O tópico do linux

Minha placa é uma ATI X700...Já em windows é uma bodega...Não há driver updates...Só através de um "desvio"...Estive a ler e pelo que parece são as próprias companhias de portáteis que não deixam...Neste caso a ASUS é uma bodega então...
Já tentei varias maneiras (lendo pelos forums) e visto que sou noob nestas andanças, o que eu tenho ganho até agora é um Format / e install outra vez...A cena do "vesa" não tentei porque já houve pelo menos a uma pessoa que não resultou...

Antes de aplicar os drivers restritos, ele pede para instalar um pacote qualquer que já não me lembro (qualquer coisa começada por xfgl??) e já dá barraca por aí...Nem é preciso instalar os drivers da ATI para ter black screen no login....

Espero que se lembrem da X700 nos novos drivers ou mando mail aos gajos a chamar-lhes nomes!!!

Já deu para perceber que estou mesmo fdd com a ATI!

Quem tem ATI é ter calma.. A AMD está comprometida em fazer drivers open source de grande qualidade, para responder à popularidade da Intel entre o pessoal do Linux.

Dentro de algum tempo as ATI deverão funcionar em grande estilo em Linux.

O driver que está para sair este mês parece que já é fabuloso.

Minha placa é uma ATI X700...Já em windows é uma bodega...Não há driver updates...Só através de um "desvio"...Estive a ler e pelo que parece são as próprias companhias de portáteis que não deixam...Neste caso a ASUS é uma bodega então...
Já tentei varias maneiras (lendo pelos forums) e visto que sou noob nestas andanças, o que eu tenho ganho até agora é um Format / e install outra vez...A cena do "vesa" não tentei porque já houve pelo menos a uma pessoa que não resultou...

Antes de aplicar os drivers restritos, ele pede para instalar um pacote qualquer que já não me lembro (qualquer coisa começada por xfgl??) e já dá barraca por aí...Nem é preciso instalar os drivers da ATI para ter black screen no login....

Espero que se lembrem da X700 nos novos drivers ou mando mail aos gajos a chamar-lhes nomes!!!

Já deu para perceber que estou mesmo fdd com a ATI!

Viva. Tou a ver que isso com a X700 tá complicado. Por aqui tá a funcionar. O que se passa?
O problema com o ecrâ preto é normalmente por causa do ecrâ. Experimenta o seguinte:

Com ecrâ preto no login, faz:
CTRL+ALT+F1 (ficarás na linha de comando)
login como root
vim /etc/X11/xorg.conf
Vai até à secção "Monitor" e acrecenta, Option "Monitor layout" "LVDS,AUTO"
depois de alterado reiniciar o sistema, shutdown -r now

Para uso rápido com o vim:
(INSERT para inserir/alterar o ficheiro - no fim INSERT novamente e ESC - De seguida :wq! para sair e gravar )

A ver se isto ajuda alguma coisa.

Cumprimentos

Eu acho que me estoira tudo mesmo, porque já tentei várias vezes crt+alt+F1 e continua preto...E não sou o único a acontecer isso, já vi casos iguais no fórum Ubuntu...

Eu acho que me estoira tudo mesmo, porque já tentei várias vezes crt+alt+F1 e continua preto...E não sou o único a acontecer isso, já vi casos iguais no fórum Ubuntu...

Não há problema. Faz boot em "failsafe", e já consegues tentar o que te disse.

Cumprimentos

Ao menos sê justo, isso cheira a drivers ATI, que como é óbvio, não é só da responsabilidade da Ubuntu... a ATI deixa muuito a desejar em suporte a outros OS... e uma distro não pode andar a reboque de rivers "proprietáios"...

Ao menos sê justo, isso cheira a drivers ATI, que como é óbvio, não é só da responsabilidade da Ubuntu... a ATI deixa muuito a desejar em suporte a outros OS... e uma distro não pode andar a reboque de rivers "proprietáios"...

A minha Ati 9800SE All-in-wonder no Linux (Mandriva) desde 2005 sempre se instalou 5 estrelas e à primeira e no caso dos efeitos sempre a funcionar sem espinhas

Não percebi...Onde pus as culpas na distro??

Voltei a tentar o upgrade e já estou no 7.10...Mas ainda não ganhei coragem para mexer nos drivers da ATI...Acho que vou esperar pelos tais drivers :sh)

Eu estou com 1280x800 sem os drivers da ATI, e sem problemas nas fontes e tudo isso. O problema acontece quando ligo os drivers restritos. O gajo pede para iniciar e acabou...black screen of death

Ou seja, não tenho as features da placa gráfica a funcionar em pleno...Não há cá cubos e efeitos especiais nem AWN...

Um problema que dei conta agora, é o bright do ecran...Mudo e passado pouco tempo volta ao máximo, ou então basta reiniciar e já está no máximo novamente...E o driver ALSA também não funciona...

Podes-me explicar melhor como funciona?

Pá, deixa de ser preguiçoso! [:)]
Se quiseres, até te ofereço um CD do Ubuntu... ou saca-o da net. Gravas, deixas correr pelo CD, e podes brincar à vontade, que não grava nada no teu disco duro. Se gostares, clicas no ícone para instalar. Senão, podes brincar à vontade.

Se queres correr linux dentro do Windows, usa o VMWare.

Ja agora, vê o Paipix, uma distribuição live em português... tem os modems USB da TMN/Vodafone/kanguru configurados e tudo!

Eu estou com 1280x800 sem os drivers da ATI, e sem problemas nas fontes e tudo isso. O problema acontece quando ligo os drivers restritos. O gajo pede para iniciar e acabou...black screen of death

Ou seja, não tenho as features da placa gráfica a funcionar em pleno...Não há cá cubos e efeitos especiais nem AWN...

Um problema que dei conta agora, é o bright do ecran...Mudo e passado pouco tempo volta ao máximo, ou então basta reiniciar e já está no máximo novamente...E o driver ALSA também não funciona...

experimenta instalar (no synaptic) o xgl server antes de reiniciares com o drivers activos. O xgl actualmente funciona melhor com os drivers ati do que o aiglx.

experimenta instalar (no synaptic) o xgl server antes de reiniciares com o drivers activos. O xgl actualmente funciona melhor com os drivers ati do que o aiglx.

Já fiz isso, e deu ecrã preto. Até porque para activar os drivers proprietários ele pede para instalar primeiro o xgl-server.[8b]

Back