O que é uma boa poupança?

Mas tens duvidas? Convido te a ver.
Nao tenho qualquer necessidade de vir para um forum que mal participo dizer mentiras.

Não são mentiras. Mas é contabilidade criativa.[:D]

Se tens um investimento que ainda não abriu e já tem a virtualidade de render uma mv superior a 100% vende já isso!![:)]

Não vou contribuir para isso...

Quem compra um PPR a 3 anos não faz ideia do que está a fazer ...

Por essas situações é que para muitos mais vale ficarem pelos produtos de capital garantido.

Perdem um pouco com o dinheiro a render menos que a inflação, em vez de perderem mais a investir sem o conhecimento necessário.

A evidência é passado... Ou coiso e tal do passado agora é garantia de futuro? Se falamos de futuro não existe qualquer evidência, existe fé.

Podes ter fé que nunca irá falhar. Eu não tenho.

Se falhar no momento de maturidade, o teu direito ao capital mantém-se e poderás no pior dos casos recorrer à via legal. Além disso, o estado tem uma fonte de financiamento fixe, que são os impostos, portanto até tu ajudas a garantir o dinheiro investido. [;)]

Alguns defendem isto:

• Com 30 anos o trabalhador deve ter poupado 100% do seu salário anual atual;
  • Com 35 anos o trabalhador deve ter poupado o dobro do seu salário anual atual;
  • Com 40 anos o trabalhador deve ter poupado o triplo de seu salário anual atual;
  • Com 45 anos o trabalhador deve ter poupado quatro vezes seu salário anual atual;
  • Com 50 anos o trabalhador deve ter poupado cinco vezes seu salário anual atual;
  • Aos 55 anos, o trabalhador deve ter poupado seis vezes o seu salário anual atual;
  • Aos 60 anos, o trabalhador deve ter poupado sete vezes seu salário anual atual;
  • Com 65 anos, quando chega a idade da reforma, o trabalhador deve ter poupado uma quantia equivalente a oito vezes seu salário atual.

Juro que não percebi isto!

Exemplo: gajo com 40 anos a ganhar ordenado bruto de 16.000eur por ano, então já deve ter poupado (ou seja no banco/disponível) 48.000eur. É isso?

sou mesmo pobre [:D]

Se falhar no momento de maturidade, o teu direito ao capital mantém-se e poderás no pior dos casos recorrer à via legal. Além disso, o estado tem uma fonte de financiamento fixe, que são os impostos, portanto até tu ajudas a garantir o dinheiro investido. [;)]
E onde estavam os impostos no momento em que nem havia dinheiro para pagar salários? Se não fosse a troika...

Não são mentiras. Mas é contabilidade criativa.[:D]

Se tens um investimento que ainda não abriu e já tem a virtualidade de render uma mv superior a 100% vende já isso!![:)]
Tenho uma situação idêntica e nem com mais valia de 200% eu venderia agora. Talvez com 300 ou 400% sim.

A Grécia teve haircut na dívida.

No resgate do Mário Soares, o reembolso dos certificados foi adiado uns meses.

Os depósitos bancários no Chipre acima de 200.000 euros foram-se

E onde estavam os impostos no momento em que nem havia dinheiro para pagar salários? Se não fosse a troika...

Pois é, mas de uma forma ou doutra tudo se resolveu até agora.
Como dizes, o passado não garante o futuro, mas deixa-me mais descansado que numa situação sem qualquer garantia logo à partida.

Já perdi dinheir em obrigações, produtos complexos e crypto. Em produtos de capital garantido (dezenas deles) ainda não tive problemas, mesmo em bancos que necessitaram de intervenção.

O ideal é diversificar.

A Grécia teve haircut na dívida.

No resgate do Mário Soares, o reembolso dos certificados foi adiado uns meses.

Os depósitos bancários no Chipre acima de 200.000 euros foram-se

Não sei se na Grécia houve impacto em produtos de dívida para o público (nem sequer se lá tinham desses produtos), mas é um lembrete que nada é 100% garantido e como tal é essencial diversificar.

Um atraso de meses no reembolso não me parece grande problema, embora quem tenha passado por isso provavelmente se tenha assustado um bocado.

Não faz sentido ter num banco um saldo superior ao limite garantido (100.000 euros / titular atualmente).

Exemplo: gajo com 40 anos a ganhar ordenado bruto de 16.000eur por ano, então já deve ter poupado (ou seja no banco/disponível) 48.000eur. É isso?

Penso que se refere ao valor líquido, pois é com esse que pagas as despesas.

A regra é básicamente poupar 20% do ordenado líquido anual. E assume-se que o trabalho começou aos 25 anos.

Deve ter esse dinheiro em todo o lado menos no banco, no banco deve ter nunca menos de 3 meses de despesas e nunca mais de 1 ano de despesas correntes!

Essa poupança deve existir sob a forma de investimentos, casa própria, outras propriedades, poupanças para a reforma, etc.

Claro que num país onde te roubam 11% dos teus rendimentos para a segurança social, também é importante "acreditar" que um dia esse dinheiro vai ser devolvido... acredito pouco, mas gostava que fosse verdade.

Deve ter esse dinheiro em todo o lado menos no banco, no banco deve ter nunca menos de 3 meses de despesas e nunca mais de 1 ano de despesas correntes!

Essa poupança deve existir sob a forma de investimentos, casa própria, outras propriedades, poupanças para a reforma, etc.

Claro que num país onde te roubam 11% dos teus rendimentos para a segurança social, também é importante "acreditar" que um dia esse dinheiro vai ser devolvido... acredito pouco, mas gostava que fosse verdade.

Tento manter-me fiel a isso.

esGETOm.png

Voltar
Superior