olho passarinho...mas com tripé e flash!!(multas)

citação:Originalmente colocada por LM

Vamos lá a er se nos entendemos.

Por exemplo a A8 entre Loures e Lisboa. Em apenas 5Km atravessa uma série de localidades, que são todas uma continuação umas das outras e unicamente o que as distingue é a existências das placas de início e fim de localidade.

O AE ao passar por elas todas é como se fosse uma entidade independente, está apenas sujeito às suas próprias regras.

O que acontece que ao sair de uma AE dentro de uma localidade está o sinal que indica que aquela via com aquelas condições termina e a partir daí conta a sinalização existente que varia conforme o local. Não faz sentido colocar um sinal de início de localidade dentro da mesma, basta ter o limite de velocidade.

Vamos lá ver então...

O que está a bold está correcto. Porque a via em si é uma AE e tem regras especiais de circulação.

Mas o que vem a seguir está confuso e penso, não muito correcto.

Quando sais de uma AE tens um sinal que te indica isso. É o sinal H38. A partir daí circulas com o limite normal para o tipo de via em que circulas.

O que me parece que estás a assumir é que estás automaticamente dentro de uma localidade. E é isso que eu acho que não podes assumir. Porque para estares dentro de uma localidade tens que encontrar os sinais respectivos (N1a e/ou T6). É assim que uma localidade está definida na lei (novamente art 1º alinea u).

E não basta definir os limites de velocidade com o sinal de proibição. Porque um limite de 50 km/h fora de uma localidade é diferente do mesmo limite dentro de uma localidade (em termos de gravidade das infracções ao mesmo limite)

Eu quando saio de uma AE, seja ela qual for, considero sempre que circulo fora das localidades, até encontrar o sinal respectivo.

Percebes o que estou a dizer?

Eu não assumo que estou automaticamente dentro de uma localidade, nos exemplos que dei é que sucede essa situação. Lembrei-me agora também do A5 nas Amoreiras e da A8 na Calçada do Carriche e do IC17. Concerteza haverá muitos mais, os exemplos são muitos e acredito que num ou outro pudesse haver má sinalização, mas em todos, é difícil.

Entrar nas Amoreiras ou na Calçada do Carriche ou em Pina Manique a 90, não é nada saudável.

citação:Originalmente colocada por LM

Eu não assumo que estou automaticamente dentro de uma localidade, nos exemplos que dei é que sucede essa situação. Lembrei-me agora também do A5 nas Amoreiras e da A8 na Calçada do Carriche e do IC17. Concerteza haverá muitos mais, os exemplos são muitos e acredito que num ou outro pudesse haver má sinalização, mas em todos, é difícil.

Entrar nas Amoreiras ou na Calçada do Carriche ou em Pina Manique a 90, não é nada saudável.
A5 nas Amoreiras?

A A5 termina antes de chegar ás Amoreiras...

E na Calçada de Carriche não me lembro de ver nenhum sinal de velocidade...

Conheço uma pessoa que vinha das amoreiras, começou a acelerar no viaduto duarte pacheco para a subida e pumbas... Multa por ir a 110Km/h no viaduto, quando a velocidade máxima é de 50km/h

Realmente a A5 termina na Av. Engenheiro Duarte Pacheco e não nas Amoreiras como referi.

Sinceramente também não me lembro dos sinais que há no fim da A8, logo vou ver se reparo

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Conheço uma pessoa que vinha das amoreiras, começou a acelerar no viaduto duarte pacheco para a subida e pumbas... Multa por ir a 110Km/h no viaduto, quando a velocidade máxima é de 50km/h

Mas se calhar aí existem sinais de limite de velocidade a 50 km/h.

Não sei, porque não conheço. Mas se não houver, não se pode assumir que a pessoa sabe onde começam e acabam as localidades. Não se pode, nem se deve, e para mais ainda é contra a lei, porque esta especifica que as localidade só são localidades para o CE, quando limitadas pelos sinais respectivos.

Se eu for para o Porto ou Coimbra posso dizer que se não houverem sinais a delimitar as respectivas cidades, não faço boi de ideia de onde começam ou acabam.

Sinal de 50 penso que não existe. O que existe é o sinal de começo de AE já depois do viaduto.

Ou seja antes não é AE, mas não deixa de ser uma avenida com 3 faixas e separador central.

O mesmo se passa na chamada radial de Benfica. Não há sinais de velocidade e é uma avenida de 3 faixas e separador central e penso que a velocidade máxima é de 50km/h. O que é absurdo.

Sinal de 50 penso que não existe. O que existe é o sinal de começo de AE já depois do viaduto.

Ou seja antes não é AE, mas não deixa de ser uma avenida com 3 faixas e separador central.

