O tópico do linux

Alguém aqui já usou o Wine?
Eu preciso de algum programa que leia DWG. Para Linux não conheço nenhum. Conheço o FelixCAD LT que é grátis para Windows.
Pensei usar o Wine. Mas quando tento utilizar o FCad, "crasha".

Quanto ao Wine não te posso dar grande ajuda. Já tentei mexer naquilo e não deu grande resultado. Ainda na semana passada tentei usar 2 programas que só funcionam em Windows e não funcionou.

Quanto ao CAD...No mês passado fartei-me de procurar soluções porque estava a precisar urgentemente de fazer uns desenhos mas era mais para CAD 3D. Para 2D tens o QCaD. Há outros mas este parece o melhorzinho. Porém, não lê DWG. Experimenta este:

http://lx-viewer.sourceforge.net/

Há uma firma que usa o AutoCAD com o Wine:
http://www.architectafrica.com/bin0/news200411111_wine.html

Para quem tiver interessado aqui vai uma lista de programas de CAD:

http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html
http://www.linux.org/apps/all/Graphics/CAD/CAM.html

Eu tentei usar o BRL-CAD e o Graphite-One. Como era para desenhos de Engenharia o Graphite-One parecia o mais indicado. Mas a verdade é que em LINUX aquilo nem se aproxima de um SolidWorks ou de Inventor. :( Vi os vídeos e entusiasmei-me mas aquilo é tudo em Windows. Em Linux é tudo muito arcaico. Parece um programa com 10 anos. Mas acredito que com tempo se consiga fazer o mesmo que se faz noutros programas. So que eu não tinha esse tempo.

Para arquitectura parece que há mais opções:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=141735

Espero que ajude.

CAELinux

CAELinux

Já que estou com o "mão na massa" :-D

Na minha busca por programas de engenharia para Linux dei de caras com duas listas. Uma com programas gerais de Ciência:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuScience

E um fórum com algumas dicas para Engenheiros:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=111216

Mas o melhor de tudo deixei para o fim. Quem daqui é Engenheiro ou estuda engenharia sabe que os programas são geralmente caros, muito específicos e com poucas alternativas. E se eu vos dissesse que existe um compilação GRÁTIS, sim GRÁTIS (já pareço vendedor [:p]), com uma colecção de programas de Engenharia? E nem sequer é preciso ter Linux?

Trata-se de um LiveDVD baseado num distribuição LINUX (PcLinuxOs .93) com um conjunto de programas rotulados de computer aided engineering.

Chama-se CAELinux e deixo aqui algumas features e Screenshots:

Features
  • CAELinux is a LiveDVD Linux distribution based on PcLinuxOs .93 (linux kernel 2.6.17): a user-friendly live Linux distribution, with enhanced hardware detection and a very simple & efficient hard disk installer.
  • Contains the following CAE softwares:
    • Pre-post processors, CAD: Salome v3.2.2, GMSH 2, Paraview, XMGrace, CGX, QCad, gCad3D, GraphiteOne, Blender, BRL-CAD
    • FE solvers: Code_Aster v9.0, Elmer 4.0, Tochnog, Calculix 1.6, Impact 0.72, getDP
    • CFD: OpenFOAM v1.2, OpenFlower, Gerris flow solver (updated)
    • Multibody dyn. : MBDyn, EasyAnim
    • Mathematics: GNU Octave, Scilab, XMaxima, SciPy
  • Is provided with tutorials, videos & examples to start learning how to use the included open-source softwares for realistic FE simulation
  • This new release includes ready-to-install packages for SMP/4Gb kernels and 3D accelerated video drivers for ATI & NVidia cards.
  • Available in two versions:
    • a LiveDVD ISO image to boot or install the preconfigured Linux environment with optimum performance
    • a VMWare virtual machine to use CAELinux environment directly from your current OS (Windows or Linux OS)
Overview of CAELinux interface

