Problemas 1.2 PureTech

A propósito das garantias e rentings, será que as locadoras persistem em oferecer os Stellantis na carteira de opções, mesmo sabendo dos graves problemas de motor dos diesel e gasolina, porque têm algum "conforto" da parte do importador em como este assume integralmente despesas em garantia? Era interessante perceber isso.
Se clientes particulares e preocupados, que usam os carros com pezinhos de lã, estão a ter estes problemas, imagino pessoal de empresas que só se importam se o ponteiro do combustível está no F ou no E, o resto é para "partir"...

Bem a minha experiência até à data com este motor (1.2 130cv) num peugeot 2008 de 2020 tem sido bastante positiva. Com 40000km não tenho qualquer consumo de óleo entre revisões e visualmente a correia ainda aparenta estar impecável. Faço cerca de 12000 km por ano.
Neste contexto, tenho pior registo no outro carro cá de casa, um RAV4 hibrido de 2021, que teve que substituir o catalisador no ano passado, felizmente ao abrigo da garantia.

Parece-me que o motor do Jeep ainda é o EB2ADTD, com a correia banhada a óleo. A versão com corrente, equipa o 1.2 e-Hybrid, ainda não vendido em Portugal.

para o e-Hybrid já estão a aceitar encomendas. como estou comprador lá para o verão, é uma opção, SE... o motor não for o problemático!

Mas isso significa que não são tão maus ou que são bons? Queria algo que não me desse chatices por muitos km... :)

O FAP e adblue um dia é possível retirar certo? Passa nas inspeções?

Há tantos carros melhores para comprar, porque é que se insiste tanto nestes cangalhos? Vira para os japoneses que ficas melhor servido que com este lixo

Não digo que não são bonitos, que até são, e gosto bastante da ideia do volante mais pequeno, mas sempre houve razões para ninguém imitar os franceses [:D]

Os pais da minha namorada têm um Grandland 1.2 130 de 2020 com quase 80.000km e está com uma fiabilidade à prova de bala.

E a revisao era na marca durante a garantia e agora é numa oficina multimarcas em que o mais provável é espetarem com 5w40 lá para dentro ou algo do género.

Cada vez mais começo a achar que quando mais um gajo apaparica os carros, pior.

O meu é tratado nas palmas (trato-o tão bem em uso e manutencao como me trato a mim em comida) e há dois dias a frio de manhã, estava com um trabalhar normal, mas com uma vibração superior ao habitual. Na volta qualquer dia sou brindado com uns injetores, à semalhança de varios relatos num grupo do modelo e motor.

Já agora e como curiosidade... após há uns dias ter vindo a nóticia que a PSA tinha alterado a recomendação da viscosidade de óleo e norma no 1.5 HDI, agora é a vez do 1.2 Puretech, também alterar a viscosidade, deixando de usarem o 0W30 (norma B71 2312) para usar o 5W30 (norma FPW9.55535/03)

Já agora:

https://www.largus.fr/actualite-aut...w5mR4-ZIFiVe1UfA4IYq1HKbXSVEkUecAhN78U4gMx3dM

A partir du 20 février, le réseau après-vente a reçu pour consigne de remplacer l'huile 0W30 (norme B71 2312) par de la 5W30 (norme FPW9.55535/03) lors des vidanges.

O pior é que estes motores estão numa carrada de carros baratos e populares.
Recentemente perguntei (por curiosidade) a um vendedor de stand se os motores 1.2 já tinham sido corrigidos ou não, sendo este 1.2 de um Corsa. Claro que ele me diz que sim.
Pesquisando pela internet, os problemas continuam. É como tudo, uns dizem que nunca tiveram problemas, outros dizem que vão no terceiro motor.

Vendedores de stand dizem de tudo só para vender. Quando fui com os meus sogros ver o novo 3008 eHybrid para eles perguntei se já vinha com o motor corrigido e o vendedor não soube responder.
Depois de pesquisar lá descobri que sim, já vinha corrigido.

Esse motor é horrivel, nem mesmo depois da peugeot andar a trocar de fornecedores da correia conseguiu resolver o problema.

Essa solução de correia banhada nunca devia ter sido inventada, é mais um fruto das normas antipoluição e eficiência desenfreadas.

A única maneira de resolver o problemas desse 1.2 é ver-se livre deles.

O comportamento esquisito da caixa, já é apanágio da psa, é material fraquito. Já vou na segunda com 130.000km (comprado novo), em ambas a marcha atrás nunca engrenou de forma satisfatória, e já aconteceu em momentos de maior pressa/mais distraído, entrar até meio e salta ao largar a embraiagem.

Considerando que reviram o motor e conseguiram cumprir normas de emissão com corrente, não me parece que seja essa a razão. Mesmo os Firefly da Fiat não têm esses problemas.

Só uma palavra para isto: (muito) preocupante...

Mais uma prova que é material fraco, feito às 3 pancadas, sem os devidos testes de durabilidade aquando do desenvolvimento.

Todos os problemas destes motores deviam ser assumidos pelo fabricante e qualquer iteração deste projecto ignorada por algum futuro comprador.

Estou a fazer confusão ou há pouco tempo tinham mudado a recomendação para 0w20?...todos os meses mudam a ver se acertam, é isso? :confused:

Edit: fui buscar um post do rpms de há umas pág atrás com o plano de intervenção, isto em Novembro :​

image.png

Last edited:
Vendedores de stand dizem de tudo só para vender. Quando fui com os meus sogros ver o novo 3008 eHybrid para eles perguntei se já vinha com o motor corrigido e o vendedor não soube responder.
Depois de pesquisar lá descobri que sim, já vinha corrigido.

mas não continua a correia no óleo?

Back