O que é uma boa poupança?

O meu avô, funcionário judicial, reformou-se aos 52 anos ao abrigo de uma excepção qualquer, viveu quase mais 30 depois disso, com uma reforma muito boa (igual ao último ano de salário).

Sorte do meu avô, mas isso não é sustentável em nenhuma economia, principalmente numa que tem um crescimento da população activa negativo/anémico.

Isso multiplicado por milhares temos parte do problema de sustentabilidade e desequilibro da SS...

Muito poucos. Diria que muitos desses que se reformaram ainda nos 80's estão a falecer e ser um fardo menor para a SS.

Mas a questão que se coloca hoje em dia é em que modos alguns se reformam hoje.

Exacto. Porque genericamente estão a falar de se reformar com base em rendimentos de "terceiros" = segurança social e afins.

A lógica que vejo é uma reforma completamente independente de terceiros e autónoma, programada, decidida e executada pela própria pessoa de forma completamente independente. O resto é bónus.

Esse pé de meia ajuda imenso e o facto de ainda viveres com os pais ajuda imenso!

Aqui também tenho 25 anos e a minha poupança neste momento está reduzida a trocos.

Comecei com 0€ e trabalhos de verão e férias no 10º ano, onde tinha que conseguir juntar para pagar os transportes e livros para estudar todo o ano.

Cheguei à faculdade com 0€. Felizmente tive uma bolsa que me pagou as propinas pelo que consegui focar na licenciatura e apenas trabalhar em part-time.
Aos 20 anos perdia 4h por dia em transportes públicos pelo que a pequena poupança que tinha comprou-me um carro com 15 anos por 3500€. Poupava 2.5h!

Aos 21 tive o primeiro emprego a sério e comecei o mestrado à noite. No entanto o emprego era longe, acordava às 6h e chegava a casa à 1h da manhã, por isso vi-me obrigada de sair de casa e começar a pagar renda e todas as outras despesas. Mais comprar a mobília básica voltei à estaca zero.

Dos 21 aos 25 sempre com ordenados líquidos de 600-700€ é difícil sustentar-me longe da família (estou noutro distrito a 150km) e ainda poupar esses valores.

No início dos 25 mudei de emprego e dupliquei o ordenado. Logo de seguida fui obrigada a abandonar o sítio arrendado que tinha e como a oferta era escassa fui "obrigada" a comprar o 1º apartamento. Dei uma entrada (5000€) quando estava em construção e passado 8 meses fiz a escritura (mais outro tanto).

Agora no fim dos 25 anos continuo com o mesmo carro , tenho um apartamento novo onde consigo ganhar 15k (já tive uma oferta depois de ficar pronto) e a poupança está a 0€ .

Só a partir de agora creio ter condições para começar uma poupança regular.

Resumidamente o facto de ter começado com 0€ e desde cedo ter que arcar com as despesas todas torna-se impossível atingir esses valores de poupança.

Mas tu e eu somos bons exemplos de que as coisas não caem do céu e se queremos ter algo, temos de trabalhar para tal.

Os meus pais nunca me deram nada de mão beijada é só lhes agradeço por isso. Mesmo antes de ter rendimentos , pagaram me os estudos (só isso já foi uma ajuda enorme).

Mas o meu carro, se o quis tive de trabalhar para ele.

Tenho amigos meus da nossa idade em que os pais após a conclusão dos estudos lhes oferecem (não é emprestar) um carro de 40k € e prontificam-se a emprestadar outros 50k para entrada numa casa.

Nem os meus pais podiam , nem eu me sentia bem com isso.

Sempre prezei muito a minha independência financeira. Já aos 7 anos tinha cartão multibanco e la ia eu à ATM ver o saldo, que teimava em não aumentar [:D]

Esse pé de meia ajuda imenso e o facto de ainda viveres com os pais ajuda imenso!

Aqui também tenho 25 anos e a minha poupança neste momento está reduzida a trocos.

Comecei com 0€ e trabalhos de verão e férias no 10º ano, onde tinha que conseguir juntar para pagar os transportes e livros para estudar todo o ano.

Cheguei à faculdade com 0€. Felizmente tive uma bolsa que me pagou as propinas pelo que consegui focar na licenciatura e apenas trabalhar em part-time.
Aos 20 anos perdia 4h por dia em transportes públicos pelo que a pequena poupança que tinha comprou-me um carro com 15 anos por 3500€. Poupava 2.5h!

Aos 21 tive o primeiro emprego a sério e comecei o mestrado à noite. No entanto o emprego era longe, acordava às 6h e chegava a casa à 1h da manhã, por isso vi-me obrigada de sair de casa e começar a pagar renda e todas as outras despesas. Mais comprar a mobília básica voltei à estaca zero.

