O tópico do linux

Caríssimo, esse repositório é o oficial da aplicação (basta ao site, downloads, escolher o Linux e a distribuição e voilá: qBittorrent official website ), não coloquei nada não oficial [:p]

Lá por cada distribuição não acompanhar as actualizações de todo o software que inclui nos repositórios, não quer dizer que seja incorrecto manter certas aplicações actualizadas, nem adicionar repositórios extra de confiança é incorrecto, ainda para mais quando são PPA oficiais e recomendados no Launchpad [;)]

A título de outro exemplo, adiciono sempre o repositório do Clementine (o meu leitor áudio favorito: Clementine Music Player ) em novas distribuições que instalo.

Eh pá... e eu é que sou chato...

Caríssimo, até podia ser o repositório oficial do Papa Francisco.
O problema é que não é mantido pela distribuição. Ou seja, se o
repositório da aplicação requerer uma versão de um kernel ou de
uma biblioteca que não esteja nos repositórios da distribuição,
vai dar problema.
Os repositórios externos que podem ser usados com (alguma)
segurança são os que estão indexados à distribuição e versão.
O que tu indicaste (ppa:hydr0g3n/qbittorrent-stable) é genérico,
pelo que pode funcionar para uma distribuição e não funcionar
para outra, ou até estar a funcionar, e deixar de funcionar porque
a distribuição X alterou uma biblioteca e o repositório externo não
acompanhou, ou porque a distribuição Y avançou para outra
biblioteca e o repositório externo acompanhou e a nossa distro não,
etc.

Resumindo...

O que eu disse é que é preferível ter a versão dos repositórios da
distribuição do que ter a última versão disponível da aplicação, a
menos que haja alguma razão forte para que assim não seja.

OU SEJA:
Eu fiz uma recomendação.
Cada um faz como quiser consoante as suas necessidades. Eu NÃO
disse para não usar repositórios externos (muito menos o que
indicaste). Apenas disse para ter cuidado e usar apenas quando for
MESMO necessário (parece ser o caso, porque "empanca").

Pois, eu sei que sim Nuno mas a minha versão do QBit tinha um bug que fazia alguns dowloads começar mas depois empancar e ficar em Stalled
Depois percebi que tinha de instalar uma versão mais actualizada e lá consegui descarregar o que queria.
Bem, mas a título de curiosidade, instalei a versão LTS do Mint, ou seja a Versão 13
Suporte até 2017.....agrada-me![:cool:]

Daqui a uns meses (Abril/Maio) deve sair a nova LTS.
Suporte até Outubro de 2019.

Eh pá... e eu é que sou chato...

Caríssimo, até podia ser o repositório oficial do Papa Francisco.
O problema é que não é mantido pela distribuição. Ou seja, se o
repositório da aplicação requerer uma versão de um kernel ou de
uma biblioteca que não esteja nos repositórios da distribuição,
vai dar problema.
Os repositórios externos que podem ser usados com (alguma)
segurança são os que estão indexados à distribuição e versão.
O que tu indicaste (ppa:hydr0g3n/qbittorrent-stable) é genérico,
pelo que pode funcionar para uma distribuição e não funcionar
para outra, ou até estar a funcionar, e deixar de funcionar porque
a distribuição X alterou uma biblioteca e o repositório externo não
acompanhou, ou porque a distribuição Y avançou para outra
biblioteca e o repositório externo acompanhou e a nossa distro não,
etc.

Resumindo...

O que eu disse é que é preferível ter a versão dos repositórios da
distribuição do que ter a última versão disponível da aplicação, a
menos que haja alguma razão forte para que assim não seja.

OU SEJA:
Eu fiz uma recomendação.
Cada um faz como quiser consoante as suas necessidades. Eu NÃO
disse para não usar repositórios externos (muito menos o que
indicaste). Apenas disse para ter cuidado e usar apenas quando for
MESMO necessário (parece ser o caso, porque "empanca").

Se é verdade e tens razão que pode acontecer existir algum desfasamento um dia, tal não costuma ocorrer quando o PPA é mantido regularmente, o que é normal em aplicações destas que são actualizadas regularmente (se reparares, o PPA costuma ter várias versões para cada versão da distribuição, seja a 12.10, 13.04, 13.10, etc...). Os PPA bem mantidos também costumam ter as bibliotecas actualizadas e de forma a que não quebrem o SO.

