O que é uma boa poupança?

Eu tenho medo disso. Até agora está tudo a correr bem, mas nada me garante que daqui a uns 30 anos, quando for levantar a massa ainda exista. Prefiro guardar num buraco do quintal.

Sim, não esquecer que os ppr dependem da credibilidade do emissor.

Servem com ferramenta fiscal, mas não os vejo a longo prazo. E além disso faço em diferentes seguradoras para ir dispersando o risco.

PPR, pela voracidade que os bancos os sugerem, devem ser o que lhes dá mais a ganhar.

Tenho um PPR há aí 15 anos, na altura para aproveitar benefícios fiscais, rendeu cerca de 1% ao ano até hoje... Há para aí 10 anos que não sai da cepa torta.

PPR, pela voracidade que os bancos os sugerem, devem ser o que lhes dá mais a ganhar.

Tenho um PPR há aí 15 anos, na altura para aproveitar benefícios fiscais, rendeu cerca de 1% ao ano até hoje... Há para aí 10 anos que não sai da cepa torta.

Sim e não. Há determinados tipos de PPR que são produtos para serem vendidos como objectivos para o gestor de conta, mas uma razão que os leva a serem sugeridos são as vantagens fiscais face a outro tipo de produtos. Características tipo menos taxa de IRS passado X e Y anos, permitir amortizar CH...

A questão é que está provado de ETFs tem melhores desempenhos que os PPRs mesmo após imposto, portanto só vale a pena colocar lá aquela quantidade mínima para se tornar vantagem fiscal no IRS.

Sim e não. Há determinados tipos de PPR que são produtos para serem vendidos como objectivos para o gestor de conta, mas uma razão que os leva a serem sugeridos são as vantagens fiscais face a outro tipo de produtos. Características tipo menos taxa de IRS passado X e Y anos, permitir amortizar CH...

A questão é que está provado de ETFs tem melhores desempenhos que os PPRs mesmo após imposto, portanto só vale a pena colocar lá aquela quantidade mínima para se tornar vantagem fiscal no IRS.
Eu faço mesmo isso, só coloco o suficiente em cada número de contribuinte para o benefício fiscal...

Eu faço mesmo isso, só coloco o suficiente em cada número de contribuinte para o benefício fiscal...

Até porque os 20% à cabeça para um período de 5 anos é bastante interessante.

E não só dá para amortizar o CH como ainda serve de "almofada" para essa eventualidade durante 5 anos. Ou seja, mesmo que por infelicidade não pudesse este ano fazr um PPR, teria sempre os últimos 5 PPR que iriam apoiar o pagamento de CH.

É três em um:
1. optimização fiscal;
2. poupança com retorno interessante a 5 anos;
3. almofada para pagamento porventura do compromisso financeiro mais importante que é o CH.

Atenção que agora os benefícios fiscais dos PPR somam às outras deduções todas (saúde, educação, encargos com imóveis, IVA, despesas gerais e familiares, etc), e as dedução coleta têm um tecto máximo que vai dos 1000 aos 2500 euros, consoante os rendimentos. Logo o suposto benefício fiscal dos PPR pode não servir para nada.

Voltar
Superior