Sim, não discordo. Os juros são adocionados à divida. MAS Se adiar o capital e pagar os juros, apenas se prolonga 12 meses o prazo do empréstimo, ou seja o capital não pago não é adicionado à divida, certo?
A situação será apenas para aproveitar " rechear " o pé de meia em 12 meses, sabendo que pago juros baixíssimos e posso utilizar o dinheiro para outra despesa em que os juros são mais altos ou guradar para uma eventual aplicação que surja entretanto. Com um spread de 1,15% a 27 anos ( podia amortizar mas não me intetessa com juros baixos) tanto me faz se pago a 26 ou 27. Nem sei se estou vinvo dentro de 30 anos

. E nesse caso o seguro de vida existe é para alguma cois,.... Em 26 anos muita coisa muda como vimos recentemente. Prefiro ficar capitalizado e investir na educação dos filhos ou comprar algo que surja de repente e seja bom investimento. Em qualquer altura, vou buscar à poupanca se precisar. ESTE é o único crédito que tenho. Para mim, desde que consiga pagar confortavelmente crédito ( 18% do rendimento do agregado) . "Enquanto o pau vai e vem , aliviamos as costas"

Mais 1 ou menos um ano em 27, para mim é indiferente ...
Vou precisar de mudar de carro, não por capricho ( eventualmente EV) e vou utilizar essse dinheiro com juros baixos para amortizar essa dívida. Também estou de olho num anexo/loja colada à minha casa, que não comprei há 4 anos. O vizinho colocou a vivenda à venda e pode ser que me venda o anexo ( casa geminadas) , inclundo cave e 2 lugares de estacionamento adicionais.
Estou a ponderar pagar os juros apenas mas continuar .a moratória apenas para o capital., não aumentando a dívida ( mais 100 € mes de juros= 1200€ em 12 meses)