O tópico do linux

Uma vez que ainda não tens preferência sobre o ambiente gráfico, instala qualquer
um deles, e depois instala os 4 ambientes gráficos disponíveis. Vais ao menu, escolhes
SOFTWARE MANAGER, e mandas instalar o CINNAMON, MATE e KDE (se instalares
com o XFCE de origem).
Para mudar de ambiente, quando fizeres login, depois de indicares o username, quando
estiver a pedir a password, escolhe o ambiente que pretendes experimentar, e depois
colocas a password.

Instalei o Mint numa partição do disco onde está o ubuntu. O ambiente assemelha-se bastante ao Windows.

Ainda não explorei e estava aqui a ver outras coisas e o Mint entrou em savescreen. Achei piada às mudanças e não lhe mexi. Não é que apareceram as torradeiras voadoras, um savescreen inspirado numa aplicação do tempo do Windows 3.0? [:)] Não me lembro do nome, mas acho que ainda devo ter as disquetes algures [:D]

Gostei de relembrar o pormenor, só que as torradeiras tinham asas com penas e estas têm asas de avião LOL

Alguém me da uma luz de como instalar o Kali num MBP por oracle, VMware, paralels.

Sacas a .ISO e guardas no disco do MBP.
Instalas o Oracle VirtualBox.
Corres o programa.
Escolhes a opção de criar nova máquina virtual.
Indicas as especificações da máquina virtual:
- memória que queres
- tamanho do disco
- etc.
E indicas onde está o ficheiro .ISO que queres instalar.

Simples.

Instalei o Mint numa partição do disco onde está o ubuntu. O ambiente assemelha-se bastante ao Windows.

Ainda não explorei e estava aqui a ver outras coisas e o Mint entrou em savescreen. Achei piada às mudanças e não lhe mexi. Não é que apareceram as torradeiras voadoras, um savescreen inspirado numa aplicação do tempo do Windows 3.0? [:)] Não me lembro do nome, mas acho que ainda devo ter as disquetes algures [:D]

Gostei de relembrar o pormenor, só que as torradeiras tinham asas com penas e estas têm asas de avião LOL

Sim, o XFCE é muito simples. Tipo W95/98/XP.
Tem a vantagem de consumir muito poucos recursos (memória, CPU).
Por isso é bastante rápido.
É também bastante configurável.

Se quiseres algo com mais sumo, podes sempre instalar coisas como:
- cairo dock
- compiz
- conky
- etc.

Então aí a infecção alastrou-se do computador para o utilizador.
As alternativas são:
- Hospital
- Centro de Saúde
- Médico particular
[;)]

Gostei da tua resposta, mas também precisava mesmo de uma solução. Odeio o Skype, já antes de ser comprado pela MS, mas sou obrigado a usá-lo por causa dos meus mails serem hotmail, contacto por mensagem com colegas de trabalho e chamadas com amigos. Tenho tudo no ecossistema Live há muitos anos e não posso mudar agora para o gmail, infelizmente. Até gostava, porque ando a namorar os Chromebooks para trabalho, mas parecem-me muito incompletos sem internet (não tenho sempre), além da falta de drivers para conseguir usar a internet do iPhone por USB, ao passo que com os Android (naturalmente) funciona logo à primeira.

Gostei da tua resposta, mas também precisava mesmo de uma solução. Odeio o Skype, já antes de ser comprado pela MS, mas sou obrigado a usá-lo por causa dos meus mails serem hotmail, contacto por mensagem com colegas de trabalho e chamadas com amigos. Tenho tudo no ecossistema Live há muitos anos e não posso mudar agora para o gmail, infelizmente. Até gostava, porque ando a namorar os Chromebooks para trabalho, mas parecem-me muito incompletos sem internet (não tenho sempre), além da falta de drivers para conseguir usar a internet do iPhone por USB, ao passo que com os Android (naturalmente) funciona logo à primeira.

Desculpa, não percebi que estavas a falar a sério.
Sorry.

Eh pá, aí não há muito a fazer...
Ou seja, se todos aqueles com os quais contactam usam Skype, e não
usam mais nada, então só via Skype.

No meu caso é simples, quando alguém quer falar comigo via Skype, eu
digo logo: não uso Skype. Só Google Hangouts.

Se do outro lado for um casmurro como eu... melhor ainda: não falamos
um com o outro, e assim evitam-se discussões.

Quanto a "mudar" para o Gmail... até podes.

Se abrires uma conta de Gmail, podes parametrizar a conta para ir
ao outlook.com buscar os mails que lá estejam para dentro do Gmail.
E até podem ficar com uma tag/label a indicar que vieram de lá.

How to Migrate Email from Outlook.com to Gmail

Contactos, exportas de um lado, e importas do outro.