O que pode acontecer mais frequentemente é a aplicação deixar de funcionar ou deixar de ser desenvolvida ou o PPA deixar de existir para versões superiores da distribuição (o Ubuntu o Debian costumam desactivar os repositórios externos quando se faz uma actualização para uma versão superior da distro), não é costume quebrar o funcionamento de um so inteiro (mas pode acontecer, é raro quando se trata de PPA's de aplicações mantidas regularmente).

Tecnicamente, quando o software é bem programado, é difícil que ao ser actualizado traga uma biblioteca que, ao ser alterada no sistema, quebre completamente a compatibilidade entre versões, quando se trata de .deb's e não de algo que precise de compilações manuais nunca vi grande stress, até porque a verificação de dependências hoje em dia é bastante melhor do que já foi.

Se tal problema acontecer, a solução para isso normalmente é fácil, desinstala-se o software e desactiva-se o PPA externo nas fontes do gestor de pacotes e por prevenção, instalas o mesmo software que vem com a distribuição para as bibliotecas ficarem todas sincronizadas.

Depois, posso dizer que detesto ter de esperar que a distribuição demore 6 meses ou mais (ou nunca) a actualizar os repositórios de uma aplicação para que um bug conhecido há imenso tempo seja corrigido. Costumo ter cuidado com os PPA's e também não recomendo instalar qualquer um, a não ser que seja mesmo necessário.

No caso do BrunoGrilo, parece-me viável, mas ele também não precisaria de instalar o PPA externo, podia só sacar o DEB mais actualizado do site para corrigir o problema e, ao não instalar o PPA, pode ser que o SO vá apanhando as novas versões regularmente e o actualize mais tarde.

Se é verdade e tens razão que pode acontecer existir algum desfasamento um dia, tal não costuma ocorrer quando o PPA é mantido regularmente, o que é normal em aplicações destas que são actualizadas regularmente (se reparares, o PPA costuma ter várias versões para cada versão da distribuição, seja a 12.10, 13.04, 13.10, etc...). Os PPA bem mantidos também costumam ter as bibliotecas actualizadas e de forma a que não quebrem o SO.

O que pode acontecer mais frequentemente é a aplicação deixar de funcionar ou deixar de ser desenvolvida ou o PPA deixar de existir para versões superiores da distribuição (o Ubuntu o Debian costumam desactivar os repositórios externos quando se faz uma actualização para uma versão superior da distro), não é costume quebrar o funcionamento de um so inteiro (mas pode acontecer, é raro quando se trata de PPA's de aplicações mantidas regularmente).

Tecnicamente, quando o software é bem programado, é difícil que ao ser actualizado traga uma biblioteca que, ao ser alterada no sistema, quebre completamente a compatibilidade entre versões, quando se trata de .deb's e não de algo que precise de compilações manuais nunca vi grande stress, até porque a verificação de dependências hoje em dia é bastante melhor do que já foi.

Se tal problema acontecer, a solução para isso normalmente é fácil, desinstala-se o software e desactiva-se o PPA externo nas fontes do gestor de pacotes e por prevenção, instalas o mesmo software que vem com a distribuição para as bibliotecas ficarem todas sincronizadas.

Depois, posso dizer que detesto ter de esperar que a distribuição demore 6 meses ou mais (ou nunca) a actualizar os repositórios de uma aplicação para que um bug conhecido há imenso tempo seja corrigido. Costumo ter cuidado com os PPA's e também não recomendo instalar qualquer um, a não ser que seja mesmo necessário.

No caso do BrunoGrilo, parece-me viável, mas ele também não precisaria de instalar o PPA externo, podia só sacar o DEB mais actualizado do site para corrigir o problema e, ao não instalar o PPA, pode ser que o SO vá apanhando as novas versões regularmente e o actualize mais tarde.

Pronto, estamos de acordo.
[;)]

Foi somente isso que eu estava a dizer.
[;)]

O problema é se a nova LTS vem com o problema do teclado
Já investiguei na net e o meu problema de teclado tem a ver com o Kernel, especialmente em laptops LG e alguns HP segundo percebi...

