O tópico do linux

Existe forma de ver qual a quantidade de ram que estou a usar no momento? o equivalente ao task manager do windows?

Depois de instalar corri o update do sistema, teve ali meia hora a instalar updates.. não sei se já está com 17.3

vais ao teclado na barra inicial
e configuras as teclas que quiseres
metes tipo o windows cltr alt del

chama-se gnome-system-monitor

metes isso para funcionar com essa config de teclas ou outra que quiseres.

Existe forma de ver qual a quantidade de ram que estou a usar no momento? o equivalente ao task manager do windows?

Depois de instalar corri o update do sistema, teve ali meia hora a instalar updates.. não sei se já está com 17.3

conky-manager (terás os dados do HD - RAM - CPU e data juntamente com as horas )

Como só está disponível através de PPA
Através do terminal

$ sudo add-apt-repository ppa:teejee2008/ppa

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install conky-manager

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=60117&page=196&p=1068462393&viewfull=1#post1068462393

" o tema gotham é engraçado mas também dá para personalizar "

Para saber a versão da maneira mais simples:

$ lsb_release -a

irá aparecer
LSB Version ......................... (no meu diz: No LSB modules are available)
Distributor ID: Linux Mint
Description:
Linux Mint 17.??? Rebbeca
Release: 17.???
Codename: rebbeca

Última edição:
Ok, cá fico á espera visto que parece interessante e muito completo também (principalmente para estudantes)

Do pouco que já deu para ver gostei bastante da acessibilidade e facilidade em encontrar as definições de sistema (para além das aplicações que já traz, todas elas bem organizadas em categorias). De resto, e porque a base é Ubuntu (por sua vez derivante do Debian) rapidamente me familiarizei com o sistema. Gostei do sistema de login também. Amanhã e durante a semana irei testando para ver como é a estabilidade do sistema, irei também tentar personalizar a meu gosto (só é pena não haver ferramentas easy to use para poder fazer uma distro baseada nesta, tipo poder adicionar/remover alguns pacotes). Esse tipo de ferramentas, grande parte delas não funcionam já nas novas distros.

calhou bem na sexta ter recebido os 2 gb de ram para o portatil onde tinha instalado o linux. Ele tinha 512 de ram..

Curioso, que a ram que tirei de lá ser da mesma marca que a que comprei.. hynix

Ficou bem mais rápido, fui ver a quantidade de ram em uso e estava nos 800 mb

Não sei que browser usas mas apesar de o Firefox ser bom, acho o Chrome melhor ainda que mais guloso
Mas com 2Gb de RAM podes usar o chrome sem stress!

Entretanto fizeste-me mudar para o Mint tb.....................17.3 Cinnamon![;)]

Instalei:

Cairo Dock
Audacious
Win FF
Chrome
Faenza icons
Kodi
qBitorrent
K3B

Desinstalei:

Banshee
Transmission
Hexchat
Totem
Brasero

Última edição:
calhou bem na sexta ter recebido os 2 gb de ram para o portatil onde tinha instalado o linux. Ele tinha 512 de ram..

Curioso, que a ram que tirei de lá ser da mesma marca que a que comprei.. hynix

Ficou bem mais rápido, fui ver a quantidade de ram em uso e estava nos 800 mb

Deves ter ai alguma coisa mal programada, eu no meu netbook (Toshiba NB520-108 com 1 GB de memoria) também uso o Linux Mint XFCE e anda sempre entre os 200 e os 400 mb com Cairo-Dock, Compiz, Conky Manager, firewall, antivirus (Gufw + Clamtk pelo que dizem não é necessário mas eu se calhar por teimosia e por ter uma opinião contrária ainda continuo a usar [;)]) e ...... a funcionar

Última edição:
Já testaram o Lubuntu ou uma distro que utilize um window manager light como o OpenBox? Em Linux não utilizo antivirus, apenas utilizo o Gufw para configurar a firewall...

Já agora, para quem tem uma máquina um pouco mais potente estou a gostar do Uberstudent. Alías, penso que para quem se quer iniciar no mundo do Linux não existe melhor distro: é muito semelhante na simplicidade de configuração de quem vem do Windows (nomeadamente do XP), mas com a qualidade do Ubuntu/Debian...

