Que vinho bebem?

Sugiram-me lá, pf, bons vinhos brancos.
A minha mulher, na parvoíce da juventude e das "bebedeiras de garrafa", ganhou-lhes aversão e hoje, já com quase 40 anos, só aprecia vinho tinto.
Recentemente disse-me que queria experimentar um bom vinho branco, a ver se a coisa mudou.
Pessoalmente também não bebo muitos, pois não tenho companhia, mas um que me "ficou" foi um Redoma Reserva que bebi há um bom par de anos e que terá sido dos melhores vinhos que bebi na vida, tintos incluídos.
Mas este é um vinho de quase 30€ e não sei se os de hoje (tenho apanhado garrafas de 2019) são iguais ao que bebi na altura. Deve ter sido em 2013/2014 e talvez uma reserva de 2011, 2012, suponho.
Sugerem algo na ordem dos 10/12€ que consiga ombrear com um Redoma Reserva?
Há pouco tempo experimentei o Alfaiate, que, sendo muito bom, fica uns furos abaixo.
Ajudem-me lá a recuperá-la para os bons brancos.
Obrigado

Mete ai mais uns pozinhos e compra este.

https://garrafeira5estrelas.com/vinho-do-dao/821-quinta-dos-carvalhais-reserva-branco-2017.html

É o meu branco de eleição.

A "minha penalização" seria nas compras seguintes. Se por 30€ tenho uma experiência idêntica a um vinho de 60€, então porquê pagar mais? A minha "racionalidade" em rebentar euros impede de os rebentar mais do que uma vez se a experiência não valeu o que custou.

Mas se qualitativamente podem ser iguais, a experiência diferente pode significar a diferença de preço.

É que ali entre vinhos de 40 a 80€, a diferença na maior parte das vezes é essa mesmo, experiências diferentes, não quer dizer que a experiência vai ser superior num ou noutro, vão ser é diferentes.
Se quiseres ter a experiência do vinho de 40€, pagas 40€, se quiseres ter a experiência que o vinho de 80€ te vai proporcionar, pagas os 80€.

Por acaso bebi pela primeira vez recentemente um melange 3, da quinta dos carvalhais e fiquei muito surpreendido. Especialmente tendo em conta que falamos de um vinho de meia dúzia de euros. Seguramente que essa sugestão será valor seguro.

Bebi um tinto e não me impressionou muito... espero que o branco seja diferente.

Mas se qualitativamente podem ser iguais, a experiência diferente pode significar a diferença de preço.

É que ali entre vinhos de 40 a 80€, a diferença na maior parte das vezes é essa mesmo, experiências diferentes, não quer dizer que a experiência vai ser superior num ou noutro, vão ser é diferentes.
Se quiseres ter a experiência do vinho de 40€, pagas 40€, se quiseres ter a experiência que o vinho de 80€ te vai proporcionar, pagas os 80€.

Traduzindo isto para carros. Se pegas em 40k e compras um classe C, e se por 80k compras um série 3 com motores idênticos, por muito "diferente" que seja a experiência de condução (porque é), o série 3 cai logo no "esquecimento".

No vinhos pior ainda porque a experiência desaparece em minutos... [:D][:D]

Bebi um tinto e não me impressionou muito... espero que o branco seja diferente.

Fiquei impressionado tendo em conta o preço. A minha referência do dão é o cabriz, o colheita como base/corrente e o reserva como bom vinho. Falamos entre 4 a 9 euros, pelo que este melange por 6 euros, encaixa perfeitamente a qualidade entre as duas referências que tenho do dão.

Mas posso estar completamente enganado. Passei da classificação vinagre/bebe-se/é bom para vinagre/bebe-se/é bom/venha mais. Ainda não deu para evoluir muito...