EDIT: https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=58991

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/initramfs-tools/+bug/1247396

Ainda não consegui perceber muito bem como resolver.
Tenho de ler com atenção.....

Em princípio resolve-se. Pelo que eu experimentei na máquina virtual,
quando me falaste do problema, é algo que se resolverá facilmente.

De qualquer modo, como já devem ter percebido nos meus posts, a
minha máxima é:
- deixar as cobaias instalar primeiro.

Normalmente tento sempre não ter o "acabado de sair". Espero sempre
que detectem os problemas e os corrijam.

Ou seja, saindo a LTS em Maio, instalar lá para Julho/Agosto.

Porque raio é que eu não consigo gravar dvd no k3b? Diz sempre que dvd files are missing!
Tenho de converter tudo para vob antes de gravar o dvd?

Eu já não sei o que é gravar um dvd já faz tempo...
Mudei agora para o mint, estou a gostar parece-me mais rápido que o xubuntu e tem um aspecto mais "branco", é mais agradável a vista.

Pois....já vi que me safo melhor comprando um leitor de dvd com entrada usb...................que espero que leia legendas pelo menos!![8b]

Boas!
Eu tenho linux instalado e o arranque funciona com o sistema grub e estava a pensar em instalar o windows para testar uma coisa, o que vai acontecer?
suponho que o boot do windows vai eliminar o grub, certo ? e não consigo recuperar?

Boas!
Eu tenho linux instalado e o arranque funciona com o sistema grub e estava a pensar em instalar o windows para testar uma coisa, o que vai acontecer?
suponho que o boot do windows vai eliminar o grub, certo ? e não consigo recuperar?

Conseguir, consegue-se... mas dá trabalho.

E não podes testar essa coisa em Windows numa máquina virtual?
Evitas "infectar" o disco com essa coisa da Microsoft...
[;)]

https://www.virtualbox.org

Ainda não vi...
Passei o dia em reuniões, e agora estou no OS X.

Que se passou?
O que é que alteraram?

Se fores a tempo, não instales o patch do google chrome.

Basicamente tiraram as apps da página inicial e agora aparece o motor de pesquisa com uma amostra dos sites mais visitados em baixo.

PS:Já agora uma questão, no linux mint eles deixaram de dar suporte á versão 15? É que dá-me erro a encontrar os repositórios de actualizações, os únicos que me apareceram são os da google.

Last edited:

Basicamente tiraram as apps da página inicial e agora aparece o motor de pesquisa com uma amostra dos sites mais visitados em baixo.

Fizeram isso no Windows há coisa de 2 ou 3 meses. Na altura também refilei :sh)

Aceder aos "recent tabs" agora também pelo menu de "controlo" :sh)

PS:Já agora uma questão, no linux mint eles deixaram de dar suporte á versão 15? É que dá-me erro a encontrar os repositórios de actualizações, os únicos que me apareceram são os da google.

Fizeram isso no Windows há coisa de 2 ou 3 meses. Na altura também refilei :sh)

Aceder aos recentemente fechados agora também pelo meno das "definições" :sh)

Ah! É essa do Windows...
Enfim...
:sh)

Quanto aos repositórios... está "tudo bem".
Foi um projecto externo que morreu, e esse repositório deixou de funcionar.
Acho que aconteceu em todas as versões (pelo menos na 13 e na 14), excepto
nas que nasceram depois do projecto morrer.

É só ir ao Update Manager desactivar o repositório.

Clicas no ícone do software manager (junto ao relógio).
Metes a password.
Menu Edit -> Software Sources
Tab Other Software
Desactiva o PACKAGES.MEDIBUNTU.ORG

Fica logo fixe.

Medibuntu Project Is Now Dead

Já estive a ver...
Vi numa VM onde não tenho a conta associada.
Apareceu-me o Google Portugal.
Tenho de ver se me aparece o inglês onde tenho conta.
Se me continuar a aparecer em Português, parto a Google toda.
É que eu uso tudo em inglês, e já me chateei várias vezes com a Google à conta disso,
porque volta e meia esquecem-se de olhar para as minhas configurações. Não quero
rigorosamente nada em português nos meus computadores. Muito menos com o Acordo
Ortográfico.
Tenho de ver também se mudaram o corrector...

Back