Painéis fotovoltaicos - Programa Apoio Edifícios +Sustentáveis

Bom dia,

6 meses depois da submissão da candidatura e 8 meses após a instalação dos painéis recebi o incentivo.
Para exemplo, a produção este mês foi de 248 kwh, de acordo com a APP Galp Solar, e de 260 kWh com a APP da Enphase.

Continuo com problemas com a Galp pois continuo a receber faturas por estimativa, apesar de ter contador inteligente. Já falei com eles e dizem que a culpa é da E-redes e que devo enviar a leitura do contador. Curioso, pois na fatura vem escrito o seguinte texto: “Informamos que, por ter aderido ao autoconsumo, a faturação dos consumos verificados nos diferentes períodos horários são comunicados pelo seu Operador de Rede de Distribuição pelo que não deverá comunicar a leitura do seu contador de eletricidade”.
Afinal, como ficamos?

Já agora, durante o dia ofereço muita eletecidade à rede. Deacordo com a APP Galp solcar apenas consumi 44% da energia produzida. Como maximizar a sua utilização? Já coloco as máquinas durante o dia e não me parece vantajoso, para já, instalar baterias.
Outra, questão: valerá a pena ter bi-horário? Para já tenho simples.

Cumprimentos,

Bom dia,

6 meses depois da submissão da candidatura e 8 meses após a instalação dos painéis recebi o incentivo.
Para exemplo, a produção este mês foi de 248 kwh, de acordo com a APP Galp Solar, e de 260 kWh com a APP da Enphase.

Continuo com problemas com a Galp pois continuo a receber faturas por estimativa, apesar de ter contador inteligente. Já falei com eles e dizem que a culpa é da E-redes e que devo enviar a leitura do contador. Curioso, pois na fatura vem escrito o seguinte texto: “Informamos que, por ter aderido ao autoconsumo, a faturação dos consumos verificados nos diferentes períodos horários são comunicados pelo seu Operador de Rede de Distribuição pelo que não deverá comunicar a leitura do seu contador de eletricidade”.
Afinal, como ficamos?

Já agora, durante o dia ofereço muita eletricidade à rede. De acordo com a APP Galp solar apenas consumi 44% da energia produzida. Como maximizar a sua utilização? Já coloco as máquinas durante o dia e não me parece vantajoso, para já, instalar baterias.

Cumprimentos,

Já agora, durante o dia ofereço muita eletecidade à rede. Deacordo com a APP Galp solcar apenas consumi 44% da energia produzida. Como maximizar a sua utilização?

Eu concordo contigo, para já as baterias são muito caras.

Já pensaste em vender os excedentes? Pagam mal, mas pelo menos é mais algum lucro...

Vende o excedente, eu estou a tratar disso. Enviei proposta a 3 empresas para saber quanto andam a comprar o kWh, para depois decidir. Ainda são umas centenas de euros por ano, no meu caso.

Bom dia,

Afinal, como ficamos?

Já agora, durante o dia ofereço muita eletricidade à rede. De acordo com a APP Galp solar apenas consumi 44% da energia produzida. Como maximizar a sua utilização? Já coloco as máquinas durante o dia e não me parece vantajoso, para já, instalar baterias.

Cumprimentos,

Na altura em que ponderei aplicar paineis apenas o faria com baterias para racionalizar a energia produzida. O problema é que o preço dispara realmente.[:D]

Agora só volto a pensar nisso se e qdo achar que devo comprar um carro eléctrico.

Já tenho paineis mas só para aquecer a água.

Fixe fixe era convertê-los para os ligar à rede electrica.
Será que dá?

Na altura em que ponderei aplicar paineis apenas o faria com baterias para racionalizar a energia produzida. O problema é que o preço dispara realmente.[:D]

Agora só volto a pensar nisso se e qdo achar que devo comprar um carro eléctrico.

Já tenho paineis mas só para aquecer a água.

Fixe fixe era convertê-los para os ligar à rede electrica.
Será que dá?

Atenção para quem quer carregar os carros através dos painéis fotovoltaicos. Só se o excedente for superior a 1.4kWh é que o carro vai buscar a energia produzida pelos painéis.
Um sistema de 4 ou 5 painéis num total de 1800W só produz isso entre as 11h e as 15h num dia solarengo.
Para carregar um VE tem de ser um sistema de 2500W para cima para poder carregar o carro durante o dia todo, e mesmo assim no inverno é curto.

