O tópico do linux

Ontem estive a espreitar as opções de instalação daquilo e fiquei com algumas dúvidas:

- Aquilo de escolher o espaço, como é que decido isso? Basicamente quero só o Linux para a net.

- Vai criar alguma partição?

- Se depois quiser desinstalar o Kubuntu, como é que faço?

- Se ficar a tal partição, como é que volto a meter o disco como estava?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Quando começares a instalar vão-te aparecendo uns quadros com perguntas e tu vais escolhendo, quando chegar á partição, ou escolhes instalar lado a lado ou então vê as outras opções, isso está tudo no mesmo quadro aquilo só se vê quando instala e não me ficou na memoria, mas tenho a certeza que podes escolher o tamanho e é só arrastares um cursor para que se processe tudo.
Cria-se uma partição ou duas, ou até mais.
Mas o basico bastam duas partições / e swap
Linux para net 10 gb devem chegar ele instalado deve gastar 4,5 gb +- o resto do espaço fica para segurança, upgrades e updates.
Para desinstalar, basta apagares ou formatares aquela partição.
Eu no inicio quando adoptei o sistema Gnu/Linux quando era para apagar, ex o windows instalava de novo o linux sozinho e ficava o disco sem partilha ou recortado em multiplas partições.

Tal como disse ficando a partição podes apaga-la e passar para um formato que o windows possa ler e assim usá-la, mas para ficar tudo limpo e bonito, só mesmo reinstalando o windows e ficas com uma unica partição continua.

Melhor que palavras o video demonstra melhor, mais simples que isto é impossivel.

Este tutorial é válido para qualquer versão ubuntu.
Até mostra como depois se pode escolher arrancar com ubuntu ou com windows.

Última edição:
Obrigado pela dica. Eu já fiz isso, mas aquilo só me dava para correr o Linux para experimentar. E quando saía (shutdown) tudo o que tinha instalado desaparecia... Também te acontece o mesmo?
Sim, no meu caso nunca guardo porque me pede para fazer partições.
Mas como não percebo do assunto e não quero fazer asneira saio sem guardar

Aspecto do meu com Linux puppy:

Foto0661.jpg

Para aceder à net aparecem-me estas informações:

Foto0660.jpg

Foto0662.jpg

Para configurar um Router SMC que tenho cá é complicado? É que aparece a info que está ligado o router mas não consigo ligar a net.
Não sei como configurar, nem se é algo mais fácil de configurar que no windows.

É que é para configurar para a wireless que apanho de borla, mas no windows dizem-me que é complicado: que tem que estar alguém a ver o router e outra pessoa no computador a configurar

Bem, acho que terminei a minha pesquisa do software no Software Centre.
Finalmente acho que tenho tudo o que preciso tal como tinha em Windows.

* 7-Zip
* Passafe
* Xfburn
* Youtube to MP3
* Libre Office
* All Video Downloader
* Asunder CD Ripper
* Maps
* plugins de flash, mp3 e outros
* para o IPod ainda ando a pensar em qual instalar mas será o Rhythmbox ou o Clementine

Por enquanto acho que não me falta nada.....

Quando começares a instalar vão-te aparecendo uns quadros com perguntas e tu vais escolhendo, quando chegar á partição, ou escolhes instalar lado a lado ou então vê as outras opções, isso está tudo no mesmo quadro aquilo só se vê quando instala e não me ficou na memoria, mas tenho a certeza que podes escolher o tamanho e é só arrastares um cursor para que se processe tudo.
Cria-se uma partição ou duas, ou até mais.
Mas o basico bastam duas partições / e swap
Linux para net 10 gb devem chegar ele instalado deve gastar 4,5 gb +- o resto do espaço fica para segurança, upgrades e updates.
Para desinstalar, basta apagares ou formatares aquela partição.
Eu no inicio quando adoptei o sistema Gnu/Linux quando era para apagar, ex o windows instalava de novo o linux sozinho e ficava o disco sem partilha ou recortado em multiplas partições.

Tal como disse ficando a partição podes apaga-la e passar para um formato que o windows possa ler e assim usá-la, mas para ficar tudo limpo e bonito, só mesmo reinstalando o windows e ficas com uma unica partição continua.

Melhor que palavras o video demonstra melhor, mais simples que isto é impossivel.

Este tutorial é válido para qualquer versão ubuntu.
Até mostra como depois se pode escolher arrancar com ubuntu ou com windows.

A parte da instalação já entendi, o que queria saber depois é como é que desinstalo e removo a partição que o Linux cria.

Obrigado.

