O tópico do linux

Na loja da mula já há para experimentação há algum tempo.
Situação que interessa sobretudo... à Microsoft, por isso não se sintam de consciências pesadas em o experimentarem. Podem sempre mudar para um sistema mais avançado, em www.ubuntu.com [:p]

citação:E por fim, há coisas que simplesmente não funcionam em Linux, ou por questões legais (MP3, DVD's), ou por causa dos fabricantes de hardware. Quanto as questões legais, até porque Portugal não reconhece as patentes de software, com ferramentas como o Automatix contornam-se facilmente. O hardware é mais complicado.. Mas ai, têm é que criticar quem vos vendeu o hardware..

Quanto ao hardware, eu acrescento: escolher hardware compatível com Linux. Basta fazer um "search" no Google.
Desde que comecei a usar Linux. em vez das "Janelas", tenho o cuidado de verificar a compatibilidade com o Linux.

Infelizmente não tenho €€€ para dar aos "Janelas" e também não quero andar a piratear.

Saquei hoje as ultimas versões de ubunto e fedora...
Sei que isto é um topico de ubunto...Mas qual o melhor para usar?
Eu sempre usei mais fedora que ubunto...
Com o fedora tive sempre menos problemas...
Quais os pontos fortes e fracos de cada um?

já tive a versão 64bits do vista instalada mas tive que a apagar porque não havia controlador para a minha placa de rede (wireless) logo não tinha internet, aliás, nem sequer tinha som (SBlive 5.1)!!!???

Com o ubuntu, também a versão 64bits 6.10 tenho tudo funcional praticamente, até o beryl a funcionar, codecs, net, nenhum problema até ver.

Se quiserem tudo funcional de raiz recomendo o openSuse, se bem que só o instalei para ver como era, não o utilizei efectivamente, mas pareceu-me tudo OK.

Só mantenho o dual boot com o XP pelos jogos, senão...

eu sou apologista dos sistemas livres, no entanto nem sempre tudo funciona.. o open office por exemplo é uma boa ferramenta mas tem coisas basicas q n dao.. (experimentem numa folha de calculo com varias tabelas fazer a ordenaçao A- Z, mistura os dados das tabelas todas..isto é so um ex pratico..) no linux estou com dificuldade em ir pela impressora q ta em rede.. com o fedora nunca consegui.. inclusive um amigo meu tecnico de sistemas e expert no lixux..foi la e nepia.. pra semana vai la outra vez a ver se com o ubuntu da..
(a minha namorada da aulas de inf. e fui eu q a incentivei a dar o open office em vez do ms office) no entanto ha coisas q estao inferiores, é normal..

citação:Originalmente colocada por Garrett
[bro open office por exemplo é uma boa ferramenta mas tem coisas basicas q n dao.. (experimentem numa folha de calculo com varias tabelas fazer a ordenaçao A- Z, mistura os dados das tabelas todas...

Se seleccionares tudo antes, já funciona... selecionas tudo (ctrl+A, ou no menu), vais ao menu data e fazes sort pela ordem e pela coluna que quiseres. Lá está, é diferente... mas faz. O Excel acha que por default quando fazes a ordenação queres fazer nas colunas todas, o Calc acha que por default queres fazer só da coluna onde estás... não tinham necessáriamente que ser iguais. O Excel, por exemplo, é uma confusão quando tens várias folhas abertas no mesmo documento e queres procurar uma coisa qualquer em todas... no calc tens uma opção no find "search in all sheets".

A única limitação que encontro é que a criação de tabelas no Word é bem melhor, mas o writer lá vai desenrascando; mas também tem outras funcionalidades que o Word não tem e que acho bem úteis.

É diferente, lá está. Admito que globalmente o Office seja melhor, também pudera, mas o OpenOffice é muito, muito bom, e serve perfeitamente as necessidades de 99% dos utilizadores...

citação:Originalmente colocada por Unreal

Saquei hoje as ultimas versões de ubunto e fedora...
Sei que isto é um topico de ubunto...Mas qual o melhor para usar?
Eu sempre usei mais fedora que ubunto...
Com o fedora tive sempre menos problemas...
Quais os pontos fortes e fracos de cada um?

São ambos muito semelhantes e diferentes (ubuntu é basiado em Debian) com o Fedora a ter a vantagem de trazer mais pacotes disponíveis para instalação no suporte óptico.

Agora em termos de comunidade, informação disponível, qualidade de forums pode-se dizer que o Ubuntu dá 15-0. Só por isto vale a pena.
Atenção que tal como o Automatix (script gráfico que permite instalar com apenas uns clicks uma "resma" de aplicações e utilitários essenciais) para o Ubuntu, existe o Fedora Frog para o ... Fedora. Embora não tão bonito graficamente, dá bem conta do recado.
Infelizmente ninguém ainda se lembrou disto para o Suse. :(

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Garrett

citação:Originalmente colocada por mundano

garret, o erro que dá é a dizer que o Automatix já está instalado. Pronto, até ai tudo bem..

