[Sociedade] Qual é a tua religião?

Qual é a tua religião?

• Cristianismo

Votes: 32 32.0%
  • Judaísmo

Votes: 0 0.0%
  • Islamismo

Votes: 1 1.0%
  • Hinduísmo

• Budismo

• Mormon

Votes: 1 1.0%
  • Satanismo \m/

• Pastafarianismo :)

Votes: 2 2.0%
  • Taoísmo

• Agnosticismo

Votes: 21 21.0%
  • Cientologia

• Ateu

Votes: 40 40.0%
  • ----

Votes: 3 3.0%
  • Praticante

Votes: 7 7.0%
  • Não-Praticante

Votes: 16 16.0%

• Total voters
    100
  • Poll closed .
eu concordo que o nascimento dessa religião foi estranho, mas se calhar para muita gente que não acredita as outras religiões nasceram de forma igualmente ridícula. A diferença é que são muito mais antigas e por isso a história já teve tempo para "assentar".

Exactamente onde eu queria chegar.

Testemunhas de Jeová e Mormons (mais correctamente Igreja dos Santos dos Últimos Dias) são religiões distintas!

Pela mesma lógica tens uma comunidade anglicana expressiva, por exemplo, ou ortodoxa, e não aparecem separadas...
Tens razão. Confundo-as sempre porque no Porto, há lá uma Igreja dos Santos dos Últimos Dias, onde houve uns tempos que andavam a enviar parzinhos para bater à porta das casas, para evangelizar... tal como as testemunhas de Jeová.

Eu fiz foi o contrário, nas provas de vinho do Porto estive a fazer a vida negra a um muçulmano que não toca no vinho... "Aahhh este é mesmo bom, queres provar?" "Ahh este é ainda melhor, queres provar?" [:)]

Estranho, conheci Imensos mesmo, e que me lembre só um é que NUNCA bebia...os outros só cumprem a 100% no Ramadão...Agora....uma coisa que NUNCA os vi fazer foi comer Porco....e tinha um colega Marroquino
que vivia fora há muitos anos, em diversos países Europeus, e que até era "mente aberta"...e eu estava-lhe sempre a oferecer presunto Pata Negra[br:)] [br:)] [br:)]....mas daquele mesmo, mesmo, mesmo, mesmo, mesmo bom, com preços quase obscenos[br:)]...e sempre que recusava, dizia-lhe: "Vinho barato, de *****, bebes até te fartar[:D], mas um presuntinho deste bom, mesmo bom, já não queres?!?!?!?"[:D][kiss] Éramos amigos, ele não levava a mal[;)]

Lá está... Não concordo com isso.
Os Mormons são uma comunidade de pessoas que não fazem mal a uma mosca e que se dedicam a estudar temas espirituais e a praticar o bem. O culto é aberto a quem quiser integrá-lo...
Independentemente da forma como apareceu essa religião, não concordo em colocá-la num patamar diferente das outras.

Até porque mesmo em comparação com a Bíblia dos católicos, ninguém pode afirmar que o Livro de Mormon foi escrito por pessoas com melhores ou piores intenções do que aqueles que escreverem a bíblia.

O facto do Livro de Mormon ser mais recente não significa que seja menos válido ou verdadeiro do que a Bíblia.

Entendes onde quero chegar?
Por isso é que incluí na lista, apesar de considerar um culto. Não é consensual...

É claro que o Cristianismo só atingiu a expressão actual porque uns imperadores romanos acharam que era a melhor forma de reforçarem os seus poderes... e vários reis nórdicos, também.

Agora, o mormonismo teve historicamente uma atitude segregacionista em relação aos afro-americanos, e as suas raízes poligâmicas são muito díspares da sua base, o que a torna uma "religião" muito mais diferente.

O mormonismo pode ter o seu livro sagrado, como todas as religiões tem, mas na minha interpretação, é parte do engodo criado pelo Joseph Smith, que queria precisamente fazer-se passar por uma religião. Para mim, o Livro de Mormon ou a Bíblia valem o mesmo, não é isso que os distingue.

Isto é um pouco como tentar considerar Mónaco ou Vaticano como países... para certas coisas são, para outras não são.

Isto é um pouco como tentar considerar Mónaco ou Vaticano como países... para certas coisas são, para outras não são.

Pois entendo onde queres chegar com esse tipo de distinção. Mas na minha óptica pessoal não distingo essas religiões das outras...

Não coloco a IURD no mesmo saco em que coloco os Mormons e até TJs.

IURD é um esquema de Marketing.

Qualquer religião para ser bem sucedida tem que ter um bom sistema de marketing...é preciso saber vender o Deus e os seus milagres para captar mais crentes.
A maioria das pessoas precisa de acreditar em algo e a religião funciona como efeito placebo, no fundo não faz bem nem mal, mas funciona para a maioria das pessoas.

Não coloco a IURD no mesmo saco em que coloco os Mormons e até TJs.

IURD é um esquema de Marketing.

Ok, mas cá está: em que te baseias para "despromover" de religião?

Mormon também era marketing, só do século 19. As inconsistências na sua história são gritantes. Joseph Smith foi condenado pela justiça americana da altura, por ter burlado.

E vamos ser honestos, essa história de poligamia foi para o tipo andar com 50 mulheres, como andou...

= =

E, vamos ser francos, a Igreja Católica é a maior operação de marketing do mundo. Prometem o paraíso às pessoas, mesmo quando não há provas desse "produto", e vão lucrando com isso.

Last edited:
Ok, mas cá está: em que te baseias para "despromover" de religião?

Mormon também era marketing, só do século 19. As inconsistências na sua história são gritantes. Joseph Smith foi condenado pela justiça americana da altura, por ter burlado.

A única coisa que te posso dizer é que simpatizo mais com Mormon por terem um postura mais séria e por conhecer alguns que são pessoas de bem, extremamente cultas e bem formadas.

Em relação ao JS, nunca investiguei essa matéria mas nada me espanta... O que não faltam são pessoas a tentar denegrir todas as religiões.

Em relação à IURD, não conheço ninguém, mas pelo que leio parece-m claramente uma organização com fins pouco nobres.

Claro que o facto de tu conheceres alguém duma determinada religião acaba por influenciar bastante a tua opinião sobre a mesma.

Fui educado católico,mas não me guio pela religião católica, toda a família não entende o porquê de a ter abandonado (principalmente a minha mãe).
Se "Deus" existisse, não deveria haver muita dor e miséria que existe por este mundo.

Sou agnóstico apenas e somente, por ter presenciado coisas menos "naturais" para as quais não tenho explicação .

Se não fosse pelo que referi acima, era ateu.

Qualquer religião não passa de um enorme esquema de marketing para ganhar poder e subjugar o próximo [;)]

É como os Ipad.
As pessoas compram porque gostam de os usar e sentem-se bem quando os usam.[:D]

Não se pode negligenciar o lado de "serviço" que têm as religiões. A maioria das pessoas que seguem religiões, sentem-se bem e gostam te pertencer a estas religiões.

Back