O tópico do linux

Por acaso gostava de saber mexer no Conky mas preciso de tempo para isso e ultimamente com o workload que tenho levado para casa, não tenho mexido no meu portátil......ela é que o liga para ir ao facebook e aos sites das Zara's, Pandoras e afins....
E ela diz que gosta mais do Mint porque o ambiente de trabalho tem um ar mais limpo e organizado!
Tb diz que é mais rápido que o Win 7 que tem no trabalho mas isso deve ser da velocidade de net ser superior em casa do que no trabalho.

Sim, para fazer scripts de Conky é necessário aprender alguma coisa mais
complexa. Mas há muitos já feitos, e basta usar esses.

Como assim? ficheiros conky em que é só copy-paste para directoria do nosso computador?:sh)

Naaaaaaaa... isso dá muito trabalho.
Fazes do mesmo modo que para instalar programas. Ou seja, usas uma
aplicação onde escolhes o que queres, e ele trata disso.

Chama-se Conky Manager.
Conky Manager: A GUI For Managing Conky Configurations ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog

Podes ir ao SOFTWARE MANAGER e mandar instalar o Conky Manager. Deve estar
nos repositórios. E já com alguns scripts.

Naaaaaaaa... isso dá muito trabalho.
Fazes do mesmo modo que para instalar programas. Ou seja, usas uma
aplicação onde escolhes o que queres, e ele trata disso.

Chama-se Conky Manager.
Conky Manager: A GUI For Managing Conky Configurations ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog

Podes ir ao SOFTWARE MANAGER e mandar instalar o Conky Manager. Deve estar
nos repositórios. E já com alguns scripts.

O que eu ando a perder! Meti um coinky no meu portátil basicamente a ler um site a seguir os passos.........mas tinha um aspecto que metia dó......neste caso...DOS! Era o aspecto que tinha.[:vm)]
Mas consegui sozinho!!![:D]

Thanks![;)]

O que eu ando a perder! Meti um coinky no meu portátil basicamente a ler um site a seguir os passos.........mas tinha um aspecto que metia dó......neste caso...DOS! Era o aspecto que tinha.[:vm)]
Mas consegui sozinho!!![:D]

Thanks![;)]

Bem, esta serve para o PESSOAL TODO que vem do Windows para o Linux:

Têm de mudar o modo de pensar. Eu sei que é difícil, porque eu tive
exactamente o mesmo problema que vocês estão a sentir agora.

No Windows, pensa-se:
- Deixa-me ir à Internet procurar um programa que me resolva o problema,
para descarregar e instalar.

No Linux há que pensar de modo diferente:
- Deixa-me ir à Internet ver se já alguém encontrou uma solução para este
problema... E QUE ESTEJA DISPONÍVEL NO REPOSITÓRIO DA DISTRIBUIÇÃO.

Ao fim de algum tempo vão se habituando a que 99,999999% dos problemas
têm solução através do SOFTWARE MANAGER.
[;)]

Entretanto já instalei o linux Mint 16 XFCE.
Até agora estou agradavelmente surpreso, dá para personalizar, instalei logo uma barra que o user Nuno156 indicou num post atrás (Cairo-Dock) que acho muito boa mesmo, completa muito bem o ambiente de trabalho e tem logo vários atalhos. Pelo que percebi aquilo até pode substituir a barra padrão do Mint, mas por agora fico com as duas, uma em cima outra em baixo com opões diferentes.
Depois o PC que é velhote ficou logo com outra performance, estou a achar muita piada andar a mexer e explorar isto, de tal forma que nem pequei no portátil novo hoje[:D].

EDIT: Já agora uma coisa que notei ao instalar essa barra, por este link http://community.linuxmint.com/software/view/cairo-dock não ficou a funcionar, não aparecia. Instalando pela linha de comandos ficou a funcionar bem. Isso pode ter a ver pelo modo de instalação ou por ser aselha nisto ??

Last edited:
A bateria consegues comprar no EBAY.CO.UK.
Quanto ao SSD, deve ajudar.
Por outro lado, também podes experimentar o Linux Mint com XFCE.

Na sequência deste post no Tópico da Informática sou capaz de instalar hoje à noite.

