Eu gosto das duas! A nível de interiores (leia-se "mariquiçes") a Scenic está mais bem conseguida. Tem aquele ar de nave espacial que eu pessoalmente até gosto.
Há uns anos um amigo meu teve a mesma dúvida que tu, mas com a Zafira A. Na altura disse-lhe que devia ir para a Renault, porque era melhor, maior e mais barata.
Se fosse hoje em dia, sugeria-lhe o inverso, para ir para a Zafira B. De facto, o interior é praticamente decalcado do Astra (afinal a Zafira deriva deste), mas isso não quer dizer que isso seja mau. É apenas mais "formal" que a Renault. A habitabilidade duma e de outra deve ser ela por ela, se bem que acho que o sistema Flex 7 é mais...er...flexível do que o da Renault (temos mesmo que tirar os bancos não é?).
O motor de 100 cv da Opel não é mau de todo, ainda que eu continue a achar que o de 120 cv é o mais equilibrado.
O da Renault também não é mau e se calhar os 5 cv de diferença até se notam... ou talvez não.
Ambos os carros são bons para ter andamentos normais, dignos de um chefe de família que tem a responsabilidade de zelar pela segurança dos seus.
O conforto é que não é comparável, se bem que a Zafira é bem mais confortável que o Astra, mais ainda assim menos do que a Scénic. De qualquer maneira depende muito do teu gosto, se preferes um carro mais "almofadado" ou algo um pouco mais, desculpem a expressão "viril". O comportamento da Zafira em AE e em estradas boas, é de facto muito agradável pois o adornar da viatura é quase nulo. Em contrapartida a Renault é imbatível no conforto quando as estradas são mais degradadas.
É como tudo na vida, tens de experimentar para poderes estabelecer um termo de comparação justo. Por mais que opinemos a decisão final será sempre tua.
Aquele abraço e boa sorte!