Que vinho bebem?

Falando de preços, então mas a Quinta do Vale Meão subiu ainda mais de preço?
Lembro-me que quando comprei a de 2015 custava 82€, agora parece que está tudo acima dos 100€, que completo exagero, o vinho nem de longe vale isso tudo, é bom, mas calma lá, está tudo louco?

Tenho comprado vinho sempre para beber.
Ás vezes penso em comprar para investir, mas só vale a pena à caixa. E não estou para empatar esse dinheiro. Até pq depois não tenho paciência para vender.

Mas curiosamente no dia em que o Vale Meão de 2017 recebeu os 100 pontos. Estava eu num Continente que tinha 3 na sua garrafeira especial. Estavam a 88€. E eu tinha um vale de 10%.
Estive mesmo mesmo para comprar. Depois pensei, compro isto, pelo menos 1 quero beber. Por isso depois vender as outras duas, ganha 20€ em cada. Mas já sei que o meu irmão me ia cravar outra.
E assim já tinha 160€ empatado em 2 vinhos e apenas 1 para vender...
Mas fiz mal... Passados 2 ou 3 dias, estava tudo a 150€. :sh) Vendia essa e ficava com as outras duas a 45€ cada...

Mas o problema não é o Vale Meão, são todos os que ganham prémios e/ou são raros.
O Cem Reis... Até já é gozado na net... Comprava-se PVP a 20€. Agora sai para Distribuição a 16.50€ + iva.
Mas desaparece ainda antes de sair... E depois aparece no facebook e no custojusto a 40...45...50€ a garrafa.
O vinho é bom, mas não vale isso...

Tenho comprado vinho sempre para beber.
Ás vezes penso em comprar para investir, mas só vale a pena à caixa. E não estou para empatar esse dinheiro. Até pq depois não tenho paciência para vender.

Mas curiosamente no dia em que o Vale Meão de 2017 recebeu os 100 pontos. Estava eu num Continente que tinha 3 na sua garrafeira especial. Estavam a 88€. E eu tinha um vale de 10%.
Estive mesmo mesmo para comprar. Depois pensei, compro isto, pelo menos 1 quero beber. Por isso depois vender as outras duas, ganha 20€ em cada. Mas já sei que o meu irmão me ia cravar outra.
E assim já tinha 160€ empatado em 2 vinhos e apenas 1 para vender...
Mas fiz mal... Passados 2 ou 3 dias, estava tudo a 150€. :sh) Vendia essa e ficava com as outras duas a 45€ cada...

Mas o problema não é o Vale Meão, são todos os que ganham prémios e/ou são raros.
O Cem Reis... Até já é gozado na net... Comprava-se PVP a 20€. Agora sai para Distribuição a 16.50€ + iva.
Mas desaparece ainda antes de sair... E depois aparece no facebook e no custojusto a 40...45...50€ a garrafa.
O vinho é bom, mas não vale isso...

Eu lembro-me disso, mas os 100 pontos foram atribuídos pela Wine Enthusiast, pelo Robert Parker foram atribuídos uns mais "normais" 95 pontos, eles aproveitam-se é logo da situação, tantos vinhos que obtêm muitos pontos no Robert Parker e pouco alteram os seus valores no mercado.
Temos o caso do Nossa Calcário 2015 da Filipa Pato, obteve 96 pontos no Robert Parker, pela lógica do Vale Meão passava a custar 150€ em vez do pouco mais de 30€ que paguei por ela.
Eu por mim estou tranquilo, já provei uma vez o Vale Meão, sei que não vale aquilo tudo e é um caso de puro marketing, e mais, já provei vários vinhos de 30€ que até são superiores.

Eu lembro-me disso, mas os 100 pontos foram atribuídos pela Wine Enthusiast, pelo Robert Parker foram atribuídos uns mais "normais" 95 pontos, eles aproveitam-se é logo da situação, tantos vinhos que obtêm muitos pontos no Robert Parker e pouco alteram os seus valores no mercado.
Temos o caso do Nossa Calcário 2015 da Filipa Pato, obteve 96 pontos no Robert Parker, pela lógica do Vale Meão passava a custar 150€ em vez do pouco mais de 30€ que paguei por ela.
Eu por mim estou tranquilo, já provei uma vez o Vale Meão, sei que não vale aquilo tudo e é um caso de puro marketing, e mais, já provei vários vinhos de 30€ que até são superiores.