Idem para os calendários.

Eu tenho todos os meus contactos e calendários no Gmail, e uso isto em
todo o lado. No OS X, no Linux, no Android, etc. tenho tudo a sincronizar
com os calendários e contactos do Gmail. Ou seja, por mais computadores
que eu use, modifico de um lado, fica igual nos outros lados. Sem espinhas.

Por exemplo. Hoje de manhã estava numa reunião. Marquei a próxima
reunião no telemóvel (Android). Já está aqui no Thunderbird do Linux.
Quando chegar a casa já está também no Calendar do OS X. Simples e
reconhecido em qualquer plataforma e aplicação. Ainda não vi nenhuma
aplicação que não usasse os contactos do Google e os calendários do Google.

Ah! E são mesmo calendários no plural. Eu tenho cerca de meia-dúzia de
calendários na mesma conta. Um pessoal, um partilhado entre mim e a minha
mulher, outro para colegas de trabalho, etc.
E todas as aplicações permitem usar estes múltiplos calendários Google.

Desculpa, não percebi que estavas a falar a sério.
Sorry.

Eh pá, aí não há muito a fazer...
Ou seja, se todos aqueles com os quais contactam usam Skype, e não
usam mais nada, então só via Skype.

No meu caso é simples, quando alguém quer falar comigo via Skype, eu
digo logo: não uso Skype. Só Google Hangouts.

Se do outro lado for um casmurro como eu... melhor ainda: não falamos
um com o outro, e assim evitam-se discussões.

Quanto a "mudar" para o Gmail... até podes.

Se abrires uma conta de Gmail, podes parametrizar a conta para ir
ao outlook.com buscar os mails que lá estejam para dentro do Gmail.
E até podem ficar com uma tag/label a indicar que vieram de lá.

How to Migrate Email from Outlook.com to Gmail

Contactos, exportas de um lado, e importas do outro.

Idem para os calendários.

Eu tenho todos os meus contactos e calendários no Gmail, e uso isto em
todo o lado. No OS X, no Linux, no Android, etc. tenho tudo a sincronizar
com os calendários e contactos do Gmail. Ou seja, por mais computadores
que eu use, modifico de um lado, fica igual nos outros lados. Sem espinhas.

Por exemplo. Hoje de manhã estava numa reunião. Marquei a próxima
reunião no telemóvel (Android). Já está aqui no Thunderbird do Linux.
Quando chegar a casa já está também no Calendar do OS X. Simples e
reconhecido em qualquer plataforma e aplicação. Ainda não vi nenhuma
aplicação que não usasse os contactos do Google e os calendários do Google.

Ah! E são mesmo calendários no plural. Eu tenho cerca de meia-dúzia de
calendários na mesma conta. Um pessoal, um partilhado entre mim e a minha
mulher, outro para colegas de trabalho, etc.
E todas as aplicações permitem usar estes múltiplos calendários Google.

Pois, não há mesmo solução então. Só indo ao centro de saúde! [:D] Paciência, tenho mesmo de usar a porcaria do Skype... Enfim.

Quanto ao mail, já estive a ver disso e pode ser que um dia mais tarde mude... Se mudar de ideias e comprar mesmo um Chromebook, vou precisar de um Android para ter internet em todo o lado. [;)]

Sacas a .ISO e guardas no disco do MBP.
Instalas o Oracle VirtualBox.
Corres o programa.
Escolhes a opção de criar nova máquina virtual.
Indicas as especificações da máquina virtual:
- memória que queres
- tamanho do disco
- etc.
E indicas onde está o ficheiro .ISO que queres instalar.

Simples.

Obrigado Nuno pela luz.
Explica-me só, quando o oracle me pede para seleccionar o OS, ponho linux. Depois pede me versão, e aí tenho uma data e versoes linux desde da 2.2 ate a 2.6/3.x 64bit. Também arch linux, debian, eu saquei o kali do site Pt de noticias de tecnologia. e saquei o kali 1.0.6 64bit.
Experimentei o linux 2.6/3.x e deu me erro de instalação já a correr em maquina virtual.

Obrigado Nuno pela luz.
Explica-me só, quando o oracle me pede para seleccionar o OS, ponho linux. Depois pede me versão, e aí tenho uma data e versoes linux desde da 2.2 ate a 2.6/3.x 64bit. Também arch linux, debian, eu saquei o kali do site Pt de noticias de tecnologia. e saquei o kali 1.0.6 64bit.
Experimentei o linux 2.6/3.x e deu me erro de instalação já a correr em maquina virtual.

Isso é irrelevante.
Até pode colocar como Windows.

Essas escolhas só servem para:
- definir o ícone da VM
- dar valores por omissão de memória, disco, etc. que sejam adequados ao que vais instalar.

