Pronto, tinham de vir com essa...
É raro o portátil que dá a 100% com OSX, e mesmo o PC de secretária, se conseguires ter tudo com 100% de compatibilidade, com as últimas versões, é uma questão de sorte...
É uma ideia de hacker, e não serve para quem usa o computador como ferramenta, e não como um hobbie...
Não vou comentar o início do teu post porque é um assunto com outro user que me ultrapassa por completo, mas tendo sempre consciência que algumas questões técnicas que abordas.
Quanto ao que referes na quote, posso falar baseado apenas na minha experiência. É uma questão que me passa um pouco ao lado porque não consumo apenas o OS X, e identifico-me com a filosofia da Apple. Tive experiências com outras marcas de computadores assim como outros sistemas operativos e acabei por me fixar neste "mundo Apple" não só pela sua filosofia como por uma série de factores que não interessa enumerar sob pena de ser crucificado novamente.
Por mim o OS X podia perfeitamente correr noutras máquinas non-Apple que não me incomoda rigorosamente nada. Não era a possibilidade de correr o OS X numa máquina mais barata que me iria fazer comprar uma.
Não acompanho nenhum projecto de hackintosh, mas há 5 anos atrás com a introdução dos processadores Intel nos computadores Apple, abriram-se 2 portas em simultâneo. A possibilidade de correr nativamente o Win em máquinas Apple (com suporte da Apple através do Boot Camp e fornecimento das drivers do hardware para Win) bem como a possibilidade de instalar o OS X em máquinas non-Apple. Aqui o caso muda de figura porque a Apple não suporta legalmente esta funcionalidade.
E para não ser crucificado de novo, recomendo os mais exaltados a consultarem a história da Apple que certamente vão perceber que a Apple não faz isso por mero capricho.
A Apple no passado já permitiu a comercialização de clones Apple desenvolvidos por outras empresas e às quais dava suporte. A história também mostrou à Apple que isso não era um caminho viável e acabou por abandonar essa ideia.
Recentemente a Apple travou uma batalha judicial que durou cerca de 2 anos contra a empesa Psystar que desenvolveu a Rebel EFI que permitia instalar o OS X nas máquinas que construíam. A Psystar comercializava na sua página uma série de máquinas com o OS X pré instalado e 100% compatíveis (eram PCs genéricos overpriced pelo simples facto de terem o OS X instalado). Não tenho ideia do nº de máquinas que venderam, mas tenho noção da indemnização milionária que tiveram de pagar à Apple e que ditou o encerramento desta empresa. Não vou tomar partidos morais, pois no julgamento a decisão foi baseada em questões legais impressas no contrato de utilização do OS X. Lei é lei e quem não cumpre arrisca-se às consequências.
Voltando um pouco ao início da conversa, posso dizer que há 5 anos atrás vi um amigo a instalar o OS X num PC genérico por mera "carolice" e "curiosidade". A experiência foi penosa e nada comparada à experiência do OS X num Mac. Incompatibilidades de hardware acrescida de periféricos e portas que não eram reconhecidas. Como bem disseste, dificilmente funciona a 100% e pelo menos esse não servia como ferramenta de trabalho. Sei que as coisas evoluíram e que actualmente é relativamente simples ter um hackintosh.
Não sou ninguém para julgar quem o faz, e por mim nem existiam entraves legais a este tipo de "convertidos", mas estamos a falar de uma questão legal, com consequências legais, e cabe a cada um decidir com base na sua moral.