Acabei de comprar Quinta Nova Grande Reserva 2016. 98 Pontos RobertParker. [:D]

Diamondplus, não me leves a mal, mas acabaste de dar uma valente machadada na tua excelente reputação de apreciador de vinhos [:D]

Qual é o vinho de 30 Euros superior a um Vale Meão de 2017 ?

Eu só bebi Vale Meão recentes, por 3 vezes em feiras de vinhos, sempre os últimos que tinham saído, portanto ainda não no seu ponto ideal, a precisarem de mais uns anos de garrafa e mesmo assim aquilo é um autêntico nectar dos Deuses, melhor que os 2 Barca Velha que provei.

Atenção eu posiciono-me apenas como um apreciador de vinho, mas já provei muita coisa e melhor que Quinta do Vale Meão ainda não bebi e tenho no meu CV coisas como Barca Velha, Pera Manca, Casa Ferreirinha reserva especial, Antónia Adelaide Ferreira, Batuta, Robustus, Mouchão, Quinta do Noval e muitos, muitos outros

Deve ser qualquer coisa de fantástico [:cool:], da Quinta Nova só conheço o Mirabillis, ainda não bebi nenhum tinto deles.

não conheço (com pena minha) o Mirabillis.
Mas na gama de entrada o Pomares é um vinho muito interessante, em especial o Branco, no preço (6-7€) é dos mais equilibrados que conheço, e o tinto é vinho comum lá por casa.
depois conheço o Quinta Nova Unoaked, que parece não ser consensual, mas eu gosto bastante e é bastante bom para os 8-9€

Diamondplus, não me leves a mal, mas acabaste de dar uma valente machadada na tua excelente reputação de apreciador de vinhos [:D]

Qual é o vinho de 30 Euros superior a um Vale Meão de 2017 ?

Eu só bebi Vale Meão recentes, por 3 vezes em feiras de vinhos, sempre os últimos que tinham saído, portanto ainda não no seu ponto ideal, a precisarem de mais uns anos de garrafa e mesmo assim aquilo é um autêntico nectar dos Deuses, melhor que os 2 Barca Velha que provei.

Atenção eu posiciono-me apenas como um apreciador de vinho, mas já provei muita coisa e melhor que Quinta do Vale Meão ainda não bebi e tenho no meu CV coisas como Barca Velha, Pera Manca, Casa Ferreirinha reserva especial, Antónia Adelaide Ferreira, Batuta, Robustus, Mouchão, Quinta do Noval e muitos, muitos outros

Sidónio de Sousa Garrafeira 2011, coloca a um canto o Quinta do Vale Meão, acredita [:D].
Vinhos equivalentes, ou melhores, depende da perspectiva:
. Cartuxa Reserva
. Julio Bastos Grande Reserva
. Marquês de Borba Reserva
. Quinta de Lemos Dona Georgina
. Duorum Reserva Vinhas velhas
. Poeira
. Carvalhas Vinhas Velhas
. e muitos mais...

Vinhos superiores ao Vale Meão e que custam menos de metade do valor, Quinta da Falorca Garrafeira, Quinta da Vegia Superior, Terroir Cantanhede, etc... etc...

Eu não me iludo com o que ele custa neste momento, nem que venha a custar mais de 200€, chega a ser ridículo o preço de tão inflaccionado que está.

não conheço (com pena minha) o Mirabillis.
Mas na gama de entrada o Pomares é um vinho muito interessante, em especial o Branco, no preço (6-7€) é dos mais equilibrados que conheço, e o tinto é vinho comum lá por casa.
depois conheço o Quinta Nova Unoaked, que parece não ser consensual, mas eu gosto bastante e é bastante bom para os 8-9€

Tens de provar, o Mirabillis foi o melhor vinho branco que provei até ao momento (ainda tenho uma de 2017 guardada), o Buçaco está próximo, mas é um vinho que precisa de mais tempo em garrafa (5 anos em diante), enquanto o Mirabillis está pronto a beber sendo relativamente novo (2/3 anos).

Estavam a medir o q?

IMG-5878.jpg

Ora be, de volta à terra, mais um 2015 com a força toda

IMG_20200924_083136.jpg

Quanto aos VIP´s aqui deste cantinho :sh), o Sidónio de Sousa garrafeira 2009 foi o melhor vinho que bebi até hoje, mas isto são gostos!
Por aqui passaram Barca 08, Pêra, Qta Nova, Noval 11, Pai Abel 2009, Chryseia 11, Batuta, Mouchão 13

Mas claro que é tudo relativo, o Noval não vale o dinheiro que custa, na minha opinião.