Há uns tempos instalei o Mint (mas Cinnamon... não sabia a diferença[:D]) no netbook do meu irmão e nunca mais pegou no Win 7 Starter.

Vamos lá ver como corre por aqui. [;)]

Entretanto já instalei o linux Mint 16 XFCE.
Até agora estou agradavelmente surpreso, dá para personalizar, instalei logo uma barra que o user Nuno156 indicou num post atrás (Cairo-Dock) que acho muito boa mesmo, completa muito bem o ambiente de trabalho e tem logo vários atalhos. Pelo que percebi aquilo até pode substituir a barra padrão do Mint, mas por agora fico com as duas, uma em cima outra em baixo com opões diferentes.
Depois o PC que é velhote ficou logo com outra performance, estou a achar muita piada andar a mexer e explorar isto, de tal forma que nem pequei no portátil novo hoje[:D].

EDIT: Já agora uma coisa que notei ao instalar essa barra, por este link http://community.linuxmint.com/software/view/cairo-dock não ficou a funcionar, não aparecia. Instalando pela linha de comandos ficou a funcionar bem. Isso pode ter a ver pelo modo de instalação ou por ser aselha nisto ??

Tem a ver com o modo de instalação.

Se reparares, já repeti várias vezes neste tópico (a última das quais no post imediatamente
antes do teu), que EXCEPTO raríssimas ocasiões (0,000000000001%), NUNCA, mas mesmo
NUNCA (tirando as excepções), se instala nada de fora dos repositórios da distribuição.

Aquilo que custa mais uma pessoa habituar-se, quando vem do Windows para o Linux
(aconteceu-me também), é a NÃO ir à net sacar coisas. Pode procurar na Internet, mas
depois usa o SOFTWARE MANAGER (ou o SYNAPTIC PACKAGE MANAGER, ou o APT-GET)
para ir buscar e instalar o que for necessário dos repositórios da distribuição.

Violar esta regra, a menos que se saiba bem o que se está a fazer, é meio caminho andado
para a desgraça.

Algumas excepções seguras, é o GOOGLE CHROME, e outros programas que usem também
repositórios. Isto significa que quando se instala o GOOGLE CHROME, essa instalação
adiciona um repositório ao sistema. Assim, todas as actualizações são verificadas e tratadas
automaticamente, como qualquer outra aplicação que venha do repositório. Permite
tratar correctamente as dependências de outro software, e permite desinstalar e actualizar
correctamente.

Não tenho muito tempo mas já dá para perceber que o potencial de personalização é vasto!

Screenshot_23_01_2014_23_04_51.png

Tem a ver com o modo de instalação.

Se reparares, já repeti várias vezes neste tópico (a última das quais no post imediatamente
antes do teu), que EXCEPTO raríssimas ocasiões (0,000000000001%), NUNCA, mas mesmo
NUNCA (tirando as excepções), se instala nada de fora dos repositórios da distribuição.

Aquilo que custa mais uma pessoa habituar-se, quando vem do Windows para o Linux
(aconteceu-me também), é a NÃO ir à net sacar coisas. Pode procurar na Internet, mas
depois usa o SOFTWARE MANAGER (ou o SYNAPTIC PACKAGE MANAGER, ou o APT-GET)
para ir buscar e instalar o que for necessário dos repositórios da distribuição.

Violar esta regra, a menos que se saiba bem o que se está a fazer, é meio caminho andado
para a desgraça.

Algumas excepções seguras, é o GOOGLE CHROME, e outros programas que usem também
repositórios. Isto significa que quando se instala o GOOGLE CHROME, essa instalação
adiciona um repositório ao sistema. Assim, todas as actualizações são verificadas e tratadas
automaticamente, como qualquer outra aplicação que venha do repositório. Permite
tratar correctamente as dependências de outro software, e permite desinstalar e actualizar
correctamente.

Eu reparei nesse post, mas quando abri o link pareceu-me fidedigno. Parecia uma coisa quase oficial do linux mint então instalei. Não funcionou, desinstalei e voltei a instalar pela linha de comandos. Mas pronto já não volto a repetir, é do habito com o Windows.

