OffGirl
New member
Não é batota! Regras à mesa são regras à mesa, independentemente do número ou idade dos comensais. []
Excepto quando dizes "comer em silêncio"... [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não é batota! Regras à mesa são regras à mesa, independentemente do número ou idade dos comensais. []
Mas parece-me que o próprio tema do tópico é pouco mais do que isso.Sim, mas daqui a pouco vai haver malta a tentar impor as suas e a criticar as dos outros...
Eu tenho filhos... um... e deixo-o comer a fruta no sofá. Aliás, quantas vezes não comemos os dois a fruta da mesma tigela... e não é por isso que somos javardos ou que deixamos de conviver... até porque nessa altura o pai também já comeu, e o convívio passa para a sala ou para a cozinha..
O que seria das regras se não houvesse uma cedência de quando em vez? []
Em casa, cumprem-se todas as regras de boa educação(já enumeradas algumas neste tópico)
Existem contudo algumas excepções, ou seja, quando não são cumpridas (em casa), não há problema de maior:
- Postura à mesa: somos uma família relaxada, educada mas flexível, de modo que entre nós permitimos posturas mais relaxadas, embora nunca as que possam ferir o respeito e a convivência sana.(exemplo: pernas cruzadas e às vezes meio que mal sentado, temporariamente, desde que elegante, levantar sem pedir licença para se ir buscar água,...).
Outro exemplo: cotovelos à mesa: Não existe motivo para que, actualmente, seja mantida esta regra (alguém sabe porque existe?)
Apenas cumpro essa regra fora de casa, por condicionamento social.
Outra coisa: Em minha casa não há lugares marcados à mesa, cada qual senta-se onde desejar nesse dia. Fazemos isto como auto-aviso no modo de encarar a vida (nada é certo ou garantido; a vida é uma luta constante por um lugar ao sol; a autoridade deve ser respeitada mas sobretudo merecida; um não à figura "homem da casa", somos todos da casa).
Excepto quando dizes "comer em silêncio"... [] E também quando não lidas com uma criança com menos de... sei lá... uns quatro anos, talvez? que ainda não adquiriu toda a capacidade motora necessária para comer com garfo e faca.... devidamente...
Mas parece-me que o próprio tema do tópico é pouco mais do que isso.
O facto de haver tantas variedades de "educações" à mesa, sem consequência para a capacidade destas pessoas todas conviverem em sociedade, demonstra o quão irrelevante o assunto é. Cada um faz como quer e gosta, conforme melhor se ajustar às suas "manias", e não vale a pena tentar fazer parecer mais do que isso.
De acordo !
Mas comer fruta ou o que quer que seja no sofá, parece-me uma operação de risco (sujar sofá).
Nisto das regras acho importante transmiti-las e faze-las cumprir, sem transformar a casa num quartel.
Por acaso a regra do lugar ao topo da mesa foi um "culto" que ficou.
Quando há refeições em casa da minha avó (paterna), o topo da mesa é sempre ocupado pelo homem (descendente) mais velho. Não há sequer conversa acerca disso (de quem é que fica "hoje"), é um hábito mais de 50 anos. Curiosamente todos temos lugares marcados consoante o número de pessoas à mesa. É algo que gosto de manter, não por ser o mais velho neste momento, mas porque nos lembra (a todos) pessoas que já partiram e ocupavam aquele lugar neste sistema de "rotatividade" e momentos muito bonitos que se viveram naquela mesa, ou na que lá estava anteriormente...
Mas parece-me que o próprio tema do tópico é pouco mais do que isso.
O facto de haver tantas variedades de "educações" à mesa, sem consequência para a capacidade destas pessoas todas conviverem em sociedade, demonstra o quão irrelevante o assunto é. Cada um faz como quer e gosta, conforme melhor se ajustar às suas "manias", e não vale a pena tentar fazer parecer mais do que isso.
Quando há refeições em casa da minha avó (paterna), o topo da mesa é sempre ocupado pelo homem (descendente) mais velho. Não há sequer conversa acerca disso (de quem é que fica "hoje"), é um hábito mais de 50 anos. Curiosamente todos temos lugares marcados consoante o número de pessoas à mesa. É algo que gosto de manter, não por ser o mais velho neste momento, mas porque nos lembra (a todos) pessoas que já partiram e ocupavam aquele lugar neste sistema de "rotatividade" e momentos muito bonitos que se viveram naquela mesa, ou na que lá estava anteriormente...
Cá por casa (aos fins-de-semana em casa dos pais) existem certas "regras" e hábitos que se tentam manter. Muitas das coisas referidas por vocês.
Mas por exemplo, não se molha o pão na travessa, cada um tira o molho que quiser para o seu prato (excepcionalmente já aconteceu, ou por serem restos, ou ser a última pessoa a fazer isso), assim como a salada (não se vai com os vários garfos tirar da mesma travessa) e basicamente tudo o que vai para a mesa..
Já agora, levam directamente a frigideira, tacho, panela, etc, para a mesa ou colocam a comida em travessas, terrinas, etc?
Cá por casa apenas alguns tipos de comida é que não vão para a mesa directamente onde foram confeccionados, do género de cozido à portuguesa, bacalhau cozido com acompanhamentos, os grelhados, etc.
Ou seja, vocês em família sentam-se de acordo com as regras da etiqueta inglesa!
É verdade. Para além de tornarem possíveis as relações em sociedade.Deste a resposta à tua própria pergunta! A maior parte das regras existe por condicionamento social, por necessidade de haver sentimento de pertença a um grupo que identifique e reconheça cada pessoa como um dos seus membros.
Não foram, a minha avô era inglesa. Toma!!! [JBranco, toma lá!!! [] As tuas regras estoril/linha e etc, já foram! [
]
Deste a resposta à tua própria pergunta! A maior parte das regras existe por condicionamento social, por necessidade de haver sentimento de pertença a um grupo que identifique e reconheça cada pessoa como um dos seus membros.
Não foram, a minha avô era inglesa. Toma!!! []
Um verdadeiro caso perdido. [Lindo!![]()
és um menino da linha, betinho... Pff pff...![]()