Piscina - dúvidas

A realidade de consumo varia bastante de acordo com o fornecedor de electricidade, da zona, etc. Mas não é só o consumo de energia que tens de ter em conta. Nos meses de verão tens de contar com a evaporação e perdas de água derivadas da utilização da piscina.
Há quem tenha que meter água diariamente.

a ideia seria com furo
tenho de estudar a viabilidade da coisa
 
Por aquilo que ouvi dizer em construção civil as estruturas são por norma sobredimensionadas três vezes, às vezes até seis. Por isso, ainda deves ter alguma margem de segurança.

Como deduzo que a carga seja distribuída ainda por alguma área, podes experimentar ir enchendo a piscina por fases e ires recolhendo informação da flexão da laje.

Por princípio, as modificações deverão ser graduais e não abruptas.


Como faço isso?
 
É uma varanda de vão grande só agarrada à laje do prédio ou tem pilares de sustentação? E que tipo de piscina lá queres meter, uma de encher ou uma de estrutura metálica com lona? Eu não me atreveria a meter uma de lona, mesmo uma relativamente pequena (1,60x2,30) leva uma capacidade de água que em termos de peso (ainda por cima dinâmico) pode causar um estrago muito grande.
 
Como faço isso?
Não faças, a sério. Tratando-se de uma cobertura, provavelmente não estará dimensionada para uma sobrecarga dessas.
Só mesmo consultando o projecto de estabilidade e mesmo assim, a sobrecarga no geral anda pelos 250/300Kg/m2.

Para teres uma ideia, o peso de 10cm de água por m2 é cerca de 100Kg. Se encheres a piscina com 30cm de água já estás no limite de sobrecarga de uma laje de cobertura (no geral). Não arrisques, sobretudo se vive gente por baixo.
 
Por aquilo que ouvi dizer em construção civil as estruturas são por norma sobredimensionadas três vezes, às vezes até seis. Por isso, ainda deves ter alguma margem de segurança.

Nem pensar. Margem de segurança mínima de 1,5 a 2x o peso previsto para a utilização, nunca 3 e muito menos 6x.
 
Nem pensar. Margem de segurança mínima de 1,5 a 2x o peso previsto para a utilização, nunca 3 e muito menos 6x.
O meu conhecimento é académico, por isso terá mais valor que o meu.

Não conheço o estado da arte actual.

Mas o valor de seis vezes, se não me falha a memória, estava relacionado com estruturas de impreterível segurança.
 
Última edição:
Já não me lembro mas acho que na cadeira de estruturas que tive o ensinamento foi de que para uma estrutura que precise de aguentar 100 (unidades), calcula-se para 150 e actualmente já se adiciona mais metade da necessidade inicial (portanto para 100 acaba por se dimensionar para 200; 150 + (50% dos 100)).

Mas é algo de que apenas tive bases, só que duvido seriamente que uma varanda ou terraço estejam dimensionados para levar uma piscina com 2000 ou 2500 litros de água mais o peso das pessoas que lá andam dentro. Isso vai dar estaladelas, mas efectivamente nada como tentar aceder aos cálculos de estabilidade do prédio para se ficar com uma certeza.
 
Última edição:
Gostava de uma coisa deste género:

20170220-imagem-1.jpg



Na pior das hipóteses uma daquelas da decathlon só para os putos darem pinchos no verão.
 
O que eu estava a sugerir basicamente era fazer um teste de carga no terraço, mas entendo que não seja a prática mais facilmente aceite. [:D]
 
Ainda por cima uma coisa de carácter mais permanente, é que se começa a dar problemas ficas com o investimento arruinado. Tenta falar com um engenheiro para ver a estrutura ou tentar mesmo descobrir a empresa que construiu o prédio, ninguém melhor para saber o que lá fez.
 
Gostava de uma coisa deste género:

20170220-imagem-1.jpg



Na pior das hipóteses uma daquelas da decathlon só para os putos darem pinchos no verão.
Isso é uma estrutura permanente, necessita licenciamento e vistoria. Essa da foto, se a base da piscina não está assente na laje, mas sim distribuída pela estrutura envolta pelo deck, deve estar abaixo do limite.

Assim a olho, a piscina parece ter 1.5x3m (4,5m2) e 50cm de água. Dá um volume de água de 2,25m3. Nessa área, terias 500kg/m2 que é praticamente o dobro do limite de sobrecarga.

Mas se a piscina estiver o peso distribuído pela estrutura, que parece ter 3x5m (15m2), nesse caso terás esse peso distribuído por uma área maior, cerca de 150Kg/m2. Bem abaixo do limite.
 
a ideia seria com furo
tenho de estudar a viabilidade da coisa

É tranquilo. E para tratamento de choque basta usar hipoclorito que é extremamente barato.

Quanto ao PH: https://www.dgs.pt/delegado-de-saud...ara-consumo-humano/notas-tecnicas/ph-pdf.aspx

É algo que é sobrevalorizado. A água não é sequer para beber, e as variações são apontadas para deterioração do material e não da saúde. Faz lembrar aqueles aditivos para proteger as máquinas de lavar roupa. Treta. Com o dinheiro poupado compras meia dúzia de máquinas.

Se tens água de furo ainda é mais tranquilo, porque será água subterrânea a preço irrisório. Podes dar-te ao luxo de substituir completamente a água de tempos a tempos.
 
Voltar
Superior