Sugiram-me lá, pf, bons vinhos brancos.
A minha mulher, na parvoíce da juventude e das "bebedeiras de garrafa", ganhou-lhes aversão e hoje, já com quase 40 anos, só aprecia vinho tinto.
Recentemente disse-me que queria experimentar um bom vinho branco, a ver se a coisa mudou.
Pessoalmente também não bebo muitos, pois não tenho companhia, mas um que me "ficou" foi um Redoma Reserva que bebi há um bom par de anos e que terá sido dos melhores vinhos que bebi na vida, tintos incluídos.
Mas este é um vinho de quase 30€ e não sei se os de hoje (tenho apanhado garrafas de 2019) são iguais ao que bebi na altura. Deve ter sido em 2013/2014 e talvez uma reserva de 2011, 2012, suponho.
Sugerem algo na ordem dos 10/12€ que consiga ombrear com um Redoma Reserva?
Há pouco tempo experimentei o Alfaiate, que, sendo muito bom, fica uns furos abaixo.
Ajudem-me lá a recuperá-la para os bons brancos.
Obrigado

presente!!!
Antonio Saramago Winemaker Branco Setúbal (7/8€)
Dona Maria Amantis Reserva Branco Alentejo (tvz nos 13/14€)
Crescendo Branco (Altas Quintas) Alentejo (uns 8€)

Dom Vicente Reserva Branco Dão (9€)
Quinta da Pedra Escrita Douro (11/12)
Contraste do Douro (Conceito.com.pt) (tvz 12€)
Duas Margens Douro (tvz 15€)
Conde d'Ervideira Branco Alentejo (11/12€)
Morgado Sta Catherina Bucelas (13/14)
Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc Douro (13/14)

Last edited:
E ainda 3 muito apreciados cá em casa:

Herdade do Esporão Reserva 11-13€
Conde de Vimioso Reserva 10-12€
Royal Palmeira Loureiro 12-13€

Last edited:
Isso é sempre "complicado" dependendo se a pessoa irá valorizar ou não a oferta.

Algo mais "exclusivo/diferente", eu apontaria para uma magnum como a quinta da leda: https://garrafeirabaco.pt/vinho-tin...ogle&utm_medium=surface&utm_campaign=shopping

Mas desde que comecei nisto dos vinhos, sou suspeito porque fiquei apreciador da casa ferreirinha...

Ou podes fazer um pack de tinto mais branco, ou dois ou três tintos de boa qualidade.

Eu pondo-me nos sapatas de quem vai receber a prenda, preferia receber 1 garrafa de vinho de 60€ do que por exemplo 3 garrafas de 20€.
Na minha opinião até torna a prenda mais especial de se receber apesar de na realidade a oferta ter o mesmo valor monetário.

presente!!!
Antonio Saramago Winemaker Branco Setúbal (7/8€)
Crescendo Branco (Altas Quintas) Alentejo (uns 8€)

Dom Vicente Reserva Branco Dão (9€)
Quinta da Pedra Escrita Douro (11/12)
Contraste do Douro (Conceito.com.pt) (tvz 12€)
Duas Margens Douro (tvz 15€)
Conde d'Ervideira Branco Alentejo (11/12€)
Morgado Sta Catherina Bucelas (13/14)

E ainda 3 muito apreciados cá em casa:

Herdade do Esporão Reserva 11-13€
Conde de Vimioso Reserva 10-12€
Royal Palmeira Loureiro 12-13€

Vou tomar nota desse brancos...mas custa-me a dar esse dinheiro por vinho branco, desses só provei e comprei o Cond' Ervideira.

Eu estou como a mulher do BPacheco, quando penso em branco, só penso nas zurrapas que bebia quando era puto, porque o vinho branco era barato e ganhei uma certa aversão a este tipo de vinho. [:D]

Se queres vinho branco barato e bom, também se arranja e podes beber bem por sub 5€

Aveleda Alvarinho Loureiro
Planalto
Catarina

Não é preciso beber surrapas tipo Casal Garcia ou pior...

