O tópico do linux

Já agora, vou doar um computador ao meu hospital, pré-instalado com Ubuntu; Um Athlon 900 com 384 Mb de RAM, motherboard Asus AV133, gravador CD/Leitor DVD, Nvidia Geforce4MX, Sound Blaster Live 5.1, placa de rede, CRT de 17". Instalação facílima, funciona tudo, e uns "desktop effects" num computador quase jurássico de fazer inveja ao Vista [:p]

Ainda estou para ver a cara do engenheiro informático quando lhe pedir para o ligar à intranet do hospital... [:D]

Última edição:
@Avant: Obrigado, não precisavas de te dar ao trabalho, eu proprio não procurei, só comentei que depois tinha que ver isso até Agosto. Mas obrigado pelo trabalho que me poupaste ehehe

@bbaixo: Obrigado pela ajuda, mas já tenho os site que o Avant me deu nos marcadores. Não vale a pena dar mais trabalho a ninguém. Se precisar, em Agosto chateio-vos. ehehe

@Avant: Obrigado, não precisavas de te dar ao trabalho, eu proprio não procurei, só comentei que depois tinha que ver isso até Agosto. Mas obrigado pelo trabalho que me poupaste ehehe

@bbaixo: Obrigado pela ajuda, mas já tenho os site que o Avant me deu nos marcadores. Não vale a pena dar mais trabalho a ninguém. Se precisar, em Agosto chateio-vos. ehehe

Mas olha que com o script se calhar até ias melhor servido porque deve automatizar bastante o processo...

Como está o ícone da rede na barra de tarefas? Se lhe carregares com o botão direito do rato não aparece uma opção tipo "enable wireless"?
Não terás uma firewall ligada?
Não tenho firewall,e quando tento ligar à rede em questão aparece um icone animado a tentar ligar e depois passado um tempo não dá

Não tenho firewall,e quando tento ligar à rede em questão aparece um icone animado a tentar ligar e depois passado um tempo não dá

Tenta configurar manualmente a ligação.
Vai a system -> administration -> network e vê o que aparece. Se aparecer a ligação wireless, tenta configurar manualmente (properties). Põe o IP do router em gateway.

Contudo, se a ligação não tem password, podes estar a ter problemas com o novo network-manager do gnome. Para mim deu-me um jeitão pelo suporte WPA/PSK no, portátil, mas no desktop confesso que desinstalei o network-manager.

Na consola, escreve "sudo apt-get remove network-manager", ou desinstala com o synaptic. Reinicia o computador e vê o que acontece.

Viva pessoal, acabei de instalar o Ubuntu e estou deslumbrado, o interface é fantástico, é quase o melhor de PC e Mac!

O unico defeito é que não consigo obter resolução de ecrã de mais de 1024, no Win andava a 1280. A gráfica é uma ATI Radeon. Alguém tem ideia como resolver isto? Notem que não percebo quase nada disto...

Edit: saquei a driver da ATI Radeon para linux ati-driver-installer-8.36.5-x86.x86_64.run, como é que executo isto?!

Lembrei-me agora de outra coisa; por vezes o problema não é a configuração da placa gráfica, mas do monitor; acontece muitas vezes com as placas ATI em Linux. Experimenta o seguinte, que funciona por exemplo com o live-cd a arrancar num pc com gráfica Ati 9200 com um LCD de 17" e a resolução máxima que dá de facto são os 1024x768.

Na consola escreve "sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg"

Vai dizendo que sim às opções que te apresenta por "default", até chegares à parte das resoluções. Selecciona a resolução 1280x1024 que não deve estar selecionada; à frente diz que não à detecção automática do monitor (que pelos vistos não foi grande coisa) e selecciona o modo para seleccionar as características do monitor; selecciona "medium". Indica o "monitor best video mode", que nos LCD é geralmente 1280x1024 @ 60Hz. Diz mais uns sins, espera que o programa acabe, e depois reinicia o pc ou faz simplesmente ctrl+alt+backspace (reinicia o "X") - taram, 1280x1024 com a tua ATI [:p]

Lembrei-me agora de outra coisa; por vezes o problema não é a configuração da placa gráfica, mas do monitor; acontece muitas vezes com as placas ATI em Linux. Experimenta o seguinte, que funciona por exemplo com o live-cd a arrancar num pc com gráfica Ati 9200 com um LCD de 17" e a resolução máxima que dá de facto são os 1024x768.

