Regras à mesa

Claro... a regra de comer tudo também tem excepções que confirmam a dita regra... quando somo todos adultos ninguém te vai repreender se não comeres mais ou menos bróculos...

Lembro-me perfeitamente de não comer a quantidade de sopa que me serviam numa determinada refeição, quando eu era pequeno, mas de certeza que a mesma iria aparecer novamente num futuro próximo ou na refeição seguinte... ou demorasse o tempo que demorasse na minha refeição...

Quando vou jantar a um restaurante, eu e a minha mulher vemos cada situação que parece que os filhos são quem manda lá em casa... :sh)

Mais 2 coisas:
A sobremesa é servida para todos ao mesmo tempo e não em função de quem vai acabando de comer...
As partes de carne melhores ou menos boas, nunca estão pré-definidas... Cada um come aquilo que lhe toca no prato e quando vamos à travessa nunca andamos com a comida às voltas à procura da melhor peça do frango...

O meu pai punha o meu prato com película aderente no frigorífico. Quando eu dizia que estava com fome lá vinha o malfadado peixe cozido (ou similar) para a mesa outra vez [:D]

As partes de carne melhores ou menos boas, nunca estão pré-definidas... Cada um come aquilo que lhe toca no prato e quando vamos à travessa nunca andamos com a comida às voltas à procura da melhor peça do frango...

Desta ainda ninguém tinha falado... e também me acuso... quanto ao frango, a melhor parte vai para o puto (regra geral, perna ou coxa). O marido prefere os ossos, e eu... fico com o resto! [:D] a maior parte das vezes um bocadinho de peito, um bocadinho com osso... [:D] mas isto porque não me faz diferença.
Não ando a mexer a panela à procura, mas quando tiro, ponho no prato do destinatário...

Podes considerar o café como a tua sobremesa...
Era o que eu faria se estivesse só com a mulher e filhos em casa... Temos que ser razoàveis... [;)]
Aos domingos, em casa dos meus pais, eu espero pelo café se não quiser comer sobremesa, mas não invalida que eu não beba um Porto... [:cool:]

Desta ainda ninguém tinha falado... e também me acuso... quanto ao frango, a melhor parte vai para o puto (regra geral, perna ou coxa). O marido prefere os ossos, e eu... fico com o resto! [:D] a maior parte das vezes um bocadinho de peito, um bocadinho com osso... [:D] mas isto porque não me faz diferença.
Não ando a mexer a panela à procura, mas quando tiro, ponho no prato do destinatário...

Quando eramos pequenos era assim... mas nem sempre, porque a intenção era disciplinar qb...
O meu pai ficava com as asas e ossos (dava mais trabalho a comer e requeria alguma destreza [:D]) a minha mãe com o peito (sem gordura e mais saudável) eu e o meu irmão com uma coxa cada um...

Agora que somos crescidos e todos adultos é o que estiver no prato ou o que nos sai à "rede"... [:D]

Qualquer um... sou um poço de destreza manual.

Não és só tu... DETESTO ter de meter as mãos num camarão vindo de um arroz de marisco, por isso tenho a maior das facilidades em descascá-los com faca e garfo. Obviamente que não os descasco de garfo e faca se forem camarões cozidos...

Regras básicas para todos cá em casa:

- Sentados direitos à mesa, nada de pernas em cima dos bancos ou sentados de lado ou outra parvoíce qualquer.
- Nada de cotovelos em cima da mesa ou asas para levantar voo...
- Comer de boca aberta é ESTRITAMENTE PROIBIDO, e o meu ouvido é tísico para esta prática, ninguém calcula o nojo que me mete ouvir mastigar de boca aberta, e a minha filha já levou uma única vez um bofetão na boca por mastigar pastilha de boca aberta ao pé de mim, foi remédio santo.
- Ninguém se levanta sem pedir autorização.
- Não meter as mãos na comida, salvo honrosas excepções como sardinhas assadas, frango assado, entrecosto, carapauzinhos fritos e muito pouco mais...
- Limpar a boca antes de beber.

O "se faz favor" e o "obrigado" fazem parte do dia a dia, não só à mesa.

Regras só para os miúdos, visto que os adultos já as conhecem:

- Não se brinca com os talheres.
- Não manter os talheres apontados para cima, tipo de pé.
- O copo é para pôr em frente ao prato e não ao lado na beira da mesa (regra especial para o mais novo...)
- Não cuspir a comida para o prato quando encontra algo desagradável no bolo alimentar[:cool:].
- Não há desenhos animados à hora da refeição.
- Não há brinquedos na mesa....

