Regras à mesa

Não é batota! Regras à mesa são regras à mesa, independentemente do número ou idade dos comensais. [:p]

Excepto quando dizes "comer em silêncio"... [:D] E também quando não lidas com uma criança com menos de... sei lá... uns quatro anos, talvez? que ainda não adquiriu toda a capacidade motora necessária para comer com garfo e faca.... devidamente...

Sim, mas daqui a pouco vai haver malta a tentar impor as suas e a criticar as dos outros...
Mas parece-me que o próprio tema do tópico é pouco mais do que isso.

O facto de haver tantas variedades de "educações" à mesa, sem consequência para a capacidade destas pessoas todas conviverem em sociedade, demonstra o quão irrelevante o assunto é. Cada um faz como quer e gosta, conforme melhor se ajustar às suas "manias", e não vale a pena tentar fazer parecer mais do que isso.

Eu tenho filhos... um... e deixo-o comer a fruta no sofá. Aliás, quantas vezes não comemos os dois a fruta da mesma tigela... e não é por isso que somos javardos ou que deixamos de conviver... até porque nessa altura o pai também já comeu, e o convívio passa para a sala ou para a cozinha..

O que seria das regras se não houvesse uma cedência de quando em vez? [;)]

De acordo !

Mas comer fruta ou o que quer que seja no sofá, parece-me uma operação de risco (sujar sofá).

Nisto das regras acho importante transmiti-las e faze-las cumprir, sem transformar a casa num quartel.

Em casa, cumprem-se todas as regras de boa educação(já enumeradas algumas neste tópico)
Existem contudo algumas excepções, ou seja, quando não são cumpridas (em casa), não há problema de maior:

- Postura à mesa: somos uma família relaxada, educada mas flexível, de modo que entre nós permitimos posturas mais relaxadas, embora nunca as que possam ferir o respeito e a convivência sana.(exemplo: pernas cruzadas e às vezes meio que mal sentado, temporariamente, desde que elegante, levantar sem pedir licença para se ir buscar água,...).

Outro exemplo: cotovelos à mesa: Não existe motivo para que, actualmente, seja mantida esta regra (alguém sabe porque existe?)
Apenas cumpro essa regra fora de casa, por condicionamento social.

Outra coisa: Em minha casa não há lugares marcados à mesa, cada qual senta-se onde desejar nesse dia. Fazemos isto como auto-aviso no modo de encarar a vida (nada é certo ou garantido; a vida é uma luta constante por um lugar ao sol; a autoridade deve ser respeitada mas sobretudo merecida; um não à figura "homem da casa", somos todos da casa).

Por acaso a regra do lugar ao topo da mesa foi um "culto" que ficou.

Quando há refeições em casa da minha avó (paterna), o topo da mesa é sempre ocupado pelo homem (descendente) mais velho. Não há sequer conversa acerca disso (de quem é que fica "hoje"), é um hábito mais de 50 anos. Curiosamente todos temos lugares marcados consoante o número de pessoas à mesa. É algo que gosto de manter, não por ser o mais velho neste momento, mas porque nos lembra (a todos) pessoas que já partiram e ocupavam aquele lugar neste sistema de "rotatividade" e momentos muito bonitos que se viveram naquela mesa, ou na que lá estava anteriormente...

Excepto quando dizes "comer em silêncio"... [:D] E também quando não lidas com uma criança com menos de... sei lá... uns quatro anos, talvez? que ainda não adquiriu toda a capacidade motora necessária para comer com garfo e faca.... devidamente...

Eu falei das minhas regras. Obviamente que se adaptam às circunstâncias, mas continuam a ser regras. Com putos, como não os aturo no dia a dia, depende da disposição... tanto posso ser ditadora como pior que eles! [:D]

O facto de haver tantas variedades de "educações" à mesa, sem consequência para a capacidade destas pessoas todas conviverem em sociedade, demonstra o quão irrelevante o assunto é. Cada um faz como quer e gosta, conforme melhor se ajustar às suas "manias", e não vale a pena tentar fazer parecer mais do que isso.

Creio que se resume a haver regras ou não haver.

O que referes cada um fazer como quer e gosta é não haver. [;)]

Mas nem só as crianças precisam de ser educadas, ou lembradas de algumas coisas.

Cá por casa (aos fins-de-semana em casa dos pais) existem certas "regras" e hábitos que se tentam manter. Muitas das coisas referidas por vocês.
Mas por exemplo, não se molha o pão na travessa, cada um tira o molho que quiser para o seu prato (excepcionalmente já aconteceu, ou por serem restos, ou ser a última pessoa a fazer isso), assim como a salada (não se vai com os vários garfos tirar da mesma travessa) e basicamente tudo o que vai para a mesa..

Por exemplo, a fruta, caso esteja já um pouco cheio dos pratos anteriores, não como na altura. Não me apetece comer naquele preciso momento, estou "cheio"/satisfeito e até para deixar passar aquela sensação, prefiro esperar uns minutos e comer isso depois.
Isto faz alguma confusão a algumas pessoas, compreendo, mas também me faz uma certa confusão ser "obrigado" a comer sempre dentro daquela janela temporal, às vezes sabem ir comendo, não ter de enfiar tudo "de uma vez" cá para dentro.

