O tópico do linux

Claro que dá em muitos outros os efeitos 3D..

Mas eu de todas que testei no meu inicio de linux, foi o Mandriva 2005 Deluxe na altura.. E fiquei a gostar dele.
Já testei outros, como o ubunto, mas voltei ao Mandriva.

Agora meti a ultima versão, e estou mesmo a adorar aquilo.

Usei sempre o gnome, não sei pq, mas gostei menos do KDE.
A grafica é uma ATI All-in-wonder Radeon 9800SE 128MB

E as cenas são aquilo que penso chamar-se gapplets ou assim.. tipo, teres no desktop informações do CPU, Mem, disco, e as temperaturas, bem como o tempo, etc...

Usei sempre o gnome, não sei pq, mas gostei menos do KDE.
A grafica é uma ATI All-in-wonder Radeon 9800SE 128MB

E as cenas são aquilo que penso chamar-se gapplets ou assim.. tipo, teres no desktop informações do CPU, Mem, disco, e as temperaturas, bem como o tempo, etc...

Se é Gnome, então são as gdesklets... se bem que é um pouco manhoso pô-las a funcionar com o Beryl... tens de martelar o Beryl para que ele não faça janelas à volta delas.

Viva pessoal, acabei de instalar o Ubuntu e estou deslumbrado, o interface é fantástico, é quase o melhor de PC e Mac!

O unico defeito é que não consigo obter resolução de ecrã de mais de 1024, no Win andava a 1280. A gráfica é uma ATI Radeon. Alguém tem ideia como resolver isto? Notem que não percebo quase nada disto...

Edit: saquei a driver da ATI Radeon para linux ati-driver-installer-8.36.5-x86.x86_64.run, como é que executo isto?!

Última edição:
Viva pessoal, acabhttps://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-8.36.5-x86.x86_64.runei de instalar o Ubuntu e estou deslumbrado, o interface é fantástico, é quase o melhor de PC e Mac!

O unico defeito é que não consigo obter resolução de ecrã de mais de 1024, no Win andava a 1280. A gráfica é uma ATI Radeon. Alguém tem ideia como resolver isto? Notem que não percebo quase nada disto...

Tenta instalar os drivers da ATI
https://a248.e.akamai.net/f/674/920...ux/ati-driver-installer-8.36.5-x86.x86_64.run

Viva pessoal, acabei de instalar o Ubuntu e estou deslumbrado, o interface é fantástico, é quase o melhor de PC e Mac!

Edit: saquei a driver da ATI Radeon para linux ati-driver-installer-8.36.5-x86.x86_64.run, como é que executo isto?!

Na consola faz:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Depois vai até à parte onde tem as resoluções e acrescenta 1280x800 no inicio.

Faz save do ficheiro. Depois reinicia ou faz CTRL + ALT + BACKSPACE para reiniciar o x

Cumprimentos

experimenta carregar 2x no ficheiro com o botão esquerdo do rato [;)] escolhe run on terminal na caixa de diálogo que aparece a seguir.

ps: antes disso, carrega com o botão direito, escolhe properties, vai a permitions e selecciona "allow executing file..." Uma medida inteligente de segurança que se existisse no windows impedia a propagação de muitos virus...

Última edição:
mcag, fiz aquilo que tu disseste e lá foi o Ubuntu com o crl [:)]

Mais uma instalação me espera...

Se fizeste tudo bem deveria ter ficado qualquer coisa do género:

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "ATI Technologies Inc Radeon Mobility X700 (PCIE)"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 1
Modes "1280x800" "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 4
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 8
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 15
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
EndSubSection
EndSection

Foi isto que fizeste? Se não, o que é q aparece agora?

Se o ecrâ fica preto depois de carregar o sistema faz:

CTRL + ALT +F1 para ires para ambiente de linha de comandos

depois

sudo pico /etc/X11/xorg.conf e altera a parte das resoluções como indicado.

depois CTRL+X para sair, fazendo Yes(Y) para salvar o ficheiro ao sair.

para reiniciar

sudo shutdown -r now

Cumprimentos

experimenta carregar 2x no ficheiro com o botão esquerdo do rato [;)] escolhe run on terminal na caixa de diálogo que aparece a seguir.

ps: antes disso, carrega com o botão direito, escolhe properties, vai a permitions e selecciona "allow executing file..." Uma medida inteligente de segurança que se existisse no windows impedia a propagação de muitos virus...

Instalar os ati 8.35.6 não ajuda porque estes ainda não suportam o xorg 7.2

Cumprimentos

mcag, fiz aquilo que disseste e também adicionei as opções no monitor, e foi isso que deu erro...

