Renault vs Bala (discussão física)

ja agora, peço desculpa, mas quero deixar aqui bem clara a formula para a velocidade modular de um projectil horizontal:

sendo,

vx-velocidade horizontal

e

vy, velocidade vertical

e sendo V, a raiz quadrada de um numero positivo, entao:

||v||=V((vx^2)+(vy^2))

logo, se v mantem-se inalteravel, e vx aumenta, o modulo da velocidade (||v||) obrigatoriamente aumenta.

e para a velocidade aumentar, obviamente, existe aceleração, neste caso, gravitica. 10 metros por segundo.

Última edição:
Aceleração nunca e nao me provas isso ponto final. O problema é que o anuncio segue num falso pressuposto, que a bala mantem se a uma velocidade constante. A ilusao de aumento de velocidade é passe a redundancia ILUSORIO lool. A bala vai perdendo velocidade - nao gosto de dizer desaceleração pq é um termo erróneo- e ao estar dentro do carro ( menos atrito frontal ) perde velocidade de uma forma mais lenta.

Tenho que ir dizer ao meu pai que sou um génio que ele nao sabe! hahahah

Abraço! :)

se tu nao sabes que a gravidade é uma força que provoca aceleração nos corpos, entao nao estás ao nivel desta discussao...

desaceleração nao existe, mas aceleração negativa sim. e aceleração negativa, nao é um termo erroneo.

Mais, nao entendes que a velocidade num lançamento horizontal tem dois dominios (x e y), tal como expliquei anteriormente, logo depreendo que nao tens notas muito boas a fisica.

se tu nao sabes que a gravidade é uma força que provoca aceleração nos corpos, entao nao estás ao nivel desta discussao...

desaceleração nao existe, mas aceleração negativa sim. e aceleração negativa, nao é um termo erroneo.

Mais, nao entendes que a velocidade num lançamento horizontal tem dois dominios (x e y), tal como expliquei anteriormente, logo depreendo que nao tens notas muito boas a fisica.

Perdoe-me sua excelência. Sabes neste forum ha verdades incontornáveis. Simples! Tu fazes parte dela.

Num mundo 3d há 3 referenciais. Go back to the books. Sim juventude há mesmo aceleração negativa, nao quis me explanar nisso. Continuo á espera que me expliques COMO é que um corpo sem interaccçao exterior nenhuma ( apenas pela variaçao do Coef de atrito ) acelera assim segundo X. Já agora segundo Y, o Newton que até era um tipo fixe, lá viu que as coisas ganham velocidade. A descer! O busilis aqui é a velocidade da bala. Se tu ao tentar me lubibrirares com formulas de Fisica de liceu, achas que mudo de opiniao, ui!

Segundo, eu e o Newton somos velhos conhecidos, tanto nas minhas quedas de bicleta, de mota, de snowboard etc como na univ.

Mas adiante explica :) Tou cá pra aprender!

PS- Nao julgues assim á priori o que as pessoas sabem. Se tens conhecimentos partilha-os, outros irao fazer o mesmo ctg. Podes ficar mto mal na fotografia assim.

Abraço!

Perdoe-me sua excelência. Sabes neste forum ha verdades incontornáveis. Simples! Tu fazes parte dela.

Num mundo 3d há 3 referenciais. Go back to the books. Sim juventude há mesmo aceleração negativa, nao quis me explanar nisso. Continuo á espera que me expliques COMO é que um corpo sem interaccçao exterior nenhuma ( apenas pela variaçao do Coef de atrito ) acelera assim segundo X. Já agora segundo Y, o Newton que até era um tipo fixe, lá viu que as coisas ganham velocidade. A descer! O busilis aqui é a velocidade da bala. Se tu ao tentar me lubibrirares com formulas de Fisica de liceu, achas que mudo de opiniao, ui!

Segundo, eu e o Newton somos velhos conhecidos, tanto nas minhas quedas de bicleta, de mota, de snowboard etc como na univ.

Mas adiante explica :) Tou cá pra aprender!

PS- Nao julgues assim á priori o que as pessoas sabem. Se tens conhecimentos partilha-os, outros irao fazer o mesmo ctg. Podes ficar mto mal na fotografia assim.

Abraço!

eu nunca disse que a velocidade em X aumentava! NUNCA!

disse que como a velocidade em Y, Y, Y (devido à aceleração gravitica), aumenta, a velocidade modular tem obrigatoriamente de aumentar.

eu nunca disse que a velocidade em X aumentava! NUNCA!

disse que como a velocidade em Y, Y, Y (devido à aceleração gravitica), aumenta, a velocidade modular tem obrigatoriamente de aumentar.

||v||=V((vx^2)+(vy^2)) -> velocidade em módulo é isto certo? E nao te estás a esquecer que lá por Vy aumentar, o Vx devido a perdas de Ec diminui?