Já agora, levam directamente a frigideira, tacho, panela, etc, para a mesa ou colocam a comida em travessas, terrinas, etc?
Cá por casa apenas alguns tipos de comida é que não vão para a mesa directamente onde foram confeccionados, do género de cozido à portuguesa, bacalhau cozido com acompanhamentos, os grelhados, etc.

Última edição:
De acordo !

Mas comer fruta ou o que quer que seja no sofá, parece-me uma operação de risco (sujar sofá).

Nisto das regras acho importante transmiti-las e faze-las cumprir, sem transformar a casa num quartel.

[:D] Depende... Se cortares uma maçã para dentro de uma tigela, o que está a bold deixa de fazer muito sentido, não? a menos que andes aos saltos com a tigela, em cima do sofá! A regra é (sim, porque até para as "não-regras" há regras): comer a maçã a ver desenhos animados, sentado perto da mãe. Depois disso, que faça o que bem entender. Foi o que me foi ensinado a mim, e que eu acabei por lhe transmitir.

Quando há refeições em casa da minha avó (paterna), o topo da mesa é sempre ocupado pelo homem (descendente) mais velho. Não há sequer conversa acerca disso (de quem é que fica "hoje"), é um hábito mais de 50 anos. Curiosamente todos temos lugares marcados consoante o número de pessoas à mesa. É algo que gosto de manter, não por ser o mais velho neste momento, mas porque nos lembra (a todos) pessoas que já partiram e ocupavam aquele lugar neste sistema de "rotatividade" e momentos muito bonitos que se viveram naquela mesa, ou na que lá estava anteriormente...

Verdade... o meu pai cumpre religiosamente esse hábito, mas em minha casa troco-lhe as voltas. A mesa é rectangular mas ninguém se senta nos topos [:D]

Sim, é mesmo isto que está a bold! Para além de ser também uma forma tentar relativizar certos comportamentos que temos em casa... Acho que às vezes somos demasiado intransigentes... e não falo só com os miúdos...

Ou seja, vocês em família sentam-se de acordo com as regras da etiqueta inglesa!

Cá por casa (aos fins-de-semana em casa dos pais) existem certas "regras" e hábitos que se tentam manter. Muitas das coisas referidas por vocês.
Mas por exemplo, não se molha o pão na travessa, cada um tira o molho que quiser para o seu prato (excepcionalmente já aconteceu, ou por serem restos, ou ser a última pessoa a fazer isso), assim como a salada (não se vai com os vários garfos tirar da mesma travessa) e basicamente tudo o que vai para a mesa..

Já agora, levam directamente a frigideira, tacho, panela, etc, para a mesa ou colocam a comida em travessas, terrinas, etc?
Cá por casa apenas alguns tipos de comida é que não vão para a mesa directamente onde foram confeccionados, do género de cozido à portuguesa, bacalhau cozido com acompanhamentos, os grelhados, etc.

Na minha casa vai para a mesa no tacho a menos que:
- a mesa esteja demasiado cheia
- o recipiente esteja demasiado quente

Deste a resposta à tua própria pergunta! A maior parte das regras existe por condicionamento social, por necessidade de haver sentimento de pertença a um grupo que identifique e reconheça cada pessoa como um dos seus membros.
É verdade. Para além de tornarem possíveis as relações em sociedade.

É por causa do condicionamento social que usamos tecido a tapar "as partes", é por causa do condicionamento social que fechamos a porta da casa de banho, e tantas outras coisas... [;)]

Última edição:
Deste a resposta à tua própria pergunta! A maior parte das regras existe por condicionamento social, por necessidade de haver sentimento de pertença a um grupo que identifique e reconheça cada pessoa como um dos seus membros.

Não, a maior parte das regras existe por um motivo, geralmente motivos de higiene, de respeito social, por hierarquização.
De resto, a malta sabe-o e cumpre.

O que quis dizer é que, embora a cumpra, acho-a desnecessária pois não revela mais higiene, nem respeito pelo próximo, completamente desactualizada.
Mas sabe porque existe a essa regra?

Aproveito para referir que, essa regra dos cotovelos, poderia ser substituída por outras regras bem mais necessárias (para garantir o respeito social e a higiene) actualmente.
Por exemplo: Não coclocar os tlms em ciam da mesa. Lavar as mãos depois de silenciar os tlms (pois é, mais sujo que essa coisa só o teclado).

Há uma lógica inerente: Quando as regras não têm lógica (aparentemente, ou esta não é apercebida) abre-se uma porta para não admitir o seu cumprimento, dessa ou de outra regra até mais lógica.

Julgo que essa dos cotovelos será apenas por uma questão de postura, na linha daquela outra "menino, esteja direito à mesa".

Lindo!
icon_smile_big.gif

és um menino da linha, betinho... Pff pff...
icon_smile_big.gif
Um verdadeiro caso perdido. [:D]

Portanto, é por tradição e memória (um motivo salutar) e não autoridade propriamente dita. É bem.

Voltar
Superior