Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Alguem conhece algum simulador (sem ser o da Deco) confiável?

Na electricidade ainda tenho a EDP SU com a Bi-Horária, no gás natural, já mudei para a Goldenergy ao abrigo da campanha da Deco, mas em 6 ou 7 meses, até ver não me compensou e sinceramente até acho que estou a gastar mais.

Estou na mesma situação.
EDP SU com Bi-Horaria
Gás, Goldenergy.
Porque dizes que gastas mais em gás?:confused:

Tarifa simples na Endesa, mudei através da campanha da DECO, estou satisfeito, mas peca pelo facto de não ser possível pagar nas payshops nem enviarem carta para casa como tinha sido acordado.

Só para acrescentar, haverá alguma desvantagem em apenas mudar o titular? Parece que queriam à força toda fazer novo contrato..
"Alteração de titular" é uma força de expressão, na verdade o que acontece _sempre_ é o término do contrato no anterior titular e um _novo contrato_ em nome do novo titular. [;)]

Onde viste?

Perguntei ontem por mail para a EDP Comercial e também telefonei.
As respostas foram que devo comunicar a leitura até 5 dias antes do dia 31 de cada mês. Como antigamente era até 5 dias antes do dia 17, perguntei o porquê desta alteração e porque dela não fui avisado.
Não obtive respostas...infelizmente!

Perguntei ontem por mail para a EDP Comercial e também telefonei.
As respostas foram que devo comunicar a leitura até 5 dias antes do dia 31 de cada mês. Como antigamente era até 5 dias antes do dia 17, perguntei o porquê desta alteração e porque dela não fui avisado.
Não obtive respostas...infelizmente!
Eu respondo-te. Na antiga EDPSU, tinhas um contrato de energia eléctrica praticamente celebrado directamente com o distribuidor de electricidade (EDP Distribuição). Ou seja, bastava dares a leitura 1 dia antes de sair a factura e ela era considerada sempre.

Hoje em dia com a liberalização, quem já está no mercado livre está sujeito a outros entraves. A leitura tem que ser dada com alguns dias de antecedência da factura sair, para que possa ser considerada. Basicamente, tens duas formas de o fazer.

Dar a leitura à EDP Distribuição (ligando para o 800 507 507 - chama gratuita 24 horas), que vai processar e dá-la ao teu comercializador (EDP Comercial, Endesa, Galp Power, etc.) - Demora +- 5 dias.
Dar a leitura ao comercializador, que vai ter que enviá-la para o distribuidor para que a este a valide, e este depois de a validar reenvia-a de volta. Demora +- 6 dias.

Para que é que isto serve? Para se cimentar a ideia de que há um único distribuidor, imparcial e que não vende electricidade directamente ao consumidor, e que é proprietário e operador da infraestrutura. Todos os outros comercializadores (mesmo que sejam do grupo EDP), estão assentes na rede do distribuidor, e a sua única função é a faturação da energia consumida, bem como apoio ao cliente.

Na minha opinião, o melhor dia para se dar leituras é sempre 7 dias antes de sair a factura. Se serás facturado ao dia 13, eu daria ao dia 6. [;)]

Last edited:
Minotauro
Obrigado pela resposta, mas....em nada invalida as críticas que tenho feito à EDP Comercial nos meus posts.
A data da comunicação das leituras era até 17, passou para até 31, ninguém me avisa e ainda levo com estimativas de 13 dias que são superiores a consumos reais de 30 dias? :sh)

Isto já para não falar das leituras que estão registadas e não foram consideradas, tendo-se optado por estimativas.

«Estorias» dignas de um filme que em nada abonam a favor dos Seviços da EDP Comercial....

Minotauro
Obrigado pela resposta, mas....em nada invalida as críticas que tenho feito à EDP Comercial nos meus posts.
A data da comunicação das leituras era até 17, passou para até 31, ninguém me avisa e ainda levo com estimativas de 13 dias que são superiores a consumos reais de 30 dias? :sh)

Isto já para não falar das leituras que estão registadas e não foram consideradas, tendo-se optado por estimativas.

«Estorias» dignas de um filme que em nada abonam a favor dos Seviços da EDP Comercial....
Só te digo: não fazem ideia (nem têm que fazer, como consumidores) a novela que é o processo de liberalização do mercado de energias eléctrica e de gás natural...

