Que elétrico escolher?

(...)
Experimenta conduzir um Model 3 a +200km/h. Experimenta chegar lá em menos de 15s. Experimenta o autopilot. Experimenta o sistema de som brutal de 14 colunas e sub. Experimenta o ecrã espectacular para ver netflix e etc. Experimenta os jogos que jogas com o volante e abana o carro enquanto viras no jogo. Experimenta o enorme espaço para os passageiros. O tecto panorâmico total. Depois não sei se tens a lata de fazer essas comparações.
[:)]Lindo!

Last edited:
Ainda bem que nem todos gostam do amarelo, haja concorrência. O zoe com equipamento comparável custava mais 1500 euros, era menos confortável (por causa dos bancos) e menos bonito na minha opinião. O 2008 custava, com o mesmo nivel de equipamento, mais 5500 euros. Tens razão, o 2008/leaf/id3 sao mais carros, mas mais caros, e isso tem relevância. Os eletricos em geral são estupidamente caros, se não se andar mesmo muito por dia, ou se não for através de empresa, é difícil de justificar a despesa. É como diz o outro, se fosse só pela razão, andávamos todos de fiat panda
Não é a questão de andar de fiat panda, mas sim perceber se podemos comprar melhor e mais barato.

Não é a questão de andar de fiat panda, mas sim perceber se podemos comprar melhor e mais barato.

Exactamente, acho que não estas a perceber que estamos a falar do mesmo. A questão é que o critério "mais barato" é objetivo , o "melhor" depende que muitas variáveis, algumas muito subjetivas, e é por isso que há dezenas de marcas automóveis e foruns como este com milhares de paginás a discutir coisas como a RFturbo, fotos de mercedes a arder ou sugestões de um electrico para um user. Se fosse tudo analitico e concreto conduziamos todos o mesmo carro perante as mesmas condições.

Exactamente, acho que não estas a perceber que estamos a falar do mesmo. A questão é que o critério "mais barato" é objetivo , o "melhor" depende que muitas variáveis, algumas muito subjetivas, e é por isso que há dezenas de marcas automóveis e foruns como este com milhares de paginás a discutir coisas como a RFturbo, fotos de mercedes a arder ou sugestões de um electrico para um user. Se fosse tudo analitico e concreto conduziamos todos o mesmo carro perante as mesmas condições.

Verdade. Com o mesmo dinheiro tens uma panóplia de diversas opções no mercado automóvel. Naturalmente, em alguns casos irás escolher o melhor custo benefício dentro do orçamento, ou simplesmente compras por paixão e esqueces tudo.

Nos VE ainda vejo demasiada necessidade de "paixão" para a compra da generalidade das opções.

Ainda bem que nem todos gostam do amarelo, haja concorrência. O zoe com equipamento comparável custava mais 1500 euros, era menos confortável (por causa dos bancos) e menos bonito na minha opinião. O 2008 custava, com o mesmo nivel de equipamento, mais 5500 euros. Tens razão, o 2008/leaf/id3 sao mais carros, mas mais caros, e isso tem relevância. Os eletricos em geral são estupidamente caros, se não se andar mesmo muito por dia, ou se não for através de empresa, é difícil de justificar a despesa. É como diz o outro, se fosse só pela razão, andávamos todos de fiat panda
Respeito.
O Panda é o melhor carro do mundo! Só diz o contrário quem não tem um.
Fiável e de manutenção barata. Nem imaginam os pares de sapatilhas que já comprei com o dinheiro que não gastei no Panda.

Para responder à questão sobre que eléctrico escolher: um a gasolina.

Para? Se tendo as duas opções a única coisa que se compra é um gestor de bateria de 12V!?

P.S. Lidl está a vender um a 20€[:p]

Aproveito o tópico para deixar uma pergunta, uma vez que vai ao encontro da temática do tópico.

Faço cerca de 140km/ dia (120Km em Auto Estrada e 20Km em Estradas Nacionais), e estou a ponderar avançar para a compra de um Renault Zoe!

Em primeiro lugar porque tenho um Opel Corsa (2013) com 425.000Km e está nas lonas a dar as últimas, e como tal preciso de um carro para fazer as viagens casa - trabalho, que seja acima de tudo económico.

Li a algures que a Renault está com uma campanha muito interessante na aquisição do ZOE.

O carro irá fazer cerca de 30.000Km / 35.000 Km - Ano

O que vos aparece? Recomendariam outra opção? É viável o ZOE para o meu dia-a-dia?

Aproveito o tópico para deixar uma pergunta, uma vez que vai ao encontro da temática do tópico.

Faço cerca de 140km/ dia (120Km em Auto Estrada e 20Km em Estradas Nacionais), e estou a ponderar avançar para a compra de um Renault Zoe!

Em primeiro lugar porque tenho um Opel Corsa (2013) com 425.000Km e está nas lonas a dar as últimas, e como tal preciso de um carro para fazer as viagens casa - trabalho, que seja acima de tudo económico.

Li a algures que a Renault está com uma campanha muito interessante na aquisição do ZOE.

O que vos aparece? Recomendariam outra opção? É viável o ZOE para o meu dia-a-dia?

Se tens garagem/local para carregar o carro, é viável e vais sentir na carteira a poupança.