Eu reparei nesse post, mas quando abri o link pareceu-me fidedigno. Parecia uma coisa quase oficial do linux mint então instalei. Não funcionou, desinstalei e voltei a instalar pela linha de comandos. Mas pronto já não volto a repetir, é do habito com o Windows.

Sim, é fidedigno.
O problema é que o que funciona com uma versão pode não funcionar com outra.
Aliás, até mesmo dentro da mesma versão poderá não funcionar, porque as
versões têm actualizações, e as dependências e/ou nomes dos packages podem
ser diferentes.

E sim, eu sei que o hábito do Windows é difícil de largar. Estraguei muitas instalações
no início porque "inventei" demais. O ideal é usar sempre o que está no repositório.
Não estando, é necessário ter muito cuidado.

Não tenho muito tempo mas já dá para perceber que o potencial de personalização é vasto!

[;)]

Mas aquilo que eu mais gosto no Linux nem é isso (falta de tempo e de jeito).
O que eu mais gosto é a simplicidade de ter aplicações para tudo sem problemas
de incompatibilidades (está tudo nos repositórios), e de o sistema estar sempre
à disposição quando é necessário. Para quem usa um sistema para trabalhar isto
é primordial.

Mac OS X e Linux dão-me o que preciso: paz de espírito.
O Windows deixava-me tenso.
Antes de abandonar o Windows de vez, ficava cheio de stress só de pensar que
tinha de ligar o computador para lá ir fazer qualquer coisa.

Ainda ontem estava a trabalhar, e ouvia a conversa numa outra sala onde tinham
recebido computadores novos:
- "Se calhar isto é por ser Windows 8 que a aplicação não funciona. Vou ter de
usar o antigo."
Chega a gestora dessa pessoa, a perguntar porque é que o trabalho ainda não
está pronto:
- "Isto não está a funcionar no Windows 8."
Gestora:
- "Deixa estar, faço eu. Vou juntar às outras 40 que tenho para fazer. Assim não
tenho tempo para dormir."

Enfim...
Já me libertei desse stress.
[:cool:]

Tens de ver que também linux não é um mar de rosas, dependente da utilização pode não haver apps "profissionais" que não funcionam em linux.
O linux do antigamente não era pêra doce, não era para um utilizador comum (aquele dos clicks e já está) nesse aspecto podemos dar os parabéns a canonical com o ubuntu e veio a mudar essa ideia. Depois as pessoas já estão tão habituadas aquele funcionamento que não trocam por nada, como se pode ver pelo sucesso do win8, que tiraram apenas um botão.
É como tudo, com vantagens e desvantagens.

Agora fiquei surpreendido, fui ao software center e já lá andam apps que se pagam, lá se vai o tal freeware.

Tens de ver que também linux não é um mar de rosas, dependente da utilização pode não haver apps "profissionais" que não funcionam em linux.
O linux do antigamente não era pêra doce, não era para um utilizador comum (aquele dos clicks e já está) nesse aspecto podemos dar os parabéns a canonical com o ubuntu e veio a mudar essa ideia. Depois as pessoas já estão tão habituadas aquele funcionamento que não trocam por nada, como se pode ver pelo sucesso do win8, que tiraram apenas um botão.
É como tudo, com vantagens e desvantagens.

Agora fiquei surpreendido, fui ao software center e já lá andam apps que se pagam, lá se vai o tal freeware.

Lembro-me de ver lá apps pagas já há muito tempo.
Mas acho que nsão produtores de software independentes que optaram por cobrar pelas apps (não sei se estou a dizer asneiras mas pronto...:sh) )

A verdade é que eu quase nunca lá vou, opto sempre pelo apt-get nos comandos, mas estava a procura de um software para formatar pens e dou-me com aquilo, coisas básicas a cobrar.
Aproveito e pergunto qual é que usam sem ter de andar pelos comandos para formatar pens e que seja free!

Tenho o Mint 16 Cinnamon num portátil e quando copio um ficheiro, por exemplo do disco para uma pen, dá-me uma informação errada da transferência. Imaginem um ficheiro com 500 MB, num instante aparece 495 MB copiados e depois demora mais algum tempo a copiar o resto. Não é que seja um problema grave, mas assim não sei ao certo quanto já copiei e se forem ficheiros muito grandes é chato..

