O tópico do linux

Feito!!!
Para vocês verem que percebo disto, enganei-me a sacar o Iso, e saquei o Cinnamon em vez do XCFE (ou XFCE?). Bem, agora está, fica! [:D]

Não é necessário ficar assim, nem instalar tudo de novo.

Podes ir ao software center (no menu), e procurar por XFCE.
Deverá aparecer um meta-package de XFCE.
É só mandar instalar. Ficas com ambos os ambientes instalados.
Quando fizeres login (depois de escolher a conta/username, e antes de meter a password),
podes escolher qual o ambiente que pretendes usar.

Podes fazer o mesmo para o MATE, KDE e outros ambientes.
Isto não é como o Windows, que te obriga a usar o ambiente que eles querem para cada
versão do Windows. Aqui podes escolher.

Não é necessário ficar assim, nem instalar tudo de novo.

Podes ir ao software center (no menu), e procurar por XFCE.
Deverá aparecer um meta-package de XFCE.
É só mandar instalar. Ficas com ambos os ambientes instalados.
Quando fizeres login (depois de escolher a conta/username, e antes de meter a password),
podes escolher qual o ambiente que pretendes usar.

Podes fazer o mesmo para o MATE, KDE e outros ambientes.
Isto não é como o Windows, que te obriga a usar o ambiente que eles querem para cada
versão do Windows. Aqui podes escolher.

Já está [;)] btw, é Software Manager, e não Software Center...

Venho aqui pedir uma ajuda.

Tenho em casa um portátil parado a que lhe quero dar uso. Já é algo antigo (Pentium Dual-Core a 1.46Ghz, 2GB DDR2 533Mhz, controlador gráfico Intel X3100 e disco de 120Gb com 5200RPM), por isso, queria saber qual a melhor distribuição Linux, ou uma das mais apropriadas, para um portátil com estas características.

Não quero nada de muito xpto graficamente para não cortar demasiada performance, mas também não queria uma interface da idade da pedra, algo com uma boa relação entre desempenho e visuais, que o hardware deste portátil possa lidar bem.

Devo dizer que a minha experiência com Linux é muito escassa, apenas uso Windows e OSX, por isso, não falem chinês se faz favor. [:D]

Tenho em casa um portátil parado a que lhe quero dar uso. Já é algo antigo (Pentium Dual-Core a 1.46Ghz, 2GB DDR2 533Mhz, controlador gráfico Intel X3100 e disco de 120Gb com 5200RPM), por isso, queria saber qual a melhor distribuição Linux, ou uma das mais apropriadas, para um portátil com estas características.

Não quero nada de muito xpto graficamente para não cortar demasiada performance, mas também não queria uma interface da idade da pedra, algo com uma boa relação entre desempenho e visuais, que o hardware deste portátil possa lidar bem.

Devo dizer que a minha experiência com Linux é muito escassa, apenas uso Windows e OSX, por isso, não falem chinês se faz favor. [:D]

Lubuntu ou Puppy Linux

Mas acho que esse computador se desenrascaria bem com Xubuntu.

O processador é que é fraquito....533MHz é pouquito....mas o Nuno já te ajuda....

Instalei o Linux Mint Cinnamon (não é chinês) num quase igual ao teu, apenas com metade de RAM (isso é um e-escolas?) e porta-se muito bem.

Instalei também o "meta-package de XFCE" (ver posts acima) por ser mais leve mas ainda não o experimentei.

Isso é a velocidade da RAM não do processador [;)]

Pois...li mal!

Acho que chega perfeitamente para xubuntu!
O meu portátil é semelhante excepto no processador que é core2duo a 2ghz e tudo o que experimentei de linux funcionou sem stress. Experimentei ubuntu, kubuntu, lubuntu, xubuntu e fiquei pelo linux mint 15 xfce

Última edição:

Eu diria LINUX MINT XFCE a 32 bits.
Com 2GiB de RAM não vale a pena ser a 64 bits.
Editions for Linux Mint 16 "Petra" - Linux Mint
(penúltimo link)

NOTA:
Não instales nada de fora dos repositórios.
Sempre que quiseres instalar alguma coisa, usa o SOFTWARE MANAGER e/ou o
SYNAPTIC PACKAGE MANAGER.
Se achares que necessitas de instalar algo de fora dos repositórios, pergunta
primeiro aqui no fórum.

Uma excepção a esta regra é o CHROME.
Podes instalar clicando em:
https://www.google.com/intl/en/chrome/browser/
É uma excepção válida porque a Google garante que isto é um repositório, ou seja,
os updates funcionam tal como os updates normais do Linux. A instalação adiciona
um repositório à lista de repositórios da distribuição, pelo que as actualizações são
garantidas do mesmo modo que qualquer outro package de Linux, idem para as
dependências e afins.

mais um a aconselhar xubuntu, a 64 bits (o processador é um T2310, pelo que tem suporte 64 bits. O facto de nao ter mais de 3 GB de ram nao é razao para ficar nos 32 bits...)

mais um a aconselhar xubuntu, a 64 bits (o processador é um T2310, pelo que tem suporte 64 bits. O facto de nao ter mais de 3 GB de ram nao é razao para ficar nos 32 bits...)

Não ganhas rigorosamente nada em usar a 64 bits.
Antes pelo contrário.

Um exemplo:
https://www.ableton.com/en/articles/64bit-myths-facts/

E porque digo: "antes pelo contrário"?
Porque tudo o que é endereçamento gasta o dobro da memória (incluindo stack).
Usar 64 bits com 2 GiB de RAM é pura perda de espaço.

2 GiB é definitivamente 32 bits:
32 bit - What are the differences between 32-bit and 64-bit, and which should I choose? - Ask Ubuntu
(...)
So, if your system has, say, 2 of RAM or less then I would definitely choose 32 bits. More than 4GiB - the benefits of 64 bits are becoming more prominent. Around 4GiB is a "grey zone" - you need to make a choice yourself.
(...)
32 bit: uses 388 MiB of RAM right after booting, no additional applications running
(...)
64 bit: uses 491 MiB of RAM
(...)

Estive a ver screenshots de ambos e o aspecto do Xubuntu agrada-me mais, é mais parecido com o OSX (barra de tarefas em cima, pastas azuis, etc...)

Sou capaz de optar por esse, a não ser que o Mint que o Nuno156 mencionou seja de facto muito mais leve.

Quais problemas iniciais?
Isto não tem nada a ver com problemas nenhuns.

Já programaste em assembly?

Os registos têm o dobro do tamanho. Tudo o que é endereço ocupa o dobro do espaço.
Tudo o que seja aplicação, sempre que usa um pointer, ocupa o dobro do espaço.
Sempre que fazes um call a uma função com parâmetros que sejam pointers (quase tudo),
usas o dobro do stack.

Com 2 GiB de RAM é suicídio usar 64 bits. Vai esbanjar memória que é o recurso mais
precioso que tem.

Voltar
Superior