O mesmo se passa na chamada radial de Benfica. Não há sinais de velocidade e é uma avenida de 3 faixas e separador central e penso que a velocidade máxima é de 50km/h. O que é absurdo.
Absurdo ou não, e concordo que é, ninguêm se pode queixar, pois se não ha sinalização em contrário, ha que ter paciência e pastelar o caminho todo...

A radial de benfica não é aquela que vai do final da IC19 ( pina-manique ) a 7 Rios?

Se é acho que aí o limite é 80, e está sinalizado.

O limite é de 80 km/h e está bem assinalado.

Mas já que tanta gente está preocupada com as multas, e se atropelaram alguém e forem condenados por um crime, não acham que é bem mais grave. Já viram o que vos vai custar social e financeiramente ?

citação:Originalmente colocada por João Dias

Mas já que tanta gente está preocupada com as multas, e se atropelaram alguém e forem condenados por um crime, não acham que é bem mais grave. Já viram o que vos vai custar social e financeiramente ?

E o efeito psicológico [?] Só de pensar nesse até me pelo todo... :) :) :)

Bem, venho desenterrar este tópico porque acho que se adequa à minha situação! [:D]

:sh)

Ao passar no eixo Norte-Sul, após passar o aqueduto das Águas Livres e saída para a Av. Ceuta (sentido Norte --> Sul), no final desse pequena recta vi um Corolla (preto, segundo me pareceu) encostado na berma direita.
"um carro aqui parado!?", pensei...
Antes da curva para a direita , pumba, "fez-se luz" atrás de mim!! Pronto, já fui!

Alguém sabe, ou tem experiência, de quanto tempo leva a chegar a casa a respectiva coima (ou será que é multa, apesar de ter prendido que só os tribunais podem "passar" multas?)?

Bem, venho desenterrar este tópico porque acho que se adequa à minha situação! [:D]

Ao passar no eixo Norte-Sul, após passar o aqueduto das Águas Livres e saída para a Av. Ceuta (sentido Norte --> Sul), no final desse pequena recta vi um Corolla (preto, segundo me pareceu) encostado na berma direita.
Antes da curva para a direita , pumba, "fez-se luz" atrás de mim!! Pronto, já fui!

Alguém sabe, ou tem experiência, de quanto tempo leva a chegar a casa a respectiva coima (ou será que é multa, apesar de ter prendido que só os tribunais podem "passar" multas?)?

Isso foi hoje após a hora do jantar , + coisa - coisa ?

Se foi, já foste fotografado. Conta com cerca de 15 dias para a chedada da autuação.

Última edição:
pois é...hoje os cofres do estado tiveram benesses e das boas!

na Av. Infante D. Henrique em lx, onde existe separador com 3vias de cada lado e longas rectas, lá estava o tripé com o belo flash ao fim da tarde...e claro levei com a bela foto.
ia nas calmas qd vi um flash e olho p o conta-km e ia entre 80/90 km/h...
ainda por cima ia parar cem metros mais à frente, mas pronto já esta!

o mais engraçado foi eu a estacionar do outro lado da rua e a ver os flash sempre a bombar uns a seguir aos outros, eram varios por minuto.

só naquele bocado e eqto esperava por um colega foram largas dezenas deles...foi só encher, numa avenida onde se circula em média entre 70 a 100...!!

abraços!

E a culpa é de quem? [:D]

Por acaso a limitação de velocidade a 50 km/h (ou é 60?) nesse sítio é um bocado estúpida! :sh) É que é quase impossível ir ali a essa velocidade. Eu pelo sim pelo não esforço-me por não ultrapassar muito a fasquia, mas não é fácil. :sh)

Por acaso a limitação de velocidade a 50 km/h (ou é 60?) nesse sítio é um bocado estúpida! :sh) É que é quase impossível ir ali a essa velocidade. Eu pelo sim pelo não esforço-me por não ultrapassar muito a fasquia, mas não é fácil. :sh)

Eles tem essa limitação pela quantidade de acidentes que ali acontecem sempre que chove. Quase que aposto.

Também já ia levando com uma no eixo NS, no mesmo sentido que tu e no mesmo sítio acho eu. É na curva quando se começa a descer correcto? Estava ai um Corolla azul escuro na berma e ainda por cima é ali que o limite passa para os 60km/h!!! Eu ia muito descansado a uns 80km/h e passa por mim uma carrinha Golf a uns 100km/h. De repente vejo um flash à minha frente e a fotografá-la. Levei logo o pé ao travão e passei a alguns 50km/h [:D] Se não fosse a carrinha eu provavelmente nem teria dado conta do carro fotógrafo.

Eu fui trabalhar para Alcântara em em 1994 e o limite na Av. de Ceuta era 50Km/h. Normalmente havia carros estacionados com o radar. Depois destes anos todos o pessoal ainda fica espantado com o facto. Ainda para mais que agora tem lombas e um radar fixo.

Voltar
Superior