Ao fazer sudo pico/x11/xcong.org aparece algo tipo o basic mas não sei como mexer nas alterações.

O sistema depois de carregar não fica preto, aparece o erro (estilo em formato basic) e depois remete-me a base (tipo DOS). Não sei os nomes especificos, por isso usei uma analogia com o que há na microsoft.

Já agora há diferenças entre sudo pico/X11/xcong.org e sudo pico /x11/xcong.org? É que já não sei qual escrevi.

Última edição:
mcag, fiz aquilo que disseste e também adicionei as opções no monitor, e foi isso que deu erro...

Ao fazer sudo pico/x11/xcong.org aparece algo tipo o basic mas não sei como mexer nas alterações.

O sistema depois de carregar não fica preto, aparece o erro (estilo em formato basic) e depois remete-me a base (tipo DOS). Não sei os nomes especificos, por isso usei uma analogia com o que há no windows.

Já agora há diferenças entre sudo pico/X11/xcong.org e sudo pico /x11/xcong.org? É que já não sei qual escrevi.

pega no cd/dvd do ubuntu, entra em "live mode" ^^ depois ja dentro do desktop que deve tar a funcionar visto ser o live, vai a consola/terminal e faz sudo nautilus, vai a tua partição do ubuntu, vai abre o ficheiro onde fizeste asneira ^^ e mete-o com tava antes, reinicias e voilá ja deve funcionar. (eu lixei o meu quando alterei no xorg.cfg os Composites pkausa do beryl ^^ )

Na consola faz:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Depois vai até à parte onde tem as resoluções e acrescenta 1280x800 no inicio.

Faz save do ficheiro. Depois reinicia ou faz CTRL + ALT + BACKSPACE para reiniciar o x

Cumprimentos

Ok, mas antes tenho que descobrir a consola! [:)] Vou tentar, obrigado. [;)]

Abre logo no leitor tipo notepad... mas vou ver isso. :)

Já agora,aproveito e peço aqui ajuda tb.

Comprei recentemente um router wireless Asus Wl-500 GP e uma pen usb da Edimax para ter wireless no pc.Entretanto consigo ligar a pen no windows e navegar à pála de uma rede que por lá anda mas no Linux não dá.Detecta a pen,detecta a tal rede mas não se consegue ligar,alguém sabe pq?

Obrigado

Pois, eu também não sei como meter o Vodafone net 3G a funcionar em Linux. Mas também agora só volto a mexer no Vodafone em Agosto. Vou ver se descubro alguma coisa até lá.

O sistema depois de carregar não fica preto, aparece o erro (estilo em formato basic) e depois remete-me a base (tipo DOS). Não sei os nomes especificos, por isso usei uma analogia com o que há na microsoft.

No Feisty (7.04) em principio apenas é necessário adicionar a resolução em falta. Não precisei de mexer nas definições do monitor (ao contrário do 6.10).

o ficheiro que tens de mexer é o xorg.conf assim:

sudo pico /etc/X11/xorg.conf (para ambiente de linha de comando)

PS: para o resto do pessoal, consola=terminal.

Cumprimentos

Instalar os ati 8.35.6 não ajuda porque estes ainda não suportam o xorg 7.2

Cumprimentos

Isso é que não sabia...

De qualquer das maneiras a ATI (AMD) vai divulgar o código-fonte dos drivers, passando a ser software open-source (como a concorrente Intel [;)]). Aí pode ser que as gráficas ATI passem a ser melhor opção para Linux, de momento, a qualidade dos drivers é fracota... nada que se compare aos da Nvidia (também software proprietário, mas com qualidade semelhante aos drivers para windows) ou mesmo aos da Intel, que tem drivers open-source para Linux das suas gráficas integradas todas, o que dá um jeitão para os portáteis.

Contudo, estes problemas devem ter solução antes de se partir para a edição do xorg.conf... uma vírgula fora do sítio e lá vai o X para as couves... [:D] Mas isso também pode acontecer se se fizer o mesmo com o registry do windows, por isso nada de rirem [;)]

Já agora,aproveito e peço aqui ajuda tb.

Comprei recentemente um router wireless Asus Wl-500 GP e uma pen usb da Edimax para ter wireless no pc.Entretanto consigo ligar a pen no windows e navegar à pála de uma rede que por lá anda mas no Linux não dá.Detecta a pen,detecta a tal rede mas não se consegue ligar,alguém sabe pq?

Obrigado

E configuraste a password para a encriptação WEP ou WPA? É que se detecta a rede, só não se liga se faltar a password.

Voltar
Superior