Ajuda a comprar carro novo
Ajuda a comprar carro novo
Viva pessoal.
Desde já, deixem-me dar os parabéns pelos fantásticos fórum e comunidade que têm aqui! Tenho andado desde há umas semanas a pesquisar nele por forma a tentar esclarecer as minhas dúvidas sobre comprar um carro, mas infelizmente não consegui esclarecê-las lendo apenas as vossas respostas a questões que já haviam sido colocadas. Assim, registei-me e venho-me colocar perante a vossa experiência, esperando que me possam ajudar nesta minha tarefa
Eu andei os últimos 7 anos ou assim a conduzir um Hyundai Pony 1.3, a gasolina, de 1993. Foi o meu primeiro carro a sério - excluindo uma ligeira passagem por um SEAT Troféu que ainda lá tenho na garagem - e nunca me falhou... até há pouco tempo. Nestes últimos 6 meses tenho incorrido em mais despesa com ele do que no resto do seu tempo de vida todo... E por isso têm insistido comigo para trocar de carro, apesar de eu ser um bocado apegado a ele
Houve um problema com o elevador da janela do condutor que ficou desenrascado - mas não resolvido - há 6 meses, e na altura cheguei a ponderar outros carros, se bem que apenas fiz o test-drive do VW Golf 1.6 FSI... Como era muito caro, acabei por deixar a ideia de parte, até porque o Hyundai estava para as curvas.
No entanto, há umas semanas partiu-se a flauta do motor, e com isto quando foi a consertar - muito revoltado, mas o carro não andava mesmo de maneira que não me servia de muito para retoma ou abate... - fui violentado em 499,91€... Acedi, apesar de andar desde então a investigar carros um pouco mais intensivamente. Agora, após essa reparação, o problema do elevador da janela do condutor voltou (apesar de antes da reparação estar bom e logo depois de sair da oficina o elevador estar avariado, os gajos não me quiseram assumir a responsabilidade, o que até percebo, dado que não tenho maneira de provar nada), e dizem que o elevador tem de ser substituído, o que vai mais uns três dígitos de conta... Perdi a paciência, e tenho andado com o carro com a janela fechada... [

]
Isto para dizer o quê? Tenho andado a ver carros, e o que procuro é algo novo que seja de calibre pelo menos igual ao do meu Hyundai Pony (se bem que actualizado...), e que tenha espaço, dado que terá de servir futuramente como carro de família (daqui a uns anitos, casar, não casar, filhos, não filhos, férias... enfim). Problemas? O dinheiro, como é claro.
O tecto para mim era os 20.000, pouco mais. Algo à volta dos 18.000 era óptimo, se possível com boa bagageira e espaço interior, e que não custasse a subir aquela subida quando se sai de Lisboa e se entra na A5 Cascais
Fiz um Test-drive do Focus 1.6 TDCi 5 portas, 90cv, e gostei muito mesmo de o conduzir... Irritou-me, no entanto, que se eu quisesse abrir um pouco mais a perna direita, batia sempre com o joelho na coluna do meio do carro (onde tá o rádio e o AC...). E não, não é do ajuste do banco... é mesmo eu ser pequeno, e os pedais serem fundos

Isto não acontece em mais nenhum carro que tenha conduzido até agora - não que tenham sido muitos, mas um VW Polo, um Megane de 93, o tal SEAT Troféu, um Opel Corsa dos de 98 e ainda um Rover qualquer-coisa (já nem me lembro) nunca me deram esse problema

Aparte disso, adorei o carro mesmo. Outro problema é o tamanho exterior do carro, e o preço, claro está.
Nesta gama, em cima da mesa, estavam ainda o Astra e o VW Golf, mas agora já acho que qualquer um deles está fora do meu alcance financeiro. Assim, agora tenho na minha lista os seguintes - todos grandes incógnitas, e sem nenhuma ordem relevante:
Ford Fiesta 1.4i Duratorq TDCi (68 CV) (isto não é pouco potente?)
Opel Corsa silver+ 5 portas 1.3 CDTI 70 CV (idem?)
VW Polo 1.4 TDI 80cv
Peugeot (algum com os requisitos acima? 206, 207? 307?)
Honda (idem - o Jazz não é pequeno demais, e o Civic caro demais para o meu tecto?)
Renault (idem)
Hyundai, Seat, Fiat...?
...algum outro que me esteja a esquecer, que caiba no orçamento e tenha as características pretendidas?
Desculpem ser tão vago nos últimos 4, mas os primeiros estão detalhados apenas porque eu fiz uma pesquisa mais exaustiva sobre preços e características de cada um... Já agora, o Corsa 1.3 CDTi não tem computador de bordo? É o que está escrito no site... Alguém confirma? Ou apenas não tem de raíz, podendo-se pedir aparte?
Se pudessem então dar a vossa opinião sobre eles, tendo em conta os seguintes pontos:
- espaço interior
- espaço exterior (importante para estacionar)
- fiabilidade
- força do motor para o tamanho do carro (podem pegar na subida da A5

)
- consumos - se se justifica diesel vs. gasolina
- conforto e qualidade dos acabamentos
- qualidade / preço
agradecia muito... O seu uso vai ser diário, andando 50% em cidade, e 50% fora, fazendo cerca de 40km a 50km diários, por ano 18.200km em média.
Desculpem esta entrada assim abrupta aqui no fórum, mas ando tão perdido todos os dias a ver carros e carros, que realmente acredito que sozinho não chego a nenhum consenso.
Cumprimentos, e obrigado pela atenção.
Paulo Tavares