Agora é só ir ao menu e correr o automatix, ou podes chama-lo pela consola, escreverndo:

automatix2

Já agora, o Automatix2 não é um media player, é um utilitario que te instala automaticamente vários programas/codecs, etc..

this version is only for ubuntu 6.10 only.. now what?

ups... as minhas indicações eram para o EDGY 6.10, parti do principio que tinhas a última versão.
Sorry, minha Culpa. [8)]

Unreal.. O Ubuntu ao contrario de algumas distribuições que vêm em DVD, ou em sets de 5 ou 10 CD's, não é um sistema tão completo out of the box.. Pelo que para alguns, torna-se mais facil começar num sistema que instale logo de inicio tudo o que vão precisar..

Ai o Fedora ganha..

Mas, nas minha opinião e aqui estou a ser subjectivo, só ganha precisamente nesse ponto. A filosofia do Ubuntu é instalar o sistema básico, por isso nem sequer pergunta o que queres ou não instalar. E depois, deixa aos utilizadores a liberdade de instalarem o que quiserem dos seus excelentes repositórios.. Mas, logo que se superes a fase das instalações iniciais quanto a mim o Ubuntu ganha em toda a linha, porque dai para a frente o Ubuntu é muito mais fácil de usar, muito melhor documentado e com uma comunidade incrivelmente grande, activa e prestável.

Alem disso, o Ubuntu é baseado no fabuloso sistema de gestão de pacotes debian.. E depois de usar debian, dificilmente se volta aos rpm's..

Básico, quer dizer... então qual é o windows que na instalação base fica com uma suite de produtividade e um programa "quase"-photoshop?

citação:Originalmente colocada por Avant

Básico, quer dizer... então qual é o windows que na instalação base fica com uma suite de produtividade e um programa "quase"-photoshop?

É verdade, mas também se o fizessem era logo mais um processo em cima por práticas monopolistas.
A verdade é que o windows é, e isso nota-se na sua utilização, um produto mais refinado e pensado para todo o tipo de utilização. E aqueles que dizem que Microsoft só faz m**a não têem bem a noção do que dizem. Se houve alguém que contribuí-o para a informática foi a Microsoft.
É graças a saber que posso confiar no windows xp que tenho instalado e configurado pra minha máquina que me permite andar com "brincadeiras" em linux e de vez em quando experimentar uma nova distribuição que sai. Como actualmente, em que instalei o ubuntu 6.10 no lugar do suse. Já o tenho configurado e optimizado para tudo que pretendo. Desde última versão do kernel optimizada e compilada para a minha máquina, a programas e codecs, aceleração 3d, xgl e beryl, etc.
Tenho-o usado regularmente mas aos poucos vai deixando de ser um desafio por já não "haver onde mexer". Por isso estou à espera do Suse 10.2 para voltar o divertimento. [:p]

Cumprimentos

Mas quanto a mim, o interesse é configurá-lo até ter um sistema estável e depois usá-lo... é o que eu estou a fazer. Para "experiências", o Windows também não é grande espingarda, aquilo estoira num instante... :D

Ninguém nega que o windows é um sistema mais refinado, especialmente na maneira como interage com o utilizador.. Se bem que essa maior simplicidade na forma como interage com o utilizador se consegue porque o controlo sobre a maquina é muito menor.. As configurações em Linux dão-nos poder para mudar absolutamente tudo.. Isso tem vantagens e desvantagens.. Como é óbvio..

Mais confiável.. Bem.. ai discordo totalmente..

Já me aconteceu andar a inventar em Linux e fazer porcaria.. Mas como o sistema mesmo assim quase sempre ainda arranca em linha de comandos é relativamente simples resolver os problemas..

Já no Windows, desde que saiu o XP que por três vezes que fiquei com o sistema completamente irrecuperável... Chegando numa das vezes a perder imensos dados.. O que para mim é algo incrível num sistema de ficheiros com journaling.. E isto para não falar dos encravanços aqui e ali.. Da falta de segurança constante que nos obriga a andar com um verdadeiro arsenal de aplicações de segurança e mesmo assim lá entra aquele virus ou aquele malware.. etc.. etc..

