O tópico do linux

[8b][8b]

Porra, fiz uma bela porcaria.

Depois de fazer o dual boot com W7 e Linux Mint para experimentar este último, reparei que havia uma partição no HD que estava vazia. Isto no ambiente Windows. Vai daí tentei expandir uma delas. Mas dei lá umas voltas tais que acabei por apagar o Linux Mint. Tudo bem, voltava-se a instalar, pensei. Desliguei o computador, quando o voltei a ligar apareceu o seguinte:

error : no such partition
Entering rescue mode...
grub rescue>

Como resolvo isto?:confused:

[8b][8b]

Porra, fiz uma bela porcaria.

Depois de fazer o dual boot com W7 e Linux Mint para experimentar este último, reparei que havia uma partição no HD que estava vazia. Isto no ambiente Windows. Vai daí tentei expandir uma delas. Mas dei lá umas voltas tais que acabei por apagar o Linux Mint. Tudo bem, voltava-se a instalar, pensei. Desliguei o computador, quando o voltei a ligar apareceu o seguinte:

error : no such partition
Entering rescue mode...
grub rescue>

Como resolvo isto?:confused:

Significa que o sector de boot está a apontar para o Linux, mas que não arranca
porque já lá não está o que ele necessita.

Por isso é que se instala sempre primeiro o Windows e só depois o Linux. O Windows
não reconhece o Linux. Portanto, para ele aquilo está vazio. Mas não está.

Só tens que voltar a instalar o Linux Mint. Resolve o problema imediatamente e sem
dramas. Desde que tenhas ainda o espaço disponível para o instalar.

Agora já sabes: No Windows o que não for Windows é como se estivesse vazio, mesmo
que não esteja. O ideal mesmo é deixares de usar esse vírus a que a Microsoft chama
Windows.
[;)]

Por isso é que se instala sempre primeiro o Windows e só depois o Linux. O Windows

Só tens que voltar a instalar o Linux Mint. Resolve o problema imediatamente e sem

Agora já sabes: No Windows o que não for Windows é como se estivesse vazio, mesmo
que não esteja. O ideal mesmo é deixares de usar esse vírus a que a Microsoft chama
Windows.
[;)]

(A negrito) Hmmm

Isso não é bem assim.

Podes instalar o que quiseres primeiro, não precisa de ser o windows.

Mas se instalares primeiro o linux e depois o windows, tens que voltar a colocar o cd/dvd do linux, montar a partição onde tens o linux instalado e correr o grub para que passe a reconhecer o windows novamente e está pronto. (Esta operação é diferente para as várias distribuições linux)

Fica uma provocação saudável.

Nuno156 dizes sempre maravilhas do linux, e de cada vez que se instala um windows já tem que se voltar a instalar o linux de novo?! Não me parece que isso seja compatível com a qualidade linux que se impõe. [;)]

Quanto ao problema em questão, parece-me que terás mesmo que instalar o linux de novo, pois deves ter andado a fazer avarias com as partições.

(A negrito) Hmmm

Isso não é bem assim.

Mas se instalares primeiro o linux e depois o windows, tens que voltar a colocar o cd/dvd do linux, montar a partição onde tens o linux instalado e correr o grub para que passe a reconhecer o windows novamente e está pronto. (Esta operação é diferente para as várias distribuições linux)

Nuno156 dizes sempre maravilhas do linux, e de cada vez que se instala um windows já tem que se voltar a instalar o linux de novo?! Não me parece que isso seja compatível com a qualidade linux que se impõe. [;)]

Quanto ao problema em questão, parece-me que terás mesmo que instalar o linux de novo, pois deves ter andado a fazer avarias com as partições.

Digamos que para a maioria das pessoas ter de instalar o Grub ou LILO ou lá o que é novamente depois de instalar o windows não é assim tão linear como isso... e se o windows apagar a partição do linux pior ainda, então é que tem de se instalar tudo de novo.

Para efeitos práticos, é efectivamente melhor instalar SEMPRE o Linux depois do windows.

Digamos que para a maioria das pessoas ter de instalar o Grub ou LILO ou lá o que é novamente depois de instalar o windows não é assim tão linear como isso... e se o windows apagar a partição do linux pior ainda, então é que tem de se instalar tudo de novo.

Para efeitos práticos, é efectivamente melhor instalar SEMPRE o Linux depois do windows.

