Ordem dos arquitectos em apuros...

Há aqui pessoal a mandar bitaites sem saber do que fala...

Dei-me ao trabalho de FACTUALMENTE, no meu post da 1º pagina, escrever a diferença entre o estado "reconhecer" um curso, e a ordem "reconhecer" o mesmo!!!

Ao opinarem, opinem sobre FACTOS e não sobre o que acham que é!!!

Mas eu repito:

-O estado reconhece a legalidade da EXISTÊNCIA de determinado curso..

-A ordem reconhece as COMPETÊNCIAS adquiridas pelos detentores do curso.

pois lá porque o estado reconhece a existência de um curso chamado arquitectura ( publico ou privado) não quer dizer que o que é lá leccionado corresponda aos requisitos da PROFISSÃO..

È que há diferenças entre ser licenciado em arquitectura, e ser arquitecto..

isso já o tinha dito na página anterior.... as ordens apenas conferem os titulos e como é lógico não o vai fazer quando o candidato não cumpre com os requisitos da exercer a profissão... pena é que muita gente não percebe isso...

Last edited:
Exactamente!!!
Tal como há pessoal que tem umas noções de Contabilidade e faz IRS para as pessoas mas depois vai pedir ao TOC amigo de longa data que cole lá a vinheta...depois quando há barraca com as finanças, o TOC é que leva nas orelhas[8b]

Nesse caso penso que quem tem que ser Exigente é o TOC e não facilitar se não acontece o que bem dizes/escreves Bruno Grilo[;)]

Sim tb é verdade.

Assim como acontece em qq emprego. Há um patrão e há trabalhadores! O patrão é quem entra com o guito e o conhecimento e os trabalhadores trabalham e recebem ordenado.

Sei que em muitos atelier's arquitectos nem lá vão, só para ir buscra os cheques! Sim acontece, como em qq profissão. Mas tb há os ateliers onde os arquitectos donos trabalham e bem, são os 1ºs a chegar e os últimos a sair.

Em relação a dinherios, é verdade que o ARQ. leva X e o desenhador apenas X/10 (por exemplo). Mas naquele mês terrivel em que não houve projecto... O arquiteco ganhou 0€, mas o desenhador levou o ordenado para casa... E as contas desse mês do atelier? A luz, água, rendas?
E para abrir o atelier? Os registos comerciais, os pc's, os Autocads, windows, corel, office, tudo legal? E a plotter? E tudo o resto? Não conta? Um autocad custa 3.500€ apenas para 1 pc.... Se um gajo tem 3 pc's, 3 cad's, 3 windows, 3 offices, 3 corel, 1 max, 1 plotter, 1 gulhotina, são mais de 30.000€ em equipamento informático...
E o desenhor quanto é que paga dai? 0€....

Não estava a falar da relação normal patrão/empregado...

Então estavas a falar de q?

de arquitectos que usam o trabalho de desenhadores que percebem tanto ou mais do que estão a fazer do que eles, para cobrarem metade do valor do projecto pela assinatura... não metem la mais nada...

não tenho nada contra os arquitectos, mas acho que este tipo de atitude é comum em muitas areas e não é correcta e este caso conheço, só isso.

Last edited:
Quanto ao tema do tópico, não sei muito bem que lado defender.
Por um lado, sei que a UFP é mais uma universidade tipo Independente. É claro que também saem pessoas bem formadas, mas no geral deixam muitas dúvidas e aqui acho que uma ordem pode ter um papel fundamental ao tentar separar "o trigo do jóio". A construção necessita de bons profissionais, responsáveis e competentes, capazes de elaborar um projecto respeitando todos os critérios. Por outro lado, uma ordem, geralmente, tenta tirar proveito dos poderes que detém e tornar-se demasiado castradora.

A verdade é que a construção no nosso pais tem ainda um longo caminho a percorrer, não na qualidade em geral, porque temos bons profissionais, mas na mentalidade de empresas e, principalmente dos seus clientes. O português tem o péssimo hábito começar a "casa pelo telhado" e as coisas geralmente não correm bem. O projecto é a peça fundamental para a elaboração de qualquer obra, mas infelizmente é nisto que os portugueses poupam.
Outro pormenor a rever é a burocracia aliada à construção mas isto não é de estranhar, ou não estivéssemos em Portugal.