Dos 21 aos 25 sempre com ordenados líquidos de 600-700€ é difícil sustentar-me longe da família (estou noutro distrito a 150km) e ainda poupar esses valores.

No início dos 25 mudei de emprego e dupliquei o ordenado. Logo de seguida fui obrigada a abandonar o sítio arrendado que tinha e como a oferta era escassa fui "obrigada" a comprar o 1º apartamento. Dei uma entrada (5000€) quando estava em construção e passado 8 meses fiz a escritura (mais outro tanto).

Agora no fim dos 25 anos continuo com o mesmo carro , tenho um apartamento novo onde consigo ganhar 15k (já tive uma oferta depois de ficar pronto) e a poupança está a 0€ .

Só a partir de agora creio ter condições para começar uma poupança regular.

Resumidamente o facto de ter começado com 0€ e desde cedo ter que arcar com as despesas todas torna-se impossível atingir esses valores de poupança.

Não eras tu que tinhas 3 BMW de 6 cilindros e um Jaguar? Ou era a família do teu namorado? Tenho ideia de seres umA user.

Tenho precisamente 25 anos e estou próximo desse valor.

Mas isto é sempre difícil de analisar e de criar um padrão.

Eu comecei a trabalhar há 3 anos, onde já tinha um pé de meia razoável (quase metade desse patamar).

Um ano depois de começar a trabalhar, comprei o meu primeiro carro - 21k€

Entretanto já o tenho pago a 2/3 e estou próximo do limite desse patamar que colocas.

Se não tivesse comprado o carro, talvez já tivesse uns 20 a 25k, mas isso não é linear. Se calhar tinha ido uma vez por ano à República Dominacana , ou Méxicos desta vida.

Nota: desde que “sou gente” sempre tive os hábitos de poupança bastante presentes. Não sou escravo da poupança , mas sou daqueles que no dia em que recebe o salário transfere logo boa parte para a conta poupança , mesmo que tal signifique andar o resto do mês com saldos bancários “baixos”.

O que vai complicar bastante as poupanças é a compra de casa.

Ou aumento substancialmente os rendimentos , ou vai custar-me muito enterrar na entrada de uma casa os valores que traduzem a poupança de vários anos.

Comento o teu caso que acaba por ter bastantes semelhanças com o meu.

Mas não me leves a mal nem sou ninguém para dar lições de moral mas seria incapaz de ter comprado um carro que não pudesse ter comprado a pronto.

Mas sei o que é gostar de um carro e sentir a tentação todos os dias. Mas para comprar um MX5 1.5 usado vou precisar de ter pelo menos uns 40 ou 45000€ poupados. E na altura de passar o cheque, vou pensar 2 vezes antes de fazer uma razia de metade da poupança, que tanto demorou a juntar. Pelo menos os MX5 vão segurando bem o valor.

Creio que aqui há uns anos tinhas relatado por aqui a tua história, que tinhas sido doente oncológico e que estavas reformado. Espero que te tenhas recuperado e que já esteja tudo bem. :)

Tive um problema oncológico mas nunca recebi nada e nunca meti baixa, (já fez 10 anos) e depois disso ainda trabalhei durante 2 anos até que fui despedido.
Até ver esta tudo bem, obrigado, mas qualquer dor ou mal estar é um stress[s)], antigamente fosse o que fosse dor ou outra coisa qualquer era sem stress, agora parece que me caí tudo, o receio começa a invadir me, o medo de voltar a passar por aquilo é demais:(, mas até hoje esta tudo bem.
Em relação ao tópico já expliquei várias vezes foram vários acontecimentos que me levaram a este o ponto, com muita sorte a mistura e o facto de ter os melhores pais do mundo também ajuda muito.

Cumps

Mas tu e eu somos bons exemplos de que as coisas não caem do céu e se queremos ter algo, temos de trabalhar para tal.

Os meus pais nunca me deram nada de mão beijada é só lhes agradeço por isso. Mesmo antes de ter rendimentos , pagaram me os estudos (só isso já foi uma ajuda enorme).

Tenho amigos meus da nossa idade em que os pais após a conclusão dos estudos lhes oferecem (não é emprestar) um carro de 40k € e prontificam-se a emprestadar outros 50k para entrada numa casa.

Sempre prezei muito a minha independência financeira. Já aos 7 anos tinha cartão multibanco e la ia eu à ATM ver o saldo, que teimava em não aumentar [:D]

Pego no teu exemplo porque temos +/- a mesma idade.

O que coloquei a bold, não concordo a 100%. Acho que se os pais têm e querem dar, não há qualquer problema e não é isso que te define, seja em relação aos outros, à capacidade de poupança ou ao valor que dás às coisas. Os pais podem dar tudo de mão beijada e o filho trabalhar para aquilo que quer ter ou ambiciona, como podem dar tudo e o filho encostar-se.

