Qual é a relevância do binário (torque)?

Eu sou comum mortal e acho que prefiro olhar para a curva de binário. O único interesse da curva de potência é saber a potência máxima dum carro mas saber a potencia máxima dum carro é mais uma forma de medir pi las do que outra coisa pois qd o peso do carro é diferente, de nada serve esse indicador. Só para conversa de café: "yá o meu carro tem 150cv" não sabendo o peso do carro nem o tipo de motor o que é que isso interessa?

Costumo dizer isto imensas vezes [:D] Até podem dizer que têm 350 CVs... não me diz nada até saber o resto.

Viva o binário medido em tempo! [:D]

Mas o que é que a curva de binário te dá que não consigas saber tão ou mais directamente a partir da curva de potência?

?

Olha bem para o gráfico da página anterior.

Na potencia tens uma curva quase linear com um ligeira inclinação de declive no início.
Na curva do binário, tens uma alteração de declive bem acentuada logo de início e depois um patamar. Logo aí, consegues visualmente ter melhor informação na curva de binário.

Consegues perceber mais facilmente a resposta do motor olhando para a curva de binário pois é mais sensível à variação da RPM.

Eu percebo a tua questão, mas estas-te a esquecer de um detalhe: um motor é projectado, as curvas de binário e de potência são uma consequência desse projecto. Daí que interessa ver ambas, pois se vires "n" gráficos pela net, verás que não são directamente proporcionais. Em alguns existe uma subida acentuada logo ao início de binário que depois vai caindo, mas a potência ainda é baixa por se estar a baixa rpm, mas depois vai aumentendo devido a esta. Noutros a curva de binário acompanha as rpm. Como já aqui te explicaram, dois motores 1.000cc, com um 4 cilindros e curso baixo, permite muita rpm, ou seja potência. Outro com apenas 2 ou 1 cilindro mas com um curso muito maior para fazer a mesma cilindrada, será um portento de binario, mas não conseguirá fazer muita potência, pois fisicamente não pode fazer as mesmas rpms que o primeiro. Entendes? E ambos os motores são válidos e terão os seus benefícios.

Um gráfico de potência/binário responde de imediato à tua questão. Vê assim: se as curvas de binário fossem exactamente proporcionais, com mesmo comportamento e mesmo declive, a tua questão nem se punha...tinhas toda a razão. Mas não são :) Logo precisas dos dois, para perceber o comportamento do motor que estás a comprar/alterar/projectar...

Tens razão, ter a curva de binário juntamente com a de potência, mal não faz e tem a sua utilidade para quem realmente consegue compreender as implicações de cada curva.

O problema é que como se pode observar neste tópico o comum dos mortais não compreende realmente o binário. Devido a certas correlações que existem por motivos práticos, como por exemplo veículos maiores e pesados geralmente possuírem motores maiores e que têm maior binário a baixas rpm, faz com que os leigos tirem conclusões erradas acerca da natureza do binário.

Não percebo porque vejo falar-se tanto em binário quando é algo que para o comum dos mortais pouco interessa, visto que muitos nem sequer o compreendem.

A potência é a capacidade de realizar um trabalho em determinado tempo. Se levarmos menos tempo, quer dizer que somos mais potentes (ex: atingir em poucos segundos uma determinada velocidade).
O binário, de uma forma simplista, representa a força do motor (ex: vencer declives com facilidade).
Num motor de automóvel é tão importante ter uma coisa como ter a outra. De uma maneira muito simples, podemos fazer a seguinte associação: a potência indicia as performances puras (velocidade máxima / aceleração 0 - 100 Km/h) e o binário a capacidade de acelerar (80 - 100, 100 -120, etc...) - as denominadas retomas de velocidade.

[;)]

Não percebo porque vejo falar-se tanto em binário quando é algo que para o comum dos mortais pouco interessa, visto que muitos nem sequer o compreendem.