É viável mas para esses kms também tens de ter em conta o consumo de eletricidade, para mais com tanta AE.
Nessas condições um Hyundai Ioniq, mesmo usado, é muito mais eficiente.

O Zoe é um excelente elétrico, o melhor na sua gama de preços mas AE é o pior território para um elétrico. A não ser que não te importes de andar a 100 km/h.

É viável mas para esses kms também tens de ter em conta o consumo de eletricidade, para mais com tanta AE.
A diferença de custo de eletricidade é bastante baixo.
Se o ioniq fizer média de 140wh/km a 120 e o zoe 200wh/km, a diferença por cada 100km é inferior a 1€.

O Zoe 40kWh ou superior faz isso sem qualquer problema.
O Ioniq 28kwh, arrisco a dizer que o faz a velocidades próximas dos 140kmh.

Um elétrico é perfeito nessa situação. O retorno do investimento é rápido.

A diferença de custo de eletricidade é bastante baixo.
Se o ioniq fizer média de 140wh/km a 120 e o zoe 200wh/km, a diferença por cada 100km é inferior a 1€.

Se o user faz 140kms/dia então a diferença é ~1€/dia o que é relevante, dá para o seguro de 3ºs pelo menos.

E essa diferença é carregando em casa em horário vazio a ~0,1+IVA, se for fora de vazio é praticamente o dobro. E em postos públicos ainda mais.

O meu receio é mesmo esse, o ter tanta AE no meu percurso Casa/Trabalho e Trabalho/Casa.
Qual a velocidade máxima que o ZOE atinge?

A questão é perceber se ele a velocidades de 120 km/h o carregamento de 2 em 2 dias seria suficiente.

Pensei no ZOE porque pelo que vi na campanha da Renault (ainda nao me informei), dão 8.000€ na troca do meu antigo para o Eco-Abate... Agora não faço ideia se nas entrelinhas sou obrigado a pagar esses 8.000€ com engenharias financeiras!

O Zoe é um excelente elétrico, o melhor na sua gama de preços mas AE é o pior território para um elétrico. A não ser que não te importes de andar a 100 km/h.

Sempre foi um problema que me deixou sempre reticiente quanto a um elétrico...

Verdade seja dita no meu Corsa velhinho consigo na loucura chegar aos 110 KM/H e aos 130 KM/H nas descidas [:)]
E agora trocando queria algo que fosse económico para o meu bolso e viável, e ao mesmo tempo torna-se as minhas viagens mais confortáveis.

Porque efetivamente tenho os tais 120Km dia em auto estrada

O Zoe 40kWh ou superior faz isso sem qualquer problema.
O Ioniq 28kwh, arrisco a dizer que o faz a velocidades próximas dos 140kmh.

Um elétrico é perfeito nessa situação. O retorno do investimento é rápido.

Qual é o custo de aquisição de um IONIQ, em relação ao ZOE difere muitos euros?

A minha dúvida maior relativamente aos elétricos é o tempo de vida média de uma bateria, com um ZOE eu vou ser obrigado a 2/3 carregamentos por semana... O ciclo de vida de uma bateria é extenso?

Qual é o custo de aquisição de um IONIQ, em relação ao ZOE difere muitos euros?

A minha dúvida maior relativamente aos elétricos é o tempo de vida média de uma bateria, com um ZOE eu vou ser obrigado a 2/3 carregamentos por semana... O ciclo de vida de uma bateria é extenso?

Indiferente, carregues 1x por mês ou 2x por dia. A duração em kms é garantida, por 200 000km no caso do antigo Ioniq, no Zoe não sei, mas já vi um com 300 000km e SOH a 90%.

Quantos mais pequenos forem os ciclos, maior a duração da bateria. Se usares a bateria entre os 30% e os 80% vai durar muito mais que se fizeres o ciclo completo 0-100%.

Actualmente o Ioniq 28kwh de 2018 deve custar pouco mais de 20 000€. De 2016-2017 deve encontrar por menos de 20 000€.

O meu receio é mesmo esse, o ter tanta AE no meu percurso Casa/Trabalho e Trabalho/Casa.
Qual a velocidade máxima que o ZOE atinge?

A questão é perceber se ele a velocidades de 120 km/h o carregamento de 2 em 2 dias seria suficiente.

Pensei no ZOE porque pelo que vi na campanha da Renault (ainda nao me informei), dão 8.000€ na troca do meu antigo para o Eco-Abate... Agora não faço ideia se nas entrelinhas sou obrigado a pagar esses 8.000€ com engenharias financeiras!

O ioniq nao sei, mas o zoe faz-te essa distancia tranquilamente. Faço praticamente essa distancia todos os dias e é num e208 (60% AE, 40%nacional), que tem menos autonomia do que o zoe. eu poderia só carregar de 2 em 2 dias, mas não vale a pena...se apanhas um imprevisto, se tiveres que fazer um desvio, ir buscar alguém...ficas cheio de limitações. eu gosto de andar sempre com 100km de "reserva" e acho que isso tem que ser um principio para andar com paz de espirito. Portanto, todos os dias carrego até ficar com 80-90% da bateria disponivel.

Last edited:
Back