Que vinho bebem?

Ainda podes ir, creio que só termina amanhã.

A que referes é para a semana, na antiga FIL, a outra que houve o ano passado na FIL da Expo não se fará, são um pouco como dizes, muitas vezes querem que façamos provas verticais, quando nós queremos é provar alguma coisa mais especial.

Olha que vai haver e é já para a semana - Grande Escolhas Vinhos e sabores
e na próxima semana - Encontro com vinhos e encontro com sabores

Alguns do que tenho na garrafeira à espera de coragem para verem a luz do dia
d4c238eeacf526e041fde3699c0a8cf9.jpg
35775d817d7fac3fc77eb559f00dad29.jpg

Última edição:
Que vinhaça tinto abaixo de 5€ ou 4€ aconselham? Para beber mais no dia a dia

Quinta de cabriz?!

Para quem gosta de alentejanos, abaixo dos 5€ gosto muito do Herdade de S. Miguel.
E daqueles “caríssimos” do Continente mas que estão sempre com descontos de 99% abaixo dos 5€ gosto do Rovisco País Premium e há pouco tempo experimentei o Tapada das Lebres e também achei bom para o preço. Andam os 2 habitualmente entre os 3 e 4€.

Curiosamente provei o Invisível há uns anos e adorei, ultimamente não adoro, mas porque gosto cada vez de brancos secos e complexos, normalmente prefiro os Douro ao Alentejo.
Diria que o invisível é um vinho interessante antes do jantar
Pois realmente o Invisível não tem complexidade nenhuma, eu como disse não sou grande fã de vinhos brancos, só costumo beber branco quando como marisco ou peixe e acabo por preferir beber um Rosé ou um Alvarinho, pessoalmente gosto mesmo bastante dos Alvarinhos para esse género de refeição.
Se for ver agora a minha garrafeira os únicos brancos que tenho são esse da Ervideira que comprei na quinta deles (adorei a prova de vinhos deles e aconselho) e branco para temperar a comida. [:D]

Wine Republic Portugal
18 de Outubro às 14:20 ·

Ouvir a CNN dizer que Portugal é um dos mais bem guardados segredos culinários da Europa impressiona. Estamos a falar de um artigo onde são enumeradas as 20 razões objetivas que tornam Portugal numa das melhores cozinhas europeias, a par da francesa, da italiana ou da espanhola.

1. O peixe perfeito

Só há um país na Europa onde se come mais peixe do que em Portugal – e são logo os nossos amigos islandeses, que tantas memórias nos deixaram no Euro 2016. No entanto, existe uma diferença colossal que a estação de televisão destaca: o famosíssimo chef Ferran Adriá diz que o melhor peixe do mundo vem do mar português. E ele é espanhol, como lembra a CNN.

O canal americano fala dos fantásticos mercados, onde se compra todo o tipo de peixe, do magnífico robalo grelhado no churrasco e dos fabulosos restaurantes onde comer um peixinho único: «São Roque», em Lagos; «Restinga», no Alvor; «Furnas», na Ericeira; «Azenhas do Mar» ou «Restaurante da Adraga», em Sintra; «Ribamar», em Sesimbra; ou «Doca das Cavacas», na Madeira.

2. O maravilhoso azeite

É a base da cozinha portuguesa e, para a CNN, é também uma maravilha difícil de igualar – seja o azeite do Alentejo, da Beira Interior ou de Trás-os-Montes. Tanto fica ótimo por cima do bacalhau, de uma simples sopa ou de uma fatia de pão saloio acabado de sair do forno a lenha.

O canal de TV fala dos gigantes Gallo e Oliveira da Serra ou dos pequenos e artesanais produtores que estão a fazer um azeite imperdível – o destaque vai para o último prémio internacional ganho pelo azeite biológico Olmais.

3. O cozido à portuguesa

A cozinha portuguesa pode ser mais pesada no Norte e mediterrânica no Sul, mas uma coisa une todo o país: o cozido à portuguesa. A CNN fala inclusivamente dos vários tipos de cozido: o do Algarve, com grão e hortelã; o do Alentejo, com borrego; o da Madeira, com batata-doce; ou o das Furnas, cozido debaixo do chão, que é imbatível.