Ou para quem tiver possibilidade, instalados em discos diferentes. No desktop está assim e só vejo vantagens..

(A negrito) Hmmm

Isso não é bem assim.

Interpretaste mal. A razão por se instalar o windows primeiro é apenas para facilitar a vida.

A negrito, não sei o que isso interfere com a qualidade do Linux, não faz qualquer sentido esta afirmação.

Já está resolvido. Não sabia onde tinha o dvd Linux, fui por outra via, tal como se faz quando o erro é "Bootmgr is missing". Com o cd do HirensBoot tentei fazer o fixmbr não consegui. Entrei no Windows por aí e criei um cd de reparação, fiz o boot pelo cd e fui ao command prompt.

c:
cdboot
bootrec /FixMbr
bootrec /FixBoot
bootrec /RebuildBcd

E pronto, problema resolvido.

Windows.
[;)]

Mas eu instalei primeiro o Windows. O problema foi ter andado a inventar nas partições. De qualquer forma, fiquei com uma dúvida, mera curiosidade.

Então se o W7 já lá estava, e depois instalei o Linux, ao apagar qualquer um dos sistemas no ambiente do outro, não era suposto conseguir fazer boot no que fica?:confused:

Mas eu instalei primeiro o Windows. O problema foi ter andado a inventar nas partições. De qualquer forma, fiquei com uma dúvida, mera curiosidade.

Então se o W7 já lá estava, e depois instalei o Linux, ao apagar qualquer um dos sistemas no ambiente do outro, não era suposto conseguir fazer boot no que fica?:confused:

Eu não disse que tinhas instalado o W7 depois.
Eu disse que é por essa razão (o Windows não saber que o Linux existe) que se instala primeiro o Windows.

O que te aconteceu foi precisamente por o Windows não saber que o Linux existe.

E, pelos vistos, não apagaste nada do Linux, como tinhas dito.
Se tivesses apagado alguma coisa, a reposição do sector de boot não seria suficiente
para ter o sistema Linux de volta. Terias mesmo de instalar o Linux novamente. Por
isso é que disse "caso tenhas espaço suficiente em disco", porque pensei que tinhas
expandido o Windows para cima de uma das partições do Linux.

Eventualmente, a única coisa que aconteceu foi o Windows ter alterado a tabela de
partições, e como não sabe que o Linux existe, não alterou (ou alterou incorrectamente)
no sector de boot a partição a usar para o boot (que contém o GRUB - /boot/grub no
Linux).

Basicamente:
O Windows é vesgo. Vê muito mal. É pitosga. E por isso não vê os outros sistemas
operativos que possam existir. Se andares a mexer no disco no Windows (seja a mudar
partições, ou a instalar o Windows, o a formatar partições), o gajo não sabe que está
a estragar outros sistemas que lá estejam... e estraga.

Se queres usar um sistema de jeito... usa qualquer coisa menos Windows.

Eu não disse que tinhas instalado o W7 depois.
Eu disse que é por essa razão (o Windows não saber que o Linux existe) que se instala primeiro o Windows.

O que te aconteceu foi precisamente por o Windows não saber que o Linux existe.

E, pelos vistos, não apagaste nada do Linux, como tinhas dito.
Se tivesses apagado alguma coisa, a reposição do sector de boot não seria suficiente
para ter o sistema Linux de volta. Terias mesmo de instalar o Linux novamente. Por
isso é que disse "caso tenhas espaço suficiente em disco", porque pensei que tinhas
expandido o Windows para cima de uma das partições do Linux.

Eventualmente, a única coisa que aconteceu foi o Windows ter alterado a tabela de
partições, e como não sabe que o Linux existe, não alterou (ou alterou incorrectamente)
no sector de boot a partição a usar para o boot (que contém o GRUB - /boot/grub no
Linux).

Basicamente:
O Windows é vesgo. Vê muito mal. É pitosga. E por isso não vê os outros sistemas
operativos que possam existir. Se andares a mexer no disco no Windows (seja a mudar
partições, ou a instalar o Windows, o a formatar partições), o gajo não sabe que está
a estragar outros sistemas que lá estejam... e estraga.

Se queres usar um sistema de jeito... usa qualquer coisa menos Windows.

Apaguei pois. Tanto apaguei que só tenho o Windows. Do Linux nem rasto. Tenho de voltar a instalar.

