Que vinho bebem?

É um erro achar que o vinho do lavrador é natural. Algum sim, é, mas a maioria mete acido tartarico e sulfitos a "olhometro".

Mas Tictac, aqui fala-se de tudo o que tenha uvas! [:D]

Há uns tempos falaram-me que havia um estudo que em portugal 60% da venda de vinho é de vinhos abaixo dos 2€ a garrafa. Não consigo encontra referencias sobre isso, mas até me faz sentido.

Há uns tempos falaram-me que havia um estudo que em portugal 60% da venda de vinho é de vinhos abaixo dos 2€ a garrafa. Não consigo encontra referencias sobre isso, mas até me faz sentido.

Faz sentido sim.

Até porque a quantidade de produção segue a proporção inversa do preço.

Nem que se quisesse inverter essa lógica... seria impossível.

(concordo contigo acerca dos vinhos do lavrador!)

Boas,

Vi num Intermarche uma box de Pera Manca tinto de 3 litros, não sabia que existia neste formato.

Não era isto?

585916d772b61_pmt2014.png

Esse vinho é da Quinta de São José da Peramanca quee produz o pêra doce, pêra grave, etc..

Nada tem a ver com o Pêra Manca, produzido actualmente pela Fundação Eugénio de Almeida, dona da herdade da Cartuxa.

É um erro achar que o vinho do lavrador é natural. Algum sim, é, mas a maioria mete acido tartarico e sulfitos a "olhometro".

Mas Tictac, aqui fala-se de tudo o que tenha uvas! [:D]

So percebo um pouquinho e é de vinho verde, e este tem sempre de ser tratado, se for 100% natural fica uma bela zurrapa.
O que o meu pai costuma comprar não tem gás artificial, o gás que tem é natural, e sim, é abaixo de 2€ a garrafa, mas ele prefere-o a muitos outros de 10€ ou mais..

do pouco que sei, o vinho precisa sem sulfitoa, mas na quantidade certa, os vinhos rotulados por normal acho que tem um pouco a mais do que estou habituado, mas eu nem gosto muito de vinho

Hoje na televisão, num programa da manhã, fizeram propaganda a um vinho Alvarinho produzido no ... Alentejo. Não fazia ideia de que existisse tal coisa...

Já alguém provou? E...?

Hoje na televisão, num programa da manhã, fizeram propaganda a um vinho Alvarinho produzido no ... Alentejo. Não fazia ideia de que existisse tal coisa...

Já alguém provou? E...?

Esse vinho Alvarinho que viste Alentejano, é vinho verde? Tinha ideia que para poder ser vinho verde tinha de ser da região dele.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho_verde

Com o passar dos anos existem nomes que viram marcas, tipo Periquita etc...

Alvarinho é uma casta de uvas "brancas".

Apesar de ser uma das principais castas usadas no vinho verde, pode ser usada para fazer vinho "maduro". Há por aí vinhos brancos no mercado com percentagens de Alvarinho.

Por falar em vinhos verdes, gosto dos vinhos da casta "Loureiro". Arrisco a dizer que são superiores aos Alvarinho.

Alvarinho é uma casta de uvas "brancas".

Apesar de ser uma das principais castas usadas no vinho verde, pode ser usada para fazer vinho "maduro". Há por aí vinhos brancos no mercado com percentagens de Alvarinho.

Por falar em vinhos verdes, gosto dos vinhos da casta "Loureiro". Arrisco a dizer que são superiores aos Alvarinho.

Sim é verdade.

É esse que aparece mais cá por casa, mas a mim infelizmente sabe-me melhor um refrigerante.

Hoje abri um José de Sousa (ano 2014), há anos que não o provava (desde o rótulo antigo) e está muito bom, é um vinho cheio de sabor mas todo ele muito certinho, todo equilibrado ali com um toque de classe.

Josedesousa_2014.jpg

Boa escolha! apr:)

É um daqueles vinhos que simpatizamos logo. :)
Entretanto provei um Quinta de Fafide Reserva (2014), foi uma escolha quase que aleatória, é um bom vinho, de nariz é um pouco fechado, depois é suave e até um pouco cremoso, o final é forte mas em equilíbrio com o resto do conjunto.

image.php

Um video sobre como decantar um vinho, julgo que este tipo de processo é para vinhos com alguns anos na garrafa.
Fiquei surpreso pelo tipo de decanter utilizado, eu até tenho dificuldade em chamar aquilo de decanter, mais parece um jarro sem pega (falta-me o nome que dão a isto), geralmente é o utilizado em tascas, a diferença é que parece ter um gargalo ligeiramente mais comprido e largo.

https://www.facebook.com/Bacalhoa/videos/1316231421770158/

Hoje provei um Muxagat tinta barroca (2014), com vinificação e estágio de 8 meses em cubas de cimento, vinho diferente e que desperta emoções, acredito que é daqueles que ou se gosta ou se detesta, eu gostei [:cool:]:

muxagat2014.jpg

muxagattb.jpg

Um video sobre como decantar um vinho, julgo que este tipo de processo é para vinhos com alguns anos na garrafa.
Fiquei surpreso pelo tipo de decanter utilizado, eu até tenho dificuldade em chamar aquilo de decanter, mais parece um jarro sem pega (falta-me o nome que dão a isto), geralmente é o utilizado em tascas, a diferença é que parece ter um gargalo ligeiramente mais comprido e largo.

https://www.facebook.com/Bacalhoa/videos/1316231421770158/

Já me ri foi com um comentário a essa publicação:

Pastis Bandarra E esta refinada técnica também se aplica a vinhos embalados em "tetrabrick"? Tenho aqui umas pomadas Teobar e gostava de saber...

E o gestor da página ainda lhe respondeu[:D]

Back