Não será bem assim... Antes de aprender física, qd era puto, os meus pais tinham uma roulote para campismo. Já na altura, o meu velhote (mesmo sem perceber um boi de física) sabia bem que para puxar atrelado tinha de ter motor pesado e binário ( a que ele chamava simplesmente força) . Eu (puto) fazia-me confusão tremenda na cabeça como é que um motor de 2300cm3 com apenas 70 cv puxava uma roulote na boa enquanto que carros mais potentes a gasolina na ordem dos 100 e pico (de amigos dele) se viam negros para puxar em viagens longas nas estradas dos anos 80 ( convém referir[:D]).
E o meu velho dizia sempre: pq o nosso tem mais força. E eu : ora porra mas tem menos cavalos como é que isso é possivel???? E ele insistia. Isso obrigou-me a tentar perceber o porquê da coisa.[:D]

Não será bem assim... Antes de aprender física, qd era puto, os meus pais tinham uma roulote para campismo. Já na altura, o meu velhote (mesmo sem perceber um boi de física) sabia bem que para puxar atrelado tinha de ter motor pesado e binário ( a que ele chamava simplesmente força) . Eu (puto) fazia-me confusão tremenda na cabeça como é que um motor de 2300cm3 com apenas 70 cv puxava uma roulote na boa enquanto que carros mais potentes a gasolina na ordem dos 100 e pico (de amigos dele) se viam negros para puxar em viagens longas nas estradas dos anos 80 ( convém referir[:D]).
E o meu velho dizia sempre: pq o nosso tem mais força. E eu : ora porra mas tem menos cavalos como é que isso é possivel???? E ele insistia. Isso obrigou-me a tentar perceber o porquê da coisa.[:D]

Ora aí está ! Belo exemplo apr:)

Era um Opel Rekord não ?

Enquanto houver gente a confundir o binário máximo de um motor com a curva de binário (e já agora a potência máxima com a curva de potência), vai ser muito difícil explicar alguma coisa. É que isto são tudo conceitos de física. Podem ser aplicados ao "motor" de uma bicicleta se for preciso... É melhor compreender primeiro o simples e depois logo se explica o mais complicado.

Temos de esclarecer aqui uma coisa.

Seria possível mover um camião de 30 toneladas numa subida com 8% de inclinação com um motor com potência máxima de 50 hp e binário máximo de 50 nM.

As rotações do motor podem sempre ser desmultiplicadas de forma a criar mais binário nas rodas.

Imaginemos um motor com binário de 50 nM a 7000 rpm; se desmultiplicarmos as rotações do motor de forma a serem necessárias 100 rotações para as rodas darem uma volta passamos a ter nas rodas 5000 nM a 70 rpm. Não chega? Desmultipliquemos por 1000 e passamos a ter 50000 nM a 7 rpm.

Até poderíamos substituir o motor por uns pedais de bicicleta e uma pessoa seria capaz de fazer o camião de 30 toneladas fazer a subida, nem que para isso precisasse de dar 1000 voltas aos pedais para andar 1 metro, demoraria tempo mas subiria.

É fundamental perceberem os parágrafos anteriores para perceberem a natureza do binário e potência.

A partir do momento em que o binário pode ser multiplicado nas rodas através de uma transmissão torna-se irrelevante saber o binário por si só. Podemos sempre sacrificar rpm para obter nas rodas mais binário ou vice-versa, o que se mantém constante é a potência.

O binário vezes as rpm, ou seja a potência, é que nos vai dizer quão depressa conseguimos fazer o camião subir, porque subir ele sobe sempre independentemente da potência ou binário, desde que se faça a desmultiplicação necessária ele sobe, mais ou menos devagar consoante a potência.

Mas na prática, todas as máquinas pesadas ou que têm que lidar com enormes inércias usam motores pouco rotativos e com elevados binários.

Porque será?
Porque de ambas as formas obténs potência. Tanto podes ter um motor com pouco binário mas muito rotativo, como podes ter um motor pouco rotativo mas com muito binário.

O que tu não tens é veículos pesados com pouca potência, a não ser que sejam lesmas. (= incapazes de ganhar velocidade rapidamente)

Sim, sim mas a questão é que uma Yamaha R1 com os seus 200 cv para rebocar um atrelado de 10 toneladas borra-se toda, saltam os pistões, etc. e não consegue mexe-lo, enquanto um tractor agricola de 200 cv faz uma subida de 10% a rebocar as 10 toneladas na boa.

Os 900 nm em vez dos 112 devem fazer alguma diferença [:cool:]
Porque a Yamaha não tem uma transmissão que faça a desmultiplicação necessária (nem as rodas teriam tracção necessária).