4. Os novos chefs gourmet de Lisboa

A CNN elogia o magnífico trabalho de José Avillez, no «Belcanto», de Henrique Sá Pessoa, no «Alma», ou de João Rodrigues, na «Feitoria» – e elogia muito bem e merecidamente – mas esquece-se do fabuloso trabalho que está a ser feito no Porto (Pedro Lemos, Rui Paula ou Vítor Matos são alguns exemplos) ou no Algarve.

Entre os pratos que encantaram a CNN, está o fantástico salmonete braseado com molho de fígados e xerém de amêijoas à Bulhão Pato, do «Belcanto».

5. O bacalhau

A CNN ficou encantada com os pastéis de bacalhau com feijão-frade, com o bacalhau à Brás, ou à lagareiro, ou com broa, ou à Zé-do-Pipo ou de qualquer maneira e feitio. Dizem que em Portugal há muito mais de 365 receitas de bacalhau, o que dá mais de um prato diferente por cada dia do ano.

Para a CNN, o melhor sítio para comer bacalhau é essa contradição de género que dá pelo nome de «Laurentina - O Rei do Bacalhau».

6. O queijo

É um assunto que merece ser esclarecido internacionalmente: porque é que os queijos portugueses não são mais conhecidos? Segundo a estação de televisão, é um mistério por esclarecer. Seja por causa do extraordinário Queijo da Serra, do Queijo Amarelo da Beira Baixa, do Queijo da Ilha de São Jorge, do Terrincho de Trás-os-Montes ou de tantos outros. Para acompanhar, os americanos recomendam Vinho do Porto, vinho tinto ou marmelada.

7. As tripas à moda do Porto

É inegável que se trata de um dos pratos mais procurados do Porto. A CNN fala ainda das francesinhas.

8. Os pratos de arroz

Mais uma injustiça identificada – e muito bem – pela CNN: se a paella e o risotto são famosos internacionalmente, por que raio é que o arroz de marisco não é conhecido em todo o mundo? De facto, ninguém consegue replicar aquele maravilhoso arroz malandrinho, nem o delicioso sabor a alho, tomate e coentros, muito menos os suculentos nacos de lavagante, santola, gambas ou amêijoas.

Segundo a CNN, também vale a pena provar o fantástico arroz de pato, o maravilhoso arroz de cabidela ou o divinal arroz doce.

9. O presunto

Mais uma injustiça desmascarada pela CNN: Portugal tem o mais saboroso e suculento porco da Europa. O presunto de porco preto alentejano é tão bom ou melhor do que o presunto espanhol ou italiano.

10. Os pratos típicos regionais

É verdade: cada região tem um prato típico que é único e delicioso. A CNN destaca a sopa de cação do «Porto Santana», em Alcácer do Sal; as lulas do «Correia», em Vila do Bispo; o ensopado de enguias, do «Telheiro», em Aveiro; ou a perdiz do «Solar Bragançano», em Bragança. Convenhamos que é de quem conhece, de facto, o país.

11. O vinho

Espantoso. É esse o adjetivo que a CNN usa para qualificar a variedade de vinhos que tem um país tão pequeno como Portugal. Desde o vinho verde até ao vinho de Carcavelos, a estação de televisão fala de tudo.

12. A abertura ao mundo

Desde o século XV que Portugal influenciou e foi influenciado pelas mais variadas cozinhas internacionais. Foram os portugueses que levaram a tempura para o Japão ou o caril vinda alo para Goa. Em troca recebemos o frango assado com piripiri, a feijoada ou as especialidades de Angola, Moçambique e Cabo Verde.

13. O leitão

Da Bairrada, claro. A CNN fala do «Pedro» e da «Meta dos Leitões», na Mealhada, ou da «Casa Vidal», em Aguada de Cima. O melhor leitão da Bairrada é claramente o da «Meta», onde tudo é bom: o leitão com a pele estaladiça, o molho picante, a salada de alface e cebola, as batatas fritas fininhas e o fantástico vinho frisante da Casa Sarmentinho.

14. A fruta

As bananas da Madeira, o ananás dos Açores, as cerejas da Serra da Gardunha, as laranjas e os figos do Algarve, os melões do Tejo, as ameixas de Elvas, as maçãs Bravo Esmolfe e as meloas da Ilha Graciosa nos Açores merecem tudo. De facto, não há fruta como a portuguesa.