Atenção para quem quer carregar os carros através dos painéis fotovoltaicos. Só se o excedente for superior a 1.4kWh é que o carro vai buscar a energia produzida pelos painéis.
Um sistema de 4 ou 5 painéis num total de 1800W só produz isso entre as 11h e as 15h num dia solarengo.
Para carregar um VE tem de ser um sistema de 2500W para cima para poder carregar o carro durante o dia todo, e mesmo assim no inverno é curto.

Desconhecia.

Obrigado.

Quase que é preciso tirar um curso para perceber esses "pormaiores"![:D]

Já agora mesmo com baterias há limitações?

Imaginemos uma bateria que carrega durante o dia. Durante a noite não carrega o carro?

Última edição:
Desconhecia.

Obrigado.

Quase que é preciso tirar um curso para perceber esses "pormaiores"![:D]

Já agora mesmo com baterias há limitações?

Imaginemos uma bateria que carrega durante o dia. Durante a noite não carrega o carro?

Pois, eu também ando a aprender, só soube isso há poucas semanas. Sim, mesmo com as baterias há a limitação de descarga da própria bateria. Nem sei se existem no mercado baterias com essa capacidade de descarga. Acho que a maioria das baterias de lítio no mercado andam pelos 300W de descarga por bateria. Portanto, para atingir esse valor de descarga terias ter umas 6 baterias para carregar o carro de noite.

E mesmo que não tenhas VE, com uma bateria de 4,8kW, à hora de jantar ela só injecta 300Wh na rede da casa. Daquilo que percebi, mais vale ter duas ou 3 baterias em série de 2.4kW a entregar 900Wh.

Última edição:
Pergunta de um ignorante como eu: Mas pq? Então se estiver a produzir 1.2 e a consumir muito pouco, não posso utilizar o excedente para carregar o carro?

Pergunta de um ignorante como eu: Mas pq? Então se estiver a produzir 1.2 e a consumir muito pouco, não posso utilizar o excedente para carregar o carro?
Acho que ele estaria a colocar um cenário de carregamento unicamente por painéis. Admito que nesse cenário de 1.2, os restantes 0.2 e o consumo da casa serão obtidos a partir da rede. Mas pode ser que haja outras questões em cima da mesa que eu não esteja a ver. Também sou leigo no assunto.

Daquilo que tenho "ouvisto" só com carregador ou wallbox regulável que te permita carregar a uma amperagem mais baixa, senão ele vai buscar tudo à rede e não aos painéis.
E mesmo a produzir 1.4kWh são precisas 7h para carregar um plugin com uma bateria de 10kW

senão ele vai buscar tudo à rede e não aos painéis.

Não estou a ver como isso seria possível, pois os aparelhos consumidores de energia não têm forma de distinguir entre a energia da rede e a energia produzida pelos painéis.

Cá em casa, quando se liga algo potente (por exemplo placa de indução no máximo), a energia produzida pelos painéis é toda aproveitada e só a parcela em falta é que é consumida da rede elétrica.

Eu vejo isso a acontecer em tempo real, através de sondas Shelly.

Não estou a ver como isso seria possível, pois os aparelhos consumidores de energia não têm forma de distinguir entre a energia da rede e a energia produzida pelos painéis.

Cá em casa, quando se liga algo potente (por exemplo placa de indução no máximo), a energia produzida pelos painéis é toda aproveitada e só a parcela em falta é que é consumida da rede elétrica.

Eu vejo isso a acontecer em tempo real, através de sondas Shelly.

E aqui em casa é a mesma coisa, também tenho dois Shelly's e confirmo que a energia dos painéis é toda aproveitada no imediato.
Terá a ver com o inversor do VE? Confesso que ainda não aprofundei essa matéria.

Bom dia,

Afinal, como ficamos?

Cumprimentos,
Maximizar é vender, para amortizar mais depressa o investimento.

No meu caso o BH compensa. É acompanhar os consumos diurnos/noturnos e fazer as contas, mas com paineis é quase 100% que compensa mudar.

Última edição:
Voltar
Superior