Os meus sempre me deram mesada (boa), pagaram-me os estudos e deram-me um carro (bem longe dos 40k), mas não foi isso que me impediu de ir trabalhar nas férias ou de comprar carro, sendo este o 4o carro que tenho (todos os outros foram charutos). A poupança não é espetacular mas é bem acima da média para a malta da minha idade, infelizmente ou felizmente aproveitei bem o €€ quando tinha namorada.

Entrei muito recentemente no mercado de trabalho e é amealhar o que der enquanto estiver em casa dos pais, porque tão cedo não penso comprar casa, não pelos €€, mas para ter uma casa para viver sozinho e só lá ir dormir, não vale a pena. Fico com os meus pais, eles agradecem a companhia e eu a poupança[:D]

E sei que, no ambiente onde cresci, era (e sou) um previligiado e dou graças por isso.

Ter uns pais 5* é meio caminho para ter uma vida confortável.

Pego no teu exemplo porque temos +/- a mesma idade.

O que coloquei a bold, não concordo a 100%. Acho que se os pais têm e querem dar, não há qualquer problema e não é isso que te define, seja em relação aos outros, à capacidade de poupança ou ao valor que dás às coisas. Os pais podem dar tudo de mão beijada e o filho trabalhar para aquilo que quer ter ou ambiciona, como podem dar tudo e o filho encostar-se.

Os meus sempre me deram mesada (boa), pagaram-me os estudos e deram-me um carro (bem longe dos 40k), mas não foi isso que me impediu de ir trabalhar nas férias ou de comprar carro, sendo este o 4o carro que tenho (todos os outros foram charutos). A poupança não é espetacular mas é bem acima da média para a malta da minha idade, infelizmente ou felizmente aproveitei bem o €€ quando tinha namorada.

Entrei muito recentemente no mercado de trabalho e é amealhar o que der enquanto estiver em casa dos pais, porque tão cedo não penso comprar casa, não pelos €€, mas para ter uma casa para viver sozinho e só lá ir dormir, não vale a pena. Fico com os meus pais, eles agradecem a companhia e eu a poupança[:D]

E sei que, no ambiente onde cresci, era (e sou) um previligiado e dou graças por isso.

Ter uns pais 5* é meio caminho para ter uma vida confortável.

O berço é a base de tudo e onde o mais importante se aprende. No final somos o que fazem de nós e devemo-lo essencialmente aos pais.

Também não entendo muito bem os pessoal dos 20's que vive sozinho na cidade dos pais quando estes têm casas confortáveis.

Não sendo para partilhar casa com a namorada, mais vale pagar o hotel cada vez que é para dar uma valente! Sai mais barato e aposto que a miúda prefere.

Também há quem ofereça um fim de semana aos pais quando quer levar a miúda lá a casa! É grande técnica, ficam todos felizes, essencialmente a mãe, que nesse fim de semana o filho/a ainda arruma a casa [:D]

Comecei a preparar a reforma este ano.

Gastar do monte para tijolo, para o tijolo me pagar por mês.
O objetivo é chegar aos 50anos com rendimentos de 2.5/3.5k mês de rendimentos, património superior a 500k e talvez outros 500k no banco.

Se...Se... deixo de pensar muito em trabalho aos 50.

Nos últimos 3/4 anos o income mensal passou para valores bons, pelo que espero que se a saúde ajudar, o deva conseguir sem muitos problemas.

O objetivo é chegar aos 50anos com rendimentos de 2.5/3.5k mês de rendimentos, património superior a 500k e talvez outros 500k no banco.

Nos últimos 3/4 anos o income mensal passou para valores bons, pelo que espero que se a saúde ajudar, o deva conseguir sem muitos problemas.
Boa ideia foi mais ou menos o que o meu pai fez a partir dos 53 quando se reformou[;)]

Estratégia muito idêntica à minha. Além de rendimentos do trabalho, diversificar rendimentos passivos, entre financeiros também tijolo, para aos 50 anos ter um nivel de rendimentos de nível elevado e diversificado que deixar um deles será tranquilo, como o trabalho.

Sim, não discordo. Os juros são adocionados à divida. MAS Se adiar o capital e pagar os juros, apenas se prolonga 12 meses o prazo do empréstimo, ou seja o capital não pago não é adicionado à divida, certo?

A situação será apenas para aproveitar " rechear " o pé de meia em 12 meses, sabendo que pago juros baixíssimos e posso utilizar o dinheiro para outra despesa em que os juros são mais altos ou guradar para uma eventual aplicação que surja entretanto. Com um spread de 1,15% a 27 anos ( podia amortizar mas não me intetessa com juros baixos) tanto me faz se pago a 26 ou 27. Nem sei se estou vinvo dentro de 30 anos . E nesse caso o seguro de vida existe é para alguma cois,.... Em 26 anos muita coisa muda como vimos recentemente. Prefiro ficar capitalizado e investir na educação dos filhos ou comprar algo que surja de repente e seja bom investimento. Em qualquer altura, vou buscar à poupanca se precisar. ESTE é o único crédito que tenho. Para mim, desde que consiga pagar confortavelmente crédito ( 18% do rendimento do agregado) . "Enquanto o pau vai e vem , aliviamos as costas" Mais 1 ou menos um ano em 27, para mim é indiferente ...