15. As sardinhas

A CNN está deslumbrada com os Santos Populares e as magníficas sardinhas assadas na rua. Não há dúvida de que é um programa imperdível. Mas se experimentarem as sardinhas fora da época dos Santos, entre julho e agosto, então, sim, vão comer um peixe inesquecível, gordo, saboroso e cheio de ovas.

16. Os petiscos mais estranhos

Da fantástica lampreia aos imperdíveis percebes, passando pelas línguas de bacalhau ou pelo pudim Abade de Priscos, a CNN ficou impressionada pelos petiscos exóticos portugueses. E nem provaram os ovos mexidos com mioleira.

17. Os mercados

Especialmente os mercados de frescos, com o peixe acabado de pescar, as frutas e os legumes das quintas ou as flores apanhadas diariamente.

18. Os rivais dos pastéis de nata

Não é que os pastéis de nata não sejam bons, é que a CNN descobriu os outros deliciosos bolos portugueses, como o bolo de mel da Madeira, o bolo de figo, amêndoa e alfarroba do Algarve, os pastéis de Tentúgal, o toucinho-do-céu ou as barrigas de freira.

19. Os pregos e as bifanas

São boas escolhas, mas francamente não estão entre as 20 melhores especialidades da cozinha portuguesa. A CNN destaca os pregos do «Ramiro», em Lisboa.

20. O cabrito e outros animais

A CNN diz – e muito bem – que a carne em Portugal não se resume ao porco e ao leitão. O cabrito é elogiadíssimo, tal como a chanfana de Coimbra, a carne Barrosã ou a vaca maronesa. Também se fala do javali, do veado e da lebre.

Concordo com tudo, e conheço muitos dos restaurantes.
Mas como é natural há coisas em falta, na doçaria faltam os fantásticos travesseiros da piriquita

Acabei de comprar este, ando há que tempos para experimentar. Apanhei uma mini promoção no Supercor

39ec6cf0e28bd8d1b4219683ccd0187d.jpg

Sou assumidamente apreciador de branco, ultimamente do Douro, mas tenho brancos do dão, beira interior, Sintra, Setúbal e obviamente Alentejo.

Posso afirmar que este Conde D ervideira foi o melhor branco que bebi este ano! É absolutamente fantástico
Recomendo vivamente e a rondar os 10€ não nada que se aproxime

Pois realmente o Invisível não tem complexidade nenhuma, eu como disse não sou grande fã de vinhos brancos, só costumo beber branco quando como marisco ou peixe e acabo por preferir beber um Rosé ou um Alvarinho, pessoalmente gosto mesmo bastante dos Alvarinhos para esse género de refeição.
Se for ver agora a minha garrafeira os únicos brancos que tenho são esse da Ervideira que comprei na quinta deles (adorei a prova de vinhos deles e aconselho) e branco para temperar a comida. [:D]

Se te dedicares aos brancos vais ver que há coisas excelentes ;)

Concordo com tudo, e conheço muitos dos restaurantes.
Mas como é natural há coisas em falta, na doçaria faltam os fantásticos travesseiros da piriquita

Aquilo com que não concordo:

- Queijos, temos queijo porreiro mas longe dos melhores queijos, destacaria o da Ilha (São Jorge) e o de Azeitão, mas os queijos franceses, italianos e mesmo suíços batem-nos facilmente.

- Tripas, gosto mas não merece estar aqui destacado na minha opinião e o mesmo para francesinhas, pregos e bifanas, não são nem de perto nem de longe nada a que se deva dar grande destaque.

- Presunto, como é que se pode dizer que neste capítulo somos referência ? É que depois quando se fala bem de outras coisas merecidamente, como o vinho, corremos o risco de não ser levados a sério, Espanha é muito melhor em presuntos e outros fumeiros.

Aquilo com que não concordo:

- Queijos, temos queijo porreiro mas longe dos melhores queijos, destacaria o da Ilha (São Jorge) e o de Azeitão, mas os queijos franceses, italianos e mesmo suíços batem-nos facilmente.

- Tripas, gosto mas não merece estar aqui destacado na minha opinião e o mesmo para francesinhas, pregos e bifanas, não são nem de perto nem de longe nada a que se deva dar grande destaque.