Costumo dizer isto imensas vezes [:D] Até podem dizer que têm 350 CVs... não me diz nada até saber o resto.

Viva o binário medido em tempo! [:D]
Se a potência máxima pouco te diz, o binário máximo ainda menos diz.

Mas qual potência? A máxima ou a curva de potência?
Já não estou a perceber nada...

A curva de potência é importante para as acelerações no sentido em que as rpm estão a aumentar e obviamente se a potência só está disponível numa faixa muito estreita torna-se pouco prático acelerar.

A questão é, se tu queres acelerar o carro ao máximo ou subir facilmente uma subida precisas de manter as rpm dentro da faixa onde a potência é mais elevada.

A curva de potência permite saberes isso de forma directa, a curva de binário não.

Última edição:

Tive uma visão. Um gajo a rebocar um barco de 10 metros com uma zzr em vez de um Mitsubishi Pajero diesel. [:D]

Temos de esclarecer aqui uma coisa.

Seria possível mover um camião de 30 toneladas numa subida com 8% de inclinação com um motor com potência máxima de 50 hp e binário máximo de 50 nM.

As rotações do motor podem sempre ser desmultiplicadas de forma a criar mais binário nas rodas.

Imaginemos um motor com binário de 50 nM a 7000 rpm; se desmultiplicarmos as rotações do motor de forma a serem necessárias 100 rotações para as rodas darem uma volta passamos a ter nas rodas 5000 nM a 70 rpm. Não chega? Desmultipliquemos por 1000 e passamos a ter 50000 nM a 7 rpm.

Até poderíamos substituir o motor por uns pedais de bicicleta e uma pessoa seria capaz de fazer o camião de 30 toneladas fazer a subida, nem que para isso precisasse de dar 1000 voltas aos pedais para andar 1 metro, demoraria tempo mas subiria.

É fundamental perceberem os parágrafos anteriores para perceberem a natureza do binário e potência.

Para isso funcionar tinhas que ter elementos fabricados com material à base de kriptonite: mais leves do que uma pena, mais duros que o o açu, e com uma rugosidade próxima da pele do rabinho dum bébé .[:D] Fala com o Clark Kent que ele pode ajudar.
Não existe.

A minha recomendação para ti: montar umas quantas engenhocas com LEGO technic. Vais ver que ficas logo a perceber as implicações do peso e do atrito.

[/B]
Para isso funcionar tinhas que ter elementos fabricados com material à base de kriptonite: mais leves do que uma pena, mais duros que o o açu, e com uma rugosidade próxima da pele do rabinho dum bébé .[:D] Fala com o Clark Kent que ele pode ajudar.
Não existe.

A minha recomendação para ti: montar umas quantas engenhocas com LEGO technic. Vais ver que ficas logo a perceber as implicações do peso e do atrito.

Estás enganado.

Se não compreendes aqueles parágrafos não entendes o que é a potência e o binário.

Enquanto houver gente a confundir o binário máximo de um motor com a curva de binário (e já agora a potência máxima com a curva de potência), vai ser muito difícil explicar alguma coisa. É que isto são tudo conceitos de física. Podem ser aplicados ao "motor" de uma bicicleta se for preciso... É melhor compreender primeiro o simples e depois logo se explica o mais complicado.

O pior é que não entendem nem querem entender.

Uma pessoa explica e eles em vez de tentarem perceber preferem retorquir e manter as suas ideias erradas.

A potência é a capacidade de realizar um trabalho em determinado tempo. Se levarmos menos tempo, quer dizer que somos mais potentes (ex: atingir em poucos segundos uma determinada velocidade).
O binário, de uma forma simplista, representa a força do motor (ex: vencer declives com facilidade).
A primeira parte até estava correcta, o resto estragou tudo.

Obviamente que precisas sempre de binário e potência, afinal de contas para uma dada rpm estes são proporcionais.

A questão é que o binário por si só não nos diz nada.

Não sei o que entendes com facilidade com fazer uma subida, mas para o comum dos mortais isso significa conseguir fazer a subida depressa.

O que diferencia um carro que consegue fazer uma subida a 80 enquanto o outro semelhante só a faz a 40, não é o binário por si só, é (por exemplo) o facto de o primeiro ter o mesmo binário mas a maiores rpm, ou seja, ter maior potência. [:D]

Última edição:
Voltar
Superior