Sim em Y, Y ,Y, aumenta ok! Mas voltando, no anuncio tudo isto nao se demonstra!!!!! A vaca da bala anda ali trankila... Sem alteraçoes nem em x nem em Y! Por isso ter dito que começamos com um premissa errada!

Mas boa discussão no entanto!

Há aceleração em Y, sim. Já a havia antes, sim. Foi o que se perguntou? Não. O que se perguntou (ainda que implicito) foi se havia aceleração em X.

Resposta: não.

Esta malta só vê fórmulas, e depois não sabem interligá-las com o "mundo real".

edited:

pois agora editaste o teu topico e corrigiste alguns erros que eu tinha detectado:P

no entanto, a tua ultima frase continua errada:D

Editei antes de teres colocado a tua mensagem, como podes constatar pela hora da edição :). Apercebi-me de algumas gralhas que disse antes de teres respondido ;).

Quanto à última frase, não concordo contigo... é certo que há uma força que "empurra" a bala para baixo (e perdoa-me os termos leigos, mas penso que são mais adequados para a discussão), que é a força da gravidade. No entanto no eixo horizontal não há nenhuma força a actuar que impulsione a bala para a frente, logo não há aceleração horizontal, que é aquilo que se está a discutir neste tópico.

Editei antes de teres colocado a tua mensagem, como podes constatar pela hora da edição :). Apercebi-me de algumas gralhas que disse antes de teres respondido ;).

Quanto à última frase, não concordo contigo... é certo que há uma força que "empurra" a bala para baixo (e perdoa-me os termos leigos, mas penso que são mais adequados para a discussão), que é a força da gravidade. No entanto no eixo horizontal não há nenhuma força a actuar que impulsione a bala para a frente, logo não há aceleração horizontal, que é aquilo que se está a discutir neste tópico.

penso que é isso que se pensa estar a discutir neste topico, mas nao é.

ninguem disse que, "no eixo horizontal, ha aceleração?" nao. nem positiva, nem negativa. mas verticalmente, ha.

e como a aceleraçao modular neste caso é a=V((ax^2)+(ay^2)) (ja percebi que sabes isto eheh), e sendo a aceleração ax=0, entao a=ay, logo a bala possui aceleração modular, ainda que no sentido vertical.

Quando a bala sofria a resistencia do ar, tinha esta aceleração vertical, mas tinha o atrito do ar, que certamente é maior que que a gravidade (aqui nao posso estar seguro). Porque se nao for, mesmo fora do carro, o movimento é acelerado...

Agora, estamos de acordo?

abraço

Há aceleração em Y, sim. Já a havia antes, sim. Foi o que se perguntou? Não. O que se perguntou (ainda que implicito) foi se havia aceleração em X.

Resposta: não.

Esta malta só vê fórmulas, e depois não sabem interligá-las com o "mundo real".

ora eu digo-te a pergunta inicial:

Ponto central da discussão:
Quando a bala está dentro do carro, por diminuição do atrito do ar, a bala deveria acelerar.

ah era implicito? pois

fisica, nao ha implicitações. se te pedem a aceleração, é a aceleração e mais nada.

em x, pode ou nao haver aceleração. positiva, nunca. Mas ninguem me garante que nao exista negativa. Porque a resistencia do ar nao desapareceu totalmente.

o ar dentro do carro tem muito menos atrito porque o vidro frontal elimina-o! Na verdade, é como se uma asa de um formula 1 tivesse uma parede à frente...essa parede tapava o ar e essa asa nao teria utilidade, porque o ar nao chegaria a actuar sobre ela à velocidade que devia!

Por exemplo, quando vamos dentro de um carro, nao sentimos a velocidade, nem a resistencia do ar! Mas se tirarmos o vidro da frente do carro, nem conseguimos ir a mais de 80km/h, tal a força que o ar exerce sobre nós. Ou entao, experimentar por a mao fora do carro, para sentir a tal resistencia.

O mesmo acontece com a bala. Enquanto vai fora do carro vai a sofrer com a resistencia do ar, devido à velocidade. Logo, vai a perder energia cinetica, devido ao atrito aereo.

Mas logo que entra dentro do carro, como nao ha atrito do ar, que está a ser travado pelo vidro frontal do carro, a bala passa a ser apenas actuada pela gravidade!