E eu pessoalmente, também tenho Linux para usar. Para brincar/experimentar uso o VMware... Ainda ontem estive a experimentar o sistema do projecto One Laptop Per Child.. Se alguém estiver interessado posso dar o link da imagem para o VMWare... :)

Ontem istalei o Ubuntu noutro PC....
Estava na espectativa de encontrar enormes dificuldades para instalar uma placa PCI wifi (chip atheros).
Ao fazer download do madwifi, em dois clicks ficou instalada :)

Mais um PC com Ubuntu [8D]

PS: alguém conhece um programa de CAD intuitivo e com ambiente gráfico bonito ?
(instalei um que parece um velho programa de DOS ou Amiga)

citação:Originalmente colocada por mundano

Ninguém nega que o windows é um sistema mais refinado, especialmente na maneira como interage com o utilizador.. Se bem que essa maior simplicidade na forma como interage com o utilizador se consegue porque o controlo sobre a maquina é muito menor.. As configurações em Linux dão-nos poder para mudar absolutamente tudo.. Isso tem vantagens e desvantagens.. Como é óbvio..

Mais confiável.. Bem.. ai discordo totalmente..

Já me aconteceu andar a inventar em Linux e fazer porcaria.. Mas como o sistema mesmo assim quase sempre ainda arranca em linha de comandos é relativamente simples resolver os problemas..

Já no Windows, desde que saiu o XP que por três vezes que fiquei com o sistema completamente irrecuperável... Chegando numa das vezes a perder imensos dados.. O que para mim é algo incrível num sistema de ficheiros com journaling.. E isto para não falar dos encravanços aqui e ali.. Da falta de segurança constante que nos obriga a andar com um verdadeiro arsenal de aplicações de segurança e mesmo assim lá entra aquele virus ou aquele malware.. etc.. etc..

E eu pessoalmente, também tenho Linux para usar. Para brincar/experimentar uso o VMware... Ainda ontem estive a experimentar o sistema do projecto One Laptop Per Child.. Se alguém estiver interessado posso dar o link da imagem para o VMWare... :)

É relativamente simples se souberes resolver o problema, se não souberes e ficares encalhado deixa de ser "relativamente simples", até porque também é relativamente simples em windows recuperar dados, mas la está se nao souberes deixa de o ser.. É tudo muito relativo, depende tudo dos conhecimentos de cada um. Para mim o linux é um bicho de sete cabeças e provavelmente nunca o vou usar mesmo a serio sem ser para as pancadas que tenho de vez em quando. Eu olho para o linux como alguem olha para um pc com windows e não percebe nada daquilo, no entanto essa pessoa aprende muito mais facilmente a trabalhar com o windows do que eu com o linux. Porque simplesmente nao é intuitivo, é dificil de perceber certos conceitos, tens de saber comandos para quase tudo etc etc e em windows funciona tudo à base do click do rato, arranja-me um linux assim e eu dou-te o beneficio da duvida e até o experimento.

P.S. Ja escrevi noutros topicos e escrevo neste também, eu nao uso qualquer tipo do software adicional que me proteja além do que o windows trás, a firewall. Nem sequer uso o windows defender! E sabes que mais? nao tenho virus, nao tenho malware, spyware etc etc etc, porque basta ter cuidado onde se anda e o que se aceita. Uso também o CCleaner só para limpar registo e cookies, para manter o computador a uma velocidade razoável.

@Pessoal que usa VMWare

Como é que vocês partilham dados entre o Ubuntu e o XP!?

@GansoLFM

Como é que sabes que não tens vírus, spyware ou malware?

citação:Originalmente colocada por Drachen

@Pessoal que usa VMWare

Em rede. Na prática, o Linux vê a máquina VMWare como mais um PC ligado à rede com um endereço de IP (isto se instalares a máquina com placa de rede "virtual"). Depois é só partilhares uma pasta no windows, e criares um atalho de rede com o samba.

Por exemplo, já tive o XP instalado em VMWare, a máquina virtual tinha um endereço tipo 192.168.2.150, e partilhando por exemplo o desktop, o endereço era qualquer coisa como smb://192.168.2.150/desktop

Mas nem é preciso andares a escrever nada, vai com o nautilus Go -> Network -> windows network e deve aparecer lá a máquina virtual com a pasta partilhada (atenção que convêm desligar a firewall ou configurá-la, se não não consegues ter acesso).

citação:Originalmente colocada por 3com
PS: alguém conhece um programa de CAD intuitivo e com ambiente gráfico bonito ?
(instalei um que parece um velho programa de DOS ou Amiga)

Não percebo nada de CAD, mas nos repositórios do Ubuntu há o QCad que tem este aspecto:

Também tens este link com vários progrmas de CAD. O QCad pelos vistos é software livre e está bem cotado...

http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html

citação:Originalmente colocada por Drachen

@Pessoal que usa VMWare

@GansoLFM

Como é que sabes que não tens vírus, spyware ou malware?

simples, o pc nao demonstra nenhum sinal disso, nao tem o cpu a ser usado por ficheiros que eu desconheça, nao tenho problemas na ligação à net,visto que ta normalissima, funciona como se tivesse acabado de instalar o windows..

Por acaso já andei nesse link...

Instalei vários e nenhum(freeware) faz o que realmente necessito....
Vou continuar com o XP + SolidWorks, thanks.

Voltar
Superior