- Presunto, como é que se pode dizer que neste capítulo somos referência ? É que depois quando se fala bem de outras coisas merecidamente, como o vinho, corremos o risco de não ser levados a sério, Espanha é muito melhor em presuntos e outros fumeiros.

Falta-te aí queijos como o de Nisa e o óbvio queijo da serra, mas sim os queijos franceses são muitíssimos bons
Curiosamente o presunto nacional é muitíssimo bom, os fumeiros espanhóis são bons mas diferentes, diria que complementares

Tripas não gosto, mas concordo com o destaque as francesinhas, pregos e bifanas ;)

Sou assumidamente apreciador de branco, ultimamente do Douro, mas tenho brancos do dão, beira interior, Sintra, Setúbal e obviamente Alentejo.

Posso afirmar que este Conde D ervideira foi o melhor branco que bebi este ano! É absolutamente fantástico
Recomendo vivamente e a rondar os 10€ não nada que se aproxime

Fico contente de ver que afinal de contas até não tenho mau gosto no vinho pois por acaso também gostei bastante desse [:D]

Já agora disseste que apanhaste uma promoção, quanto pagaste por garrafa? Acho que paguei 11€ por cada uma mas já não tenho a certeza.

Tenho que começar a apontar nalgum sitio o preço de cada garrafa que compro, se bem que ultimamente cada vez compro menos garrafas.

Fico contente de ver que afinal de contas até não tenho mau gosto no vinho pois por acaso também gostei bastante desse [:D]

Já agora disseste que apanhaste uma promoção, quanto pagaste por garrafa? Acho que paguei 11€ por cada uma mas já não tenho a certeza.

Tenho que começar a apontar nalgum sitio o preço de cada garrafa que compro, se bem que ultimamente cada vez compro menos garrafas.

10,95€ no supercor ECI

Ora bem, nesta semana adquiri um Duorum reverva old vines (2015) e um vinho que tinha na lista, o Esporão Canto do Zé Cruz (2013).
O Duorum era para abrir já, belo vinho, tem uma bela cor, bom de nariz, interessante relação entre a fruta e a madeira, óptimo para beber já, quem quiser que o tom da fruta "baixe" um pouco e a madeira sobressaia mais é guardar na cave mais uns anos, vai ser interessante provar. :)

IMG-0571.jpg

Hoje resolvi abrir um Herdade do Esporão, Vinha do Telheiro Syrah de 2011:

Espor-o-Syrah2011.jpg

Bem... não apreciei nada, nada...
Diria que até é difícil bebê-lo, de nariz e de boca é praticamente a mesma coisa, parece uma mistura de vinho com licor + álcool, com o licor/álcool a sobrepor-se e de que maneira a algum sabor de fruta e madeira.
Não consigo entender qual o objectivo deste vinho.

Hoje resolvi abrir um Herdade do Esporão, Vinha do Telheiro Syrah de 2011:

Espor-o-Syrah2011.jpg

Bem... não apreciei nada, nada...
Diria que até é difícil bebê-lo, de nariz e de boca é praticamente a mesma coisa, parece uma mistura de vinho com licor + álcool, com o licor/álcool a sobrepor-se e de que maneira a algum sabor de fruta e madeira.
Não consigo entender qual o objectivo deste vinho.

Estaria bom? Desculpa a pergunta... quando me acontece o que escreves, começo a duvidar das minhas capacidades de decidir se o vinho é péssimo ou está passado

Estaria bom? Desculpa a pergunta... quando me acontece o que escreves, começo a duvidar das minhas capacidades de decidir se o vinho é péssimo ou está passado

Sim, não estava azedo nem avinagrado nem nada que indique que tem algum problema.
Estive há pouco a ler uma crítica e dizem ter um aroma todo ele muito químico e que tem uma perturbante nota de cola que pode comprometer o futuro... devia ter lido isto antes de o comprar! [:D]
A nota que lhe dão vendo bem até é péssima para o valor do vinho, e quem o faz, acredito que não leva pior pelo nome de quem o produz. Para mim foi uma grande desilusão, e duvido que consiga beber mais algum copo, porque é mesmo muito difícil conseguir bebê-lo.

Voltar
Superior