Q5 ou XC60?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos momentos
  • Data de início Data de início
O Drive ? Também existe com o motor de 205 cv ?

Se há extra importante num SUV é ter AWD, se não falamos quase de um monovolume [:D]

Não concordo,mas é só a minha opinião... e já foi amplamente discutido este assunto em vários outros posts; quem compra um SUV de 50k não o vai meter no mato e se é pra fazer alguns caminhos de terra o FWD chega perfeitamente. o que se perde em emissoes, consumos, manutenção + cara e preço mais elevado da viatura no momento da compra acho que não justifica o logotipo na traseira AWD [;)]
bom, mas há situações e situações e cada um saberá o uso que lhe vai dar agora comparar um SUV FWD com um monovolume, não me parece...

Não concordo,mas é só a minha opinião... e já foi amplamente discutido este assunto em vários outros posts; quem compra um SUV de 50k não o vai meter no mato e se é pra fazer alguns caminhos de terra o FWD chega perfeitamente. o que se perde em emissoes, consumos, manutenção + cara e preço mais elevado da viatura no momento da compra acho que não justifica o logotipo na traseira AWD [;)]
bom, mas há situações e situações e cada um saberá o uso que lhe vai dar agora comparar um SUV FWD com um monovolume, não me parece...

Respeito a tua opinião e sei que a diferença de preço é significativa.

Mas ter tracção às 4 num SUV representa mais uma questão de segurança extra do que a possibilidade de fazer TT a sério.

Refiro-me à segurança em condições de muita chuva, neve, etc.

o AWD não serve só para quem vai meter o carro no mato.
FWD é muito bonito, mas para certos valores de binário começa a ser desinteressante, é certo que num AWD temos mais consumo, mais emissões e mais manutenção, mas temos sobretudo mais segurança do que num FWD cheio de binário.

Isto é apenas a minha opinião, na altura nem sequer ponderei um carro AWD, se fosse hoje nem tinha pensado 2X, e não é para andar a fazer sprints 0 - 100, há n situações em que dá jeito!

Mas ter tracção às 4 num SUV representa mais uma questão de segurança extra do que a possibilidade de fazer TT a sério.

O teu é AWD permanente, ou desligável?

FWD é muito bonito, mas para certos valores de binário começa a ser desinteressante, é certo que num AWD temos mais consumo, mais emissões e mais manutenção, mas temos sobretudo mais segurança do que num FWD cheio de binário.

Isto é apenas a minha opinião, na altura nem sequer ponderei um carro AWD, se fosse hoje nem tinha pensado 2X, e não é para andar a fazer sprints 0 - 100, há n situações em que dá jeito!

Rapidamente me apercebi de que o AWD é muito mais do que isso! Como se explica a existência de carros do segmento F, por exemplo, com tracção às quatro rodas??

Um carro com AWD torna-se mais versátil por ser mais seguro numa utilização em que, por exemplo, as condições atmosféricas sejam mais adversas. Chuvas, tempestades, gelo, etc.

Ainda no ano passado quando nevou pelo Portugal "inteiro" lebro-me perfeitamente de estar no XC90 a andar perfeitamente bem nas estradas com neve e gelo (caixa em modo "W") e os outros carros todos parados na berma.

O conceito AWD não se pode resumir a ir para o mato.
[;)]

EDIT: Estupidez minha, li mal aquilo que o aml tinha escrito.

Última edição:
Isto não é verdade.

Eu antes tinha um pensamento assim mas rapidamente me apercebi de que o AWD é muito mais do que isso! Se aquilo que dizes é válido, como explicas a existência de carros do segmento F, por exemplo, com tracção às quatro rodas??

[;)]

Não leste bem o que ele escreveu. [;)]

concordo com ambos, o AWD pode ser de facto preponderante em questões de segurança, nomeadamente em viaturas com uma maior altura ao solo... agora não nos podemos esquecer que estamos em Portugal, tipo, 1 mês de Inverno a sério, neve nem vê-la ( a não ser na Serra da Estrela, de onde por acaso eu sou natural [:cool:]) e depois um SUV não é para andar a fazer sprints, é mais um corredor de fundo, um maratonista [:)]
Mas sim, com AWD deve dar pra abusar mais da máquina [:blush:] por isso estou a ponderar seriamente o sistema 4-C que, não sendo uma alternativa ao AWD, pelo que ouvi dizer ajuda muito quando o condutor está com pressa [;)]

O conceito AWD não se pode resumir a isto: "AWD não serve só para quem vai meter o carro no mato."
[;)]

Acho que alguma coisa não ficou clara.
Eu tentei rebater o argumento de quem compra um veiculo de 50K que não o vai o meter no mato e que logo só para fazer uns estradões de terra que FWD chega perfeitamente.

Tentei explicar que um carro com AWD serve para usar em muito mais situações do que o meter no mato . . . apanhaste o contexto todo ?

Não concordo,mas é só a minha opinião... e já foi amplamente discutido este assunto em vários outros posts; quem compra um SUV de 50k não o vai meter no mato e se é pra fazer alguns caminhos de terra o FWD chega perfeitamente.

Foi a isto que eu respondi, para mim mesmo quem anda em alcatrão pode beneficiar de um carro equipado com AWD!

Sendo prático, se o dinheiro não é problema e se já tens um XC90 acho que o Q5 3.0 tdi carregado de extras é a tua escolha.

A dúvida só teria forma, caso não tivesses já um volvo.

Contudo, preferia comprar um Range Rover.[;)]

Ou seja normalmente é 2WD, que passa a 4, quando tu achas necessário?

Sim, o Outlander tem este botanito

outl10xo1.jpg

Voltar
Superior