Pois mais isso não interessa nada para o caso dos advogados.
Interessa sim saber se ao fim dum licenciatura de bolonha estão aptos ou não a entrarem para o estágio da OE. Os entendidos dizem que não.
Aliás, desconfio que todos os candidatos à OA são contra por isso... o Cerne da questão não é propriamente o valor do mestrado ( q ng discute) é sim a falta de valor das licenciaturas actuais aos olhos dos teus pares.
Nos engenheiros é exactamente a mesma história. Se bem que nesse caso existia o engenheiro técnico c/ formação de 3 anos antes de bolonha e como tal, a profissão já estava regulada para ciclos inferiores.
1º - Nem todos os licenciados em Direito são advogados... Muitos fazem a ordem por uma questão de valência futura, ainda que não exerçam directamente a função. (há anuncios que pedem juristas com a Ordem feita mas que não vão ser advogados "per si").
2º - Neste momento, um licenciado em Direito com os 4 anos de curso, mediante a aprovação em exame da OA, pode inscrever-se na OA e fazer o percurso todo, normalmente. Agora... pq antes nem era preciso exame de admissão, como sabem. Qlq pessoa com o 1º ciclo de estudos, podia inscrever-se na ordem sem qlq limitação. Conheço bastantes colegas que estavam a fazer formação no CD da OA de Coimbra, estagio num escritório de um advogado e 2º ciclo de estudos em Direito na FDUC. Neste momento, não é obrigatório um mestrado para se puder isncrever na OA, mas essa é uma das propostas de um dos candidatos a bastonário.
3º - Mesmo com os 4 anos, nada te impede de exercer funções como jurista. No ano passado, abriram cerca de 350 vagas para a administração pública dirigidas a licenciados em Direito. Tive colegas meus a congelarem o estagio e blablabla, para concorrerem para esses lugares. É um contrato a termo, mais para ganhar experiencia (e algum dinheiro) mas os 4 anos de curso não constituem um óbice para o desempenho de tarefas.
4º - As licenciaturas têm basicamente o mesmo valor do 1º ciclo. Por aquilo que disse - que é aquilo que sei. Volto a repetir... As cadeiras do 5º ano do curso de Direito, foram divididas pelos 4 anos do curso. Não deixaram pura e simplesmente de existir (a excepção da filosofia do direito). Ou seja, 4 anos, praticamente a mesma bagagem de conhecimentos pq o 5º ano foi dividido pelos outros 4, adicionaram mais cadeiras ao plano de curso que não faziam parte do plano antigo. Se nos outros cursos não é assim, é possivel. Mas apenas falo do que sei.
Agora, se me disseres que um mestrado pré-bolonha não tem nada a ver com um pós-bolonha, acredito. Se me disseres que, no meu caso, um licenciado pré-bolonha é melhor que um licenciado pós-bolonha tenho as minhas dúvidas. Quando muito são iguais pq os conhecimentos a bagagem cultural é a mesma (mais coisa menos coisa).