Caros Amigos,

Quando ligo o PC (xubuntu) ele arranca logo o Mozilla
Já andei à procura e não encontro maneira de evitar que ele faça isso.....any ideas?

Obrigado!

Caros Amigos,

Quando ligo o PC (xubuntu) ele arranca logo o Mozilla
Já andei à procura e não encontro maneira de evitar que ele faça isso.....any ideas?

Obrigado!

O XFCE guarda algumas das aplicações que estão abertas quando se faz logout,
e depois abre-as quando se volta a fazer login.
Podes ir aos settings de sessão desactivar esse comportamento, se não te agradar,
ou então fecha as aplicações antes de fazer logout.

O XFCE guarda algumas das aplicações que estão abertas quando se faz logout,
e depois abre-as quando se volta a fazer login.
Podes ir aos settings de sessão desactivar esse comportamento, se não te agradar,
ou então fecha as aplicações antes de fazer logout.

Ok. Deve ter sido quando faltou a luz ontem.....o portátil ainda não tem bateria e como faltou a luz, puff.....

Thanks!![;)]

Para instalar o KUBUNTU e para que possa arrancar, tenho mesmo que desligar o secure boot (UEFI) ou não?

Não.
Tens é de instalar a VIRTUAL BOX como eu disse.
[;)]

Agora (mais) a sério:

1.
Não há razão nenhuma para instalares já isso em dual-boot. E é um gajo que diz ao pessoal
todo para apagar o Windows e instalar Linux, e que o Windows 8 é a maior porcaria que a MS
fez até hoje, que te está a dizer isto.

2.
Usa primeiro várias distribuições e ambientes (XFCE, KDE, etc.) de Linux em ambiente virtual.
Se vieres mesmo a gostar de usar uma versão, podes começar a pensar em dual-boot.

3.
Instala em dual-boot quando achares que podes viver com essa versão. Mas primeiro testa
com um LIVE-CD.

4.
Normalmente a ideia do Linux em dual-boot é quando se quer mesmo deixar ficar assim, sendo
que a partição com o Windows está lá apenas para o "desmame". Ou seja, quando a pessoa
pensa que ainda vai precisar do Windows.

5.
A certa altura irás verificar que nunca mais tens arrancado com o Windows. Nesse dia saberás
que já não queres dual-boot para nada, queres apenas Linux. Porque se um dia vieres a precisar
do Windows, poderás fazer o inverso (colocar o Windows dentro de uma máquina virtual no
Linux).

6.
Até ao momento em que até te esqueces que existe um sistema operativo chamado Windows.

Há meses que não mexo num Windows.
Nunca mexi num Windows 8, nem tão pouco num 7.
Vista só no computador da minha mulher.
O último Windows que usei foi o XP.
Estou livre! LIIIIIIVRE!!!
[kiss]

[:D]

Não.
Tens é de instalar a VIRTUAL BOX como eu disse.
[;)]

Agora (mais) a sério:

1.
Não há razão nenhuma para instalares já isso em dual-boot. E é um gajo que diz ao pessoal
todo para apagar o Windows e instalar Linux, e que o Windows 8 é a maior porcaria que a MS
fez até hoje, que te está a dizer isto.

2.
Usa primeiro várias distribuições e ambientes (XFCE, KDE, etc.) de Linux em ambiente virtual.
Se vieres mesmo a gostar de usar uma versão, podes começar a pensar em dual-boot.

3.
Instala em dual-boot quando achares que podes viver com essa versão. Mas primeiro testa
com um LIVE-CD.

4.
Normalmente a ideia do Linux em dual-boot é quando se quer mesmo deixar ficar assim, sendo
que a partição com o Windows está lá apenas para o "desmame". Ou seja, quando a pessoa
pensa que ainda vai precisar do Windows.

5.
A certa altura irás verificar que nunca mais tens arrancado com o Windows. Nesse dia saberás
que já não queres dual-boot para nada, queres apenas Linux. Porque se um dia vieres a precisar
do Windows, poderás fazer o inverso (colocar o Windows dentro de uma máquina virtual no
Linux).

6.
Até ao momento em que até te esqueces que existe um sistema operativo chamado Windows.

Há meses que não mexo num Windows.
Nunca mexi num Windows 8, nem tão pouco num 7.
Vista só no computador da minha mulher.
O último Windows que usei foi o XP.
Estou livre! LIIIIIIVRE!!!
[kiss]

[:D]

Gostei do KUBUNTU porque tem o layout semelhante ao do Windows. Por exemplo o UBUNTU tem as opções para minimizar e fechar do lado esquerdo e atrofiei logo com isso, parecia que estava a usar o rato do lado errado. E tem a barra lá em cima e não cá em baixo por exemplo. Se calhar vou ver o MINT também, caso tenha opção de experimentar sem instalar como o KUBUNTU.