E sim, os consumidores são os únicos prejudicados no processo.

Vou amanha à loja da EDP do Marquês. Nem me enviam cartas a dizer que há falta de pagamento, nada, nadinha. Entrei no modo fantasma, não preciso de pagar se calhar.. [:p]

Mudei para a EDP comercial e não recebo facturas nem me debitam nada há 3 meses. É normal? :sh)
Não é muito normal, não. Podem ocorrer 3 situações: efectivamente o teu contrato não transitou para a EDPC; estás com um acordo de conta certa (pagar mensalmente um valor fixo e receber 1 factura ao fim de um ano para acertar) ou estás com um erro de facturação e não saem facturas... Aconselho a enviares um e-mail para servicoaocliente@edp.pt. [;)]

Prepara-te para a factura, pois um dia ela vai chegar....[8b]

Não é muito normal, não. Podem ocorrer 3 situações: efectivamente o teu contrato não transitou para a EDPC; estás com um acordo de conta certa (pagar mensalmente um valor fixo e receber 1 factura ao fim de um ano para acertar) ou estás com um erro de facturação e não saem facturas... Aconselho a enviares um e-mail para servicoaocliente@edp.pt. [;)]

Ok, obrigado pelo feedback.

Alguém com goldenergy? (Gás)? O raio do balcão digital está sempre em baixo e demoram eternidades a enviar fatura eletronica. Acontece com voces?

Um update: desde a uns meses para cá ao que parece a EDP Comercial funciona melhor. As leituras surtem efeito praticamente imediato na faturação.

Ainda assim andavam-me a picar por parte da Gold Energy e por parte da Galp On (através do leilão da DECO).

Fiz contas, e conclui que o tarifário Galp era o que me compensava mais, mas como a vertente financeira não é tudo, decidi por à prova o apoio ao cliente.

Enviei então um e-mail a ambas empresas dia 25 de Agosto, com o seguinte conteúdo:

Boa tarde,

sou cliente EDP Comercial, e tendo recebido informações sobre o tarifário XXXX, gostaria de colocar algumas questões para as quais pedia o vosso esclarecimento:

1. Sou obrigado a ter débito directo para este tarifário?

2. Se enviar uma leitura, esta fica automaticamente registada e a fatura é emitida de acordo com a leitura, ou é necessário que o distribuidor valide primeiro a leitura e só depois é emitira a fatura de acordo com o que o distribuidor validar?

3. Ainda em relação ao ponto 2, aplica-se o mesmo princípio à electricidade e ao gás natural?

4. Sou obrigado a permanecer durante 12 meses?

5. Caso por alguma razão falhe a comunicação da leitura atempadamente para emissão da fatura que origine uma estimativa absurda (vamos supor que na realidade teria que pagar 50€ mas a estimativa são 150€), qual é o procedimento que têm definido para estes casos?

6. Em caso de reclamação (como por exemplo o ponto 5 em que haja uma estimativa absurda para ser corrijida), qual é o vosso prazo de resposta?

7. Se ocorrer a emissão de uma fatura com estimativa que seja abusiva, e for aberta uma reclamação, e caso a resposta à reclamação exceda o prazo de pagamento da fatura com estimativa, o que acontece? É bloqueada a fatura e só depois de respondida a reclamação se fazem os devidos acertos, ou o cliente tem que pagar e só na fatura seguinte será regularizada?

Aguardo as respostas a fim de decidir se celebro o contrato.

Recebi resposta da Galp no dia 29/8 (4 dias depois), com respostas a todas as questões que coloquei esclarecidas.
Recebi resposta da Goldenergy hoje, 11 dias depois (9/9), com respostas genéricas sobre o tarifário sem que consiga ter uma noção precisa da real diferença (descontamos até 10% - mas não dizem a percentagem real para o meu caso nem me pedem mais dados para dar indicações específicas).

Em suma, já ouvi criticas à Galp (como ouvi a todas na prática) mas a Goldenergy nesta fase pré-contratual deixou muito a desejar. Felizmente a EDP tem funcionado bem, como o tarifário da Galp me permite passar de 100€ mensais de electricidade e gás para 90€ mensais (diferença para o mesmo consumo e mesmas tarifas), vou experimentar a ver como corre a coisa.

Back