(here in Salomé Post-Pro module)
caelinux.jpg

Thermo-mechanics: deformations & thermal stresses in a load sensor

depl-stressb.png

Modal analysis: modal analysis of a motorcycle's rear suspension

modesb.png

CAELinux Desktop

contact1-s.jpg

Advanced Analysis

Modal analysis of a composite F1 front wing

modal1-s.jpg

Plastic deformations of a steel component

palsticity1-s.jpg

Thermomechanical deformation analysis

thermomeca1-s.jpg
thermomeca3-s.jpg

Agora que o curso está quase feito vou-me treinar neste tipo de software porque nunca se sabe quando for preciso usar e nem todas as empresas têm disponíveis este tipo de software super caro. Só para terem uma ideia, usei este ano um software de CFD ( o Fluent) que uma licença para a faculdade (limitada a apenas algumas pessoas!! custa cerca de 25000€ anuais!! :eek:

Boas, alguém sabe como pôr a net da TMN a trabalhar, modem ZTE (preto)?

E já agora, como fazer com que seja possível carregar no botão do meio do rato (roda) e depois andar para cima e para baixo, como se faz no Windows?

E já agora, como fazer com que seja possível carregar no botão do meio do rato (roda) e depois andar para cima e para baixo, como se faz no Windows?

Abre um terminal e escreve "sudo pppoeconf" e vê o que dá.

Quanto ao botão do meio do rato e scrolling, penso que em Linux depende da aplicação. Por exemplo, eu uso mais isso no browser, e no firefox, para activar, vais a edit->preferences->advanced->use autoscrolling. No Openoffice, vais a Tools->Options ->View->Mouse->Middle Mouse Button-> Automatic Scrolling. No Office 2003 a correr em crossover, nem é preciso nada. Agora no desktop, não sei como se muda. Mas o butão do meio tem uma função muito útil, que é fazer paste de texto seleccionado noutra parte, mesmo sem ser preciso copiar para o clipboard, o que é bastante prático. Lá está, é diferente.

tenho o modem USB branco a funcionar mas Kanguru...

vê lá se este guia te ajuda: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Kanguru/Placa_USB_HUAWEI

desde que o modem seja detectado como tal e saibas em que porta USB está acho que não deves ter nenhuns problemas.

Abre um terminal e escreve "sudo pppoeconf" e vê o que dá.

Quanto ao botão do meio do rato e scrolling, penso que em Linux depende da aplicação. Por exemplo, eu uso mais isso no browser, e no firefox, para activar, vais a edit->preferences->advanced->use autoscrolling. No Openoffice, vais a Tools->Options ->View->Mouse->Middle Mouse Button-> Automatic Scrolling. No Office 2003 a correr em crossover, nem é preciso nada. Agora no desktop, não sei como se muda. Mas o butão do meio tem uma função muito útil, que é fazer paste de texto seleccionado noutra parte, mesmo sem ser preciso copiar para o clipboard, o que é bastante prático. Lá está, é diferente.

Obrigado, infelizmente, não tenho aqui o modem :( vai ter que ficar para mais tarde...

E uma coisa, é possível usar os pacotes mais recentes do software? Tipo "actualizações quase todos os dias", versões em desenvolvimento? Tenho o 7.04 e queria o pidgin (mais recente, presumo) em vez do GAIM...

E uma coisa, é possível usar os pacotes mais recentes do software? Tipo "actualizações quase todos os dias", versões em desenvolvimento? Tenho o 7.04 e queria o pidgin (mais recente, presumo) em vez do GAIM...

Possível, é não quer dizer que seja sempre aconselhável. Os pacotes mais recentes são quase sempre muito instáveis. O Ubuntu, já de si é uma distro que é actualizada cada 6 meses...

Ou inseres uns repositórios que sejam constantemente actualizados com versões de desenvolvimento (como era o Beryl, e agora o Compiz Fusion), que fazem updates quase diários, ou então usas versões SVN ou GIT, que também não te sei bem explicar como funcionam. Deixo isso para os experts [;)]

Uma ou outra versão que sai mais actualizada, e que tenha um pacote debian, pode simplesmente instalar com um duplo click, ou então compilar do código fonte.