6000€ + IVA pelo projecto base de arquitectura, projecto de estabilidade, águas, esgotos, térmico e acústico, electrotecnia, telecomunicações e gás e assistência técnica. Caro ou barato, Srs. Arquitectos? [;)]

6000€ + IVA pelo projecto base de arquitectura, projecto de estabilidade, águas, esgotos, térmico e acústico, electrotecnia, telecomunicações e gás e assistência técnica. Caro ou barato, Srs. Arquitectos? [;)]

Então, não há opiniões?

Então, não há opiniões?

tenho que ser o primeiro.... globalmente é bom preço! já vi pedir isso só pela a arquitectura! portanto.... agora é bom é que o acompanhamento de obra seja bem feito e não ir lá só duas vezes [;)]

Pois mas tambem não esta certo, os desenhadores fazerem o trabalho todo e o sr Arq. botar a assinatura e ficar com 50% da factura ...

e disso é o que ha mais por esse mundo obscuro da construção civil em Portugal... e ainda falam do futebol lololololololol

Koluirty[;)] o SilverArrow respondeu e bem com uma única palavra a essa situação: Profissionalismo e este deve partir tanto do profissional excecutante como da parte contratante.

Além de que as competências de uma Arquitecto são de longe mais vastas de que um simples desenhador, logo a hierarquia laboral está estabelecida.

tenho que ser o primeiro.... globalmente é bom preço! já vi pedir isso só pela a arquitectura! portanto.... agora é bom é que o acompanhamento de obra seja bem feito e não ir lá só duas vezes [;)]

Este arquitecto tem fama de ser extremamente empenhado e atencioso. Normalmente até perde tempo a ir com os clientes para escolher materiais de revestimento e soluções para a cozinha, por exemplo.

Não achei caro; é claro que há sempre quem ache que o trabalho das pessoas deve sempre ser pago pela base do ordenado de mulher-a-dias (sem ofensa para estas) e depois estão à espera de grandes resultados.

É um preço normal se for feito um bom trabalho. Mas arranja-se mais barato com qualidade na mesma.Mas por outro lado infelismente alguns arquitectos o projecto Base é uma Folha A3 com uns bonecos.

Para outros o projecto base são 4 ou 5 A1's com tudo o que é necessário.

Depois parte-se para o projecto de execução que quase ninguém (clientes) pede para fazer... Depois é vê-los gastar mais na obra e a serem enganados pelo empreiteiro (mais uma vez há os bons e os maus).

É um preço normal se for feito um bom trabalho. Mas arranja-se mais barato com qualidade na mesma.Mas por outro lado infelismente alguns arquitectos o projecto Base é uma Folha A3 com uns bonecos.

Para outros o projecto base são 4 ou 5 A1's com tudo o que é necessário.

Depois parte-se para o projecto de execução que quase ninguém (clientes) pede para fazer... Depois é vê-los gastar mais na obra e a serem enganados pelo empreiteiro (mais uma vez há os bons e os maus).

é bem verdade... mas neste caso penso que o arquitecto em causa elaborou um projecto base com o intuito de fazer o acompanhamento geral da obra, optando por não fazer projecto de execução! um bom projecto de execução, justifica-se quando o arquitecto não tem possibilidade de estar presente regularmente na obra... acho que todos tem que ter consciência que uma obra dificilmente cumpre o orçamento inicial... [;)] contudo é uma opinião minha... [kiss]

acho que todos tem que ter consciência que uma obra dificilmente cumpre o orçamento inicial... [;)] contudo é uma opinião minha... [kiss]

Depende do caderno de encargos e do acompanhamento da obra[;)]

Este arquitecto tem fama de ser extremamente empenhado e atencioso. Normalmente até perde tempo a ir com os clientes para escolher materiais de revestimento e soluções para a cozinha, por exemplo.

Não achei caro; é claro que há sempre quem ache que o trabalho das pessoas deve sempre ser pago pela base do ordenado de mulher-a-dias (sem ofensa para estas) e depois estão à espera de grandes resultados.

se assim for é bom! força nessa habitação... e já agora se não for pedir muito, acho que umas fotos da obra eram bem-vindas.... [;)] [:D] [kiss]

Depende do caderno de encargos e do acompanhamento da obra[;)]

sim... concordo! o problema esta que depois em obra o próprio cliente em muitos casos, "já que está com a mão na massa" quer sempre mais qualquer coisinha! normalmente só se faz uma moradia na vida e quando se faz tem-se que gostar [;)]

agora é como diz... um bom acompanhamento em obra faz poupar muito dinheiro...

Back