Se queres vinho branco barato e bom, também se arranja e podes beber bem por sub 5€

Aveleda Alvarinho Loureiro
Planalto
Catarina

Não é preciso beber surrapas tipo Casal Garcia ou pior...
Catarina já ronda os 6€ por mais 2 ou 3€ tens cosas bem melhores

Obrigado pelas sugestões JDEM
Para início, estou tentado a experimentar um destes dois, pois os respetivos tintos gosto bastante:

Obrigado pelas outras sugestões, Rasec, mas o Catarina, Planalto e Aveleda já conheço, são vinhos honestos mas simples, e duvido que convertam a minha mulher.

Em tempos experimentei um Redoma "normal" mas esse não a convenceu.

Não sei se não será melhor apostar logo no Redoma Reserva para tentar "desbloquear" o enguiço e depois vou introduzindo as vossas sugestões.

Para início, estou tentado a experimentar um destes dois, pois os respetivos tintos gosto bastante:

Obrigado pelas outras sugestões, Rasec, mas o Catarina, Planalto e Aveleda já conheço, são vinhos honestos mas simples, e duvido que convertam a minha mulher.

Em tempos experimentei um Redoma "normal" mas esse não a convenceu.

Não sei se não será melhor apostar logo no Redoma Reserva para tentar "desbloquear" o enguiço e depois vou introduzindo as vossas sugestões.

Isso parece-me má táctica, eu andava tão feliz a beber vinhos baratinhos mas depois de provar coisas melhores já custa voltar atrás. [:D]

Vou tomar nota desse brancos...mas custa-me a dar esse dinheiro por vinho branco, desses só provei e comprei o Cond' Ervideira.

Eu estou como a mulher do BPacheco, quando penso em branco, só penso nas zurrapas que bebia quando era puto, porque o vinho branco era barato e ganhei uma certa aversão a este tipo de vinho. [:D]

O problema do branco é que para se diferenciarem muito, tem de custar um bocadinho mais que o seu equivalente tinto.

Mas eu aposto se provares o que eu recomendo sempre, (até já me cansa) o Carvalhais reserva, vais gostar. Ou o do nosso camarada vinico, LuisCastro, o Vinha da Neve. Ou no limite, o Mirabillis. :)

Eu quando faço a anual sardinhada no monte, em que junto o "núcleo duro", é tudo corrido a JP Branco e Muralhas. Assim quando chega à altura de fazer as contas, ninguém diz que foi caro. :)
É sempre um dia do melhor, já toda a gente sabe ao que vai. A ver se este ano já se consegue fazer isso.

O aveleda que falam é o loureiro e alvarinho? 2.69 + iva na makro

E vi que o periquita "corrente", que é outro dos vinhos básicos da minha garrafeira, está a 2,59 + IVa também na makro.

Era uma resposta ao msantos, por ser barato, não tem de ser surrapa! Também associava vinho branco a Gatão, Casal Garcia, Vinho da Lixa, ou Muralhas quando estávamos todos malucos e cheios de dinheiro (ainda hoje não consigo beber Muralhas depois de uma noite daquelas...) ... hoje duvido que algum desses seja feito com uvas. [:D]

Para mim um dos Brancos que mais me surpreendeu na relação preço qualidade foi o: Passarela O Enólogo encruzado.

https://www.cavelusa.pt/loja/produto/casa-da-passarella-2/

V03086.jpg

É um vinho fresco e leve, mas muito bem estruturado.

Mas na mesma casa de preços (alguns só com promoções).

Gosto sempre do Esporão Reserva Branco, do Ervideira Reserva Branco. Estes "tenho" sempre em casa.

Um pouco acima e procurando sempre promoções, O Esporão Private Selection (que já cheguei a comprar a 15€... Devia ter comprado 3 caixas!), O Reserva do Comendador Branco e o Vallegre Reserva Especial.

Estes 5 Brancos são vinhos que tenho sempre 2 ou 3 em casa e quando preciso de fazer re-stock, vem sempre um ou dois de um destes.

Back