Vai dizendo que sim às opções que te apresenta por "default", até chegares à parte das resoluções. Selecciona a resolução 1280x1024 que não deve estar selecionada; à frente diz que não à detecção automática do monitor (que pelos vistos não foi grande coisa) e selecciona o modo para seleccionar as características do monitor; selecciona "medium". Indica o "monitor best video mode", que nos LCD é geralmente 1280x1024 @ 60Hz. Diz mais uns sins, espera que o programa acabe, e depois reinicia o pc ou faz simplesmente ctrl+alt+backspace (reinicia o "X") - taram, 1280x1024 com a tua ATI [:p]

Olha que sem querer estás a "embrulhar" ainda mais. [:D]

É que se o ecrâ dele for wide a resolução será 1280x800 e não 1280x1024.

Para resolver o problema de detectar ecrâ (no meu caso apenas foi necessário no 6.10 e não no 7.04) basta no xorg.conf na secção device acrescentar (em principio):

Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto"

Cumprimentos

Eu gostava de fazer isso, mas depois de inserir essa linha consola pede uma password... e nem sequer consigo escrever a minha pass. :confused:

Questão 2: Consegui executar a tal driver mas não notei mudança nenhuma... aquilo descompacta par algum lado? Para onde?

Abre no "notepad" porque não tem permissão de ficheiro executável. Lê o meu PS.

Já vi, obrigado. [;)] É uma boa característica.

Questão 3: Preciso de um anti-virus? O que recomendam?

Questão 4: como tiro o login + pass ao iniciar o sistema? Se havia coisa no Win que me irritava era isso, e não conseguir tira-lo (só ficava com o login depois de instalar a pen bluetooth).

Desde já obrigado... Ah, e não é wide, é normal, deveria estar a 1280x1024 (e já agora a mais de 60hrtz que até dá cabo da vista).

Última edição:
Eu gostava de fazer isso, mas depois de inserir essa linha consola pede uma password... e nem sequer consigo escrever a minha pass. :confused:

Pede-te a password de administrador (root). Para a mudares (e de preferência que seja diferente da de utilizador pois esta é a mais importante de todas as passwords) fazes na consola: sudo passwd
Ele depois pede-te a nova password de root e a sua confirmação [:cool:] E vê lá se não te esqueces pois vais precisar muito dela para, por exemplo, fazer actualizações ;)

Questão 3: Preciso de um anti-virus? O que recomendam?

Para Linux nem precisas disso, normalmente quem os mete são as empresas, etc, para realmente garantir segurança total, mas o melhor open source é o CLAMAV - [SIZE=-1]www.clamav.net/ [/SIZE]

Questão 4: como tiro o login + pass ao iniciar o sistema? Se havia coisa no Win que me irritava era isso, e não conseguir tira-lo (só ficava com o login depois de instalar a pen bluetooth).

Acho isso pouco recomendável, muito pouco mesmo, principalmente para quem está preocupado com um anti-virus quase desnecessário para uso pessoal. De qualquer forma e se realmente queres mesmo fazer isso, presumo que seja no Login Manager ou User Accounts, na zona de System Tools ou Preferences [:p] [:blush:]

Desde já obrigado... Ah, e não é wide, é normal, deveria estar a 1280x1024 (e já agora a mais de 60hrtz que até dá cabo da vista).

Portáteis não funcionam a mais de 60Hz, a não ser que o teu seja todo xpto ultra brutal [:D] [;)] E normalmente a frequência de 60Hz num portátil fere menos a vista do que um monitor normal recente à mesma frequência.

Antes de mais obrigado.

Não é portátil, é um LCD normal de 19''.

Quanto a tirar o login + pass só eu e a minha mulher é que mexemos no computador, aliás ela só usa web + e-mail, não tem mesmo necessidade de ter isso.

Já consegui ver no Help da Comunidade várias dicas para resolver este problema, nomeadamente editar um ficheiro com os settings do monitor (fiz isso mas não consigo gravar o ficheiro por ser de sistema) ou forçar nova auto-detecção do monitor (dá erro na consola).

Mais tarde coloco aqui o ponto da situação até para ajudar quem tiver um problema semelhante.

Edit: aqui está o link para a resolução do problema das definições do monitor

No entanto ao tentar editar o xorg.conf não consigo gravar as alterações recomendado, nas propriedades do ficheiro diz que não sou o dono pelo que não posso alterar as permissões de gravação....

Última edição:
Antes de mais obrigado.

Não é portátil, é um LCD normal de 19''.

Quanto a tirar o login + pass só eu e a minha mulher é que mexemos no computador, aliás ela só usa web + e-mail, não tem mesmo necessidade de ter isso.

Já consegui ver no Help da Comunidade várias dicas para resolver este problema, nomeadamente editar um ficheiro com os settings do monitor (fiz isso mas não consigo gravar o ficheiro por ser de sistema) ou forçar nova auto-detecção do monitor (dá erro na consola).

