O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Frederico Gil: «Que jogue mais do que eu... se quiser»

Frederico Gil: «Que jogue mais do que eu... se quiser»

Grande moral!![:blush:]

O Nadal teve que puxar dos galões para vencer em Miami, e agora vão defrontar-se na superficie em que mais gostam de jogar!

O tenista português Frederico Gil, que se qualificou segunda-feira para a segunda ronda do Torneio de Barcelona, em Espanha, diz que vai "tentar jogar novamente com personalidade" no reencontro com o número 1 mundial, o espanhol Rafael Nadal, na quarta-feira.
"Vou fazer aquilo que sei e que depende só de mim. O adversário que jogue mais do que eu, se quiser", referiu Frederico Gil, que vai encontrar Nadal na segunda ronda do torneio catalão, no segundo encontro entre os dois tenistas nesta temporada.

Em Março, Frederico Gil foi eliminado por Rafael Nadal, pelos parciais de 5-7 e 3-6, na terceira ronda do Masters de Miami.

Actualmente na 75.ª posição no "ranking" mundial, Frederico Gil eliminou hoje Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por esclarecedores 6-2 e 6-1, e garantiu a presença na segunda ronda, conquistando 10 mil euros e 30 pontos para o "ranking" mundial.

"Estou muito contente com o trabalho mental que fiz de ontem (domingo) para hoje e o bom efeito que teve", salientou o melhor tenista português de sempre, que já chegou a ocupar o 70.º lugar na hierarquia mundial.

:.: Jornal Record :.:

Posso estar equivocado mas penso que já vi o Leonardo Tavares a usar também esse estilo "manhoso".
Enfim...gostos não se discutem, perdoam-se[:D]
(...)

Não se esqueçam do Grosjean! Ele é que sempre usou o chapéu assim! [:p]

cap135ea1.jpg

Estão a falar dos look's esquisitos dos tenistas...? Estes ganham o Oscar.

0,5001,5360060,00.jpg

"aH i Tal... Kuanduh eU tiNhA BrubulhAx. CoMexEi a GanHar sAlameS e a XeNa fIcOu mElhoR. AinDa DixEm Que uH XicLati fAZ BrubulhAx"

_42286290_agassi416ap.jpg

andre_agassi_02a.jpg

O Tarzan dos Courts [:D]

Hoje foi mesmo impossível ver o jogo[s)]
Só vi mesmo os primeiros 3 jogos e o Gil até se estava a aguentar bem (apesar de ter sofrido logo break) e com algumas trocas de bolas muito boas.

Esperemos melhor sorte nos próximos sorteios...

Que seca este Nadal, já parece o Schumacher quando reinava a belo prazer.

E em Roma lá deve estar de volta.

Espero que no Estoril não venha que é para o Gil ganhar[:cool:]

Apesar do resultado dilatado no primeiro set, o jogo foi bem disputado e com trocas de bola bastante violentas...
Foi um bom jogo, com dois excelentes jogadores de terra batida, sendo um deles provavelmente o melhor jogador de sempre neste piso!
Já tinha saudades de ver um bom jogo em terra batida, existem sempre pontos espectaculares e muito disputados.

Dúvida técnica: tensão/encordoamento

Dúvida técnica: tensão/encordoamento

Boas.

Ando com umas dificuldades técnicas com a minha raquete!

Tenho uma Head Ti3000, que me pareceu desde o início (e ainda mais agora, conforme vou batendo umas bolas esporadicamente) ter pouca tensão nas cordas. As cordas mais periféricas quase estão "bambas", enquanto que apenas as mais centrais mantém o que seria "normal" da tensão.
E isto porque com as pessoas com que vou jogando, têm raquetes com as cordas mais esticadas que a minha, e eu obtenho um melhor "tacto" com as raquetes do outros! Foi assim com uma raquete já com com os seus 6/7 anos e foi, também, assim com uma raquete acabada de comprar na decathlon de 15€, por um colega (também com as cordas com mais tensão).
Claro que cheguei à conclusão que a tensão tem bastante influência no nosso jogo, e portanto pergunto a vossa opinião em relação ao assunto?
Já me têm dito que com menor tensão se poderá ter maior controlo da direcção das batidas, mas pelo que percebi também poderá levar a um possível mau reflexo da bola nas cordas (também sei que a minha técnica/jeito ainda não será o melhor [:cool:]).
Opiniões?