Dentro do género, que aconselhas mais?

Gostei do KUBUNTU porque tem o layout semelhante ao do Windows. Por exemplo o UBUNTU tem as opções para minimizar e fechar do lado esquerdo e atrofiei logo com isso, parecia que estava a usar o rato do lado errado. E tem a barra lá em cima e não cá em baixo por exemplo. Se calhar vou ver o MINT também, caso tenha opção de experimentar sem instalar como o KUBUNTU.

Dentro do género, que aconselhas mais?

Eu prefiro XFCE (XUBUNTU), porque assim que passa o "encanto" dos efeitos visuais
é o que funciona mais rápido e permite uma boa configuração.

O KDE (KUBUNTU) é pesado demais para o meu gosto, e optaram por um conjunto de
soluções que me irrita profundamente (tanto quanto a Microsoft), sendo uma delas o
aborto que fizeram no desktop.

O UNITY (UBUNTU) é uma desgraça. Nem vale a pena falar. GNOME 3 idem.

Portanto, por ordem, o que eu gosto mais é:

1º- XFCE (Linux Mint com XFCE ou XUBUNTU)
2º- MATE (Linux Mint com MATE)

Podes também tentar o CINNAMON (Linux Mint com CINNAMON), que é o GNOME3
alterado de modo a não ser uma aberração.

Um problema comum do UNITY, CINNAMON e KDE é serem pesados. Consomem
muitos recursos. E eu prefiro deixar recursos para as aplicações que quero correr, e
não para o sistema operativo (cuja única razão de existir é correr aplicações).

Seja como for:

1- Podes mudar em qualquer altura o ambiente gráfico (XFCE, KDE, UNITY, MATE,
etc.) sem ter de instalar tudo de novo.
2- Ao contrário do Windows, os ambientes XFCE, MATE, KDE, etc. são altamente
configuráveis, pelo que podes mudar quase tudo ao teu gosto. Incluindo as barras, o
local onde aparecem os botões, e até quais é que aparecem.

Até há quem faça "clones" do ambiente Windows em Linux. Engana quase qualquer
um.

How to make Linux Mint 14/ 13 Cinnamon/ Mate look like Windows 7 - Linux Mint Community
How to make Ubuntu Linux look like Windows 7 | PCWorld

Sim, é verdade, o Linux bate o Windows aos pontos, até no próprio território do Windows.
[;)]

Eu prefiro XFCE (XUBUNTU), porque assim que passa o "encanto" dos efeitos visuais
é o que funciona mais rápido e permite uma boa configuração.

O KDE (KUBUNTU) é pesado demais para o meu gosto, e optaram por um conjunto de
soluções que me irrita profundamente (tanto quanto a Microsoft), sendo uma delas o
aborto que fizeram no desktop.

O UNITY (UBUNTU) é uma desgraça. Nem vale a pena falar. GNOME 3 idem.

Portanto, por ordem, o que eu gosto mais é:

1º- XFCE (Linux Mint com XFCE ou XUBUNTU)
2º- MATE (Linux Mint com MATE)

Podes também tentar o CINNAMON (Linux Mint com CINNAMON), que é o GNOME3
alterado de modo a não ser uma aberração.

Um problema comum do UNITY, CINNAMON e KDE é serem pesados. Consomem
muitos recursos. E eu prefiro deixar recursos para as aplicações que quero correr, e
não para o sistema operativo (cuja única razão de existir é correr aplicações).

Seja como for:

1- Podes mudar em qualquer altura o ambiente gráfico (XFCE, KDE, UNITY, MATE,
etc.) sem ter de instalar tudo de novo.
2- Ao contrário do Windows, os ambientes XFCE, MATE, KDE, etc. são altamente
configuráveis, pelo que podes mudar quase tudo ao teu gosto. Incluindo as barras, o
local onde aparecem os botões, e até quais é que aparecem.

Até há quem faça "clones" do ambiente Windows em Linux. Engana quase qualquer
um.

How to make Linux Mint 14/ 13 Cinnamon/ Mate look like Windows 7 - Linux Mint Community
How to make Ubuntu Linux look like Windows 7 | PCWorld

Sim, é verdade, o Linux bate o Windows aos pontos, até no próprio território do Windows.
[;)]

Estou a testar os Live e agora tenho o Mint com Cinnamom e gosto da forma que esta organizado.

Ps. Dai a falta de acentos.

Voltar
Superior