Apaguei pois. Tanto apaguei que só tenho o Windows. Do Linux nem rasto. Tenho de voltar a instalar.

Ah! Então não resolveste nada.
Limitaste-te a substituir o sector de boot do Linux pelo do Windows.
Portanto, sempre tens de instalar o Linux de novo. Ou seja, estiveste
a perder tempo a por o sector de boot com o arranque do Windows
para voltar a substitui-lo com o do Linux assim que instalares o
Linux. Mais valia teres instalado logo o Linux.

Todas as distribuições suportam UEFI/Secure Boot?

Queria instalar Linux no meu novo portátil mas não queria perder estas funcionalidades.

Não, não suportam.
E só precisas do Secure Boot se tiveres o W8 instalado.

Acho que o Ubuntu e mais algumas suportam o Secure Boot.

E foi por causa do Secure Boot que eu mudei para Mac.
Tem pouco tempo de vida. Não está maduro. Por isso tem
montes de bugs. Não tem nada a ver com o Linux suportar ou
não. É o próprio Secure Boot que não é de confiança.

Do Secure Boot só quero distância. Acho que só volto a comprar
um PC não-Mac daqui a 5 anos ou mais. Ou quando acabarem
com a treta do Secure Boot.

Ah! Então não resolveste nada.
Limitaste-te a substituir o sector de boot do Linux pelo do Windows.
Portanto, sempre tens de instalar o Linux de novo. Ou seja, estiveste
a perder tempo a por o sector de boot com o arranque do Windows
para voltar a substitui-lo com o do Linux assim que instalares o
Linux. Mais valia teres instalado logo o Linux.

Resolvi porque fiquei com o pc a funcionar...[:D]

Mas sim, tenho de voltar a instalar o Linux, só que como não sabia do dvd Linux e não me estava a apetecer estar à espera de novo download, fiquei só com o W7. Logo à noite com calma lá farei o download do Linux e instalo de novo.:sh)

Não, não suportam.
E só precisas do Secure Boot se tiveres o W8 instalado.

Acho que o Ubuntu e mais algumas suportam o Secure Boot.

E foi por causa do Secure Boot que eu mudei para Mac.
Tem pouco tempo de vida. Não está maduro. Por isso tem
montes de bugs. Não tem nada a ver com o Linux suportar ou
não. É o próprio Secure Boot que não é de confiança.

Do Secure Boot só quero distância. Acho que só volto a comprar
um PC não-Mac daqui a 5 anos ou mais. Ou quando acabarem
com a treta do Secure Boot.

Eu tenho o Secure Boot activo neste momento precisamente porque tenho (e pretendo manter) o Windows 8.

É possível desactivar, mas o meu interesse era não o fazer. Acabo por ganhar em tempo de arranque com ele activo.

Posso sempre desactivar e fico com tudo exactamente igual a um computador mais antigo. GRUB e tudo o mais.

Eu tenho o Secure Boot activo neste momento precisamente porque tenho (e pretendo manter) o Windows 8.
É possível desactivar, mas o meu interesse era não o fazer. Acabo por ganhar em tempo de arranque com ele activo.
Posso sempre desactivar e fico com tudo exactamente igual a um computador mais antigo. GRUB e tudo o mais.

O problema é que o W8 não funciona com o SB inactivo.
Portanto, terás mesmo de arranjar uma distro que funcione com o SB.

Funciona pois.

Eu quando formatei o computador pela primeira vez, formatei da forma "tradicional" com o Windows 8.1 e não houve problema.

Mais tarde decidi que queria activar o SB e foi sem problemas, mas tive que formatar de novo.

Funciona pois.
Eu quando formatei o computador pela primeira vez, formatei da forma "tradicional" com o Windows 8.1 e não houve problema.
Mais tarde decidi que queria activar o SB e foi sem problemas, mas tive que formatar de novo.

Exacto.

Eu não estava a dizer que não podias instalar o W8 sem SB. Claro que podes, senão apenas
as pessoas com computadores novos é que podiam ter o W8, o que não é verdade.

O que eu estava a dizer é que, uma vez que tens o W8 instalado, não podes desactivar o SB,
porque aí o W8 deixa de funcionar. Ou seja, uma vez que foi instalado com o SB, apenas
funciona com o SB. Do mesmo modo que se instalares sem SB só funciona sem SB.

Voltar
Superior