Vou precisar de mudar de carro, não por capricho ( eventualmente EV) e vou utilizar essse dinheiro com juros baixos para amortizar essa dívida. Também estou de olho num anexo/loja colada à minha casa, que não comprei há 4 anos. O vizinho colocou a vivenda à venda e pode ser que me venda o anexo ( casa geminadas) , inclundo cave e 2 lugares de estacionamento adicionais.

Estou a ponderar pagar os juros apenas mas continuar .a moratória apenas para o capital., não aumentando a dívida ( mais 100 € mes de juros= 1200€ em 12 meses)
E mais cedo que esperava,vou comprar a lojita incluindo um lugar de aparcamento adicional ,anexa à minha casa, pois a vizinha vedeu a casa mas falou comigo primeiro e nem hesitei. Pouco mais de 34k e posso pagar a pronto. Como estava a pensar mudar de carro por questao de maior conforto- embora tenha possibilidade para tal- acho que vou cancelar o carro....Sobra outro tanto. Uma vez que tenho um CH em curso para uma casa que vale o dobro do valor em divida e spread de 1%, acho que pagar z pronto não será má opção e valoriza muito maisa minha casa atual.

O que é uma boa poupança?

Uma das coisas q vejo ser constantemente desvalorizado é o nível de esforço, mtas vezes enorme qdo acumulado com a profissão e/ou com a vida familiar, q esse tipo de projectos pode acarretar, com o correspondente “preço” em tempo de qualidade, descanso, saúde etc.

Faz lembrar um programa de restauro de carros q para contabilizar se tiveram lucro na operação contabilizam apenas o preço de compra+peças-preço de venda mas no contam as dezenas ou centenas de horas de mão de obra.

Não estou a dizer q seja o teu caso, mas as coisas não são tão “fáceis” como por vezes mta gente dá a entender.

Uma das coisas q vejo ser constantemente desvalorizado é o nível de esforço, mtas vezes enorme qdo acumulado com a profissão e/ou com a vida familiar, q esse tipo de projectos pode acarretar, com o correspondente “preço” em tempo de qualidade, descanso, saúde etc.

Faz lembrar um programa de restauro de carros q para contabilizar se tiveram lucro na operação contabilizam apenas o preço de compra+peças-preço de venda mas no contam as dezenas ou centenas de horas de mão de obra.

Não estou a dizer q seja o teu caso, mas as coisas não são tão “fáceis” como por vezes mta gente dá a entender.

E não são fáceis mesmo!E eu que o diga...

Deu e dá muito trabalho, retiro do meu tempo livre/descanso de trabalho, mas o retorno vale (bem mais) a pena[;)]

Mas muita gente usa isso como desculpa para não almejar algo mais na vida! Existe tempo para tudo, desde que se tenha (realmente) vontade.

A mim, foi um evento catalisador no meu trabalho onde me apercebi, depois de + de 10 anos num emprego (que até gosto do que faço) que isto não poderia ser para mim a longo prazo pois é desgastante e não retiro o retorno (tanto profissional como monetário) pelo meu empenho efectivo.

Fiz-me à vida[:cool:] Se tudo correr, daqui a uns poucos anos posso "reformar-me" com (bem) menos de 50 anos.

Também ando a ver se compro mais 1 apartamento para colocar no mercado de arrendamento... Assim o plano passa por arrendar este se o conseguir comprar nas condições que estipulei, restaurar a casa que comprei a meio ano sensivelmente e mudar-me para lá e arrendar o apartamento que tenho atualmente que fica no mesmo bloco onde estou a tentar comprar o segundo.

Se isto se concretizar tanto o restauro da casa como os dois apartamentos saem de borla.

Também me gostava de reformar cedo, mas as poupanças levam abanões gigantes com este tipo de compras e investimentos... e com 26 anos e a trabalhar a sério apenas a 5 não há milagres mesmo estando fora do país.

O melhor que fiz em poupança foi junto com a minha namorada 20k em 5 meses (logo a seguir compramos o apartamento que temos atualmente) . Foi tanto trabalho que literalmente não houve tempo de gastar quase nada :sh) nunca mais voltamos a repetir a proeza e não tenciono voltar a fazer o mesmo nos mesmos moldes.

Eu também tenho colegas desses,e ainda reclamam [:D]

Voltar
Superior