Regras à mesa

Eu confesso que adoro comer mas detesto passar muito tempo sentado à mesa.

Lá me vou controlando mas é muito chato estar ali parado sem fazer nada. Para mim há locais mais confortáveis para o convívio.

Posto isto, adoro ir ao molho das travessas ou até dos tachos, com o cuidado de o fazer quando já estão vazios. Então quando mete azeite... É a perdição.

Cá em casa, quando me apercebo que o último a acabar já terminou, começo a levantar a mesa e a arrumar tudo na máquina. :sh)

De resto, por estes lados não somos de cumprir demasiadas regras, cumpre-se o que o bom senso exige e ficamos por aí.

Como somos uma família pluricultural e ainda para mais agora que estamos a considerar trabalhar no Reino Unido é difícil manter certas tradições do país. Temos um pouco de tudo...

Os costumes portugueses são claramente influenciados pelos ingleses, mas as coisas mudam muito de país para país. Por exemplo, na Dinamarca acho que é normal comer de prato numa mão e garfo na outro (tipo jantar volante). Em França já reparei mais que uma vez que há quem ponha os talheres virados para baixo (dentes do garfo e gume da faca a apontar para nós)! Nunca percebi porquê mas já me fizeram isso 2 ou 3 vezes. Em Macau já me envergonhei por tentar espetar um pedaço de comida com um pauzinho. Disseram-me depois que isso é falta de educação. Na Rússia põem sempre um copinho (tipo shot) para a Vodka!

Os costumes portugueses são claramente influenciados pelos ingleses, mas as coisas mudam muito de país para país. Por exemplo, na Dinamarca acho que é normal comer de prato numa mão e garfo na outro (tipo jantar volante). Em França já reparei mais que uma vez que há quem ponha os talheres virados para baixo (dentes do garfo e gume da faca a apontar para nós)! Nunca percebi porquê mas já me fizeram isso 2 ou 3 vezes. Em Macau já me envergonhei por tentar espetar um pedaço de comida com um pauzinho. Disseram-me depois que isso é falta de educação. Na Rússia põem sempre um copinho (tipo shot) para a Vodka!

Sexo em público raramente é bem visto, estejas onde estiveres.

Há uma coisa que me recuso a fazer, à excepção das codornizes [;)], que é comer à mão. E mesmo assim não me agrada...

Não é por uma questão de educação, é mesmo por desconforto.

Evito comer marisco (por exemplo) por causa disso. Ou então, quando os camarões vêm juntos com outro tipo de comida, ou não como ou como com "casca".

Há uma coisa que me recuso a fazer, à excepção das codornizes [;)], que é comer à mão. E mesmo assim não me agrada...

Evito comer marisco (por exemplo) por causa disso. Ou então, quando os camarões vêm juntos com outro tipo de comida, ou não como ou como com "casca".

Não é difícil descascar camarões com faca e garfo! Comer com casca é que não!!

Eu como com casca mas por preguiça de os descascar[:D][:D] sabem-me bem na mesma.

Já agora, levam directamente a frigideira, tacho, panela, etc, para a mesa ou colocam a comida em travessas, terrinas, etc?
Cá por casa apenas alguns tipos de comida é que não vão para a mesa directamente onde foram confeccionados, do género de cozido à portuguesa, bacalhau cozido com acompanhamentos, os grelhados, etc.

Sempre em travessas! [:D] Foi hábito que ficou da minha mãe, que não suporta ver panelas na mesa. A nível de apresentação acho que dá melhor aspecto ser servido em travessas ou similares.

Sempre em travessas! [:D] Foi hábito que ficou da minha mãe, que não suporta ver panelas na mesa. A nível de apresentação acho que dá melhor aspecto ser servido em travessas ou similares.
Lá em casa também nunca levamos panelas à mesa, mas às vezes empratamos a comida directamente ao pé do fogão e vai para a mesa (que fica a uns escassos 1,5m, por aí) já no prato.

Eu prefiro que a comida vá para a mesa nas panelas/frigideiras. Arrefece muito mais lentamente.

E as sardinhas? Se eu comesse sardinhas de faca e garfo o meu paizinho deserdava-me! [:D]

Não como sardinhas. Por qualquer razão que desconheço não consigo fazer a sua digestão, foi algo que se revelou ali pelos 12 anos... Também não tenho grande pena porque nunca gostei. Prefiro um bom robalo/dourada de mar. [;)]

Não é difícil descascar camarões com faca e garfo! Comer com casca é que não!!

Não tenho paciência para estar com aqueles malabarismos todos. Por norma quando me sirvo já opto por não tirar camarões, que também não é algo por que morra de amores... Excepto se forem de boa qualidade.

Última edição:
Regras à mesa que eu acho que ainda não disseram:

Tudo o que se mete no prate, é para se comer... (quando eramos novos, se não gostassemos, comiamos 2x para aprender a gostar)
Os acessórios na cabeça dos homens aka bonés, são para se retirar antes de nos sentarmos à mesa para comer.

Posto isso, em casa dos meus pais, o unico dia em que nos sentamos todos à mesa e com comportamento decente é no almoço de domingo (com a tv ligada)
Não existem crianças a quem devemos dar o exemplo e todos se comportam decentemente dependendo da ocasião em questão, obviamente.

Lá em casa com a mulher, tentamos fazer com que seja o mais rigoroso possivel.
French fries muito raramente, mas quando como, são comidas à mão, como os devidos molhos (ainda tenho o hábito dos EUA) [:D]

Com o facto de haver ou não, pão na mesa (dos meus pais ou em minha casa), não é um producto obrigatório e só existe quando temos convidados e ainda assim, por vezes não nos lembramos de o pôr na mesa... Não temos o hábito de comer pão às refeições e por vezes esquecemo-nos dos convidades... [:D]

Regras à mesa que eu acho que ainda não disseram:

Tudo o que se mete no prate, é para se comer... (quando eramos novos, se não gostassemos, comiamos 2x para aprender a gostar)

A primeira sim, mas nunca de forma rígida... por vezes não é o próprio que se serve... e o marido quando serve todos, às vezes gosta de por uma colherada a mais, precisamente para a malta ficar bem alimentada...

Claro... a regra de comer tudo também tem excepções que confirmam a dita regra... quando somo todos adultos ninguém te vai repreender se não comeres mais ou menos bróculos...

Lembro-me perfeitamente de não comer a quantidade de sopa que me serviam numa determinada refeição, quando eu era pequeno, mas de certeza que a mesma iria aparecer novamente num futuro próximo ou na refeição seguinte... ou demorasse o tempo que demorasse na minha refeição...

Quando vou jantar a um restaurante, eu e a minha mulher vemos cada situação que parece que os filhos são quem manda lá em casa... :sh)

Mais 2 coisas:
A sobremesa é servida para todos ao mesmo tempo e não em função de quem vai acabando de comer...
As partes de carne melhores ou menos boas, nunca estão pré-definidas... Cada um come aquilo que lhe toca no prato e quando vamos à travessa nunca andamos com a comida às voltas à procura da melhor peça do frango...

Isso da sobremesa ela vai saindo à medida que a malta vai terminando, até porque os meus filhos raramente bebem café e eu e a minha consorte raramente comemos sobremesa. Portanto quando eles estão nas sobremesas podemos estar nós nos cafés.

Voltar
Superior