O tópico do linux

Estranho. É que a placa é semelhante à minha, por isso problema de drivers não é.

Agora de facto a minha está instalada em /dev/video0, não sei porquê. Tens mais algum hardware de captura de vídeo? Nesta altura é que era bom que os gurus do linux entrassem para um bocadinho de magia na linha de comandos... :sh)

Não tenho mais nenhuma a fazer captura de video. Só se for a placa gráfica.

Pois, tens qualquer coisa instalada como video0.
Não faço qualquer ideia se vai resultar, mas...
Tens que iniciar o nautilus (o explorador de ficheiros) em modo root. Carrega em alt+f2 e escreve "gksu nautilus".

Agora vai a /dev, muda o nome a video0 para outra coisa qualquer. Carrega com o butão direito em video1 e selecciona make link. Deve-te aparecer um ficheiro chamado "link to video1". Muda o nome a esse ficheiro para video0. Vê o que acontece no TVtime.

Tens que iniciar o nautilus (o explorador de ficheiros) em modo root. Carrega em alt+f2 e escreve "gksu nautilus".

Agora vai a /dev, muda o nome a video0 para outra coisa qualquer. Carrega com o butão direito em video1 e selecciona make link. Deve-te aparecer um ficheiro chamado "link to video1". Muda o nome a esse ficheiro para video0. Vê o que acontece no TVtime.

"item could not be renamed"

Avant, o problema ficou resolvido... Como sou teimoso fui pesquisar e fiz uns testes... a webcam é que tinha ficado com o video0 (apesar de nao estar a ser usada no ubuntu). Desliguei a webcam e já tou a fazer scan de canais neste momento.

Obrigado pelo tempo e pela paciência :)

Já tenho aqui o DVD do Suse para instalar.

Ao criar a partição para a instalação do suse, qual o tamanho mínimo que esta deve ter? 10Gbytes? 15Gbytes?

A minha recomendação é: 10GB de partição principal (/), 5GB de swap, e o restante para o "/home". Isto, porque os 10GB já devem chegar para instalar tudo o que vem no DVD e mais qualquer coisa que queiras instalar posteriormente (e menos que comeces a instalar jogos à maluca[;)]). A razão de reservar a parte de leão para "/home" é porque é onde ficarão todos os ficheiros relativos a todos os utilizadores (desde todo o tipo de documentos e trabalhos, a música e videos, se for o caso), e quando quiseres actualizar o sistema (mesmo que queiras mudar de distribuíção), basta manter esta partição intacta, que não arriscas perder nada que realmente te interesse. Já agora, a dica serve para qualquer distribuição, e acrescento que, se tiveres a possibilidade, é preferível colocar a partição de swap numa drive à parte, para aumentar o desempenho.[:cool:]

5GB de swap não é um exagero? Eu acho que 2 chega muito bem para isso..

Tudo depende da memória física e das exigências (a regra, é ter 2x e meia a quantidade de RAM). Mas, uma vez que se trata de uma partição, e não de um ficheiro no fs principal (a la Windows), convém criar a mais, que arriscar a que falte mais tarde.[;)]

Tudo depende da memória física e das exigências (a regra, é ter 2x e meia a quantidade de RAM). Mas, uma vez que se trata de uma partição, e não de um ficheiro no fs principal (a la Windows), convém criar a mais, que arriscar a que falte mais tarde.[;)]

2x chega e sobra. 2.5x é exagero, principalmente se for para uso pessoal e para "brincar" [;)]

Entao se eu tiver 4GB de ram meto 10GB de swap? Não faz sentido desculpa lá, 2GB é o ideal, quanto muito 3 já a exagerar mesmo muito! Essa regra é para pessoal que tem 256Mg de ram ou 512, porque a RAM que eles têm realmente não é suficiente e a swap é extremamente necessária nesses casos!

Mas quem é que dise que era "para brincar"?[:p]

Mesmo que não seja, 1.5x ou 2x chega perfeitamente para não haver problemas.

Entao se eu tiver 4GB de ram meto 10GB de swap? Não faz sentido desculpa lá, 2GB é o ideal, quanto muito 3 já a exagerar mesmo muito! Essa regra é para pessoal que tem 256Mg de ram ou 512, porque a RAM que eles têm realmente não é suficiente e a swap é extremamente necessária nesses casos!

Com 4GB recomenda-se 4GB, 5GB ou 6GB [:p]

Essas regras derivam do tempo em que a memoria era o bootleneck do sistemas operativos. Agora com a quantidade de memoria que os computadores e com o preco das mesmas nao existe essa necessidade. Excepcao seja feita ao vista...:P

Última edição:

Claro que faz sentido! Mais uma vez, depende é das necessidades.

Dizes que usas 4GB de RAM. Dependendo das necessidades, podes nem nunca os usar por completo. Nesse caso, nem faz sentido ter partição de swap (o sistema até fica mais rápido). Se, pelo contrário, compraste os 4GB por necessidade, se calhar, já precisas de bastante swap (se trabalhas em edição de imagem ou de video, por ex.). Mas a questão é ter um sistema que possacrescer de acordo com as necessidades (da mesma forma que podemos acrescentar mais memória num PC, se necessitarmos mais tarde), de forma a evitar reinstalar tudo. Obviamente, trata-se de uma opção como qualquer outra. Cada qual, sabe de si.[;)]

Essas regras derivam do tempo em que a memoria era o bootleneck do sistemas operativos. Agora com a quantidade de memoria que os computadores e com o preco das mesmasem nao existe essa necessidade. Excepcao seja feita ao vista...:P

Volto a dizer: independentemente do SO, há ocasiões em que necessitas de facto de mais memória (não quer dizer que seja necessariamente o teu caso actualmente). Essa afirmação, já faz lembrar um tal de William Gates, quando disse que 640Kb seriam mais que suficientes para qualquer um...:rolleyes:

Claro que faz sentido! Mais uma vez, depende é das necessidades.

Dizes que usas 4GB de RAM. Dependendo das necessidades, podes nem nunca os usar por completo. Nesse caso, nem faz sentido ter partição de swap (o sistema até fica mais rápido). Se, pelo contrário, compraste os 4GB por necessidade, se calhar, já precisas de bastante swap (se trabalhas em edição de imagem ou de video, por ex.). Mas a questão é ter um sistema que possacrescer de acordo com as necessidades (da mesma forma que podemos acrescentar mais memória num PC, se necessitarmos mais tarde), de forma a evitar reinstalar tudo. Obviamente, trata-se de uma opção como qualquer outra. Cada qual, sabe de si.[;)]

Então em vez de dizer que ele devia por 5GB devias ter dito isso também! [:p][;)]

Voltar
Superior