Mais tarde coloco aqui o ponto da situação até para ajudar quem tiver um problema semelhante.

Edit: aqui está o link para a resolução do problema das definições do monitor

No entanto ao tentar editar o xorg.conf não consigo gravar as alterações recomendado, nas propriedades do ficheiro diz que não sou o dono pelo que não posso alterar as permissões de gravação....

tens que abrir com permissões de root...

não sei que editor estás a usar...

no entanto experimenta na consola:

sudo gedit xorg.conf

vai pedir a tua pass antes de abrir e depois já deve dar para gravar.

Se é um LCD de 19" (que modelo é?) com 1280x1024 de resolução máxima, faz rigorosamente como te disse que fica configurado. Se for wide ou 16:9 aí, pois, já é outra conversa. Mas provavelmente a solução do mcag é melhor, que seguramente percebe mais disto que que eu.

Para fazer o login automático: system -> administration -> login window -> security. Selecionas "enable automatic login" e selecionas o teu username. Nem sempre mudar configurações em linux exige comandos indecifráveis na consola [;)]

Sempre que te pedir a password, é a que escolheste aquando da instalação do ubuntu. Quando te pediu para configurares o teu username e password.

É este aqui, vou tentar então isso.

-------
Avant, já fiz isso e aparece um interface azul que pede um nome para a placa, dou o nome, mas depois aparece isto e um OK que não consigo clicar e não reage ao Enter (em modo de texto também):

A configurar xserver-xorg ├───────────────────────┐
│ │
│ Utilizadores de máquinas PowerPC, e utilizadores de computadores com ↑
│ múltiplos dispositivos gráficos, devem especificar o BusID da placa ▮
│ gráfica num formato específico de bus aceite. ▒
│ ▒
│ Exemplos: ▒
│ ▒
│ ISA:1 ▒
│ PCI:0:16:0 ▒
│ SBUS:/iommu@0,10000000/sbus@0,10001000/SUNW,tcx@2,800000 ▒
│ ▒
│ ▒
│ Para utilizadores com configurações "multi-head", esta opção irá ▒
│ configurar apenas um dos "heads". A configuração posterior terá de ser ▒
│ feita manualmente no ficheiro de configuração do servidor de X, , ▒
│ /etc/X11/xorg.conf. ▒
│ ▒
│ Pode querer utilizar o comando "lspci" para determinar a localização do ▒
│ bus da sua placa gráfica PCI, AGP, ou PCI-Express. ▒
│ ▒
│ Quando possível, esta pergunta terá sido previamente respondida para si ▮
│ e deverá aceitar a omissão a menos que saiba que ela não funciona. ↓

│ <Ok>

Isto aparece também quando faço a primeira parte do link que coloquei (em
Run the Autodetect Script Again), com o mesmo resultado...

Na outra tentativa, de modificar o ficheiro, quando tento entrar com o root a password é aceite mas aparece que "O Administrador de Sistema não está autorizado a iniciar sessão neste ecrã"... ????

Última edição:

-------
Avant, já fiz isso e aparece um interface azul que pede um nome para a placa, dou o nome, mas depois aparece isto e um OK que não consigo clicar e não reage ao Enter (em modo de texto também):

│ │
│ ▒
│ ▒
│ ▒
│ ▒
│ /etc/X11/xorg.conf. ▒
│ ▒
│ ▒

│ <Ok>

Na outra tentativa, de modificar o ficheiro, quando tento entrar com o root a password é aceite mas aparece que "O Administrador de Sistema não está autorizado a iniciar sessão neste ecrã"... ????

Não dá para entrar como rrot numa sessão visual. Podes tentar aceder como root via consola de utilizador normal e aí executares os comandos com o "sudo" antes de cada comando que precisa de ser invocado como root ;)

-------
Avant, já fiz isso e aparece um interface azul que pede um nome para a placa, dou o nome, mas depois aparece isto e um OK que não consigo clicar e não reage ao Enter (em modo de texto também)

Não reage ao enter porque não tens lá o cursor... e o rato não é suposto funcionar num terminal; vai carregando em tab até ir para o OK. Ai esta malta que nunca usou o MS-DOS [;)]

-------

│ │
│ ▒
│ ▒
│ ▒
│ ▒
│ /etc/X11/xorg.conf. ▒
│ ▒
│ ▒

│ <Ok>

Se o problema é o OK..."dá-lhe" um TAB até que o OK fique marcado. Depois Enter.

ups... Avant foi mais rápido. You're the man ;) Abraço

Última edição:
Voltar
Superior