E pronto, não me lembro assim de mais coisas...

É pena que os princípios de educação e regras básicas à mesa, e não só, não sejam já levadas a sério por muita gente...

Coisas que detesto à mesa:

- Televisão ligada (a refeição é ponto de encontro da família, não da família com o José Rodrigues dos Santos);
- Manter os pratos sujos na mesa quando se passa para o prato seguinte (exemplo: comer a fruta deitando as cascas no prato sujo da refeição);
- Ficar à mesa eternamente no fim da refeição (levantar, arrumar e ir fazer coisa melhor!);

As regras na minha casa são simples e digamos do bom senso. Não sou muito esquisito mas não permito javardice.

Uma das coisas que mais me agrada é não ter Tv na cozinha.

Os brinquedos e desenhos animados podem ser substituídos por comida com desenhos para os miúdos adequados à idade, tá claro...
As brincadeiras à mesa são menores e comem tudo ou quase tudo mesmo que não gostem...

Experimentem! [:cool:]

As regras na minha casa são simples e digamos do bom senso. Não sou muito esquisito mas não permito javardice.

Uma das coisas que mais me agrada é não ter Tv na cozinha.

Das três, uma:

não sabes cozinhar e passas pouco tempo na cozinha
nunca estás sozinho em casa
tomas o pequeno almoço de manhã na sala

Claro que é válida... ninguém disse que não era... [:p] Eu e a OffGirl limitamo-nos a opinar qual seria a tua maneira de estar em casa... [:D]

Durante os dias da semana a minha mulher vive sozinha em casa, achas que não deveria ter tv na cozinha?
Aos fins de semana, tomamos o pequeno almoço na cozinha, ligamos a tv para ver as noticias de manhã, achas que não deveria ter tv na cozinha?
Na cozinha tenho uma especie de ilha que apenas permite comer 2 pessoas ou uma refeição rápida, por isso quando comemos 3 ou mais pessoas, o lugar de refeições é na sala, achas que não deveria ter tv na sala?

Das três, uma:

não sabes cozinhar e passas pouco tempo na cozinha
nunca estás sozinho em casa
tomas o pequeno almoço de manhã na sala

Eu dispenso a TV onde quer que seja, não é só na cozinha. Sei cozinhar, passo muito tempo na cozinha, pequeno almoço incluído, quando estou sozinho gosto de S-I-L-Ê-N-C-I-O! [:D]

A minha mulher fica doente se me vê tocar na comida (por exemplo frango assado) com as mãos.
Um dia destes fomos, pela primeira vez, a um restaurante chinês conceituado, pedimos pato à Pequim e puseram-nos como talher um garfo e uma colher...
O que nos salvou foi que, enquanto hesitávamos no modo de atacar a iguaria, vimos os outros clientes a comer "à mão"...

Claro que é válida... ninguém disse que não era... [:p] Eu e a OffGirl limitamo-nos a opinar qual seria a tua maneira de estar em casa... [:D]

Durante os dias da semana a minha mulher vive sozinha em casa, achas que não deveria ter tv na cozinha?
Aos fins de semana, tomamos o pequeno almoço na cozinha, ligamos a tv para ver as noticias de manhã, achas que não deveria ter tv na cozinha?
Na cozinha tenho uma especie de ilha que apenas permite comer 2 pessoas ou uma refeição rápida, por isso quando comemos 3 ou mais pessoas, o lugar de refeições é na sala, achas que não deveria ter tv na sala?

Obviamente que não vou estar para aqui a dizer qual a minha forma de estar na minha casa [:p]

Eu não acho nada, tu e a tua mulher fazem aquilo que acham melhor e ninguém tem nada haver com isso.

Apenas opinei sobre o tópico.

Eu também não descoro o silêncio. Depois de uma semana de trabalho, é o que melhor sabe...
O que eu quero dizer com isto é: A tv tem regulação de volume e um botão On/Off quando não precisas desligas, ponto final.
Se calhar a tua mulher até gostava de ter algo com que distrair em casa. O caso da minha que não consegue arranjar emprego e que passa a semana sozinha em casa, pq é que não pode ter uma tv na cozinha?

Até tenho 3 tv's...

Vou generalizar um pouco, não sei se gostas de futebol ou não, mas se gostares e se coincidir com a hora da refeição, como fazes?

Voltar
Superior