Assim, entramos no campo de um lançamento horizontal perfeito, ou seja, sem considerações de atritos, apenas gravidade. E, segundo os teoremas do lançamento horizontal, a velocidade em x(velocidade horizontal) é sempre constante. Aquela que varia é a velocidade em y, que começa com valor modular 0, e vai sendo acelerada por via da gravidade.

a equação das velocidades num lançamento horizontal são:

em x: vx=v0x, ou seja, a como eu disse anteriormente, a velocidade é sempre constante, enquanto nao existir atrito.

em y: vy=10t, ou seja, num segundo desde 10 metros.

Assim, podemos concluir que, assim que a bala entra dentro do carro, conserva a sua velocidade em x, mas a velocidade em y (vertical, por acção da gravidade) AUMENTA, LOGO EXISTE REALMENTE ACELERAÇÃO NESSE INSTANTE!

Neste caso, a aceleração gravitica, que vai influenciar assim a velocidade modular da bala.

Espero ter esclarecido todos:P
Não vou discutir referencias... nem atritos, nem resistencias... o que é certo é o seguinte... a bala não ganha velocidade em X! Se tanto mantém! Nada a impulsiona... logo nada a vai fazer aumentar a velocidade... nada a acelera! Se tiveres uma recta... e uma bola... se atirares a bola... e houver uma força no referencial X que a faz abrandar... até pode ser uma pessoa com uma perna... a partir do momento que essa pessoa sai da frente... ela nao ganha velocidade! vai perdendo é menos força! Agora... no caso da bala é semelhante... só adicionas um referencial... Y... mas o Y não é para aqui chamado... a bala ganhar velocidade é para a frente... e diga-se... com ou sem carro... a acelaração em Y é a mesma... 9.8m/s2... chama-se gravidade! E aí sim... tens uma acelaração... mas nao é o carro que a vai aumentar ou diminuir... se houver alteração devido à resistencia do ar... é desprezavel...

Lembrando... O Y só vai ajudar a bala a percorrer uma distancia... a altura... ou seja... faze-la cair! Mas para que raio se fala do Y? O carro não está a andar sobre um referencial X? Ou o carro anda a subir e descer!?

Última edição:
Não vou discutir referencias... nem atritos, nem resistencias... o que é certo é o seguinte... a bala não ganha velocidade! Se tanto mantém! Nada a impulsiona... logo nada a vai fazer aumentar a velocidade... nada a acelera! Se tiveres uma recta... e uma bola... se atirares a bola... e houver uma força no referencial X que a faz abrandar... até pode ser uma pessoa com uma perna... a partir do momento que essa pessoa sai da frente... ela nao ganha velocidade! vai perdendo é menos força! Agora... no caso da bala é semelhante... só adicionas um referencial... Y... mas o Y não é para aqui chamado... a bala ganhar velocidade é para a frente... e diga-se... com ou sem carro... a acelaração em Y é a mesma... 9.8m/s2... chama-se gravidade! E aí sim... tens uma acelaração... mas nao é o carro que a vai aumentar ou diminuir... se houver alteração devido à resistencia do ar... é desprezavel...

o referencial y nao é para aqui chamado? bem, a meu ver, é. Porque a bala nao voa rente ao chao, está no ar, logo sofre aceleração gravitica, que nao pode, a meu ver, de forma alguma, ser desprezada.

é o carro que vai aumentar a aceleração porque, como disse antes, deixa de haver, devido ao para brisas, grande parte (ou totalidade) da resistencia do ar. logo, deixa de haver aceleração negativa em x, para passar apenas a existir aceleraçao em y.

o referencial y nao é para aqui chamado? bem, a meu ver, é. Porque a bala nao voa rente ao chao, está no ar, logo sofre aceleração gravitica, que nao pode, a meu ver, de forma alguma, ser desprezada.

é o carro que vai aumentar a aceleração porque, como disse antes, deixa de haver, devido ao para brisas, grande parte (ou totalidade) da resistencia do ar. logo, deixa de haver aceleração negativa em x, para passar apenas a existir aceleraçao em y.

Também há resistencia para a bala com o parabrisas À frente! a bala vai dentro do sistema carro a uma velocidade X... e a resistencia continua a ir lá... a bala não vai colada ao para brisas! Há ar dentro do carro! E ar à frente da bala!
Outra coisa... o carro movimenta-se em X... logo para a bala ganhar velocidade e acelarar dentro do carro... só interessa o X... O Y é obvio que vai a acelarar... nem se fala... chama-se gravidade!

Uma M16A1 efectua um disparo em que o projéctil é lançado a uma velocidade de 945 m/segundo, ou seja, 3402 Km/h...

