Roteiro das Francesinhas

Procurei no google, aparece bue referências.

Mas sim eu tb acho que podiam dar outro nome caso seja 1 invenção.

E na descrição metiam " baseado em Francesinha " .

Mais um atentado:

A francesinha do Ramboia em Paços de Brandão. Quem conseguir comer estes 3,5kg não paga e ganha €50.

725iuhu8erl71.jpg

725iuhu8erl71.jpg

725iuhu8erl71.jpg

Last edited:
No sábado, fui comer a "francesinha do Bourdain", no Afonso, no Porto.

Não sendo má, também não achei a melhor francesinha do Porto :) O sabor do molho ao início era estranho, mas depois entranha-se e soube bem.

849234a2806c81e41e933bc4007a7cd5.jpg

Esse mesmo.

Quando disse que comia melhores era por comparação com aquela do Madureiras. Em Aveiro toda a gente fala do Alicarius mas eu já gostei, depois cheguei a comê-las lá muito fracas, entretanto melhorou mas já lá não vou há muito tempo.

Acho muito boas as do Zig-Zag, talvez as minhas preferidas, embora a salsicha e linguiça venham partidas aos bocadinhos.

Numa onda mais low-cost, ingredientes baratos, cheguei a gostar das do Convívio, mas nunca lá fui desde que mudou para as instalações novas.

Há uns tempos pedi uma no Iron Duke para experimentar, não era má, mas faltava qualquer coisa. Como foi entrega da Uber Eats, a minha avaliação pode não ser justa porque é sempre diferente de comer no local.

Do Alicarius, só tenho a apontar o facto das batatas serem pré-fritas. É o único defeito que encontro.

Já comi no Atrium e não achei nada de especial, tal como no Doutores & Engenheiros.

Do Alicarius, só tenho a apontar o facto das batatas serem pré-fritas. É o único defeito que encontro.

Já comi no Atrium e não achei nada de especial, tal como no Doutores & Engenheiros.
Concordo com essa análise ao Alicarius.

Já comi no Atrium e não achei nada de especial.
A do D&E serviram-me com salsicha de lata - risquei.

Tenho de ir ao ZigZag.

Mas comek vocês analisam a qualidade da francesinha?

Ok, sabor é óbvio. Se não prestar, fica 1 coisa sem grande sabor, e diria que o molho é talvez o principal.

Mas, linguiça? mortadela? qualidade do queijo? não ser queijo de borracha? carne neutra ou com sabor ?

Ok, sabor é óbvio. Se não prestar, fica 1 coisa sem grande sabor, e diria que o molho é talvez o principal.

Mas, linguiça? mortadela? qualidade do queijo? não ser queijo de borracha? carne neutra ou com sabor ?

para mim os ingredientes da "sandwich".. (bom bife e boa linguiça é fundamental... Claro que se o molho for mau estraga tudo, mas normalmente quando tens bons ingredientes tens bom molho.

Linguiça - fresca ou fumada
Salsicha - fresca ou de lata
Bife(s) - sabor, dureza
Queijo - sabor, dureza
Batatas fritas - normal ou pré-frita

Depois o molho, claro!

Qualidade do recheio, o benchmark são os enchidos da Salsicharia Leandro no Bolhão.
Pão torrado, para dar consistência à coisa, não precisa de palitos para conseguir ter a francesinha montada quase até ao fim.
Qualidade e quantidade do molho, com algum picante à mistura.
Batata cortada à mão, bem frita e à parte para não termos batata frita transformada em batata cozida.

O mais importante é o sabor combinado dos ingredientes.

A primeira coisa que é testada é a batata no molho e na gema do ovo [:D] . Depois da primeira dentada é se o bife é tenro. O resto (linguiças, salsichas frescas, etc) vem por acréscimo.

Não há uma ciência exacta, e depende dos gostos...

Eu percebo 0 da coisa, mas digo já que algumas que já vi, e aqui no fórum também, não comia nem que me pagassem [:D]

O resto já foi respondido: aspecto, sabor e consistência, do todo e das partes. E claro, o molho.

Não sei se já aqui foi comentado, conheço várias pessoas que por vezes comem francesinha ao pequeno almoço, ou que compram para levar para casa e comer no dia seguinte.
Eu não o faria, mas acho engraçado [:D]

Back