Se deu erro de instalação, então só vejo duas razões possíveis:
- Ficheiro ISO danificado
- Valores de configuração errados

Lê o texto COM ATENÇÃO (tem detalhes importantes no meio do texto):
How to install Kali Linux in Virtualbox : Step-By-Step guide. | kanishkas how to?

É que eu acho que é erro de configuração, nomeadamente:
It’s time to install Kali Linux. Before installing, go to settings > system. On the Processor tab, select Enable PAE/NXsetting. I will tell you why we did this later.

Seja como for, alguma razão para estares a instalar o Kali e não outro "mais melhor bom"?

Isso é irrelevante.
Até pode colocar como Windows.

Essas escolhas só servem para:
- definir o ícone da VM
- dar valores por omissão de memória, disco, etc. que sejam adequados ao que vais instalar.

Se deu erro de instalação, então só vejo duas razões possíveis:
- Ficheiro ISO danificado
- Valores de configuração errados

Lê o texto COM ATENÇÃO (tem detalhes importantes no meio do texto):
How to install Kali Linux in Virtualbox : Step-By-Step guide. | kanishkas how to?

É que eu acho que é erro de configuração, nomeadamente:

Seja como for, alguma razão para estares a instalar o Kali e não outro "mais melhor bom"?

Muito obrigado pela ajuda, ja esta a instalar.
Não tive o problema do PAE/NX, porque pelo que percebi é so em win, estou a instalar em OSX 10.9.

A razão do Kali e pura curiosidade por ser um sistema de teste a segurança pelo que consta na review do site de tecnologia PT.
Mas aceito sugestão doutro mais melhor bom.

Edit: isto de falar antes de terminar instalação. deu erro aos 61%, estava tudo a correr tão bem.

Muito obrigado pela ajuda, ja esta a instalar.
Não tive o problema do PAE/NX, porque pelo que percebi é so em win, estou a instalar em OSX 10.9.

A razão do Kali e pura curiosidade por ser um sistema de teste a segurança pelo que consta na review do site de tecnologia PT.
Mas aceito sugestão doutro mais melhor bom.

Edit: isto de falar antes de terminar instalação. deu erro aos 61%, estava tudo a correr tão bem.

Sinceramente, ainda bem que deu erro.
Instala mas é um LINUX MINT XFCE.
Essas ferramentas (nmap, etc.) estão disponíveis em todas as distribuições de Linux (ou quase
todas).

E isso do PAE/NX não tem nada a ver com o Windows.
Tem a ver com o Kali ter um kernel com PAE/NX.
Ou seja, não leste com atenção.

Já faz algum tempo que ando as voltas com o Linux e o que me fez começar a explorar a possibilidades do linux foi ele correr a partir de uma pen. Ultimamente tenho usado o Ubuntu Gnome montado em um pen que funciona muito bem para o uso que lhe dou e fui instalando algumas distros no PC a par com o windows para ir experimentando, mas nenhuma me cativou muito, até que resolvi seguir o conselho do Nuno e instalar o Mint Xfce e estou a gostar mesmo muito. Para já está instalado a par com o windows, mas cada vez tenho menos paciência para o windows.

Para já está com este aspecto.

VTfFMEg.png

Last edited:
Já faz algum tempo que ando as voltas com o Linux e o que me fez começar a explorar a possibilidades do linux foi ele correr a partir de uma pen. Ultimamente tenho usado o Ubuntu Gnome montado em um pen que funciona muito bem para o uso que lhe dou e foi instalando algumas distros no PC a par com o windows para ir experimentando, mas nenhuma me cativou muito, até que resolvi seguir o conselho do Nuno e instalar o Mint Xfce e estou a gostar mesmo muito. Para já está instalado a par com o windows, mas cada vez tenho menos paciência para o windows.

Para já está com este aspecto.

E um excelente aspecto, deixa-me que te diga.
apr:)

E sei precisamente o que sentes. Larguei o Windows precisamente porque
deixei de ter paciência. Neste momento vivo bem com o OS X e o Mint.
Consigo fazer tudo o que necessito, e sem chatices.

Eu cada vez que lá vou ao windows é para me chatear, principalmente pelo desempenho que o pc fica.

edti: consegui arranjar uma alternativa ao silverlight e que funciona com o meo go

Last edited:
E um excelente aspecto, deixa-me que te diga.
apr:)

E sei precisamente o que sentes. Larguei o Windows precisamente porque
deixei de ter paciência. Neste momento vivo bem com o OS X e o Mint.
Consigo fazer tudo o que necessito, e sem chatices.

Ainda hoje de manhã quando liguei o portátil a custa das actualizações da treta do Windows demorou uns 10 minutos a ficar operacional.

Back