Está tudo dito.

A publicidade resultou pois coloca as pessoas a falar dela e, obviamente, do clio!

eh pah se fosse o jogo do avatar levavas 200 valores!!!! apr:) apr:) apr:)

nota: um aparte.

Também há resistencia para a bala com o parabrisas À frente! a bala vai dentro do sistema carro a uma velocidade X... e a resistencia continua a ir lá... a bala não vai colada ao para brisas! Há ar dentro do carro! E ar à frente da bala!
Outra coisa... o carro movimenta-se em X... logo para a bala ganhar velocidade e acelarar dentro do carro... só interessa o X... O Y é obvio que vai a acelarar... nem se fala... chama-se gravidade!

eu ja disse anteriormente...ha diferença entre resistencia do ar e pressao atmosferica!

tu na verdade estás neste momento a andar a 100000km/h e nem dás por isso.

É o mesmo quando andas de carro. o Vidro impede-te de sentires a resistencia do ar. tal como ja disse anteriormente, quando andares num carro sem para brisas a mais de 80km/h, vais ver o que é a resistencia do ar.

é só fisicos neste forum!
o atrito dentro do carro é menor,mas não é desprezavel,logo nunca ganha velocidade,mas sim abranda mais lentamente.
Abranda! Existe força de atrito! Olha que não.
Experimenta encher um balão e prendê-lo com um fio ao carro de forma que fique na vertical e preso no "chão". Segura-o com as mãos até atingires 90km/h (exemplo) quando já estiveres nessa velocidade estabilizada, larga o balão. Achas que o balão vai sofrer forças de atrito? (é muito fácil de notar se houver, pode é sofrer oscilações por estar preso ao carro, no caso da bala vai em suspenso)

Abranda! Existe força de atrito! Olha que não.
Experimenta encher um balão e prendê-lo com um fio ao carro de forma que fique na vertical e preso no "chão". Segura-o com as mãos até atingires 90km/h (exemplo) quando já estiveres nessa velocidade estabilizada, larga o balão. Achas que o balão vai sofrer forças de atrito? (é muito fácil de notar se houver, pode é sofrer oscilações por estar preso ao carro, no caso da bala vai em suspenso)
não percebi nada do que queres dizer!

eu ja disse anteriormente...ha diferença entre resistencia do ar e pressao atmosferica!

tu na verdade estás neste momento a andar a 100000km/h e nem dás por isso.

É o mesmo quando andas de carro. o Vidro impede-te de sentires a resistencia do ar. tal como ja disse anteriormente, quando andares num carro sem para brisas a mais de 80km/h, vais ver o que é a resistencia do ar.

Discordo... a bala dentro do carro nada se assemelha a uma pessoa dentro do carro. A bala não está a ser transportada pelo carro. Vai dentro do carro... mas é independente do mesmo... são dois referenciais... e nao um só! e nao tem nada a ver com pressão atmosferica! Tanto que o homem tem o vidro aberto... dentro e fora do carro é tudo igual! Só tem mais o vidro....

Mas o que interessa realmente é que... o vidro nunca fara a bala acelarar em X... Em Y a acelaraçao mantem-se constante... é a gravidade. Logo a bala NUNCA ganhará velocidade! NUNCA!

atira uma bola para a frente... se alguem colocar o pé para a parar... ela abranda... correcto? Ao retirar o pé... ela acelera? NAO!

Respondendo à questão pela enesima vez! A BALA NAO ACELERA DENTRO DO CARRO!

Discordo... a bala dentro do carro nada se assemelha a uma pessoa dentro do carro. A bala não está a ser transportada pelo carro. Vai dentro do carro... mas é independente do mesmo... são dois referenciais... e nao um só! e nao tem nada a ver com pressão atmosferica! Tanto que o homem tem o vidro aberto... dentro e fora do carro é tudo igual! Só tem mais o vidro....

Mas o que interessa realmente é que... o vidro nunca fara a bala acelarar em X... Em Y a acelaraçao mantem-se constante... é a gravidade. Logo a bala NUNCA ganhará velocidade! NUNCA!

atira uma bola para a frente... se alguem colocar o pé para a parar... ela abranda... correcto? Ao retirar o pé... ela acelera? NAO!

Respondendo à questão pela enesima vez! A BALA NAO ACELERA DENTRO DO CARRO!

ihihih!!! Pessoal olhem tenho uma ideia, vamos ver gajas á praia??

A ver se a coisa acelera?? Olhem eu vou daqui a pc! lol

abraço

PS- Desculpem o OT mas acho que já se demonstrou o que se queria. :)

Voltar
Superior