Já vi noutro tópico o teu problema: chama-se ATI X700.

1º: O Beryl, ainda que descontinuado, nunca passou de software beta: instável. O Feisty vem com o compiz 0.3.6 incluido, que é uma versão estável, basta fazer "enable desktop effects". Claro que não tem nem 10% dos efeitos do Beryl, mas já enche o olho, e mais do que o Aero do vista.

2º: Ati e Linux combinam mal. Os drivers open-source são uma salada de grelos, e os drivers proprietários (feitos pela ATI) também não são melhores. Nem sequer suportam AIGLX, necessário para correr o compiz/beryl, tem que se instalar o XGL primeiro. 3D e Linux, ou Nvidia, que tem drivers proprietários com uma qualidade à altura dos do Windows, ou Intel integradas, que têm drivers open-source bastante estáveis.

Experimenta lá desinstalar o Beryl, e vês que os problemas de estabilidade vão embora.

1º: O Beryl, ainda que descontinuado, nunca passou de software beta: instável. O Feisty vem com o compiz 0.3.6 incluido, que é uma versão estável, basta fazer "enable desktop effects". Claro que não tem nem 10% dos efeitos do Beryl, mas já enche o olho, e mais do que o Aero do vista.

2º: Ati e Linux combinam mal. Os drivers open-source são uma salada de grelos, e os drivers proprietários (feitos pela ATI) também não são melhores. Nem sequer suportam AIGLX, necessário para correr o compiz/beryl, tem que se instalar o XGL primeiro. 3D e Linux, ou Nvidia, que tem drivers proprietários com uma qualidade à altura dos do Windows, ou Intel integradas, que têm drivers open-source bastante estáveis.

Experimenta lá desinstalar o Beryl, e vês que os problemas de estabilidade vão embora.

Pois, foi o que notei, voltei ao render normal e metacity e ja nao encrava tanto...

lol tenho um portatil com uma x700 e rula beryl na boa apr:) sem encraves nem craxes [;)]

Já alguém experimentou o 7.10 (Gutsy Gibbon)? Instalei ontem a versão alfa 5 numa máquina virtual e de facto cada vez mais o Ubuntu está melhor. Finalmente um utilitário para configurar o(s) monitor(es) e placa gráfica, um motor de busca no desktop, configuração do desktop mais fácil, software actualizado e um novo utilitário de detecção e instalação de impressoras que instala os drivers automaticamente.

Se esta é uma versão alfa, imagino a final!

Já alguém experimentou o 7.10 (Gutsy Gibbon)? Instalei ontem a versão alfa 5 numa máquina virtual e de facto cada vez mais o Ubuntu está melhor. Finalmente um utilitário para configurar o(s) monitor(es) e placa gráfica, um motor de busca no desktop, configuração do desktop mais fácil, software actualizado e um novo utilitário de detecção e instalação de impressoras que instala os drivers automaticamente.

Se esta é uma versão alfa, imagino a final!

Ainda não experimentei mas acredito que venha espectacular. Cada vez mais acredito que é o SO do futuro.

Ontem fui à FEUP e o rumor confirma-se. Agora, além do XP e em dual-boot, UBUNTU FEUP Edition [;)]

Dantes havia o Slackware mas a adesão não era grande. Apenas os entusiastas do Linux. Parece que vai haver umas "sugestões" quer aos alunos mas também aos professores para usarem esta versão que está disponível como download num LiveCD. Mas a inércia é muita. Espero que tenha sucesso porque a UP em licenças Microsoft deve gastar balúrdios [8b]

Alguém aqui já usou o Wine?
Eu preciso de algum programa que leia DWG. Para Linux não conheço nenhum. Conheço o FelixCAD LT que é grátis para Windows.
Pensei usar o Wine. Mas quando tento utilizar o FCad, "crasha".

Fazes wine e corres o exe instalado no teu Windows?

Se sim, tenta instala-lo Linux, i.e. saca o instalador e instala no Linux...

Voltar
Superior