Agora estou numa incógnita, vou pensar no assunto nas próximas semanas, são todas grandes compras, todos de gama alta:

. ou compro 3 vinhos que já conheço, mas de safras que ainda não bebi, são vinhos que estão no auge, prontos a consumir agora.
. ou compro 3 vinhos que nunca bebi, todos serão novidades, são todos de 2015, já podem começar a ser consumidos, mas ainda não estão totalmente naquele sweet spot.
. ou compro 2 vinhos mais "exóticos/luxo", um deles já bebi uma vez, o outro é totalmente desconhecido, estão prontos a ser consumidos agora.

Agora estou numa incógnita, vou pensar no assunto nas próximas semanas, são todas grandes compras, todos de gama alta:

. ou compro 3 vinhos que já conheço, mas de safras que ainda não bebi, são vinhos que estão no auge, prontos a consumir agora.
. ou compro 3 vinhos que nunca bebi, todos serão novidades, são todos de 2015, já podem começar a ser consumidos, mas ainda não estão totalmente naquele sweet spot.
. ou compro 2 vinhos mais "exóticos/luxo", um deles já bebi uma vez, o outro é totalmente desconhecido, estão prontos a ser consumidos agora.

A 2ª ou a 3ª.
Provavelmente a 2ª porque são todos novidade. E porque são 3.

Sidónio de Sousa Garrafeira 2011, coloca a um canto o Quinta do Vale Meão, acredita [:D].
Vinhos equivalentes, ou melhores, depende da perspectiva:
. Cartuxa Reserva
. Julio Bastos Grande Reserva
. Marquês de Borba Reserva
. Quinta de Lemos Dona Georgina
. Duorum Reserva Vinhas velhas
. Poeira
. Carvalhas Vinhas Velhas
. e muitos mais...

Vinhos superiores ao Vale Meão e que custam menos de metade do valor, Quinta da Falorca Garrafeira, Quinta da Vegia Superior, Terroir Cantanhede, etc... etc...

Eu não me iludo com o que ele custa neste momento, nem que venha a custar mais de 200€, chega a ser ridículo o preço de tão inflaccionado que está.

Honestamente não conheço quase nada desses que referes.

Do pouco que conheço como o Cartuxa Reserva, acho um belo vinho, mas não ao nível de um Quinta do Vale Meão.

Tentarei nos próximos meses provar alguns dos que mencionaste.

P.S.; Habitualmente não sou de fã de vinhas velhas, genericamente.

Honestamente não conheço quase nada desses que referes.

Do pouco que conheço como o Cartuxa Reserva, acho um belo vinho, mas não ao nível de um Quinta do Vale Meão.

Tentarei nos próximos meses provar alguns dos que mencionaste.

P.S.; Habitualmente não sou de fã de vinhas velhas, genericamente.

O Cartuxa Reserva é um vinho onde até há mais cuidados antes de ser colocado no mercado do que o Vale Meão, além dos geralmente 15 meses em barricas, passa outros 15 meses em garrafa a afinar, o Vale Meão é um dos vinhos de topo que conheço onde é colocado mais cedo no mercado, não dá tempo para quase nada, passa entre 16 a 18 meses nas barricas, depois pouco tempo fica na garrafa até ser colocado no mercado. O de 2018 deve estar aí a aparecer nas prateleiras...

Em relação a serem vinhas velhas ou não, prefiro claramente vinhas velhas, menor produção, mais qualidade, complexidade, profundidade, enfim, é só aspectos positivos.

Também prefiro vinhas velhas.
Os vinhas velhas só têm um problema, é complicado serem Mono Castas. Então para o Douro, é uma misturada que já ninguém sabe. [:D]
Mas a verdade é que enquanto o mundo estava preocupado com Mono Castas de Pinot Noir, e Cabernet e afins. Nós andávamos a fazer Blends espetaculares à bruta. E depois apanhámos alguns de surpresa.

este está cada vez o melhor tópico do fórum, o problema é que devo ter um problema na balança (sempre a marcar números demasiado grandes) e a isca que qualquer dia não resiste [:)]

Back