidez ou para a compra ou para as obras. Em qual dos créditos, aquisição vs obras, se consegue, geralmente, obter melhores condições?

Se a casa der para comprar com crédito habitação então é o caminho a seguir e fazes as obras do teu bolso.

Para obras é tipo crédito pessoal onde os juros são feios.

E quanto custa um seguro de vida não associado a crédito habitação?

Isso é apenas uma conta para quem não quiser ter qualquer seguro de vida.

Eu por exemplo, teria sempre mais do que um seguro de vida. Se posso ter um seguro de vida de 500k, por exemplo, e ter o capital já do "meu lado" antes de morrer, num imóvel, porque não?

É que um seguro de vida de um CH não é um qualquer, pois é dos poucos que te permite "adiantar" o dinheiro em vida, com um custo relativamente marginal.

Sim.

Exatamente! Compensa e muito fazer amortizações extraordinárias e a poupança no seguro de vida não deve ser descurada.

Tenho amigos meus que quando falamos do assunto, vêm com a conversa que paga-se comissão. Costumo dizer-lhes para arranjarem outras desculpas, porque a comissão não é desculpa para a não amortização. É quanto maior o capital em dívida maior será a poupança.

Mas vocês poupam nos seguros todos?

Espero que tenham pelo menos um seguro auto... [:D]

Mas vocês poupam nos seguros todos?

Espero que tenham pelo menos um seguro auto... [:D]
Não percebo este comentário nem o que referiste anteriormente, mas não vou estar a jogar ténis contigo

Cada um faz o que quiser com o dinheiro. Não conto enriquecer com o acionamento da apólice de seguro de vida. O objetivo de um seguro de vida associado a um crédito é o pagamento de capital em dívida desse crédito, por morte ou invalidez. Mesmo para quem faça amortizações a cobertura mantem-se, não fico menos seguro por causa disso.

Associar o seguro automóvel a esta conversa? Poupa-me.

Não percebo este comentário nem o que referiste anteriormente, mas não vou estar a jogar ténis contigo

Cada um faz o que quiser com o dinheiro. Não conto enriquecer com o acionamento da apólice de seguro de vida. O objetivo de um seguro de vida associado a um crédito é o pagamento de capital em dívida desse crédito, por morte ou invalidez. Mesmo para quem faça amortizações a cobertura mantem-se, não fico menos seguro por causa disso.

Associar o seguro automóvel a esta conversa? Poupa-me.

Alguma coisa aí não bate certo.

Se o objectivo é poupar, então ao amortizar, o capital da apólice tem de ser ajustado para baixo, para o prémio a pagar ser inferior.

Se o capital seguro é inferior, então a tua "segurança" também é inferior. Simples.

Isto porque o teu objectivo não é ter um seguro de vida. Para ti é uma despesa, para outros é investimento, até porque fazem esses seguros mesmo sem terem nenhum crédito associado.

Se o objectivo é poupar, então ao amortizar, o capital da apólice tem de ser ajustado para baixo, para o prémio a pagar ser inferior.

Se o capital seguro é inferior, então a tua "segurança" também é inferior. Simples.

Isto porque o teu objectivo não é ter um seguro de vida. Para ti é uma despesa, para outros é investimento, até porque fazem esses seguros mesmo sem terem nenhum crédito associado.
O que é que um seguro de vida associado ao crédito habitação faz? É isto que estamos a falar e não de seguros de vida na óptica de investimento.

Neste caso, o seguro de vida com atualização de capital, segura-te sempre o capital em vida em determinado momento. O seja, a tua dívida está sempre segura, seja muita ou pouca.

Seguro de vida é um investimento... as coisas que tu escreves [:)][:)]

Porque está-se mesmo a ver, morre-se e capitaliza-se logo o investimento...

Já agora uma questão:

Normalmente um CH é sempre mais barato que outros tipos de créditos. Eu pagaria as obras do bolso.

O que é que um seguro de vida associado ao crédito habitação faz? É isto que estamos a falar e não de seguros de vida na óptica de investimento.

Neste caso, o seguro de vida com atualização de capital, segura-te sempre o capital em vida em determinado momento. O seja, a tua dívida está sempre segura, seja muita ou pouca.

Está segura para o banco.

É como digo, vendo o seguro apenas na óptica de custo, sim, será essa a abordagem.

Seguro de vida é um investimento... as coisas que tu escreves [:)][:)]

Porque está-se mesmo a ver, morre-se e capitaliza-se logo o investimento...

É como investires 2 euros no euromilhões... [:D]

Agora a sério. Eu, por exemplo, tenho vários seguros de vida e de acidentes/vida. Não os considero como um custo, mas sim um investimento na protecção de quem mais precisa de mim no caso de eu faltar (filhos).

No caso do crédito habitação, eu nunca actualizei valores de apólice porque eu não quero um seguro com capital mais baixo.

Daí o ser relativo poupar em seguros... Só faz sentido poupar quando compramos coisas idênticas. Se poupar = não comprar seguro, é uma opção, para quem não quer seguros. E por isso ter perguntado se alguém se deu ao trabalho de perceber se um seguro fora ou dentro do CH faz diferença no preço, para perceber se existe real poupança.

Voltar
Superior