Assim sendo, vou levar a raquete à loja onde comprei (sportzone) para me fazerem um novo encordoamento (é assim o termo?) com maior tensão, mas tendo sempre em atenção o recomendado para raquete, certo?
Só o posso fazer durante a semana, por isso pergunto se nestas lojas fazem este serviço (com qualidade!)? Alguém com experiência?

Obrigado desde já.

há varios pressupostos a ter em conta na compra, encordoamento e tensão para uma raquete, mas pelo que percebi, és um jogador esporadico, pelo que deves optar por uma soluçao de compromisso:

-Uma raquete de 265/285 grs
-Cordas de qualidade, ( com 15€ ja tens boas escolhas) com uma tensão que fique entre os 24/25.
-Os clubes ( se és federado, ou se jogas regularmente num clube) têm normalmente um encordoador que trabalha com eles, no entanto a Sportzone tambem o faz, mas não acredito que o faça como um habitué! [;)]

essa Ti 3000, é uma raquete reativamente leve, e o que me parece é que ja perdeu boa parte da tensão...
por isso cordas novas a a tensão que te indiquei...

Última edição:
...

...

Obrigado pela opinião.

Significa que as cordas ao perderem a tensão num encordoamento, são mais susceptiveis de voltar a perder a tensão num novo encordoamento? E vai daí mais vale comprar novas cordas? (já me respondi a mim próprio, não foi? :sh))

Sim, a raquete anda pela 270grs (amanhã talvez veja os valores exactos da tensão).
De qualquer maneira só lá posso passar para o meio da semana (e como não conheço nenhuma pessoa que faça o encordoamento) e logo vejo como fica e em quanto fica.

Obrigado pela opinião.

Significa que as cordas ao perderem a tensão num encordoamento, são mais susceptiveis de voltar a perder a tensão num novo encordoamento? E vai daí mais vale comprar novas cordas? (já me respondi a mim próprio, não foi? :sh))

Sim, a raquete anda pela 270grs (amanhã talvez veja os valores exactos da tensão).
De qualquer maneira só lá posso passar para o meio da semana (e como não conheço nenhuma pessoa que faça o encordoamento) e logo vejo como fica e em quanto fica.

O 330i já disse tudo, posso acrescentar em relação ao que perguntaste lá atrás;

Menos tensão significa mais potência de saída de bola mas menos controle sobre a bola, mas menor tensão tem a vantagem de teres mais toque sobre a bola, pois existe mais contacto com esta na pancada, básicamente é isso.
Em relação à tensão, o standard anda pelos 23/24 kg e as cordas as de polyester, por exemplo umas pro hurricane da babolat são desse material, convém uma medida de calibre de 1,25mm.
E o ideal (como o 330i já disse) é ires a um clube de ténis para te encordoarem as raquetes, lá tens a certeza da tensão e o encordoamento é feito como deve de ser. [;)]

Ora bem...só para reavivar isto...

Tive o prazer de mais uma vez ter ido ao Estoril Open[:cool:]
Cheguei por volta das 12h e vi muitos encontros. Comecei logo por apanhar os dois últimos sets da Michelle..e que desgraça:( A rapariga a servir treme muuuito e depois assapa em tudo quanto é bola...assim não dá...
Depois ainda vi um bocado do Ferrer...Davydenko(grande recuperação no segundo set!)...Kirilenko(não podia ir lá e não ver a maria[:blush:]).
Mas o que mais gostei, porque não tinha a noção que é assim, foi de ver os treinos...um gajo vai até ao funpark olha pró lado e..."Ólho o Blake!" mesmo ali a 3/4 metros a bater bolas!Espectáculo[:cool:]
E no court ao lado estavam o Frederico e o Machado a treinar para o jogo da pares (que já não vi mas também perderam...)

Conclusão...no ano passado fui à final e adorei. Claro...final é sempre final(ainda pra mais sendo com quem foi) mas para quem gosta não só do ténis mas também de todo o ambiente à volta e de poder entrar e sair dos courts e andar de jogo em jogo...nada melhor que um dia da semana. Adorei[kiss]

Agora é esperar pra ver se surge oportunidade de lá voltar sábado ou domingo[:blush:]

Voltar
Superior