Não sei que browser usas mas apesar de o Firefox ser bom, acho o Chrome melhor ainda que mais guloso
Mas com 2Gb de RAM podes usar o chrome sem stress! .....

Também uso o Chrome e acho que é o melhor mas só é pena é que vai deixar de ser compatível com linux de 32 bits (Ubuntu 12.04 - Debian 7 ) a partir de Março de 2016

Utilize o mesmo software que instala programas no seu computador para instalar o Chrome. Certifique-se primeiro de que tem acesso administrativo.

1. Transfira o ficheiro de instalação.
  2. Clique em OK para abrir o pacote.
  3. Clique em Instalar pacote.
  4. Uma vez concluída a configuração, é apresentada uma janela do Chrome. O Google Chrome adiciona as informações do programa ao gestor de software para que possa ser mantido atualizado.

Requisitos do sistema

Nota: qualquer versão do Linux de 32 bits, o Ubuntu 12.04 (Precise) e o Debian 7 (Wheezy) deixarão de ser compatíveis a partir de março de 2016.

Para utilizar o Google Chrome, o seu computador necessita do seguinte:

• Ubuntu 12.04 ou superior, Debian 7 ou superior, openSUSE 13.1 ou superior, ou Fedora Linux 21
  • Processador Intel Pentium 4 ou posterior
  • 350 MB de espaço livre no disco
  • 512 MB de RAM

Já testaram o Lubuntu ou uma distro que utilize um window manager light como o OpenBox? Em Linux não utilizo antivirus, apenas utilizo o Gufw para configurar a firewall...

Não sei porquê mas nunca testei o Lubuntu :confused::confused::confused:

Já agora, para quem tem uma máquina um pouco mais potente estou a gostar do Uberstudent. Alías, penso que para quem se quer iniciar no mundo do Linux não existe melhor distro: é muito semelhante na simplicidade de configuração de quem vem do Windows (nomeadamente do XP), mas com a qualidade do Ubuntu/Debian...

O uberstudent era a ideia que tinha era essa mesmo que seria bastante "pesado" apesar de nunca o ter experimentado, obrigado pela opinião.
Das que tenho testado e na minha opinião para quem vem do XP considero que uma das melhores é o ChaletOS e o "se não me engano o Makulu" ainda existia outra EasyPeasy-1.6 mas desde que saiu a versão easypeasy-2.0-alpha-i386 ( 2012-03-05)parou no tempo sem avançar mais.

O uberstudent era a ideia que tinha era essa mesmo que seria bastante "pesado" apesar de nunca o ter experimentado, obrigado pela opinião.
Das que tenho testado e na minha opinião para quem vem do XP considero que uma das melhores é o ChaletOS e o "se não me engano o Makulu" ainda existia outra EasyPeasy-1.6 mas desde que saiu a versão easypeasy-2.0-alpha-i386 ( 2012-03-05)parou no tempo sem avançar mais.

O próprio Ubuntu, "na sua versão original", já não é o mais indicado para máquinas antigas... Por isso os window manager LXDE e OpenBox são os melhores para máquinas mais antigas. Outra questão é que nem todas as aplicações estão desenhadas para esses window managers...

Um outro bom ponto de partida é pegar num Debian Minimal e ir instalando os pacotes conforme queremos moldar a nossa distro linux... Mas aqui já é preciso ler alguma documentação e ter alguns conhecimentos. :)

Do hardware não me parece, visto que tenho o pc em dual boot com windows 10 e só desliga com o linux mint 17.3, e até ter instalado o 17.3 nunca desligava nem desligou com windows (Vista (original), upgrade para 7 e agora 10 em upgrade também) ou Linux (Mint 17.0, 17.1, 17.2, linux-lite, ubuntu, elementary, Debian, Gnome, etc) neste PC é onde instalo e desinstalo outros OS para testar [;)] e só com o Mint 17.3 é que se desliga.

Última edição:
Voltar
Superior