Perguntei ontem por mail para a EDP Comercial e também telefonei.
As respostas foram que devo comunicar a leitura até 5 dias antes do dia 31 de cada mês. Como antigamente era até 5 dias antes do dia 17, perguntei o porquê desta alteração e porque dela não fui avisado.
Não obtive respostas...infelizmente!
Eu respondo-te. Na antiga EDPSU, tinhas um contrato de energia eléctrica praticamente celebrado directamente com o distribuidor de electricidade (EDP Distribuição). Ou seja, bastava dares a leitura 1 dia antes de sair a factura e ela era considerada sempre.
Hoje em dia com a liberalização, quem já está no mercado livre está sujeito a outros entraves. A leitura tem que ser dada com alguns dias de antecedência da factura sair, para que possa ser considerada. Basicamente, tens duas formas de o fazer.
Dar a leitura à EDP Distribuição (ligando para o 800 507 507 - chama gratuita 24 horas), que vai processar e dá-la ao teu comercializador (EDP Comercial, Endesa, Galp Power, etc.) - Demora +- 5 dias.
Dar a leitura ao comercializador, que vai ter que enviá-la para o distribuidor para que a este a valide, e este depois de a validar reenvia-a de volta. Demora +- 6 dias.
Para que é que isto serve? Para se cimentar a ideia de que há um único distribuidor, imparcial e que não vende electricidade directamente ao consumidor, e que é proprietário e operador da infraestrutura. Todos os outros comercializadores (mesmo que sejam do grupo EDP), estão assentes na rede do distribuidor, e a sua única função é a faturação da energia consumida, bem como apoio ao cliente.
Na minha opinião, o melhor dia para se dar leituras é sempre 7 dias antes de sair a factura. Se serás facturado ao dia 13, eu daria ao dia 6. [

]