Uma vez que sempre gostei do aspecto do Ubuntu (laranja, vermelho, preto e cinzento são combinações que me agradam muito visualmente) e do que vi do Conky Manager, o gotham é de facto o que gosto mais, aqui fica então a minha personalização para os próximos tempos.....até que aborreça e queira mudar novamente!
Tema Ambiance
Icones Ubuntu
Wallpaper Ubuntu
Docky
Conky (gotham)
Screenlet do Weather.com

PS: Nuno......isto veio tudo so Software Centre! Não aqui nada externo![;)]

Screenshot_25_01_2014_10_25_48.png

Já agora para a malta do windows que tenha curiosidade em saber, aqui fica a descrição das apps em baixo
(esq - dir)

Docky settings (permite fazer a barra em baixo com as aplicações)
Firefox
Minitube (quem tiver crianças......isto é um life saver!!!!! A melhor aplicação do Software Centre!)
Thunderbird
VLC player (provavelmente a 2ª melhor aplicação do Software Centre....isto lê quase TUDO!)
K3B (de todos os que experimentei, este é o melhor para gravar CD)
Screenshot
qBitTorrent
Audacious (leitor de música muito light de aspecto clean and simple)
Google Earth
GThumb image viewer
Camorama (webcam app)
Gimp (todos conhecem)
Thunar (file manager)
Tomboy Notes (excelente para alguns lembretes pessoais meus)
Pidgin
Software Manager
Calculadora

Ou seja.......só me faz falta o iTunes..........de resto não sinto falta de nenhum software.

Last edited:
A verdade é que eu quase nunca lá vou, opto sempre pelo apt-get nos comandos, mas estava a procura de um software para formatar pens e dou-me com aquilo, coisas básicas a cobrar.
Aproveito e pergunto qual é que usam sem ter de andar pelos comandos para formatar pens e que seja free!

gparted

Uma vez que sempre gostei do aspecto do Ubuntu (laranja, vermelho, preto e cinzento são combinações que me agradam muito visualmente) e do que vi do Conky Manager, o gotham é de facto o que gosto mais, aqui fica então a minha personalização para os próximos tempos.....até que aborreça e queira mudar novamente!
Tema Ambiance
Icones Ubuntu
Wallpaper Ubuntu
Docky
Conky (gotham)
Screenlet do Weather.com

PS: Nuno......isto veio tudo so Software Centre! Não aqui nada externo![;)]

Screenshot_25_01_2014_10_25_48.png

Já agora para a malta do windows que tenha curiosidade em saber, aqui fica a descrição das apps em baixo
(esq - dir)

Docky settings (permite fazer a barra em baixo com as aplicações)
Firefox
Minitube (quem tiver crianças......isto é um life saver!!!!! A melhor aplicação do Software Centre!)
Thunderbird
VLC player (provavelmente a 2ª melhor aplicação do Software Centre....isto lê quase TUDO!)
K3B (de todos os que experimentei, este é o melhor para gravar CD)
Screenshot
qBitTorrent
Audacious (leitor de música muito light de aspecto clean and simple)
Google Earth
GThumb image viewer
Camorama (webcam app)
Gimp (todos conhecem)
Thunar (file manager)
Tomboy Notes (excelente para alguns lembretes pessoais meus)
Pidgin
Software Manager
Calculadora

Ou seja.......só me faz falta o iTunes..........de resto não sinto falta de nenhum software.

Já experimentaste o Clementine para leitor de MP3? Acho que sincroniza com os iPhone e iPods: Clementine Music Player

Se experimentares, diz qualquer coisa, não me lembro se está nos repositórios, mas se não estiver, é só adicionar o repositório:

$ sudo add-apt-repository ppa:me-davidsansome/clementine
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install clementine

Muito sinceramente duvido.
Já instalei mas acho que não vai funcionar.
Pelo que vou lendo na net, até agora não há nenhum bom programa para substituir o ITunes para Linux
Os que há apresentam bugs. Muitos.

Back